Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #1
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!

Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? Aqui o meu amigo e grande baterista cá da minha zona, Paulo Norte, diz-me para tentar sempre pegar na baqueta esquerda, entre o polegar, o indicador, o médio e o anelar (atravessada, à jazz). Acontece que eu toco Rock/Metal e só uso esse grip de longe em longe, para tocar malhas bem mais suaves. Nem sequer consigo rufar decentemente com a baqueta daquela maneira.
Outra coisa que pergunto: como é que fazem para não deixar cair as baquetas quando estão a tocar? Usam luvas à Vinnie Paul, fazem ranhuras com uma navalha no corpo das baquetas, qual o vosso método? Desde que comecei a usar baquetas em carbono, não têm caído. Mas eu prefiro as baquetas em madeira...
Participem. Desde já os meus agradecimentos. Cumprimentos baterísticos
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #2
Mário Costa
 
Membro desde: 10-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 37
Mário Costa está no bom caminho
Eu uso os dois tipos de grip: o traditional (ou como referiste, à Jazz...) e o match grip...

Uso nem sempre por uma questão técnica!É mais uma questão de feeling, de abordagem ao instrumento e aos temas!Depende de mtas coisas!

Simplesmente notei que desde que comecei a educar-me para tocar com tradicional grip, acabei por ter mais flexibilidade e agilidade na forma de tocar!Por outro lado, quando passava para match grip, apercebi-me de que conseguia atingir maior rapidez e definição nas notas... de qualquer forma e em jeito de conclusão, acabo por utilizar o tradicional grip em 60% das situações...

Cumprimentos,

MRC
Mário Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #3
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Traditional grip e match grip! Já me tinha esquecido dessas nomenclaturas Obrigadão. Tem tudo a ver com o feeling, dizes tu. É bem provavel, porque para aplicar técnica com o traditional grip, vejo-me à rasca Abraço!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #4
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Algo que constantemente observo é que as pessoas não sabem pegar nas baquetas seja com que grip for. Por forma a que a baqueta não fuja não é necessário luvas ou algo assim, basta segurar na baqueta de uma forma natural, sem necessidade de qualquer tensão.
É igualmente necessário encontrar o fulcrum correcto, e acima de tudo tocar de forma relaxada usando o peso do corpo para obter um bom som e fazer com que possas tocar horas e horas sem te cansares.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #5
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Grolubao
Algo que constantemente observo é que as pessoas não sabem pegar nas baquetas seja com que grip for. Por forma a que a baqueta não fuja não é necessário luvas ou algo assim, basta segurar na baqueta de uma forma natural, sem necessidade de qualquer tensão.
É igualmente necessário encontrar o fulcrum correcto, e acima de tudo tocar de forma relaxada usando o peso do corpo para obter um bom som e fazer com que possas tocar horas e horas sem te cansares.
Exactamente isso! A única força que a mão faz para segurar uma baqueta é apertar o polegar contra o indicador (com a baqueta no meio.obvio) Atenção: a baqueta tem de sair pela primeira "divisao" do dedo (aquela ruga od o dedo dobra). ou seja: a primeira a contar de cima. aí a baqueta é apertada pelo polegar e indicador. Todos os outros dedos têm de estar soltos, só lá estao para estabilizar a baqueta, e não para agarrar. Ah, isto é so para match grip. Traditional grip ainda é mais "solta".
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #6
Mário Costa
 
Membro desde: 10-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 37
Mário Costa está no bom caminho
puro "balance".. física!!Daí eu preferir a moeller tecnique!Exacto!é isso mesmo!relaxamento, eliminação de tensões, up,down,tap and full strokes.. etc...
Já agora, um conselho mais: tentem apanhar e treinar tudo o que encontrarem do freddie gruber!;-)

Vejam as series novas (bem, já têm cerca de 7 anos, a contar da edição em VHS) do Dave Weckl!! ;-)

Bom trabalho a todos...

MRC
Mário Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #7
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Eu uso o match grip, (agora já me lembro da designação eh eh) e só prendo as baquetas precisamente entre o indicador e o polegar, mas só consigo encontar maioritáriamente o equilíbrio pegando nelas, mais recuado, ou seja, mais junto ao lado oposto da cabeça, embora não totalmente como é óbvio. Trabalho com os pulsos e não com os braços, para obter a dinâmica e o meu groove. Obrigado.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #8
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Eu uso o match grip, (agora já me lembro da designação eh eh) e só prendo as baquetas precisamente entre o indicador e o polegar, mas só consigo encontar maioritáriamente o equilíbrio pegando nelas, mais recuado, ou seja, mais junto ao lado oposto da cabeça, embora não totalmente como é óbvio. Trabalho com os pulsos e não com os braços, para obter a dinâmica e o meu groove. Obrigado.
Man, é exactamente mais recuado que tens de pegar. Conselho/dica. pega na tua baqueta, tenta equilibra-la no teu indicador. Qd ela na cair pa nenhum dos lados, decora o sitio od ela está no teu indicador. Recua 3 cms e pega-lhe aí. Depende sempre um bocadinho de baqueta para baqueta mas isto é quase uma regra de ouro para conseguires fazer cenas mais rapidas, certas e a soarem com mais força. abraço
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #9
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de Over_drummer
Man, é exactamente mais recuado que tens de pegar. Conselho/dica. pega na tua baqueta, tenta equilibra-la no teu indicador. Qd ela na cair pa nenhum dos lados, decora o sitio od ela está no teu indicador. Recua 3 cms e pega-lhe aí. Depende sempre um bocadinho de baqueta para baqueta mas isto é quase uma regra de ouro para conseguires fazer cenas mais rapidas, certas e a soarem com mais força. abraço
Não creio que exista um consenso total sobre o fulcrum correcto do grip entrar. O Weckl por exemplo gosta de pegar bem atrás. Penso que isso dependerá um pouco de cada um, agora o tocar relaxado e usando o corpo é que é importante.

A Moeller é importante não só como técnica, mas como base para tudo, e o princípio fundamental é nunca estar tenso em nenhuma situação. Se tás tenso a fazer single strokes a uma determinada situação deves sempre diminuir a velocidade e aumentar progressivamente, mas sempre de forma a sentires-te relaxado a fazer as coisas, e que se por ventura te pedissem 30m de single strokes àquelas bpm's conseguisses fazer nas calmas.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #10
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Citação:
Mensagem Original de Mário Costa
puro "balance".. física!!Daí eu preferir a moeller tecnique!Exacto!é isso mesmo!relaxamento, eliminação de tensões, up,down,tap and full strokes.. etc...
Já agora, um conselho mais: tentem apanhar e treinar tudo o que encontrarem do freddie gruber!;-)

Vejam as series novas (bem, já têm cerca de 7 anos, a contar da edição em VHS) do Dave Weckl!! ;-)

Bom trabalho a todos...

MRC
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #11
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
...

Bom,
se tocas rock/metal, o melhot é usares a esquerda como usas a direita.

Quanto à "fuga da baqueta", é uma questão de controlo e pratica. Eu tb toco Rock/metal e raramente deixo cair a baqueta. Não uso nada de "truques" para isso. Apenas tenho sempre por perto um toalha, para limpar as mãos quando mt transpiradas.

E já agora manda um abraço ao Paulo Norte, já não nos vemos há uns anitos...

NB
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #12
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Por acaso ás vezes saltame a baqueta quando fasso cenas rápidas e o que fasso é ter o copito com as baquetas no tripé dos pratos choques e é so puxar outra quase nao se nota no som que saltou
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #13
Angeliser
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 25-Nov-2006
Local: Póvoa de Santa Iria
Mensagens: 233
Angeliser está no bom caminho
lol a mim antigamente aconteciam o mm k ao shorebrak, xeguei a partir uma baqueta (primeira e ultima) e a agredir o guitarrista assim XD
eu em termos d grip faço uma koisa k secalhar mt gente nao concorda...secalhar habituei m assim pk do meu maestro antigo...eu toco com varias tecnicas e baquetas, consoante o k tou a tocar...
eu toco d (kuase)td, desde death metal, hard rock, funk, fusion, jazz, percurssao filarmonica e tou a treinar bossa nova, e consoante o som k toco, como me sinto, o volume k kero tirar, vejo o grip k m da mais jeito e baqueta.
Angeliser não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #14
Mário Costa
 
Membro desde: 10-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 37
Mário Costa está no bom caminho
Bem, quando me referi ao Weckl não foi propriamente ao video colocado ;-) !!

Foi mais a esta fase:

=

Cumprimentos a todos,

MRC
Mário Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 13 de Março de 2007   #15
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Pois tens razão. Tava só a tentar ajudar

Esse já é numa nova fase.


abraço
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #16
Mário Costa
 
Membro desde: 10-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 37
Mário Costa está no bom caminho
É assim mesmo!!

O que interessa é divulgar... :P

Já agora...


Recomendo - tal como ele faz no final do vídeo - o festival da Modern Drummer de 1998!!Na meia hora que vem no VHS o JoJo mayer expõe esta técnica e outras coisas simplesmente extraordinárias, demistifica a técnica do Buddy rich (push-pull stroke, que no fund assenta no conceito moeller...)

De realçar ainda os seguintes senhores que devem a toda a força estudar: Joe Morello, Jim Chapin and Dom Famularo!!



Já que,pelo que me apercebi, os participantes deste fórum são bateristas de rock/Heavy, o 2.º video do Jim Chapin é importante pela recomendação inicial que ele faz!!!

Bons estudos a todos,

Abraço,

MRC

Última edição de Mário Costa : Qua, 14 de Março de 2007 às 01:09.
Mário Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #17
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Claro Mario! Sem dúvida. Tenho passar isto ao máximo número de pessoas. Tocar relaxo é algo fundamental.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #18
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Não acho que exista uma melhor ou pior GRIP... ha é muita gente a segurar mal as baquetas seja em que grip for...

So dentro da Match grip existem pelo menos 3 variantes que deviam ser estudadas:
A Francesa
A Alemã
A Americana

Penso que devemos estudar todas as pegas e depois deixar o nosso corpo naturalmente escolher a mais confortavel para o momento!

Deixo apenas um conselho que para mim tem sido benefico:

Não apertem demasiadamente as baquetas (tipo esborrachar)... deixem sempre um espaço entre o pelogar e indicador (match grip), não só faz com que toquem mais relaxados, como ajuda a evitar Tendinites!

Aqui vão mais uns links, que estão na minha assinatura: técnicas de mão e pés



drum technique - german grip (match grip)
http://www.youtube.com/watch?v=vYj8N3bQ8VM&search=drums%20technique

drum technique - american grip
http://www.youtube.com/watch?v=9VUTwzxR2o8&search=drums%20technique

drum technique - french grip
http://www.youtube.com/watch?v=QTPbb35JcUI&search=drums%20technique


drum technique - traditional grip
http://www.youtube.com/watch?v=hg2fqlqoE-I&search=drums%20technique


Jonhy Rabb
Johnny Rabb explaining freehand technique
http://www.youtube.com/watch?v=hw4vMV3EnRw&search=drums%20technique


Jo Jo Mayer
drum technique - moeller technique by jo jo mayer
http://www.youtube.com/watch?v=LqGUBWXYVyo&search=drums%20technique


Double Strokes
http://www.youtube.com/watch?v=EJDTFEhHM1M&search=drums%20technique


Drum Lessons "Double Stroke Technique"
http://www.youtube.com/watch?v=cvpC8i2w6FY&search=drums%20technique



open close technique
=


Mike Bennett- Whipping Stroke Drum Lesson
=
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow

Última edição de DrumPhilosopher : Qua, 14 de Março de 2007 às 12:11.
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #19
manicospic
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 313
manicospic está no bom caminho
Só uma correção, ai a tecnica morello explicada pelo Jo Jo Mayer não é morello, é a moeller já mencionada acima.
manicospic não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #20
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de manicospic
Só uma correção, ai a tecnica morello explicada pelo Jo Jo Mayer não é morello, é a moeller já mencionada acima.
Obrigado, corrigido!
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #21
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Ambas estão relacionadas. É quase o mesmo que dizer que open-close technique é diferente de push-pull technique. Têm nomes diferentes, mas é igual.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #22
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Nuno, podes ficar descansado, que a próxima vez que o vir, provavelmente no Beat Club (ex-Xannax), numa Segunda-Feira qualquer, lhe mando os teus cumprimentos.

Obrigado a toda a malta pela vossa participação. Cada vez gosto mais desta família porque apesar de já lá irem 24 anos de música, um gajo está sempre a aprender. Abraços!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."

Última edição de Jorge Cardoso : Qua, 14 de Março de 2007 às 14:50.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #23
Roika
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha
Mensagens: 13
Roika está no bom caminho
olá jorge, tão perto e tão longe, nunca mais nos vimos...Posso dar-te o meu testemunho, pq isso das baquetas cair tb me acontce, assim o melhor é lavar bem as mãos antes de tocar e limpar o suor ás calças...

Quanto ao grip, faz mesmo aquele q te sentes melhor...

Um abraço à moda da Sérvia...
Roika não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2007   #24
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Ah ganda Royka!!! Há quanto tempo! Já tenho saudades das jams malucas com os Amnistia e os Red Line!!! Bem no jantar era só comida a voar.... Eu sempre sei 90% das vezes o match grip e penso que a modalidade que mais se aproxima da minha será a americana, excepto quando faço arrufes, que passo para a francesa! Quanto a deixar cair baquetas, acontece-me cada vez menos, não sei se é por usar baquetas em carbono!! No entanto prefiro as de madeira. O problema é que as Vic Firth 5A, com ponta em nylon, que era o que eu usava, não se encontram em todo lado, principalmente em Leiria, (preços da interioridade do país, ou da província...). Antes de passar para as baquetas em carbono, usei um par de Zildjian mas a cabeça de uma delas saltou fora... lá foram 16 € para o galheiro... Grande abraço meu e do Mike, que é o Vocalista/Baixista da minha banda. AÇO
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Agosto de 2008   #25
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!

eu tento pegar as baquetas , nao importa a tecnica, o mais levemente possivel.
dá mais agilidade.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Agosto de 2008   #26
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!

A 'melhor maneira de pegar nas baquetas'? Acho que não existe. A 'melhor' será certamente a que vos deixar mais à vontade. Mas o Buddy Rich era apologista do 'traditional grip' como sendo a maneira 'correcta' de pegar nas baquetas (técnica secular desde a caixa a tiracolo).
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Outubro de 2008   #27
Bifes
 
Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Almada
Mensagens: 136
Bifes será famoso em breveBifes será famoso em breve
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!

Boas...quando toco coisas mais tecnicas,uso sempre traditional(que foi assim que aprendi a tocar),mas cada vez mais tenho usado o american matched grip,que especialmente ao vivo consigo obter mais "power". Claro que se tocar jazz,blues,fusão,electro,uso sempre o traditional visto ter mais anos de traditional.

Em relação ao cair das baquetas,isso acontece porque o fulcro nao está a ser bem executado(fulcro - ponto de equilibrio da baqueta,em que o polegar está paralelo á baqueta e faz a continuidade do braço e o indicador fechado outro lado). A meu ver o que distingue um grande baterista dos que o tentam ser é sem duvida o pulso,logo,a facilidade e a dinamica que conseguem obter no ataque ao instrumento...demora muitos anos nao basta querer ehehe, e esse mesmo pulso é obtido com o uso de qualquer Grip,o problema nao está no grip

abraço.
Bifes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Dezembro de 2008   #28
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!

hmmm então se entendi não ha melhor grip e o traditional e fundamentalmente para melhor controlo e o matched da mais power, neh?

eu ja ia começar um topico mas la fiz a pesquisa xD

tmb mt acontece mt saltar a baqueta. como iniciante, nos beats mais rapidos, tipo sinlges nos choques tende a acontecer uma baqueta voar de vez em quando. No inicio via todos os videos e mais algum, mas lentamente comecei a ajustar as baquetas para a posição que me dava mais conforto e a mão esquerda ficou diferente da direita, apesar de nao usar traditional. Mal tenho velocidade ainda com o matched, quando experimentei traditional nao dava uma pa caixa, lol...

mas presumo que aconselhem a aprender os dois modos, certo? :p
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Dezembro de 2008   #29
RedShadow
 
Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Santarem
Mensagens: 85
RedShadow está no bom caminho
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!

Eu utilizo os dois, o traditional grip quando entro numa onda mais jazz, groove, ou seja, proporciona-me mais reçalto, ao prencipio (nao tinha aulas, sou destro) eu comecei a fazer o traditional grip com a direita, tá mal, fiz isso porque tinha muito mais controlo nessa no que a outra, e doi menos, porque ao inicio doi, depois comecei a ver videos e reparei que estáva mal, e depois de saber fazer é que me apercebi para que usar, mas acho que estou melhor com o match grip, tenho mais controlo se quiser andar á volta do kit e etc...



peace
RedShadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Dezembro de 2008   #30
drummer1975
 
Membro desde: 1-Dez-2008
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 10
drummer1975 está no bom caminho
Re: Debate: Qual a melhor maneira para pegar nas baquetas? (The best grip?) Participem!

Ola. Eu uso as duas maneiras mas para metal dá mais geito o macth grip. Para jazz e afins traditional grip...sem duvida. Se usares vasouras tb tens de usar traditional se bem k existe bateristas famosos que não usam essa tecnica como é o caso do Bill Stewart. Mas tb tens bateristas como é o caso do Virgil Donati ou do Thomas Lang que tocam traditional grip. Usam é umas baquetas mais pesadas tipo 5B. Eu pessoalmente tento tocar o mais possivel com traditional. A minha opinião é utilizares as duas tecnicas em vez de uma exclusiva. Isto para a mão esquerda, pq para a mao direita ou no caso do mactch grip tb existe o German grip e o French grip. 1 abraço.
drummer1975 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Parti umas baquetas Ahead 5B - O que é que faço? alesisdrummer Hardware, Acessórios e Equipamentos 31 Qua, 30 de Maio de 2012 08:36
Esplanada: Piadas de bateristas (Drummer jokes) semi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 8 Sex, 23 de Dezembro de 2011 11:31
Quick-Stick - suporte para baquetas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 8 Seg, 3 de Maio de 2010 14:38
Revolution Drum Stick Silo (Saco para Baquetas) Ze Costa Hardware, Acessórios e Equipamentos 2 Seg, 1 de Março de 2010 16:18
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46



São agora 11:41. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it