Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #1
Taruga
 
Membro desde: 15-Mai-2008
Local: Portimão
Mensagens: 7
Taruga será famoso em breve
Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não é?

Boas, tenho andado aqui a ler acerca do barulho/vibrações que as baterias electrónicas produzem e fico com a ideia que parece incomodar mais o vizinho de baixo do que o vizinho de cima. É correcto ?!

Começo a ficar satisfeito por morar numa cave, abaixo de mim só devo incomodar as minhocas.

Bem, desde que não faça como há uns meses atrás que acordei 11 e tal, ninguém em casa e toca a practicar powerchords na guitarra.
Azar do caraças, que só a mim me acontece. Não eram 11 e tal da manhã, mas sim 11 e tal da noite!!! Apanhei com um bilhete da vizinha por baixo da porta (ao menos não tive visita da policia) e nem sei se ela tocou à campainha ou não.... pois o volume estava ( um pouco ) alto.
Taruga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de Taruga Ver Mensagem
Boas, tenho andado aqui a ler acerca do barulho/vibrações que as baterias electrónicas produzem e fico com a ideia que parece incomodar mais o vizinho de baixo do que o vizinho de cima. É correcto ?!

Começo a ficar satisfeito por morar numa cave, abaixo de mim só devo incomodar as minhocas.

Bem, desde que não faça como há uns meses atrás que acordei 11 e tal, ninguém em casa e toca a practicar powerchords na guitarra.
Azar do caraças, que só a mim me acontece. Não eram 11 e tal da manhã, mas sim 11 e tal da noite!!!
Apanhei com um bilhete da vizinha por baixo da porta (ao menos não tive visita da policia) e nem sei se ela tocou à campainha ou não.... pois o volume estava ( um pouco ) alto.

Granda cena!! Tomaste o pequeno almoço e tudo, não?!


Pelo que tenho lido e pelo contacto que tenho tido, o problema está principalmente na ressonância dos pedais. De qualquer maneira, há pads que fazem algum barulho, mas penso que não seja o suficiente para acordar a vizinhança.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #3
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

É isso....há pads que fazem mais ou menos barulho claro mas não creio que isso seja motivo pra incómodos (principalmente durante o dia em que a sensibilidade (subjectiva, claro) das pessoas é sempre menor pralém de existirem outros ruídos que podem mascarar o barulho dos pads)....a não ser, claro que vivas num prédio em que o isolamento seja uma boa bosta (pode acontecer)

Qt às vibrações do bombo transmitidas estruturalmente para baixo aí a história é outra...pode incomodar e muito...soluções?? por ex um estrado por baixo da bateria (o grolubao e andreb fizeram um e pelos vistos resultou... http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6480 )...portanto podem ser mais incómodas as vibrações que o próprio ruído (sendo que isso depende muito da "vítima" lol)
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

O barulho só se ouve e pode ser ignorado quando é pouco. A ressonância é pior porque é sentida pelo corpo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #5
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O barulho só se ouve e pode ser ignorado quando é pouco. A ressonância é pior porque é sentida pelo corpo.
O que eles dizem que ouvem é no fim vibrações, por isso usando a Greenglue que apliquei com o andreb, resolveu totalmente os problemas.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #6
Taruga
 
Membro desde: 15-Mai-2008
Local: Portimão
Mensagens: 7
Taruga será famoso em breve
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Bem, entrei aqui neste forum como teclista/guitarrista e estou a ver que brevemente vou dedicar-me à bateria também. Tenho que remodelar o meu quarto para arranjar espaço para uma 'coisinha' dessas pois quero ter os teclados/guitarra/computador/bateria, etc etc etc tudo no mesmo local para facilitar o trabalho com ligações audio/midi, gravação, etc.

Este forum tem sido muito útil para esclarecer duvidas e muitas outras coisas, já começo a ter uma ideia daquilo que pretendo e parece que vou ter que largar entre 1500 a 2000 euros para aquilo que tenho em mente.

Nunca toquei numa bateria, o mais próximo disso foi quando toquei tarola (será este o nome ?!) quando estava cumprir serviço militar e a banda ia tocar nos juramentos de bandeira.

Agora dá-me vontade de rir da minha ignorancia ao querer entrar no mundo dos bateristas, vindo do lado dos acordes, escalas, etc

Enfim, mais um desafio para mim e que me está a deixar muito entusiasmado. Espero criar condições para tal o mais cedo possível.

p.s. O pessoal aqui é 5 estrelas !!!
Taruga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #7
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de Taruga Ver Mensagem
Nunca toquei numa bateria, o mais próximo disso foi quando toquei tarola (será este o nome ?!) quando estava cumprir serviço militar e a banda ia tocar nos juramentos de bandeira.
Tarola é o termo mais usado na bateria. O termo caixa é o mais utilizado noutros 'ambientes'... Mas hoje em dia, vai dar ao mesmo.

(eu diria que a tarola é uma evolução da caixa, que, antigamente mais não era do que um tambor com algumas cordas/varas junto à pele de ressonância para produzir um som mais marcante que os tambores)


Citação:
Mensagem Original de Taruga Ver Mensagem
Agora dá-me vontade de rir da minha ignorancia ao querer entrar no mundo dos bateristas, vindo do lado dos acordes, escalas, etc
Não te preocupes! Nunca é tarde para começar! Experimenta a 'cavar um pouco pelas mensagens mais antigas aqui no fórum e vais ver que não és o único a começar depois dos 30...!!!!


Citação:
Mensagem Original de Taruga Ver Mensagem
p.s. O pessoal aqui é 5 estrelas !!!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #8
José Da Silva
 
Membro desde: 25-Fev-2007
Local: Maputo
Mensagens: 25
José Da Silva será famoso em breve
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O barulho só se ouve e pode ser ignorado quando é pouco. A ressonância é pior porque é sentida pelo corpo.
Companheiro,

E a ressonância é o que?

De acordo com o dicionário Houaiss o som é “tudo que é captado pelo sentido da audição, que podemos ouvir; ruído, barulho
e/ou
vibração que se propaga num meio elástico com uma freqüência que compreende a região entre 20 e 20.000 hertz, capaz de ser percebida pelo sistema auditivo humano“.

De forma consensual aprendemos naturalmente a definir o som de agudo proveniente de uma vibração de muitos hertz e de grave os que oscilam em poucos hertz (dentro da freq. de 20 a 20000Hertz).
Como sabes, o que ouvido recebe são vibrações das moléculas de ar e, depois de interpretadas, são encaminhadas para o cérebro como um impulso eléctrico nervoso.

Face a isso que distinção fazes tu de ressonância e barulho?

Fica bem...
José Da Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #9
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de José Da Silva Ver Mensagem
Companheiro,

E a ressonância é o que?

De acordo com o dicionário Houaiss o som é “tudo que é captado pelo sentido da audição, que podemos ouvir; ruído, barulho
e/ou
vibração que se propaga num meio elástico com uma freqüência que compreende a região entre 20 e 20.000 hertz, capaz de ser percebida pelo sistema auditivo humano“.

De forma consensual aprendemos naturalmente a definir o som de agudo proveniente de uma vibração de muitos hertz e de grave os que oscilam em poucos hertz (dentro da freq. de 20 a 20000Hertz).
Como sabes, o que ouvido recebe são vibrações das moléculas de ar e, depois de interpretadas, são encaminhadas para o cérebro como um impulso eléctrico nervoso.

Face a isso que distinção fazes tu de ressonância e barulho?

Fica bem...
LOOL Juro que não percebi que raio de interesse tem este coment José ^^ mas pronto,nunca é mau aprender novas cenas

abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #10
José Da Silva
 
Membro desde: 25-Fev-2007
Local: Maputo
Mensagens: 25
José Da Silva será famoso em breve
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
LOOL Juro que não percebi que raio de interesse tem este coment José ^^ mas pronto,nunca é mau aprender novas cenas

abraço
Companheiro,

Se tu gostas de música tens de entender o que é o som. É natural que tu não vejas interesse no comentário, porque não entendes o âmago da questão: Como alguém pode destingir "barulho" de "Ressonância" desta forma leviana: " O barulho só se ouve e pode ser ignorado quando é pouco. A ressonância é pior porque é sentida pelo corpo.". Se ainda não entendestes, é porque provavelmente corres o risco de dizer o mesmo despautério. Mas ainda assim, se for complicado, fica para a próxima companheiro!

Fica bem...
José Da Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #11
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

existe aqui três coisas distintas: ruído, vibração e ressonãncia.. isto é um pouco dificil explicar o que é cada coisa porque elas estão interligadas


Ruído é a energia sonora que é propagado pelo ar e o som é produzido pela movimentação de algo (membrana) que faz as moléculas se movimentarem em torno do seu ponto de equilibrio. Como as moleculas estao interligadas essa oscilação passa para as moléculas adjacentes até aos nossos ouvidos... a bateria digital nao faz assim tanto ruído por isso nao deve haver problema (em principio). O nome técnico é som por condução aérea

Vibração é energia sonora que é propagada pela paredes e geralmente é produzida pela percussão de algo... alguem a andar, bombo etc... embora um amplificador de baixo tb faça vibrar as paredes por ser bastante grave... se tiveres a bateria no chão, o impacto do bombo da bateria digital é transmitido directamente para este e deste é transmitido para as paredes e depois para o tecto do teu vizinho. Ao se fazer uma plataforma anti-vibratória estamos a cortar o elo de ligação ao chão e logo a energia sonora nao passa por esse meio. O nome técnico é som por condução percutiva ou apenas som de percussão

Ressonância é um pouco mais complicado de explicar... qualquer objecto que tenha ar tem uma frequencia ou frequencias onde o ar se move de uma forma mto mais energética (como se tomasse Red Bulls). Ao se excitar o sistema com essa frequência ele tem tipo um boost... As salas têm ressonâncias específicas onde certas frequências são amplificadas.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #12
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de José Da Silva Ver Mensagem
Companheiro,

Se tu gostas de música tens de entender o que é o som. É natural que tu não vejas interesse no comentário, porque não entendes o âmago da questão: Como alguém pode destingir "barulho" de "Ressonância" desta forma leviana: " O barulho só se ouve e pode ser ignorado quando é pouco. A ressonância é pior porque é sentida pelo corpo.". Se ainda não entendestes, é porque provavelmente corres o risco de dizer o mesmo despautério. Mas ainda assim, se for complicado, fica para a próxima companheiro!

Fica bem...
Atenção q nao desvalorizei o teu comment

Só que acho que não era bem dessas respostas que o nosso amigo que abriu o topico esperava ^^ mas se calhar tou enganado! A tua informação foi muito boa, e pelo menos aprendi algo que não sabia é pra isso que venho ca todos os dias

Abraço companheiro
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #13
José Da Silva
 
Membro desde: 25-Fev-2007
Local: Maputo
Mensagens: 25
José Da Silva será famoso em breve
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de andreb Ver Mensagem
existe aqui três coisas distintas: ruído, vibração e ressonãncia.. isto é um pouco dificil explicar o que é cada coisa porque elas estão interligadas


Ruído é a energia sonora que é propagado pelo ar e o som é produzido pela movimentação de algo (membrana) que faz as moléculas se movimentarem em torno do seu ponto de equilibrio. Como as moleculas estao interligadas essa oscilação passa para as moléculas adjacentes até aos nossos ouvidos... a bateria digital nao faz assim tanto ruído por isso nao deve haver problema (em principio). O nome técnico é som por condução aérea

Vibração é energia sonora que é propagada pela paredes e geralmente é produzida pela percussão de algo... alguem a andar, bombo etc... embora um amplificador de baixo tb faça vibrar as paredes por ser bastante grave... se tiveres a bateria no chão, o impacto do bombo da bateria digital é transmitido directamente para este e deste é transmitido para as paredes e depois para o tecto do teu vizinho. Ao se fazer uma plataforma anti-vibratória estamos a cortar o elo de ligação ao chão e logo a energia sonora nao passa por esse meio. O nome técnico é som por condução percutiva ou apenas som de percussão

Ressonância é um pouco mais complicado de explicar... qualquer objecto que tenha ar tem uma frequencia ou frequencias onde o ar se move de uma forma mto mais energética (como se tomasse Red Bulls). Ao se excitar o sistema com essa frequência ele tem tipo um boost... As salas têm ressonâncias específicas onde certas frequências são amplificadas.
Grande confusão. Vamos começar pela Ressonância: transferência de energia de um sistema oscilante para outro, quando a frequência do primeiro coincide com uma das frequências próprias do segundo (que é a frequência natural do sistema, isto é, a frequência com a qual este sistema "gosta" de vibrar) dá-se a ressonância: o objecto vibra nessa frequência com amplitude máxima, só limitada pelos inevitáveis amortecimentos. O exemplo é a caixa de um violão. Esquece aqui o Red Bulls!

Vibração já é uma fenómeno mais antigo que parece.
Galileu, por exemplo, iniciou o estabelecimento das relações numéricas entre os sons em função das vibrações do objecto sonoro. Verificou-se que um determinado número de vibrações dá como resultado um som específico. Aumentar a frequência do número de vibrações por segundo torna o som mais agudo. O inverso produz um som mais grave.

O termo ruído pode ser empregue de diferentes perspectivas. Pode ser algo inoportuno, indesejável - para alguns -, perturbador podendo suscitar desconforto (o ruído sonoro). É um valor qualitativo e não quantitativo.

Espero com isto ter ajudado

Fica bem





José Da Silva adicionou o seguinte texto, 11 minutos e 9 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
Atenção q nao desvalorizei o teu comment

Só que acho que não era bem dessas respostas que o nosso amigo que abriu o topico esperava ^^ mas se calhar tou enganado! A tua informação foi muito boa, e pelo menos aprendi algo que não sabia é pra isso que venho ca todos os dias

Abraço companheiro
Concordo contigo Companheiro, quando te referes que pode não ser esta a resposta esperada pelo companheiro que abriu o tópico. Mas como bem vistes, eu referia-me a um comentário. Ainda assim, creio que o companheiro Taruga, tem agora alicerces para, tirando obviamente as ilações que lhe convir, interpretar ele próprio este fenómeno que tanto o aflige. Por vezes as respostas podem não estar na forma explicita, mas não deixa por isso de constituir uma mais valia!

Fica bem

Última edição de José Da Silva : Ter, 20 de Maio de 2008 às 23:27. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
José Da Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Maio de 2008   #14
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Barulho das E-Drums & Vizinhos

Citação:
Mensagem Original de José Da Silva Ver Mensagem

Concordo contigo Companheiro, quando te referes que pode não ser esta a resposta esperada pelo companheiro que abriu o tópico. Mas como bem vistes, eu referia-me a um comentário. Ainda assim, creio que o companheiro Taruga, tem agora alicerces para, tirando obviamente as ilações que lhe convir, interpretar ele próprio este fenómeno que tanto o aflige. Por vezes as respostas podem não estar na forma explicita, mas não deixa por isso de constituir uma mais valia!

Fica bem
Sem duvida,de acordo

Abraço!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #15
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Estava a fazer uma analogia e a dizer o que tu resumiste mas usando uma linguagem mais simplicada... se queres que eu comece a falar de taus, sones, limiares de audição e companhia eu começo mas vai na volta nem tu irias compreender, quanto mais o resto do pessoal do forum... eu tento explicar as coisas de uma forma simples e usando analogias e exemplos para que o comum dos mortais perceba.

So quero que as pessoas percebam que existem dois tipos de transmissão de som: pelo ar e pelo material e a este segundo tipo dá-se o nome de vibração... e logo som (ou ruído) é transmitido pelo ar mas temos vibrações que são transmitidas pelas paredes. Que no caso do tópico em questão será o problema que ele tem na cave. As vibrações que tu referes são outra coisa: é a movimentação das moléculas em torno do ponto de equilibrio (prefiro chamar oscilações para diferenciar das vibrações transmitidas pelo material).

Já agora o ruído é qualitativo e quantitativo ao mesmo tempo... e se fores fazer medições de acustica ambiental, do ponto de vista oficial, então o ruído é mesmo quantitativo.


Citação:
Grande confusão. Vamos começar pela Ressonância: transferência de energia de um sistema oscilante para outro, quando a frequência do primeiro coincide com uma das frequências próprias do segundo (que é a frequência natural do sistema, isto é, a frequência com a qual este sistema "gosta" de vibrar) dá-se a ressonância: o objecto vibra nessa frequência com amplitude máxima, só limitada pelos inevitáveis amortecimentos. O exemplo é a caixa de um violão. Esquece aqui o Red Bulls!

Vibração já é uma fenómeno mais antigo que parece.
Galileu, por exemplo, iniciou o estabelecimento das relações numéricas entre os sons em função das vibrações do objecto sonoro. Verificou-se que um determinado número de vibrações dá como resultado um som específico. Aumentar a frequência do número de vibrações por segundo torna o som mais agudo. O inverso produz um som mais grave.

O termo ruído pode ser empregue de diferentes perspectivas. Pode ser algo inoportuno, indesejável - para alguns -, perturbador podendo suscitar desconforto (o ruído sonoro). É um valor qualitativo e não quantitativo.

Espero com isto ter ajudado

Fica bem

Última edição de andreb : Qua, 21 de Maio de 2008 às 14:00.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #16
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Mensagem Original de andreb Ver Mensagem
Sem te querer ofender não vejo confusão nenhuma. Estava a fazer uma analogia e a dizer o que tu resumiste mas usando uma linguagem mais simplicada... se queres que eu comece a falar de taus, sones e companhia eu começo mas depois provavelmente nem tu irias compreender, quanto mais o resto do pessoal do forum... eu tento explicar as coisas de uma forma simples e usando analogias e exemplos para que o comum dos mortais perceba.

Já agora o ruído é qualitativo e quantitativo ao mesmo tempo...

E fazes muito bem em explicar assim! assim todos entende-mos ...se há aqui alguém que percebe de acústica e deve de saber todos os termos técnicos és tu
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #17
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

A questão não é saber quem é que percebe mais ou menos... o SADrums tb trabalha na área da acústica e deve saber mais de acústica ambiental que eu... a questão é tentar simplificar a linguagem para que quem não percebe nada fique a compreender as coisas básicas e não faça erros crassos
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #18
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Lá está...interessa é que quem saiba consiga explicar de forma que qq um entenda sem andar a meter termos técnicos em demasia (vulgo chinês pro comum dos mortais lol) e sem dúvida que o andreb consegue fazer isso mt bem....acho que uma pessoa que leia o qe ele disse conseguiu entender perfeitamente...
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Então como se chama ao "ruído" sentido e não ouvido?!
P.ex., há subwoofers que emitem frequências que só são sentidas e não ouvidas (pelo menos não num nível incomodativo)?
Quantos já não sentiram o aproximar de um avião pela ressonância provocada pelo ambiente físico em redor ainda antes de ouvirem o motor do avião?

Ou será que devo substituir a palavra ressonância por vibração?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #20
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Ou será que devo substituir a palavra ressonância por vibração?
Isto não é tanto a minha praia...mas eu diria que sim...(por causa da conclusão que faço no último parágrafo)

Eh pa...se calhar não vão perceber nada do que vou dizer mas cá vai lol...andreb...se tiver dito asneira corrige-me lol:

Todos os objectos, se excitados, vibram...e cada um vibra mais numa determinada frequência (frequência natural)...

Se esse tal objecto for estimulado (por um agente externo) por uma vibração nessa frequência natural dele (do tal objecto), ocorre ressonância....

Portanto a ressonância acaba por ser uma vibração de amplitude máxima...assim creio que nem todas as vibrações são ressonâncias (pois nem todas ocorrem nas vibrações naturais dos objectos excitados) mas todas as ressonâncias são vibrações.....daí que a vibração seja um termo mais abrangente (visto englobar as ressonâncias)

Pah...li isto e achei uma confusão...dscpem lá qq coisinha
__________________
http://sadrums.mybrute.com

Última edição de sadrums : Qua, 21 de Maio de 2008 às 16:10.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #21
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Mensagem Original de sadrums Ver Mensagem
Isto não é tanto a minha praia...mas eu diria que sim...(por causa da conclusão que faço no último parágrafo)

Eh pa...se calhar não vão perceber nada do que vou dizer mas cá vai lol...andreb...se tiver dito asneira corrige-me lol:

Todos os objectos, se excitados, vibram...e cada um vibra mais numa determinada frequência (frequência natural)...

Se esse tal objecto for estimulado (por um agente externo) por uma vibração nessa frequência natural dele (do tal objecto), ocorre ressonância....

Portanto a ressonância acaba por ser uma vibração de amplitude máxima...assim creio que nem todas as vibrações são ressonâncias (pois nem todas ocorrem nas vibrações naturais dos objectos excitados) mas todas as ressonâncias são vibrações.....daí que a vibração seja um termo mais abrangente (visto englobar as ressonâncias).
Pah...li isto e achei uma confusão...dscpem lá qq coisinha
Então, mas isso não invalida o que eu disse acerca do bombo das digitais, ou seja, tu podes não ouvir o barulho fonte, mas as suas frequências causar vibração que por sua vez resulta na ressonância dos objectos circundantes! Além de que o ruído provocado muitas vezes é provocado pelo bater das peças e não pelo som provocado.

Ou não é nada disto?!


Sempre me disseram acerca do tema de isolamento acústico, que um dos principais pontos a isolar num edifício era os pilares de sustentação de um prédio. Se os pilares não fossem convenientemente isolados, uma pessoa que morasse no 10º poderia sentir a ressonância provocada pelas vibrações causadas no bar do r/c.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #22
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Então, mas isso não invalida o que eu disse acerca do bombo das digitais, ou seja, tu podes não ouvir o barulho fonte, mas as suas frequências causar vibração que por sua vez resulta na ressonância dos objectos circundantes! Além de que o ruído provocado muitas vezes é provocado pelo bater das peças e não pelo som provocado.

Ou não é nada disto?!


Sempre me disseram acerca do tema de isolamento acústico, que um dos principais pontos a isolar num edifício era os pilares de sustentação de um prédio. Se os pilares não fossem convenientemente isolados, uma pessoa que morasse no 10º poderia sentir a ressonância provocada pelas vibrações causadas no bar do r/c.
Sim...eu penso que o que dizes está correcto....apenas acho que em vez de usares o termo "ressonância" deverias usar o termo "vibração" pois essa vibração que ocorre (e de facto pelos pilares de uma casa, como referiste, transmite-se e pode ser mt problemático) pode não ser uma vibração ressonante (de amplitude máxima)....ou seja é uma vibração concerteza mas não necessariamente ressonante...

Mas é como te digo....eu tenho esta ideia e acho que está certa mas como não estou tão ligado à acústica "de edifícios" prefiro que o andreb (ou alguem com esses conhecimenos claro) opine....
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #23
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Algo que eu já tinha dito antes, e que a Greenglue resolveu. O barulho continua a ouvir-se é claro, mas as vibrações já não são transmitidas que no fundo era o que o vizinho se queixava algo que o José da Silva começou a divagar sobre o q era ressonancia e vibração.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #24
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Algo que eu já tinha dito antes, e que a Greenglue resolveu. O barulho continua a ouvir-se é claro, mas as vibrações já não são transmitidas que no fundo era o que o vizinho se queixava algo que o José da Silva começou a divagar sobre o q era ressonancia e vibração.
Onde se compra a Greenglue e qual o seu preço?
Não conhecia essa cola. Já andei a investigar e parece uma boa aposta para tapar buracos por onde foge o som.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #25
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

A empresa http://www.someacustica.com/ que o andreb faz parte, é que me vendeu a cola. Podes-lhe mandar uma msg e ele fala ctg, é uma excelente pessoa!
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #26
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

A Green Glue não é usada para tapar buracos por onde foge o som.. para esse efeito precisas de um vendante acústico... por acaso vou começar a vender um produto desses que se chama Silen Seal que é para aplicar nas juntas entre o chão e as paredes ou tecto e paredes para rectificar esses pontos fracos

http://www.someacustica.com/someacus...dante-acustico


A Green Glue é usada para aumentar o isolamento acústico em construções com pladur e MDF ou para criar um piso flutuante para amortecimento de vibrações....

A ressonancia é a frequência onde o sistema vibrará por assim dizer com mais intensidade

Última edição de andreb : Qua, 21 de Maio de 2008 às 19:24.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #27
José Da Silva
 
Membro desde: 25-Fev-2007
Local: Maputo
Mensagens: 25
José Da Silva será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Mensagem Original de andreb Ver Mensagem
Estava a fazer uma analogia e a dizer o que tu resumiste mas usando uma linguagem mais simplicada... se queres que eu comece a falar de taus, sones, limiares de audição e companhia eu começo mas vai na volta nem tu irias compreender, quanto mais o resto do pessoal do forum... eu tento explicar as coisas de uma forma simples e usando analogias e exemplos para que o comum dos mortais perceba.

So quero que as pessoas percebam que existem dois tipos de transmissão de som: pelo ar e pelo material e a este segundo tipo dá-se o nome de vibração... e logo som (ou ruído) é transmitido pelo ar mas temos vibrações que são transmitidas pelas paredes. Que no caso do tópico em questão será o problema que ele tem na cave. As vibrações que tu referes são outra coisa: é a movimentação das moléculas em torno do ponto de equilibrio (prefiro chamar oscilações para diferenciar das vibrações transmitidas pelo material).

Já agora o ruído é qualitativo e quantitativo ao mesmo tempo... e se fores fazer medições de acustica ambiental, do ponto de vista oficial, então o ruído é mesmo quantitativo.
Companheiro,

Foste lesto em avaliar os meus conhecimentos. Normalmente este tipo de avaliação precipitada, a distancia e no primeiro encontro, pode degenerar em situações pouco cómodas e constrangedoras. Muito menos quando aquilatas tendo como sustentáculo os teus próprios conhecimentos. Mas não te coíbas de demonstrar toda esta tua sapiência e mui douta experiência. Avança sem medos, pode ser que eu aprenda mais alguma coisa. Uma coisa te asseguro, tu não estavas a “dizer o que eu resumi mas usando uma linguagem mais simplicada...” – Definitivamente!
Explicar as “coisas de uma forma simples”, não é o mesmo que subtrair rigor e erudição ao que se diz, pelo contrario, é passar a mensagem de forma atingível a maioria dos cidadãos, usando o pouco (ou muito) do que eles conhecem sem deturpar nem acrescentar teorias própria que nunca foram provadas.
A transmissão de som, desprezando a sua complexidade, se não for feita através de sinais eléctricos – portadora Modulada RF, Par de cobre, Fibra óptica, etc., ela faz-se de uma única maneira – através do ar. Eis porque no vácuo não existe som – mesmo que tenhas lá paredes, tectos, e o que mais te suscitar a imaginação. Simples, hein?! O resto cais em teorias que não podes sustentar cientificamente. Quanto ao ser qualitativo ou quantitativo, acho que não deverias retira do contesto a afirmação. O que pretendia é afirmar que, usando da analogia, e imaginado o seguinte cenário: estas ouvir um som fixe, com uma certa pressão acústica (quantidade), e de repente aparece o efeito de larsen, o que te incomoda é a qualidade do som, mesmo que reduza a pressão, continuará a incomodar-te… Apanhastes a ideia? Por hoje basta…

Fica bem

José Da Silva adicionou o seguinte texto, 32 minutos e 11 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de sadrums Ver Mensagem
Isto não é tanto a minha praia...mas eu diria que sim...(por causa da conclusão que faço no último parágrafo)

Eh pa...se calhar não vão perceber nada do que vou dizer mas cá vai lol...andreb...se tiver dito asneira corrige-me lol:

Todos os objectos, se excitados, vibram...e cada um vibra mais numa determinada frequência (frequência natural)...

Se esse tal objecto for estimulado (por um agente externo) por uma vibração nessa frequência natural dele (do tal objecto), ocorre ressonância....

Portanto a ressonância acaba por ser uma vibração de amplitude máxima...assim creio que nem todas as vibrações são ressonâncias (pois nem todas ocorrem nas vibrações naturais dos objectos excitados) mas todas as ressonâncias são vibrações.....daí que a vibração seja um termo mais abrangente (visto englobar as ressonâncias)

Pah...li isto e achei uma confusão...dscpem lá qq coisinha
Companheiro Sadrums,

Já vistes que afinal não foi infrutífera a minha intervenção. Fico feliz! Não deixo de notar algum rigor na tua intervenção, sem atropelar a Física.

Fica bem

Última edição de José Da Silva : Qua, 21 de Maio de 2008 às 21:54. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
José Da Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Maio de 2008   #28
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Lamento informar-te mas não precisas exclusivamente de ar para o som se propagar, precisas de um meio, este pode ser liquido (água), gasoso (ar) ou sólido (parede).

Eu concordo que o ruído é qualitativo e quantitativo... podes de facto ter dois sons com o mesmo "volume" e um ser incomodativo e o outro não (se considerarmos o ruído como um som incomodativo)... mas do ponto de vista da lei essa avaliação é quantitativa.

Não vejo onde subtrai, como tu dizes rigor e erudição, nem onde inventei novas teorias, nem vejo como o faria em três pequenas definições de termos acústicos. Se já sabes tanto de acústica óptimo, porque no meu caso, o meu trabalho e educação fala por mim, não preciso de provar nada a ninguém, muito menos num forum de bateria. Nem estou minimamente interessado em discutir questões técnicas infindáveis (até porque não tenho tempo para isso) nem em entrar em guerra contigo ou com outro user sobre esta matéria.

Estou apenas interessado em explicar o ABC deste tipo de problemas a pessoas sem conhecimentos na matéria e usando a linguagem mais básica possível, porque entre saber nada e pouco saber vai uma grande diferença.

Se houver pessoas que compreenderam por minha causa que isolamento acústico e tratamento acústico não são a mesma coisa e que o som e vibração são coisas diferentes já fico feliz. Se houver pessoas que compreenderam que forrar uma sala de ensaio toda com espuma é uma má decisão, que as caixas de ovos nao se devem usar e têm pouca utilidade and so on and so on ja terão os meus comentários tido alguma utilidade

Última edição de andreb : Qua, 21 de Maio de 2008 às 23:48.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Maio de 2008   #29
José Da Silva
 
Membro desde: 25-Fev-2007
Local: Maputo
Mensagens: 25
José Da Silva será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Mensagem Original de andreb Ver Mensagem
Lamento informar-te mas não precisas exclusivamente de ar para o som se propagar, precisas de um meio, este pode ser liquido (água), gasoso (ar) ou sólido (parede).
(...)

Nem estou minimamente interessado em discutir questões técnicas infindáveis (até porque não tenho tempo para isso) nem em entrar em guerra contigo ou com outro user sobre esta matéria.
(...)

Estou apenas interessado em explicar o ABC deste tipo de problemas a pessoas sem conhecimentos na matéria e usando a linguagem mais básica possível, porque entre saber nada e pouco saber vai uma grande diferença.

Se houver pessoas que compreenderam por minha causa que isolamento acústico e tratamento acústico não são a mesma coisa e que o som e vibração são coisas diferentes já fico feliz. (...)
Penso que este teu comentário foi bastante elucidativo. De facto não há como discutir nem como discutir. O que estamos a falar é de uma situação própria de um companheiro e por isso ressalvei outras complexidades, para não perder objectividade tendo em conta que alguém já se insurgiu contra todas estas descrições técnicas. Nem tão pouco acredito que este seja o lugar indicado para debatermos assuntos mais técnicos – sem com isto querer monesprezar as capacidades intelectuais dos companheiros como já aqui se fez – mas apenas porque há lugares e fóruns mais indicados. Em todo o caso lamento que veja as minhas intervenções como uma atitude beligerante.

Para que saibam companheiros:

Naturalmente que o som propaga-se em diversos meios (nunca disse ao contrário). Completando
e de forma elementar posso dizer que as moléculas de ar movem-se mais depressa em temperaturas mais elevadas do que nas mais baixas. Assim se justifica que a velocidade do som seja maior no ar quente do que no frio.
O som propaga-se a 1.200 km/h a 0°C (temperatura de congelamento da água), e vai aumentado em 2 km/h a cada aumento de 1°C na temperatura. Por exemplo, a velocidade do som é de 4.600 km/h no hidrogénio a 0°C.
Respectivamente aos líquidos e sólidos, a condição é diferente da dos gases. Nos gases, as moléculas mantêm distâncias grandes entre si e quase não interferem umas nas outras. Ao aproximarmos as moléculas, elas desligam-se devido aos movimentos aleatórios. Nos sólidos e líquidos, todavia, os átomos e moléculas estão em ligação. Se eventualmente elas se aproximam, as forças de repulsão afastam-nas de novo rapidamente. Isto é principalmente verídico para os sólidos em que os átomos e moléculas se mantêm de forma +/- rígidas no lugar. Assim mais rígidas e firmes estão, mais rápido voltam à posição precedente, quando impelidos para próximo uns dos outros. Desta forma o som propaga-se mais depressa em líquidos do que em meios gasosos e mais ainda em sólidos, sobretudo em sólidos rígidos (apesar da densidade não ser a motivo fundamental).
Propaga-se no aço a aproximadamente 18.000 km/h e na água cerca de 5.300 km/h.

Esta informação ira contribuir mais para o enriquecimento a nível de cultura geral, do que para a solução do problema em causa.

Fiquem bem

Última edição de José Da Silva : Qui, 22 de Maio de 2008 às 11:18.
José Da Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Maio de 2008   #30
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Respondendo ao post inicial, eis na minha experiência pessoal:

Equadramento:
- Bateria digital em apartamento no 3ª andar (tenho vizinhos em baixo), num prédio construído nos anos 80.

Problemas:
- O ruído provocado pelos pedais do batente do bombo destaca-se claramente de todo o resto em termos de ruído.
- Também se ouvem as restantes pancadas nas outras peças mas com menor expressão.
- Quando em silêncio, os vizinhos sentem-se muito incomodados.

A questão é que a qualidade construção do meu prédio não garante o isolamento necessário à prática bateristica sem incomodar a vizinhança, então de noite nem pensar. Podemos minimizar as coisas procurando soluções como a do Grolubão, mas mesmo assim podem haver queixas.... que eu considero legítimas. O mais importante mesmo é haver um entendimento com o vizinho e tentar chegar a um compromisso.

Claro que esta é uma situação muito particular e pode não acontecer em muitos sítios, mas basta ver que se nós em nossa casa conseguimos ouvir os passos e o arrastar das cadeiras no vizinho de cima, certamente o nosso vizinho de baixo ouvirá os nossos.... por isso estando a bateria no chão e dado que ela produz um nível sonoro ainda considerável (não comparável a uma acústica claro) o mais certo é termos problemas.

Ah, é verdade! Não se esqueçam que os "vizinhos do lado" também são gente!

Saudações
canas
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Maio de 2008   #31
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Citação:
Claro que esta é uma situação muito particular e pode não acontecer em muitos sítios, mas basta ver que se nós em nossa casa conseguimos ouvir os passos e o arrastar das cadeiras no vizinho de cima, certamente o nosso vizinho de baixo ouvirá os nossos....
Não necessariamente... se o piso for flutuante muito desse ruído de percussão que referes é amortecido pelo piso e não passa para baixo.

Quanto a nivel sonoro, uma bateria digital não produz assim tanto ruído.. no entanto à noite existem pessoas que são extremamente sensiveis e que podem acordar por tudo e por nada.. logo sugiro que não se toque à noite
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Maio de 2008   #32
José Da Silva
 
Membro desde: 25-Fev-2007
Local: Maputo
Mensagens: 25
José Da Silva será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Gostaria de deixar aqui um projecto assaz interessante. Apenas frisar que não sou o autor mas que pelo seu interesse não me inibi de aqui apresentar.

Aqui está o conceito sobre a forma como a fazer uma boa plataforma para amortecer as vibrações e sons do kit de bateria. Esta plataforma é feita com contraplacado 12,7mm de espessura e bolas de ténis. As ferramentas necessárias são: uma serra, berbequim eléctrico, broca, e uma serra craniana.

Dois elementos adicionais, terá de ter em conta:


1. Quão grande poderá ser o estrado de madeira para que o Kit e o Baterista possam encaixar confortavelmente sobre a base.

2. Em certas áreas do estrado haverá mais peso a incidir sobre elas, como nos casos dos locais aonde uma pessoa mais pesada se irá sentar. Nestas áreas podem ser adicionadas algumas bolas extras de ténis para suportar esta carga extra. Estas bolas podem ser sempre adicionados mais tarde.
As imagens mostram pequenos pedaços de madeira contraplacada (acredito que com MDF seja também possível). Trata-se de um exemplo apenas. Uma plataforma real será muito maior.


Siga as figuras:







































Para arrematar o projecto poder-se-á forrar com alcatifa ou outro material a escolha.

O link do projecto:

http://www.dtxpressions.com/platform/

Fiquem bem
José Da Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 25 de Maio de 2008   #33
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Qual é o custo deste tipo de solução ? Queria comparar com a plataforma que eu e o Grolubão fizemos com Green Glue e MDF.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 25 de Maio de 2008   #34
José Da Silva
 
Membro desde: 25-Fev-2007
Local: Maputo
Mensagens: 25
José Da Silva será famoso em breve
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Gostaria apenas de acrescentar que, e segundo o autor do projecto e outros indivíduos que já experimentarem esta solução, o amortecimento é de mais de 95%. As bolas de ténis – que poderão ser das mais baratas ou usadas –, funcionam como pequenos air-bags. Antes de enveredarmos pela comparação, deveríamos comparar a solução na sua vertente da eficácia e exequibilidade. Se formos só pelo preço em detrimento da solução, então qualquer coisa serve desde que seja barato. Um pedaço de cortiça, o cobertor do caniche… ou numa visão mais extremista, chatear o vizinho e não usar nada!

Fiquem bem…



Já agora uma ideia que sem ser original, pode contribuir para algumas soluções:

http://www.diatonicmusic.com/platformphotos.htm



Fiquem bem…

Última edição de José Da Silva : Dom, 25 de Maio de 2008 às 12:44.
José Da Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Maio de 2008   #35
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Barulhos/Vibrações das Baterias Electrónicas: Incomodam mais os vizinhos de baixo, não

Há aqui mais estrados:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=1246
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
RMV -> P'ra alguns :) Stupify Baterias Acústicas 17 Seg, 17 de Janeiro de 2011 16:32
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37



São agora 21:47. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it