Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #1
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
A bateria e as notas

Olá.

Desculpem se este tema já foi debatido, é que eu procurei e não encontrei nada.

Esta pergunta deve ter a ver com o facto de eu ser guitarrista :p e novo nestas andanças.

Eu sempre me perguntei isto:

Os sons da bateria são notas certo...? E notas normais... um lá, um dó.. o que for. Cada uma das peças ou pancadas tem uma frequência que corresponde a uma nota, acho eu.

Se é assim, porque é que não desafina quando se toca com os outros instrumentos? Eu na guitarra não me posso pôr a usar as notas todas em todas as musicas (Não sem que fique toda a gente a olhar para mim e a pensar que eu andei a fumar coisas estranhas...)

Fico confuso...
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A bateria e as notas

Não percebo muito de teoria, mas a minha ideia é que apesar de haver quem afine as baterias por notas e respeitando os intervalos das notas (tons e meios tons), a não ser que esteja a tocar uma música mesmo na bateria (como o Terry Bozzio faz), o facto de ele tocar uma peça afinada ou não é indiferente quando conjugada com uma guitarra.

Afinar em notas tem a vantagem das peças quando tocadas pela ordem poderem soarem melhor e haver uma noção musical, mas o facto de tu dares um dó na guitarra e o baterista ter a tarola em lá não vai soar a desafinado.

A bateria é um instrumento de percussão e não se regula por notas, por isso é que as pautas para percussão são diferentes das pautas para instrumentos de notas.
As pautas para percussão funcionam por posições, tempos, espaços, etc., etc., e não por tons, escalas ou notas.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #3
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

Tá bem visto, sim senhor... ACHO que não é repost (se tivesse visto algum tópico a falar disto de certeza que tinha falado).

Agr sim, aqui vai a minha explicação/opinião...

Percebo o que dizes, mas acho que não devias ver as coisas nesses termos, porque nós usamos cada parte da bateria para marcar um tempo, embora cada parte da bateria tenha uma nota, mas repara: uma bateria convencional tem 5 peças (mais pratos): bombo, tarola e 3 toms.
Numa batida simples tens, por exemplo pum pa pum pum pa, entre o bombo e a tarola. Quando ouves o ritmo, nao procuras saber a nota de cada parte da bateria, procuras a diferença entre o grave do bombo e o agudo da tarola.

Se fores ver, o meu bombo estará num Dó (não faço ideia se está ou não), e o de outro baterista está em Lá, por exemplo. Outra coisa é que normalmente procuramos afinar a bateria conforme nos soa melhor e por todas as peças em harmonia.

Espero ter ajudado. Abraço,

Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #4
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

Ok.

Mas imagina então que eu não estou a marcar tempo com uma bateria mas com um instrumento qualquer (não importa para o caso ) capaz de dar uma nota muito grave e uma muito aguda.

E estou a marcar o tempo por exemplo com 2 notas, do#(substitui o pum) e re#(substitui o pa).

Se eu me puser a tocar guitarra com notas completamente fora (em dó maior por exemplo).. não vai ficar bem! e se eu ainda meter mais notas fora no instrumento que marca o ritmo... vai ficando uma salgalhada!!!

Com a bateria, os puns, pás, trás, splash, zás e outros coisos sempre em notas ao acaso, aparecem sempre e fica sempre bem :/
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #5
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

Acho que te estás a esquecer do essencial: a bateria não é um instrumento melódico por natureza.
Se estiveres a tocar com uma banda, a guitarra acentua algumas batidas, para dar expressão à sua melodia, não tenta fazer tipo one man band, entendes? Nós fazemos o contrário: criamos toda a estrutura ritmica e só precisamos que haja diferenças entre as peças da bateria
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #6
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

se estas a tocar guitarra de um modo melodico numa musica terás de te restringir a um grupo de notas e existem algumas que sao "proibidas" de modo a que a coisa soe bem certo?

bateria normalmente toca se de uma maneira ritmica por isso nao faz qualquer diferença.
mas imagina que tens nao sei qnts timbaloes afinados com varias notas, e se estiveres a fazer uma certa melodia tambem existiram alguns timbaloes/notas que seram "proibidos" para aquilo soar bem.
acho eu..
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #7
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A bateria e as notas

Os instrumentos melódicos têm algumas regras no que toca a uso de notas musicais, a bateria (ou qualquer outro instrumento de percussão), tem também regras para que um ritmo soe bem. Não se tratam de notas mas sim de ritmos, por isso é comum usar-se pratos para conduções e acentuações e as peças (tambores) para o resto.
DA mesma forma que uma nota colocada fora da sua escala natural não fica bem, também fazeres um ritmo da bateria sempre em timbalões ficará chato ou muito descontextualizado (genericamente falando).
Talvez na bateria haja menos regras, mas também as há. A dificuldade na bateria está em encontrar o equilíbrio na enorme liberdade de opções existente.

Num instrumento melódico há exercícios que se baseiam na execução de acordes, na bateria há exercícios que se baseiam nas soluções rítmicas.
Em forma de exemplo ilustrativo do que quero dizer é, p.ex., enquanto que na guitarra têm a escala pentatónica, os bateristas têm o paradidle.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Sex, 19 de Dezembro de 2008 às 19:13.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #8
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

Sim, mas olhando para a bateria como um instrumento melodico tambem teremos a escala pentatonica.
A pergunta é porque que na guitarra temos de seguir um conjunto de regras baseadas em intervalos e na bateria nao.
Na guitarra,(instrumento melodico) tens de seguir as regras para soar bem.
Na bateria,(instrumento ritmico) nao teras de seguir as mesmas regras, mas sim outras relacionadas com o ritmo.

Mas se olhares para a bateria como um instrumento melodico, tambem terás de obedecer ás regras de um instumento melodico como intervalos e etc.
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A bateria e as notas

Sim, mas aí vais entrar no campo em que é preciso uma abordagem diferente à bateria.
Se vamos pelo respeitar notas na bateria para esta ser um instrumento melódico vamos entrar no campo do Terry Bozzio, que apesar de explorar bastante o lado ritmico da bateria, conjuga-o bem com o lado melódico (daí ele ter a bateria afinada por notas).
Se não conheces bem o Terry Bozzio, vai a este tópico onde está explicado o porquê de bateria tão grande e o modo de afinação:

(Terry Bozzio's Drum Solo) Korn - I Will Protect You


Deixo aqui também um video que exemplifica o que referi em cima:


Acerca deste video lembrei-me que, p.ex., o samba de rua tocado no Brasil é tremendamente melódico e ritmico, no entanto, nada está afinado por notas.
A melodia na percussão é diferente da dos instrumentos melódicos por natureza.

Há um video dele que ele está a tocar com uma orquestra onde o uso de notas na bateria está mais explicito, mas ainda nao encontrei.


Edit:
Epá... o Bozzio tem uma independência dos membros assustadora... irra... o gajo está a tocar uma cena com os pés e muda constantemente as mãos e nunca perde a melodia e sentido ritmico. Eu passo-me com este gajo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Sex, 19 de Dezembro de 2008 às 19:45.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #10
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

Há bem pouco tempo é que começei a afinar a bateria por notas, por sugestão do meu professor e a verdade é que resulta muito bem. Claro que cada um afina á sua maneira e de acordo com certas situações pois o importante é que soe bem no contexto. Penso que a esse nível na bateria n há regras rígidas a seguir.
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Dezembro de 2008   #11
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

Em resposta ao topico digo apenas isto: Lembra-te PERCURSÃO! bateria não é um instrumento melodico por natureza.
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Dezembro de 2008   #12
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A bateria e as notas

Se bem me lembro do termo, a bateria e outros instrumentos de percussão tem o que se chama tonalidades indeterminadas. No fundo, é aquilo que já se falou; existe uma nota predominante em cada peça, mas esta nota não é clara e determinada, por isso deixa de ser relevante para acompanhamento.
Julgo que a afinação mais utilizada entre os bateristas será por quartas entre cada timbalo. Pessoalmente, afino pelos harmónicos, mas não utilizo notas concretas; faço-o de ouvido e considerando o grau de ressalto da pele.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #13
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

Saudacões BPT
Bem ora aqui está um assunto, o qual eu nem sabia que existia...
Afinar a bateria por notas!!
Desconhecia totalmente,bem hajam pela informação.
gostaria de perguntar se existe algum padrão para afinar por notas as 4 5 peças base da bateria? se não quais as notas mais utilizadas?
A percussão de orquestra também se regula pelas notas? Abraco e parabéns pelo assunto Dum Dum Da
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #14
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
Saudacões BPT
Bem ora aqui está um assunto, o qual eu nem sabia que existia...
Afinar a bateria por notas!!
Desconhecia totalmente,bem hajam pela informação.
gostaria de perguntar se existe algum padrão para afinar por notas as 4 5 peças base da bateria? se não quais as notas mais utilizadas?
A percussão de orquestra também se regula pelas notas? Abraco e parabéns pelo assunto Dum Dum Da
Como referi no meu post, o "padrão" mais utilizado é afinar por quartas. Não sei se se parte duma nota base.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #15
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

Olá outra vez.

"Tonalidades indeterminadas" como diz o Lu batera - Foi a resposta que mais me convenceu neste tópico. Eu acho que as notas da percussão não são iguais às outras... se não acho que tinham mesmo que desafinar.

Pensando assim: Se eu ouvir um instrumento qualquer a dar uma nota, sou capaz (com mais ou menos dificuldade) de identificar a nota, agora na bateria!!?? :| Acho que não.

É quase como dar uma pancada numa mesa... será possível descobrir qual é a "Nota" da pancada na mesa...? Alguém a consegue sacar de ouvido? Acho que não. É aqui que eu acho que está a diferença. Apesar de eu já ter ouvido por aí que todos os sons são notas musicais... não sei se será bem assim, ou pelo menos não todas iguais.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #16
ZXT
 
Membro desde: 27-Dez-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 126
ZXT está no bom caminho
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de eusouoMiguel Ver Mensagem
Sim, mas olhando para a bateria como um instrumento melodico tambem teremos a escala pentatonica.
A pergunta é porque que na guitarra temos de seguir um conjunto de regras baseadas em intervalos e na bateria nao.
Na guitarra,(instrumento melodico) tens de seguir as regras para soar bem.
Na bateria,(instrumento ritmico) nao teras de seguir as mesmas regras, mas sim outras relacionadas com o ritmo.

Mas se olhares para a bateria como um instrumento melodico, tambem terás de obedecer ás regras de um instumento melodico como intervalos e etc.


Mas quem é que vai utilizar uma escala pentatonica na bateria?

__________________
ZXT não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #17
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de ZXT Ver Mensagem
Mas quem é que vai utilizar uma escala pentatonica na bateria?


Um guitarrista
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #18
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Um guitarrista
OFF TÓPIC
ha ha ha
esta tá boa sim senhor he he he
P.S O HAMMER tu tratas os guitarristas como se fossem loiras hi hi
É tudo na paródia guitar heroes
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #19
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

e neste tópico ficamos a ver a complexidade tão negada por outros q a bateria acarreta :D

não tenho muita opinião sobre este assunto, pois quando me perguntei a mim mesmo "no q consiste afinal a bateria?" tmb fiquei um bocado na duvida, eu simplesmente gosto de ouvir de tocar, nunca tinha pensado a fundo. Sabia q não eram notas e isso, mas pronto. este topico eleva uma boa discussão.

ah e lembrem-se do tímpano (acho q é isso) um instrumento classico q é afinado por notas.
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #20
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
ah e lembrem-se do tímpano (acho q é isso) um instrumento classico q é afinado por notas.
É afinado por notas mas a sua pauta é de percussão (acho eu).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #21
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

Eu sempre tive muita dificaldade em ver xilofones e vibrafones por exemplo como instrumentos de percussão... (Acho que também são considerados percussão) só porque é se bater com uns pauzitos já é percussão...? acho que não encaixa. Se eu tocar piano de baquetas passa a ser percussão!?
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #22
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
Eu sempre tive muita dificaldade em ver xilofones e vibrafones por exemplo como instrumentos de percussão... (Acho que também são considerados percussão) só porque é se bater com uns pauzitos já é percussão...? acho que não encaixa. Se eu tocar piano de baquetas passa a ser percussão!?
Sim

Se usares baquetas em piano perdes a parte do sustain das notas e outras características do piano, ou seja, vais ter umas características diferentes em cada nota daquela que tens se tocares com os dedos normalmente.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #23
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

Com uma pesquisa pela net acabei por me conseguir responder a mim próprio.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre isto:

AQUI: http://www.percussionista.com.br/percussao.html

na parte da altura indeterminada

AQUI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrum..._indeterminada

E uma pesquisa por "altura indeterminada" no google trás mais coisas. Bastava saber o que procurar
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #24
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

voltando à pergunta inicial.
Eu acho que cada um deve de afinar a bateria como lhe da mais jeito e como gosta mais de ouvir.

Eu pessoalmente, afino a minha por tons e não por notas. Preocupo-me eu ter as tensões todas minimamente iguais para o ressalto ser igual e os sons não fugirem demasiado uns dos outros.
Afino a primeira peça até obter uma tonalidade que me agrade e depois as outras vão todas a eito.
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #25
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de Cutlas Ver Mensagem
voltando à pergunta inicial.
Eu acho que cada um deve de afinar a bateria como lhe da mais jeito e como gosta mais de ouvir.

Eu pessoalmente, afino a minha por tons e não por notas. Preocupo-me eu ter as tensões todas minimamente iguais para o ressalto ser igual e os sons não fugirem demasiado uns dos outros.
Afino a primeira peça até obter uma tonalidade que me agrade e depois as outras vão todas a eito.
Podes explicar melhor aquilo que coloquei a bold? Não entendi.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Dezembro de 2008   #26
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

eu em vez de me preocupar em afinar um timbalão com um do ou um la, preocupo-me em afinar com um tom que eu goste sem fazer qualquer ideia de que nota se trata, se é que se trata de uma nota. Depois preocupo-me em seguir os tais procedimentos que disse para os timbalões ficarem com tons identicos mas mais graves ou agudos consoante o tamanho de cada timbalão.
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Dezembro de 2008   #27
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de Cutlas Ver Mensagem
eu em vez de me preocupar em afinar um timbalão com um do ou um la, preocupo-me em afinar com um tom que eu goste sem fazer qualquer ideia de que nota se trata, se é que se trata de uma nota. Depois preocupo-me em seguir os tais procedimentos que disse para os timbalões ficarem com tons identicos mas mais graves ou agudos consoante o tamanho de cada timbalão.
Também faço assim... Já agora, nos Toms, é pele de ressonância muito esticada e a de cima mais lesa, ao meu gosto
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Dezembro de 2008   #28
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Também faço assim... Já agora, nos Toms, é pele de ressonância muito esticada e a de cima mais lesa, ao meu gosto
exactamente como eu curto! ressonancia esticadinha e a de ataque não tanto.
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Dezembro de 2008   #29
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

Citação:
Mensagem Original de Cutlas Ver Mensagem
voltando à pergunta inicial.
Eu acho que cada um deve de afinar a bateria como lhe da mais jeito e como gosta mais de ouvir...
A minha pergunta inicial era: "Se são notas... porque é que não desafina?" de forma resumida.

A resposta para quem não abriu os links está aqui:

"Altura indeterminada
A maior parte dos instrumentos de percussão. Esses são caracterizados pela ausência de escala, ou seja, produzem apenas um único som ou uma gama de sons muito reduzida. São utilizados precisamente pelo timbre e características sonoras que apresentam e geralmente possuem função puramente rítmica. Esses instrumentos produzem notas cuja altura não pode ser perfeitamente determinada, seja porque seus sons têm duração muito curta, seja por possuírem uma grande quantidade de parciais não harmônicos, ou ainda porque produzem variações aleatórias de altura ao longo de sua duração. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canções compostas em qualquer tonalidade. São talvez a forma de instrumentos musicais mais antiga, dado que qualquer objeto consegue produzir sons simples: quer a bater, raspar, etc."



Achei interessante e obrigado por ajudarem. Cheers
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 28 de Dezembro de 2008   #30
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: A bateria e as notas

pois, o que eu respondi foi que podem não ser notas... nunca desafina!
No meu caso não me preocupo com notas.

Pronto, já está tudo mais ilucidado obrigado
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Bateria - Noções básicas IV e última parte Jorge Cardoso Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Ter, 16 de Fevereiro de 2010 04:24
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
APRECIAÇÃO/DIVULGAÇÃO: Bateria Digital Yamaha dtxplorer (sem fotos) ZXT Baterias Electrónicas 3 Sáb, 9 de Fevereiro de 2008 18:28



São agora 01:04. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it