Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Sex, 13 de Agosto de 2010   #71
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas Enes
Em princi+pio com o drum dial estás + ou - garantido.
Mas se enviares um e-mail á ddrum com as especificações da tua bateria eles dão-te ou deveriam dar a nota do casco.
Depois é só aplicar a teoria da equivalência ao drum dial.


Depois..............
Não existe Remos Maplle.
Elas são de uma Pasta de madeira chamada de ACOUSTICOM.

mas isso já era.

Abraço
Ora viva caro amigo Leonel,

pois é, isso de escrever para a marca a pedir a nota dos cascos só se for em algumas marcas. Eu tenho uma Taye em Maple e fiz exactamente isso, mas a resposta da marca foi simplesmente esta:
"Taye Drums is well known as a Configuration-Friendly™ drum company. Within our standard stocking items there are a lot of items to choose from including, but not limited to, 100+ pre configured set ups, individual parts, and accessories."

Das duas uma, ou o gajo não percebeu o que eu lhe perguntei ou então mandou-me dar uma curva ao bilhar grande!!!

Dentro dos cascos da minha bateria não está nada escrito e por isso mesmo, fico na mesma como a lesma!!! Tem que ser ao meu gosto e ponto. Haja paciência, não é?

Um abraço,

pedromcorreia

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Acho que vocês já paravam era com a história do "disse o que eu não disse só por dizer que eu disse e não disse".


Acerca do termo, pode-se dizer "Note of the drum shell", ou "Drum shell note"
Deixo aqui um link acerca de como se afinar por notas, como se encontrar a melhor nota, e muito mais:
http://home.earthlink.net/~prof.sound/id9.html
Amigo Miguel,

Apesar do teu contributo para nos esclarecer acerca das afinações por nota, eu sinceramente fiquei a saber o mesmo. Isto porquê? Porque sei lá afinar em C, D, com mais ou menos oitavas!!! Desculpa a minha ignorância musical, mas se houvesse uma tabela com notas no drumdial, seria bem mais simples pra mim! Por exemplo, (num casco em maple de 10", com pele single-ply, para ter a nota Mi, afina-se com 75) e por aí fora...

Um abraço,

pedromcorreia
__________________
Sou baterista, não sou malabarista!!!
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Agosto de 2010   #72
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de pedromcorreia Ver Mensagem
Apesar do teu contributo para nos esclarecer acerca das afinações por nota, eu sinceramente fiquei a saber o mesmo. Isto porquê? Porque sei lá afinar em C, D, com mais ou menos oitavas!!! Desculpa a minha ignorância musical, mas se houvesse uma tabela com notas no drumdial, seria bem mais simples pra mim! Por exemplo, (num casco em maple de 10", com pele single-ply, para ter a nota Mi, afina-se com 75) e por aí fora...

Um abraço,

pedromcorreia
Quanto ao Drumdial o Leonel (LMR60), é a pessoa indicada para te ajudar. Ele é que usa e defende o seu uso. Aliás, vi-o a usar o Drumdieal para afinar a tarola do Ze Costa e o resultado final foi altamente (e não foi afinada pela nota). Ah, eu também não afino por notas... eu sou daqueles que afina por ouvido conforme sei.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Agosto de 2010   #73
firstbreathaftercoma
 
Membro desde: 17-Set-2006
Local: Alverca, Lisboa.
Mensagens: 82
firstbreathaftercoma é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Um belo tópico e uma opinião muito interessante. De certo servirá para a minha própria aprendizagem. Mais uma coisa são fãs do tension watch para afinações?
firstbreathaftercoma não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Agosto de 2010   #74
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Já perguntei à Yamaha a tal cena das notas para a minha bateria. De qualquer modo, o mais provável é que recorra a um teclista ou um saxofonista para sacar a nota do casco; afinal, eles têm de servir para alguma coisa.


Entretanto, estou para renovar as peles de ataque na minha bateria, novamente. A ver se é desta que consigo que o primeiro tímbalo me soe como eu quero: agudo e com profundidade. É complicado, mas também é verdade que tenho feito afinações muito rápidas, e porventura preciso de mais tempo naquilo. As dicas indicadas aqui pelo Pipó serão preciosas.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Agosto de 2010   #75
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Quanto ao Drumdial o Leonel (LMR60), é a pessoa indicada para te ajudar. Ele é que usa e defende o seu uso. Aliás, vi-o a usar o Drumdieal para afinar a tarola do Ze Costa e o resultado final foi altamente (e não foi afinada pela nota). Ah, eu também não afino por notas... eu sou daqueles que afina por ouvido conforme sei.
Obrigado Martinho.
Exatamente. A Tarola do Zé Costa e já agora a Toda a bateria dele, também a tarola do Zeus.Foi tudo afinado pela tabela de valores Standard da DrumDial.

Eu quando pedi a tabela de shell Notes á Premier, com a ajuda de um afinador e de duas tardes fiz a minha própria tabela de tensões, isto já o tinha dito noutro tópico.

Os cavalheiros da Premier incluisivé mandaram uma tabela de notas para cada casco da minha Signia, com os valores de tensão da Drumdial.

É uma ferramenta maravilhosa.
Quanto ao Tama, é muito "falso". Parece que afina mas voltando atrás está desafinado. O Zeus até já confirmou isso.
Mas cada um......


Quanto ás afinações de cada um, cada um afinará conforme lhe soar ou parecer bem.


Eu afino com a nota do casco da minha Signia.
Felizmente facultaram-me a informação.

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Agosto de 2010   #76
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

eu continuo a espera que os gajos da Ddrum me digam algo....
ao que parece.... vou ter que esperar deitado, porque sentado faz calos no.... rabiote. !
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Agosto de 2010   #77
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Obrigado Martinho.
Exatamente. A Tarola do Zé Costa e já agora a Toda a bateria dele, também a tarola do Zeus.Foi tudo afinado pela tabela de valores Standard da DrumDial.

Eu quando pedi a tabela de shell Notes á Premier, com a ajuda de um afinador e de duas tardes fiz a minha própria tabela de tensões, isto já o tinha dito noutro tópico.

Os cavalheiros da Premier incluisivé mandaram uma tabela de notas para cada casco da minha Signia, com os valores de tensão da Drumdial.

É uma ferramenta maravilhosa.
Quanto ao Tama, é muito "falso". Parece que afina mas voltando atrás está desafinado. O Zeus até já confirmou isso.
Mas cada um......


Quanto ás afinações de cada um, cada um afinará conforme lhe soar ou parecer bem.


Eu afino com a nota do casco da minha Signia.
Felizmente facultaram-me a informação.

Abraço
Olá Leonel,

já agora podes divulgar a tua tabela do Drumdial? Pode ser uma boa ajuda para quem tem baterias em Maple.

Obrigado e um abraço,

pedromcorreia
__________________
Sou baterista, não sou malabarista!!!
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Agosto de 2010   #78
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de pedromcorreia Ver Mensagem
Olá Leonel,

já agora podes divulgar a tua tabela do Drumdial? Pode ser uma boa ajuda para quem tem baterias em Maple.

Obrigado e um abraço,

pedromcorreia
eu acho que o LMR ja tem um topico sobre isso...
vai a membros --- lmr---todos os assuntos escritos por este gajo. lol

talvez esteja errado... mas acho que nao...
inté
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Agosto de 2010   #79
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Eu mandei um email a Pearl e a Tama, e o único que respondeu foi a Tama e disse que o ideal era afinar em sol era o stand que a maioria dos bateristas utilizam.

Depois de seguida não me disseram mais nada.

a Pearl estou até hoje a de uma resposta.
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 1 de Setembro de 2010   #80
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Os meus tons não têm pele de ressonância e acho qe nao tou totalmente insatisfeito com o som da bateria.

Acham qe devo comprar peles de ressonância mesmo assim?
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 5 de Setembro de 2010   #81
yghore
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 10-Ago-2010
Local: Suiça
Mensagens: 18
yghore teve uns deslizes no passado
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Foi bom teres postado esse assunto, porque, a minha bateria não tem peles para abafar, são todas peles normais (ataque)............eu toco rock na bateria e penso que é mau ter assim peles :S
yghore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 5 de Setembro de 2010   #82
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de mikelo1 Ver Mensagem
Os meus tons não têm pele de ressonância e acho qe nao tou totalmente insatisfeito com o som da bateria.

Acham qe devo comprar peles de ressonância mesmo assim?
Caro Miguel, como te tinha dito (e mostrado) nada está errado. Mas de facto os timbalões estão apenas a soar 50% daquilo que podem.

Mas my friend, se é assim que gostas olha, vai deixando andar!

João Figueiredo

Over_drummer adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 47 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de yghore Ver Mensagem
Foi bom teres postado esse assunto, porque, a minha bateria não tem peles para abafar, são todas peles normais (ataque)............eu toco rock na bateria e penso que é mau ter assim peles :S
Caro,

Tens de rever os teus conceitos... peles para "abafar"? Nunca ouvi falar. Peles ressonantes.

Peles normais? As de ressonância são deficientes?

Não leves a mal as minhas correcções, mas o fórum tem muita gente inexperiente que tudo o que lê assume como verdade. Deves ter mais cautela naquilo que escreves...

Última edição de Over_drummer : Dom, 5 de Setembro de 2010 às 20:45. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Setembro de 2010   #83
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de mikelo1 Ver Mensagem
Os meus tons não têm pele de ressonância e acho qe nao tou totalmente insatisfeito com o som da bateria.

Acham qe devo comprar peles de ressonância mesmo assim?
Olá Mikelo1,

Se a tua bateria vem de série sem pele de ressonância, nem sequer tem lá os lugs é porque já vem assim e deve ser assim que a deves usar, Nota que nos anos 70 usava se muito baterias sem pele de ressonância mas o som não era melodioso e controlado.
Ainda hoje vendem se baterias novas sem pele de ressonância como poderás ver aqui: http://www.canopusdrums.com/en/drump...tom/index.html
Mas é uma bateria estudada e preparada para ter um som excelente e para quem gosta de um som especifico.

Se por outro lado a tua bateria tem os lugs, tens os aros ctg e não tens as peles postas, aconselho-te vivamente a montares as peles e vais notar uma diferença muito muito grande.

Um abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Setembro de 2010   #84
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Olá Mikelo1,

Se a tua bateria vem de série sem pele de ressonância, nem sequer tem lá os lugs é porque já vem assim e deve ser assim que a deves usar, Nota que nos anos 70 usava se muito baterias sem pele de ressonância mas o som não era melodioso e controlado.
Ainda hoje vendem se baterias novas sem pele de ressonância como poderás ver aqui: http://www.canopusdrums.com/en/drump...tom/index.html
Mas é uma bateria estudada e preparada para ter um som excelente e para quem gosta de um som especifico.

Se por outro lado a tua bateria tem os lugs, tens os aros ctg e não tens as peles postas, aconselho-te vivamente a montares as peles e vais notar uma diferença muito muito grande.

Um abraço.
A minha bateria é uma Ludwig Accent, vem com os lugs, mas como comprei em segunda mão nao vinha com peles ressonantes xD

Mas é mais 30€ qe gasto na bareria
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Novembro de 2010   #85
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pedido de opinião: o meu timbalão de chão (13 x 12) tende a manter uns harmónicos bastante intensos, especialmente de ressonância na pele inferior. Nas peles de cima, normalmente utilizo coated ambassador, mas estava a pensar se faria sentido colocar na ressonância uma coated emperor, por exemplo, por ser mais grossa e assim eliminar mais estas ressonâncias exageradas. Será que isto ajudaria a resolver? E será que se perderia a profundidade grave que normalmente tenho nesta peça?
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Novembro de 2010   #86
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Pedido de opinião: o meu timbalão de chão (13 x 12) tende a manter uns harmónicos bastante intensos, especialmente de ressonância na pele inferior. Nas peles de cima, normalmente utilizo coated ambassador, mas estava a pensar se faria sentido colocar na ressonância uma coated emperor, por exemplo, por ser mais grossa e assim eliminar mais estas ressonâncias exageradas. Será que isto ajudaria a resolver? E será que se perderia a profundidade grave que normalmente tenho nesta peça?
Olá Lu,

O que eu te aconselharia era usares ambassador coated em cima e em baixo. E usares na pele de baixo um pouquinho de fita gaffe ou moongel mas colares do lado de dentro da pele!
Ainda melhor seria uma ambassador X que é mais grossa que uma ambassador coated normal em cima e depois uma ambassador coated em baixo.

De qq das formas o uso de um pouquito de fitta ou moongel ( cortado ) na pele de ressonância mas do lado interior vai te melhorar e controlar esse harmónico. Outro dos locais donde virá esse harmónico é o uso directo do parafuso/anilha contra o aro, metal contra metal é péssimo para os harmónicos. Mas penso que deves ter o Bolt tight montado.

Grande abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Novembro de 2010   #87
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Obrigado pelas dicas, Pipó. Por acaso tinha pensado nisso, mas achei que porventura a espessura das peles também poderia ter a sua importância. E têm, claro está, mas acho que vou seguir a tua dica duma fita adesiva no interior da pele de ressonância.
Também vou montar (só agora) os Bolt tight e seguramente que ajudarão nisso.

Abraço!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 5 de Dezembro de 2010   #88
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Obrigado pelas dicas, Pipó. Por acaso tinha pensado nisso, mas achei que porventura a espessura das peles também poderia ter a sua importância. E têm, claro está, mas acho que vou seguir a tua dica duma fita adesiva no interior da pele de ressonância.
Também vou montar (só agora) os Bolt tight e seguramente que ajudarão nisso.

Abraço!
Força nisso meu amigo

Entretanto a ver se faço um video com umas dicas para afinação de tarolas.

Grande abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 5 de Dezembro de 2010   #89
JoaoBeato
 
Membro desde: 18-Out-2008
Local: Vinhais
Mensagens: 83
JoaoBeato é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Força nisso meu amigo

Entretanto a ver se faço um video com umas dicas para afinação de tarolas.

Grande abraço!

Grande Ideia ..... .... ficamos a espera....
JoaoBeato não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Dezembro de 2010   #90
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de JoaoBeato Ver Mensagem
Grande Ideia ..... .... ficamos a espera....
Breve breve
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 6 de Dezembro de 2010   #91
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Venha daí amigo. Vais fazer com diferentes registos ? Na pele de ressonancia também ?
Era altamente, estou mesmo a precisar disso. Seria uma boa ajuda
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 7 de Dezembro de 2010   #92
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Venha daí amigo. Vais fazer com diferentes registos ? Na pele de ressonancia também ?
Era altamente, estou mesmo a precisar disso. Seria uma boa ajuda
Sim claro

Na pele de ressonância obviamente!! Porque na pele de ressonância é onde reside o segredo da afinação de uma tarola..
Tal como em qq peça.

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 5 de Janeiro de 2011   #93
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Boas, pessoal.

Tenho uma dúvida. Queria trocar as peles dos meus timbalões. Nas peles de ataque, as que mais gostei das que experimentei foram as remo emperor clear. De ressonância tenho usado remo diplomat. Não sei se hei-de experimentar as ambassador clear ou manter as diplomat.

Gosto de um som aberto e com boa ressonância.

O que me aconselham?

Obrigado
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 5 de Janeiro de 2011   #94
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Boas, pessoal.

Tenho uma dúvida. Queria trocar as peles dos meus timbalões. Nas peles de ataque, as que mais gostei das que experimentei foram as remo emperor clear. De ressonância tenho usado remo diplomat. Não sei se hei-de experimentar as ambassador clear ou manter as diplomat.

Gosto de um som aberto e com boa ressonância.

O que me aconselham?

Obrigado
Olá Dan,

Eu aconselhar-te-ia manteres as diplomat porque a tua bateria tem um som natural equalizado, controlado e bonito e assim sempre tens um pouco mais de ressonância.
Equipa que ganha nao se mexeSe gostas mantém.

Grande abraço
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 5 de Janeiro de 2011   #95
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Obrigado pela resposta pipó

Por acaso não vendes também diplomat? No site não encontrei... Tenho que trocar as peles mas ainda é puxado, 4 toms batente e ressonante, mas tinha todo o gosto em "investir" numa loja portuguesa e de um colega


Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Olá Dan,

Eu aconselhar-te-ia manteres as diplomat porque a tua bateria tem um som natural equalizado, controlado e bonito e assim sempre tens um pouco mais de ressonância.
Equipa que ganha nao se mexeSe gostas mantém.

Grande abraço
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 5 de Janeiro de 2011   #96
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Obrigado pela resposta pipó

Por acaso não vendes também diplomat? No site não encontrei... Tenho que trocar as peles mas ainda é puxado, 4 toms batente e ressonante, mas tinha todo o gosto em "investir" numa loja portuguesa e de um colega

Tenho diplomat sim! É tanta coisa para tratar que ainda não inseri no site desculpa.. Envia-me um mail com o que pretendes!

Abraço e obg
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #97
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Estamos todos à espera do vídeo com as dicas para a afinação de tarolas. Vá lá, Pipó, ou estás com uma borbulha na cara e tens vergonha de aparecer assim no vídeo?
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Janeiro de 2011   #98
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Estamos todos à espera do vídeo com as dicas para a afinação de tarolas. Vá lá, Pipó, ou estás com uma borbulha na cara e tens vergonha de aparecer assim no vídeo?
Grande amigo,

Não está esquecido!! O problema é que é tanto trabalho que arranjar um bocadinho está mesmo dificil.. Mas está prometido que o farei breve!

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #99
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Ora então tal como prometido aqui vai o video. Espero que ajude de alguma forma nas vossas afinações, experimentem a ver se vos dá resultado tal como a mim me dá.
De qq das formas desculpem se o video não ajuda em nada ou está fraquito.. tentei fazer o meu melhor. Claro que ao vivo é tudo muito mais fácil de explicar, depois vão me visitar à loja e eu lá dou mais uma dicas e tento explicar tudo melhor

Abraços.

Pipó

Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #100
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Pipó, esse video esta... parabens! Excelente contribuo para o forum!
A forma como te expressas está muito clara e concisa, inclusivé, fiquei mesmo a saber algumas coisas qe nao sabia e ajudaste-me pois necessito comprar um tripé de tarola.

Mais uma vez, os meus parabens mano
abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #101
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

muito bom pipó..

por acaso ainda ontem a noite, na apresentaçao do cd da dupla com quem toco, vi-me aflito na afinaçao, visto que quando afinei a bateria, inclusivé e mais importante, a tarola, tudo estava bem....
ao fim de algum tempo e com um calor dentro da sala/ restaurante, com tanta gente, criou-se um calor humano impossivel.
os toms tinham um som com uns harmonicos que me deixaram maluco , a mim e ao tecnico de som.
a tarola estava estridente.
pus os rings , mas mesmo assim nao deu... como o espectaculo era continuo... tive que aguentar...

alem de um intervalo " esforçado " ... que me recomendas ?

desde ja , mais uma vez , parabens pelo video.... um acrescento... podias pôr atras de ti uma lona a dizer GROOVEITUP... afinal sao dicas tuas e da grooveitup...

abraço
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #102
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Decidi abrir este tópico para partilhar alguma da minha experiência quanto a peles de ressonância. Vejo uma preocupação constante com peles de ataque, quais são as melhores, etc. e vejo pouco preocupação com a pele que para mim tem maior importância que a de ataque nestes sentidos:
- A pele de ressonância, chama-se desta forma pois vai dar o quanto o nosso som vai ressoar. Vai-nos dar o tamanho da nota ( dependendo tb da medida do casco claro ) e mais importante que tudo vai dar o TEMPO da nota, tempo no sentido de quando o ar deslocado da pele de ataque chega à pele de ressonância vai ter depois de ser lançado dessa mesma pele de ressonância para fora.

Se não tivermos uma pele de ressonância em condições e mudada periodicamente não teremos um som perfeito e sem aquele harmónico descontrolado.
Algumas dicas da minha parte que acho interessantes:
- Quando por exemplo temos um harmónico descontrolado e pensamos em usar algo para abafar como fita, moongel, etc. antes sequer de o fazermos temos de perceber de onde esse harmónico vem, e normalmente vem da pele de ressonância. Então o que fariamos erradamente que era abafar a pele de ataque e consequentemente cortar muito do som bonito do casco, faremos agora o seguinte:

Afinar a pele de ataque com um tom por exemplo posado numa mesa de forma a abafar completamente a pele de ressonância. Afinar a pele de ataque neste caso é sentirmos que temos uma nota redonda e bonita, o chamado ponto G da pele onde ela canta e de uma forma bonita.
A partir desse momento temos a pele a cantar em sintonia com o casco.

Depois montaremos a pele de ressonância e faremos o mesmo até esta pele de ressonância estar com um timbre aproximado/igual à da pele de ataque, ou seja, termos o mesmo "pitch".

Agora aqui começa a funcionar o gosto pessoal, o tipo de peles, o tipo de cascos, etc. tantos factores que vão influenciar o som mas daria algumas dicas:

Madeira menos duras como o maple gostam de uma afinação média/apertada na pele de ataque, e um pouco mais apertada na pele de ressonância. Ou seja a pele de ressonancia um pouquinho mais apertada que a de ataque. E gostam também mais de peles single ply de ataque para poder cantar ao máximo.

Madeiras mais duras como a bubinga, oak, etc gostam de peles double ply de ataque com single ply de ressonância e afinações iguais nas peles de ataque e de ressonância, ou seja, pele com tensão e nota igual em cima e em baixo.

Obviamente que isto é a minha opinião para termos um som standard de qualidade, mas cada um tem o seu gosto e forma de ter o seu melhor som, que para si vai ser o ideal.

Outra dica quanto às peles de ressonância: Montar o tom na bateria e com a baqueta ir tocando na pele de ataque e com a outra mão e com a chave ir dando pequenos toques de aperto/desaperto nos vários parafusos até conseguirmos chegar àquele que está a dar o harmónico ou o som indesejado. Há sempre o que eu lhe chamo parafuso supresa, que é o parafuso que vai controlar esse tal harmónico, pequenos toques esq. / drt. e ir sempre batendo na pele de ataque até conseguirmos alcançar o som que queremos.

A altura ideal para mudar as peles de ressonância é em cada 2/3 mudanças de peles de ataque.
Depois dentro das peles de ressonância o comum é usar-se uma pele single ply, e temos como grandes standards a Remo Ambassador clear ou coated e a Evans G1 clear ou coated. No caso da remo as Diplomat funcionam também super bem para quem quer tirar o máximo de ressonância do casco pois são mais finas que uma ambassador. Falando no coated para ressonância, eu sou super fã do mesmo mas nas tais madeiras mais softs como o maple, nas madeiras duras não funciona tão bem. O que faz é amaciar o som, fica mais controlado e quente. bateristas que usam peles de ressonancia coated temos por exemplo Benny Greg ou Vinnie Colaiuta.
Mas de notar que clear de ataque com coated de ressonancia não funciona bem, o ideal é coated + coated e coated + clear.

Exemplos:

Maple/Birch/Mogno, etc. madeiras menos duras:
Ambassador clear ou coated ataque + ambassador clear ou coated de ressonância
Ambassador clear ou coated ataque + diplomat clear ou coated
Vintage A coated ataque + ambassador coated ressonancia
G1 clear ou coated ataque + G1 clear ou coated de ressonância
Gplus ataque + G1 ou Gplus de ressonância

Bubinga/Ash/Oak, etc. madeira duras:
Emperor clear ou coated ataque + Ambassador clear ou coated ressonancia
Emperor clear ou coated ataque + Diplomat clear ou coated ressonancia
Vintage Emperor coated ataque + Ambassador coated ressonancia
G2 clear ou coated ataque + G1 clear ou coated de ressonancia

Pus de fora as EC da Evans e as Pinstripe por serem peles demasiado controladas e que cortam bastante o som dos cascos.

Também há situações que de forma nenhuma conseguimos retirar aquele som descontrolado que não queremos e poderão haver várias razões algumas delas comuns até: o bearing edge não é perfeito. o aro está empenado. a pele tem algum defeito. a pele não é a certa para aquela bateria. E depois claro pode acontecer como me aconteceu quando começei que o problema era meu e eu n sabia o que estava a fazer. E também se o casco não é minimamente bom de nada nos servirá o nosso esforço mas o que eu aconselho é se nada mais funcionar abafarmos com fita ou moongel ou qq coisa a pele de ressonancia, não a de ataque. Porque depois imaginem uma bateria micada e micada claro está na pele de ataque. Se a pele de ataque estiver muito abafada não vai soar nem projectar.

Queria chamar à atenção de novo que isto que eu escrevi funciona para mim e para aquilo que eu gosto, obviamente que há muita coisa que eu disse que muitos não concordarão e eu respeito porque há gostos para tudo.

Espero que tenha sido útil.

Abraços.

Boas Pipo, gostava entao de te fazer uma pergunta muito especifica mediante o material que eu tenho uma remo mastertouch, mas a minha pergunta é so sobre a tarola, uma tarola de 14x7! Qual seriam as apostas nas peles que fazias para esta tarola para obteres um som como este? ou #! como deves saber esta é uma bateria muito "especial" no sentido em que nao é construida por nenhuma madeira que referencias-te no teu topico...as peles em utilizaçao neste momento sao emperor-x coated no ataque e ambassador clear na ressonancia! Sera dificil esta pergunta?
Obrigado!

Última edição de drummerkalu : Sáb, 22 de Janeiro de 2011 às 15:58.
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #103
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Shurtugal - Obrigado mano Fico mt feliz que tenha sido útil. Grande abraço.

Enes - Obrigado amigo. Não sei se afinaste a bateria no próprio sitio onde tocaste ou foi antes de ires para o sitio?.. Se foi no local torna-se normal pois decerto a acustica transformou-se por completo após estar cheio de gente e tb o calor excessivo pode ter-te feito duas coisas.. ou lassou as peles ou esticou-as.. mas eu vou mais para o terem esticado demais. ( O baterista Alexandre Zuk tem uma bateria acrilica que tem umas luzes por dentro e com o calor as peles esticam muito ) Então o som ficou mais agudo e meteu-te os harmónicos todos para fora.. mas isto é uma suposição minha..
Quanto à lona já tinha pensado nisso e vou fazer e aceitar sim a tua ideia Abraço!

Drummerkalu - Vou tentar ajudar-te mas sou sincero, não conheço mt bem o material acousticon, apesar de já ter ouvido essas baterias em Frankfurt.
Quanto aos videos ( youtube. Que o link do facebook não consegui aceder ) posso dizer-te que o primeiro video é um som equalizado é quase impossivel estar a fazer um som acustico igual. Quanto aos segundo video da tama...hmm.. a tarola tá a soar bem mal..mas se gostas eu respeito!
Queria também chamar-te à atenção que se tens ambassador clear de ressonância é errado porque é pele de timbalão... deves ter é uma hazy ambassador.. Já tive alguns clientes que se enganaram neste pormenor. Uma pele de ressonância de tarola é bem fina.
Como te disse por aqui é super dificil ajudar-te e pôr a tua tarola a soar igual a outra que gostaste é quase impossivel.. cada tarola é uma tarola.. Só comprando uma igual ao que gostámos.. Mas começa por tentar várias peles diferentes, muito importante a rede de tarola, a afinação, etc.
A bateria é quase matemática.. mas quando apanhamos a cena é tudo mais fácil, há que ir tentando durante horas e horas até conseguirmos achar o que queremos.
Se um dia vieres para cá trás a tarola para ver o que fazemos disso=).


Abraços e obg.

Última edição de Pipó : Sáb, 22 de Janeiro de 2011 às 16:14.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #104
drummerkalu
 
Membro desde: 9-Dez-2008
Local: santo tirso
Mensagens: 540
drummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em brutodrummerkalu é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Shurtugal - Obrigado mano Fico mt feliz que tenha sido útil. Grande abraço.

Enes - Obrigado amigo. Não sei se afinaste a bateria no próprio sitio onde tocaste ou foi antes de ires para o sitio?.. Se foi no local torna-se normal pois decerto a acustica transformou-se por completo após estar cheio de gente e tb o calor excessivo pode ter-te feito duas coisas.. ou lassou as peles ou esticou-as.. mas eu vou mais para o terem esticado demais. ( O baterista Alexandre Zuk tem uma bateria acrilica que tem umas luzes por dentro e com o calor as peles esticam muito ) Então o som ficou mais agudo e meteu-te os harmónicos todos para fora.. mas isto é uma suposição minha..
Quanto à lona já tinha pensado nisso e vou fazer e aceitar sim a tua ideia Abraço!

Drummerkalu - Vou tentar ajudar-te mas sou sincero, não conheço mt bem o material acousticon, apesar de já ter ouvido essas baterias em Frankfurt. Queria dizer-te também que não consigo ver o link que mandaste dado que o perfil do facebook onde está o video é privado. Queria também chamar-te à atenção que se tens ambassador clear de ressonância é errado porque é pele de timbalão... deves ter é uma hazy ambassador.. Já tive alguns clientes que se enganaram neste pormenor. Uma pele de ressonância de tarola é bem fina.
Como te disse por aqui é super dificil ajudar-te e pôr a tua tarola a soar igual a outra que gostaste é quase impossivel.. cada tarola é uma tarola.. Mas começa por tentar várias peles diferentes, muito importante a rede de tarola, a afinação, etc.
A bateria é quase matemática.. mas quando apanhamos a cena é tudo mais fácil, há que ir tentando durante horas e horas até conseguirmos achar o que queremos.
Se um dia vieres para cá trás a tarola para ver o que fazemos disso=).

Abraços e obg.

Eu tinha-me enganado, no link mas agora ja ta direitinho... pois secalhar tenho mesmo de mudar a pele ressonante e testar, eu quero uma rede penso que da canopus que tu vendes da serie vintage acho eu...ja ando a namora-la a muito, mas o dinheiro sempre falta... penso que este tipo de afinaçao como eu quero, seja a pele de ataque bem apertada e a ressonante mais lassa certo? Se fosse no porto ja tinha ido aí a muito tempo, acho muito interessante esta tua empresa =)
drummerkalu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Janeiro de 2011   #105
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de drummerkalu Ver Mensagem
Eu tinha-me enganado, no link mas agora ja ta direitinho... pois secalhar tenho mesmo de mudar a pele ressonante e testar, eu quero uma rede penso que da canopus que tu vendes da serie vintage acho eu...ja ando a namora-la a muito, mas o dinheiro sempre falta... penso que este tipo de afinaçao como eu quero, seja a pele de ataque bem apertada e a ressonante mais lassa certo? Se fosse no porto ja tinha ido aí a muito tempo, acho muito interessante esta tua empresa =)
Ok eu tb alterei a minha resposta.

São tantos factores que é dificil ajudar-te.. tens de experimentar durante horas como te disse. há o standard da afinação, mas dado a tua tarola ser de um material tão especifico é dificil ajudar..

O truque é experimentar, mudar, mexer, etc.

Abraço!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
RMV -> P'ra alguns :) Stupify Baterias Acústicas 17 Seg, 17 de Janeiro de 2011 16:32
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37



São agora 13:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it