Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Ver Resultados da Sondagem: Qual a importância da formação em teoria musical?
Nenhuma 16 8,21%
Ler pautas ritmicas e algo mais... 80 41,03%
É essencial, nomeadamente com domínio do solfejo! 99 50,77%
Votantes: 195. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #106
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de kosh Ver Mensagem
Claro! Acho que nos afastámos um bocado do tópico... Por exemplo, o Vinnie Colaiuta é conhecido por fazer concertos e sessões à 'queima-roupa', isto é, espetam-lhe um pauta à frente e o homem toca aquilo sem nunca ter visto nem estudado a pauta, independentemente da dificuldade.

E a verdade, apesar do que eu estou a defender, é esta: é muito mais provável encontrarmos um baterista inserido numa banda (sem trabalho de freelance) que não tenha formação, do que um bateristas freelancer sem formação...
No geral, a qualidade de um freelancer tambem será melhor do que a qualidade do que a de um baterista inserido numa banda.

Musica é uma linguagem, a teoria faz com que nos a consigamos perceber
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #107
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de eusouoMiguel Ver Mensagem
Musica é uma linguagem, a teoria faz com que nós a consigamos perceber
Apoiado a 200%
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #108
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Eu posso tar errado, mas parece-me que a tua opinião é que formação em teoria musical torna os bateristas mais dependentes desta e com maiores dificuldades em termos criativos e espontaneidade, será?
Não só dos bateristas mas da maior parte dos músicos que começam por analisar primeiro se as ideias fazem sentido teoricamente e só depois as aplicam ou não na prática, quando, quanto a mim, deveria de ser ao contrário.

Mas sim, no geral partilho da opinião do Buddy Rich.
Eu, ao contrário de ti, não tenho inveja de um gajo que reconhece o que feito e sabe os nomes técnicos/teóricos de cada secção da bateria.
A maior escola e formação que podemos ter é ouvir muita e variada música.

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Apoiado a 200%
Música é uma arte em que cada um deve ter a sua opinião e cada um se deve exprimir da maneira como quer e sabe.
O problema da música de hoje é que deixou de ser uma arte para se tornar numa linguagem com regras.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #109
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Não só dos bateristas mas da maior parte dos músicos que começam por analisar primeiro se as ideias fazem sentido teoricamente e só depois as aplicam ou não na prática, quando, quanto a mim, deveria de ser ao contrário.

Mas sim, no geral partilho da opinião do Buddy Rich.
Eu, ao contrário de ti, não tenho inveja de um gajo que reconhece o que feito e sabe os nomes técnicos/teóricos de cada secção da bateria.
A maior escola e formação que podemos ter é ouvir muita e variada música.



Música é uma arte em que cada um deve ter a sua opinião e cada um se deve exprimir da maneira como quer e sabe.
O problema da música de hoje é que deixou de ser uma arte para se tornar numa linguagem com regras.
Acaba por ser sempre uma questão de opiniões pessoais....nenhum dos dois está errado, apenas existe duas visões diferentes provavelmente de duas pessoas que têm preferências por meios diferentes da musica...

Abraço
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #110
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Claro, como tudo o que envolve o conceito de arte, as opiniões podem ser conversadas, discutidas mas raramente colocadas em causa a nível de razão.

Eu neste tipo de assunto não procuro ter razão, apenas defendo o meu ponto de vista com bases e ideias que acredito serem o que me faz gostar de música.
Eu gosto da música pela música. Não me interessa dissecá-la no papel. Interessa-me sim, ouvir, gostar e dissecá-la na audição apreciando cada música, cada parte. O papel não me interessa.
Dou enorme valor às musicas tradicionais, às músicas do povo que nascem do nada. Dou enorme valor ao sentimento na música e à interpretação do momento e do sentido da peça em si.
Fascina-me brutalmente quando se vai a um meio rural e se ouvem pessoas do campo a cantarolar ou a pegarem em "duas pedras" e fazerem música.
Fascina-me saber que um guitarrista de fado/guitarra portuguesa à antiga não toca o mesmo tema de maneira igual duas vezes porque cada momento é um momento.
Não me fascina nada ver fado tocado com pautas. Não só não me fascina como me desilude.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #111
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O problema da música de hoje é que deixou de ser uma arte para se tornar numa linguagem com regras.
Concordo, mas sempre foi assim, como tudo na vida!

Tudo o que nos rodeia é feito de regras.

A pintura, por exemplo, cada estilo tem as suas regras, mas no entanto não é um entrave para a criatividade.

Na música passa-se o mesmo, falando um pouco de música clássica (que foi o que eu estudei), Mozart compôs grandiosas obras, todas diferentes, cada uma com a sua mensagem, mas se forem estudadas mais profundamente, elas respeitam todas (ou quase) a mesma base, as mesmas partes, o mesmo tipo de final, e por aí a fora.

Tudo é composto por regras, no entanto, a arte está não está em contornar as regras, mas sim fazer algo criativo, inovador, e diferente, sem as desrespeitar!


Mais uma vez digo que isto é só a minha opinião.



Abraços.


_______________________________________
Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #112
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Não, nem sempre foi assim e basta ver os temas dos anos 60/70 e alguns géneros em 80 para se perceber que nem sempre foi assim.

Muitas barreiras se quebraram ao longo da história graças a gente que não seguiu as regras, até porque muitos nem as sabiam.

Se pegares numa música de uma banda actual e a comparares com uma música de uma banda dos anos 70 verás muita diferença, especialmente na parte orgânica da música.

Além do mais, tu estás a referir uma "assinatura"/estílo do Mozart compor. Nem todos têm o mesmo formato de compor em termos de estrutura.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #113
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Não, nem sempre foi assim e basta ver os temas dos anos 60/70 e alguns géneros em 80 para se perceber que nem sempre foi assim.

Muitas barreiras se quebraram ao longo da história graças a gente que não seguiu as regras, até porque muitos nem as sabiam.

Se pegares numa música de uma banda actual e a comparares com uma música de uma banda dos anos 70 verás muita diferença, especialmente na parte orgânica da música.

Além do mais, tu estás a referir uma "assinatura"/estílo do Mozart compor. Nem todos têm o mesmo formato de compor em termos de estrutura.
O pah, tu tens razão, mas acho que não percebeste bem o que quis dizer.

Claro que houve barreiras que foram trespassadas, mas essas regras que foram quebradas deram origem a outras regras, por exemplo, os que se fartaram do rock, quebraram essas regras e criaram outro estilo, o metal por exemplo, mas se vamos a ver também obedece a regras, não basta tu dizeres que tocas metal, e se vamos a ver o estilo até é pop.

É a isto a que me refiro, cada estilo tem o que o caracteriza, é a essas regras a que eu me refiro.


Abraços.


P.S.: Estou a gostar deste tema, e esta a ser gerada uma discussão bastante saudável!!


_______________________________________________
Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #114
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Não, nem sempre foi assim e basta ver os temas dos anos 60/70 e alguns géneros em 80 para se perceber que nem sempre foi assim.

Muitas barreiras se quebraram ao longo da história graças a gente que não seguiu as regras, até porque muitos nem as sabiam.

Se pegares numa música de uma banda actual e a comparares com uma música de uma banda dos anos 70 verás muita diferença, especialmente na parte orgânica da música.
Bandas dos anos 70 como o que?

Nao ha regras, ha apenas uma orientaçao, a teoria.
E nem é necessario segui la
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Novembro de 2009   #115
JoaoF10
 
Membro desde: 24-Jun-2009
Local: Vila Viçosa
Mensagens: 57
JoaoF10 está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Na minha opiniao é muitissimo importante...
por isso tenho pena de nao ter começado a estudar musica ainda em jovem, agora tudo se complica um bocado...

mas apesar disso comprei á uns dias um livro de solfejo e noçoes basicas, para ver se vou aprendendo qualquer coisa ...

Mas o que mais me motiva, e ai querer aprender, é que a partir de a leitura das pautas, um baterista ou outro musico qualquer, consegue com uma pauta a frente e relativa facilidade tocar qualquer coisa. estou certo ?

e claro, é importante nunca dar o conhecimento por completo, so assim conseguimos evoluir e ficar cada vez melhor na nossa música....
Porque é para esse lado que todos puxamos ... MÚSICA...

... It's all about Music !! ...
__________________
John Slither !!
http://www.facebook.com/album.php?pr...33&ref=profile
JoaoF10 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #116
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

bem pessoal, eu n li o tópico todo, era mt cena e já é tarde mas vou dar a minha opiniao:
ora, eu axo k é mt importante saber ler as ditas pautas (k no seu conjunto fazem uma partitura) ker sejam elas só ritmicas ou melodicas tb.
Tb li aí um comment a dizer k n é preciso saber onde sao as notas(do, mi, fá, etc), estás enganado. Se foces musico filarmónico vias k as pautas ás vezes pedem diferentes sons da percussao e por isso precisas de saber kais os mais agudos e kais os mais graves, aki entra a parte melodica, k é o k mts n sabem.
na minha escola onde tocava jazz, o prof tocava uma nota e dps outras e perguntava kais eram mais agudas ou mais graves tanto no piano como na bateria, pk esta tb tem notas. As próprias DW trazem lá as notas em k devem ser afinadas.
Por isso axo essencial saber ler musica, n é preciso saber ler mts coisas tipo tercinas de colcheias em compassos de 5/8 nem dessas cenas com diferentes sons, atençao, tou a mencionar a parte melodica, na ritmica convem saber ler se repararem, as musicas do DMB teem desses tipo de compassos, mas sim saber ler pelo menos o basico mas se se puder saber mais melhor.
Espero n ter baralhado mt as coisas.



cumps po ppl
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #117
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Eu não leio por pautas nem é coisa que me interesse particularmente, mas saber teoria, ou seja, as bases da linguagem musical, a isso sim, eu dedico tempo.
Por exemplo, num 4/4, não adianta ler 4 notas semicolcheias num papel se não soubermos minimamente que pela teoria significa que num tempo cabem 4 dessas notas (em compassos /4).

Se não tivermos um bom nivel de teoria, por exemplo num caso de improviso acabamos a "despejar" batidas, e algumas lá calham bem e no tempo certo...
O importante é ter esse conhecimento automatizado para que ele esteja presente mesmo sem darmos por ele.

Os ditos "grandes bateristas" que por aqui se referem muitas vezes, obviamente já têm tantas horas de treino e concertos que toda a teoria já está bem automatizada.
Tudo flui naturalmente. Basta-lhes sentir a musica/pulsação e automaticamente as batidas vão-se encaixando consoante o que eles nos querem transmitir na bateria.

Mas... tudo depende do objectivo de cada um.
Tal como o resto, tocar por pauta requer treino, muito treino.


Citação:
Mensagem Original de jamiro Ver Mensagem

Bem, na minha opinião um pouco de aprendiz: ler pauta é muito importante , para o nosso futuro, carreira etc ...
Teoria musical entre outras coisas não é essencial mas para quem quer seguir isto a sério acho que sim, é importante, e não é demais aprender certo ??

Digam se estou errado.

Abraços
Eu sou da opinião mais oposta.
Teoria musical é mais importante que ler pautas. Para ler e interpretar bem uma pauta há que saber o que lá está, qual a lógica do que lá está, há que saber teoria musical.
...

As pautas são apenas um método muito antigo, criado para registar as ideias e composições dos criadores de música. Na altura não havia outras tecnologias, tipo MP3 e outros gravadores, onde eles pudessem registar as ideias do momento
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #118
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Eu não leio por pautas nem é coisa que me interesse particularmente, mas saber teoria, ou seja, as bases da linguagem musical, a isso sim, eu dedico tempo.
Por exemplo, num 4/4, não adianta ler 4 notas semicolcheias num papel se não soubermos minimamente que pela teoria significa que num tempo cabem 4 dessas notas (em compassos /4).

Se não tivermos um bom nivel de teoria, por exemplo num caso de improviso acabamos a "despejar" batidas, e algumas lá calham bem e no tempo certo...
O importante é ter esse conhecimento automatizado para que ele esteja presente mesmo sem darmos por ele.

Os ditos "grandes bateristas" que por aqui se referem muitas vezes, obviamente já têm tantas horas de treino e concertos que toda a teoria já está bem automatizada.
Tudo flui naturalmente. Basta-lhes sentir a musica/pulsação e automaticamente as batidas vão-se encaixando consoante o que eles nos querem transmitir na bateria.

Mas... tudo depende do objectivo de cada um.
Tal como o resto, tocar por pauta requer treino, muito treino.



Eu sou da opinião mais oposta.
Teoria musical é mais importante que ler pautas. Para ler e interpretar bem uma pauta há que saber o que lá está, qual a lógica do que lá está, há que saber teoria musical.
...

As pautas são apenas um método muito antigo, criado para registar as ideias e composições dos criadores de música. Na altura não havia outras tecnologias, tipo MP3 e outros gravadores, onde eles pudessem registar as ideias do momento
Boas
Olá amigo Nuno
Deves de estar muito mal disposto para proferires uma frase destas! hehe

Queres dizer portanto que numa sinfónica de 80 elementos, estavam todos de phones no ouvido?

Registar as ideias? Claro que sim.

E como é que os 80 músicos vão interpretar as ideias de Beethoven ou Mozart?
Cada qual á sua maneira?

E obras de mais de 25min? Metiam um disco rígido na cabeça?

Como querias que lessem? Com Mp3 na estante?

Como se diferenciavam os instrumentos?

Como cada qual saberia da chegada da sua intervenção? Por intuíção?

Ainda que dissesses que papel e caneta estão fora de moda! Mas já existem LCD para musicos de orquestra e/ou para quem sabe ler. Tem sempre de haver pauta. E um pautador, que é o Maestro que pelo facto de usar batuta não faz dele um batuteiro.

hehehe

Agora a sério, sem querer entrar em polémica, e nisso não entro mesmo, acho que deverias repensar esta afirmação.

Abraço
Fica bem

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 13 de Janeiro de 2010 às 05:09.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #119
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas
Olá amigo Nuno
Deves de estar muito mal disposto para proferires uma frase destas! hehe

Queres dizer portanto que numa sinfónica de 80 elementos, estavam todos de phones no ouvido?

Registar as ideias? Claro que sim.

E como é que os 80 músicos vão interpretar as ideias de Beethoven ou Mozart?
Cada qual á sua maneira?

E obras de mais de 25min? Metiam um disco rígido na cabeça?

Como querias que lessem? Com Mp3 na estante?

Como se diferenciavam os instrumentos?

Como cada qual saberia da chegada da sua intervenção? Por intuíção?

Ainda que dissesses que papel e caneta estão fora de moda! Mas já existem LCD para musicos de orquestra e/ou para quem sabe ler. Tem sempre de haver pauta. E um pautador, que é o Maestro que pelo facto de usar batuta não faz dele um batuteiro.

hehehe

Agora a sério, sem querer entrar em polémica, e nisso não entro mesmo, acho que deverias repensar esta afirmação.

Abraço
Fica bem
Ai!!!
A frase está no final por alguma razão
Tem sentido no contexto de treinar e memorizar - bateria.
Mesmo numa orquesta se todos soubessem o que tocar não necessitavam das pautas

Desculpem qualquer coisa, mas sou da opinião de que só desta forma um músico (principalmente baterista) pode expressar o seu feeling máximo, e não a olhar para um papel que diz o que ele deve tocar...
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #120
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Ai!!!
A frase está no final por alguma razão
Tem sentido no contexto de treinar e memorizar - bateria.
Mesmo numa orquesta se todos soubessem o que tocar não necessitavam das pautas

Desculpem qualquer coisa, mas sou da opinião de que só desta forma um músico (principalmente baterista) pode expressar o seu feeling máximo, e não a olhar para um papel que diz o que ele deve tocar...
Olá Nuno

Ser baterista, é ser instrumentista. De acordo?

Se te convidassem para tocar numa orquestra, em que o Maestro fosse o próprio compositor/autor, como é que tocavas?

Por outro lado, se treinares com pauta ( não o meu caso infelizmente, sei umas coisas, mas interessei-me já tarde ), e fizeres essa ascenção com Teoria/Escrita/Execução, ficavas/ficariamos com muito mais conhecimento. Maiores perspectivas e objectivos.

De acordo Nuno?

Abraço e fica bem
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #121
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Olá Nuno

Ser baterista, é ser instrumentista. De acordo?

Se te convidassem para tocar numa orquestra, em que o Maestro fosse o próprio compositor/autor, como é que tocavas?

Por outro lado, se treinares com pauta ( não o meu caso infelizmente, sei umas coisas, mas interessei-me já tarde ), e fizeres essa ascenção com Teoria/Escrita/Execução, ficavas/ficariamos com muito mais conhecimento. Maiores perspectivas e objectivos.

De acordo Nuno?

Abraço e fica bem

Certo. Mas não interpretes mal o que escrevi.

Na verdade, não aceitava um trabalho desses. Para tocar tenho que ter liberdade.
Só faz sentido tocarmos se nos divertirmos a fazê-lo...

Mas, como disse mais acima, tudo depende do objectivo de cada um.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #122
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
[/color]
Certo. Mas não interpretes mal o que escrevi.

Na verdade, não aceitava um trabalho desses. Para tocar tenho que ter liberdade.
Só faz sentido tocarmos se nos divertirmos a fazê-lo...

Mas, como disse mais acima, tudo depende do objectivo de cada um.
Nuno

Estou de acordo, mas se soubesses, ler e escrever tanto como ele ( Maestro ) achas que não te divertias?

Até o podias "gozar", metendo propositadamente uns rolls para o arreliar.

Olha, eu já estou "cota" e começei bem tarde a aprender, mas estou a gostar á brava.

Abraço Nuno
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #123
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Nuno

Estou de acordo, mas se soubesses, ler e escrever tanto como ele ( Maestro ) achas que não te divertias?

Até o podias "gozar", metendo propositadamente uns rolls para o arreliar.

Olha, eu já estou "cota" e começei bem tarde a aprender, mas estou a gostar á brava.

Abraço Nuno
Nunca é tarde pra começar a tocar o melhor instrumento do mundo e arredores!!!
Tenho um aluno com 49 anos que comprou uma bateria e começou do zero mesmo.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #124
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Nunca é tarde pra começar a tocar o melhor instrumento do mundo e arredores!!!
Tenho um aluno com 49 anos que comprou uma bateria e começou do zero mesmo.
Epá, essa dos 49 é para moi?
Eu começei a aprender tarde, foi a ler e a escrever ( salvo seja). A perceber aquela coisa das 5 linhas e 4 espaços. Aquilo do MI,SOL,SI,RÉ FÁ -----FÁ,LÁ,DÓ,MI

FICA BEM
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #125
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Epá, essa dos 49 é para moi?
Eu começei a aprender tarde, foi a ler e a escrever ( salvo seja). A perceber aquela coisa das 5 linhas e 4 espaços. Aquilo do MI,SOL,SI,RÉ FÁ -----FÁ,LÁ,DÓ,MI

FICA BEM
Não. Nem sabia a tua idade.
Foi apenas um exemplo de que nunca é tarde.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #126
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
[/color]
Certo. Mas não interpretes mal o que escrevi.

Na verdade, não aceitava um trabalho desses. Para tocar tenho que ter liberdade.
Só faz sentido tocarmos se nos divertirmos a fazê-lo...

Mas, como disse mais acima, tudo depende do objectivo de cada um.
Ora boas,

Não consegui resistir a comentar o teu comentário (desculpa a redundância).

A meu ver, a maioria dos bateristas tem uma ideia errada sobre a leitura de pautas, sobre a falta de liberdade e coisas do género!

Já à bastante tempo que toco em duas bandas de música, não como baterista ou percussionista mas como flautista, toco e sempre toquei por pautas e nunca deixei de me divertir ou de ter liberdade a tocar.

Uma pauta não é nada mais que um guia, uma linha que deves seguir, mas depois tens de dar o teu toque pessoal!!

Se ouvires 3 bandas diferentes, cada uma com seu maestro, a tocar a mesma música, vais ver que a música te vai soar diferente pois cada maestro e cada músico interpreta a pauta de forma diferente.


Outro exemplo: se tu e outro baterista tocarem a mesma música com a mesma bateria, nunca vai soar da mesma forma, pois têm formas diferentes de sentir e interpretar a música.


Isto é simplesmente a minha opinião, e não quero impor nada a ninguém, apenas demonstrar o meu parecer.


Abraços




__________________________________________
Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Janeiro de 2010   #127
JohnyVJ
 
Membro desde: 11-Jan-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 70
JohnyVJ está no bom caminho
A ler e a pensar... Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Eu comecei a tocar por ouvido mas mais tarde comecei a perceber a importância da "teoria". Hoje estou no 4º grau de Formação Musical, 2º de bateria e 4º de guitarra. Tudo a ler na pauta. Se querem um concelho, acho que era muito bom (quem não sabe) aprender a teoria. Prefiro tocar livremente mas aprendendo temos muitos truques coisas novas

JvJ
JohnyVJ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Janeiro de 2010   #128
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Ora boas,

Não consegui resistir a comentar o teu comentário (desculpa a redundância).

A meu ver, a maioria dos bateristas tem uma ideia errada sobre a leitura de pautas, sobre a falta de liberdade e coisas do género!

Já à bastante tempo que toco em duas bandas de música, não como baterista ou percussionista mas como flautista, toco e sempre toquei por pautas e nunca deixei de me divertir ou de ter liberdade a tocar.

Uma pauta não é nada mais que um guia, uma linha que deves seguir, mas depois tens de dar o teu toque pessoal!!

Se ouvires 3 bandas diferentes, cada uma com seu maestro, a tocar a mesma música, vais ver que a música te vai soar diferente pois cada maestro e cada músico interpreta a pauta de forma diferente.


Outro exemplo: se tu e outro baterista tocarem a mesma música com a mesma bateria, nunca vai soar da mesma forma, pois têm formas diferentes de sentir e interpretar a música.


Isto é simplesmente a minha opinião, e não quero impor nada a ninguém, apenas demonstrar o meu parecer.
Tudo certo. Concordo.
Mas eu escrevi num determinado contexto do que vinha mais acima. E referente apenas a bateria.
Liberdade de criação.

Saber ler e tocar em tempo real é uma coisa... saber teoria é outra coisa.

É porreiro saber ler a pauta, mas se tivermos limitações fisicas, de coordenação, de independencia e controlo não nos serve de nada pois não conseguiremos expressar o que lá está escrito.
Daí eu dar muito menos importancia à leitura (excepto leitura de rudimentos).

Mas mais uma vez repito: Depende do objectivo de cada um.

nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 15 de Março de 2010   #129
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

pra mim é fundamental saber teoria!!


antes de criar é preciso ter as ferramentas necessárias para o poder fazer e ler é uma delas

ja agora, nao me lembro de quem falou que era impossivel conseguir expressar-se com a partitura ah frente...mentira!
ta escrito sim, mas cada um interpreta ah sua maneira, porque é possivel fazer musica com ritmo.

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Março de 2010   #130
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Não posso... Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Na minha opinião acho que é essencial que qualquer músico tenha noções básicas de teoria pois um musico assério e que domine bem a bateria já tem que ter um conhecimento alargado da teoria a menos que haja bateristas muito bons que aprenderam com os professores tudo o que sabem sem ler as pautas e desenvolveram as suas próprias técnicas::**
Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Abril de 2010   #131
drummerCM8
 
Membro desde: 3-Set-2009
Local: barcelos
Mensagens: 38
drummerCM8 está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Ora boas,

Não consegui resistir a comentar o teu comentário (desculpa a redundância).

A meu ver, a maioria dos bateristas tem uma ideia errada sobre a leitura de pautas, sobre a falta de liberdade e coisas do género!

Já à bastante tempo que toco em duas bandas de música, não como baterista ou percussionista mas como flautista, toco e sempre toquei por pautas e nunca deixei de me divertir ou de ter liberdade a tocar.

Uma pauta não é nada mais que um guia, uma linha que deves seguir, mas depois tens de dar o teu toque pessoal!!

Se ouvires 3 bandas diferentes, cada uma com seu maestro, a tocar a mesma música, vais ver que a música te vai soar diferente pois cada maestro e cada músico interpreta a pauta de forma diferente.


Outro exemplo: se tu e outro baterista tocarem a mesma música com a mesma bateria, nunca vai soar da mesma forma, pois têm formas diferentes de sentir e interpretar a música.


Isto é simplesmente a minha opinião, e não quero impor nada a ninguém, apenas demonstrar o meu parecer.


Abraços




__________________________________________
Que a música vos acompanhe!
É verdade concordo plenamente... tocar por pauta é uma forma de juntar o útil ao agradável...

Abraço
drummerCM8 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Abril de 2010   #132
jorgenunores
 
Membro desde: 7-Jul-2009
Local: Caldas da Rainha
Mensagens: 28
jorgenunores está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Eu acho que nos dias de hoje é essencial saber a teoria para depois a podemos aplicar quando precisarmos !!

Abraços
jorgenunores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #133
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

bem na minha opinao depende um pouco das tuas pretensoes a nivel musical ,

eu pessoalmente ja toco ha mais de 15 anos e nunca fui grande estudante de teoria musical
dediquei me um pouco mais a desenvolver a tecnica hoje em dia sinto bastante falta de teoria musical ha coisas que nao dá para entender ou desenvolver

entao posso dizer que com quase 30 anos ando a estudar teoria musical para desenvolver otras aptidoes na minha musicalidade

ponto da questao nao é algo obrigatorio , mas se queres ser bom naquilo que fazes tens que entender pelo menos o que andas a fazer.
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #134
Pedro Micaela
 
Membro desde: 24-Fev-2010
Local: Portugal
Mensagens: 30
Pedro Micaela está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Eu penso que é essencial, visto que a linguagem dos músicos é expressa através de pautas e se não sabes ler bem uma pauta, então é como se não soubesses falar essa linguagem que é expressa através da bateria (neste caso). Tu lês música de uma pauta através do teu intrumento (neste caso a bateria) falas essa linguagem (mais resumidamente).

Para se ser um VERDADEIRO músico eu acho essencial saber ler uma pauta.

fikem bem e se puderem estudem que vale a pena
Pedro Micaela não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira bada Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 26 de Julho de 2006 10:03



São agora 01:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it