Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #1
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Viva pessoal!
bem,estou a criar este post com o intuito de saber qual a vossa maneira de tocar no pedal..(single/duplo)
pés deitatos na plaqua/sapata?
Meio levantado?
Usam a técnica em Pivot(movimento pra frente/trás ou esq/direita)?
falem-me das vossas preferencias e hábitos, vantagens e desvantagens de cada um.
abraço
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #2
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Eu utilizo o a ponta do pé, ou seja, o calcanhar levantado, e tento mexer a perna o menos possivel, fazendo apenas o movimento com o tornuzelo. Isto ainda não me sai na perfeição, mas axo que é a tecnica que me ajuda a ter mais velocidade no pé .
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #3
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
eu quando tou no speed de pedal duplo é como o cutlas diz, calcanhar levantado, mas, quando é singles, pe apoisado ó migo!
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #4
locust
 
Membro desde: 28-Jun-2006
Local: seixal
Mensagens: 209
locust está no bom caminho
pezinho

pa eu ponho la o pe e pronto...nao me preocupo como hei de dolocar o pe pra fazer isto ou aquilo,porque por instinto ele ja fica nessa posiçao..por norma levanto ate a perna pra lhe dar com força...e o calcanhar esta sempre vo ar...pa acho que este post esta uma beca seco!!!!cada um tem a sua maneira de tocar e aquilo que serve pra uns nao serve pra outros...é mesmo assim.curto a brava este boneco....

e ja agora aproveito pra dizer o seguinte! ja tenho maquete gravada pessoal,estou so a tentar por as musicas no my space...coisa que ainda nao sei fazer e nao me parece ser facil... se alguem souber como agradeçe desde ja a ajuda!!
locust não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #5
Drummer-
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Costa de Caparica
Mensagens: 18
Drummer- está no bom caminho
Eu é como diz ali o albano...apesar de não conseguir ainda fazer o efeito de "desdobrar" não tenho ainda flexibilidade no pé direito,talvez muito por culpa de ser canhoto mas desde o 1º momento q quis tocar como os dextros... xD




Hugs []
Drummer- não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #6
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
locust, este tópico é apenas uma curiosidade, porque existem variadas técnicas que de ajudam a improvisar a tua destresa. Cada um utiliza a tecnica com que se sente melhor, mas eu axo interessante estarmos a partilhar uns com os outros qual a tecnica que no satifaz mais.
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #7
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Locust, nem precisei de responder..tá tudo dito pelo Cutlas
Eu tb prefiro tocar com pé deitado no single e assim pra maiores velocidades levento o calcanhar(pedal duplo)como o Albano referiu,acho o pé deitado na plaqua mais estável e controlável quando se aplica muitos contratempos por ex.
Isto não é um concurso pra saber qual é a melhor forma de tocar,é pra malta debater as vantagens/desvantagens de cada um !

Última edição de Leodreammer : Qui, 31 de Agosto de 2006 às 17:09.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #8
halloween
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 40
halloween está no bom caminho
eu costumo tocar com o calcanhar levantado para poder dar mais poder no bombo durante as musicas (toco punk, o bombo é muito importante!), mas há musicas que têm um tempo demasiado rápido, portanto tenho de apoiar o pé todo.

locust, eu sei que já foi dito, mas o teu comentário foi uma beca desnecessário :\


fiquem bem
halloween não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #9
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Olha já somos 2 a curtir punk..lol
olha desde q começei a tocar habituei-me sempre a tocar com pé apoiado na sapata,faço bastante contratatempos,levantar o calcanhar teria agora + dificuldades e ficava meio confuso.
No punk há 2 tipos de batidas fundamentais ao meu ver,aquela em que o bombo dá duas pancadas seguidas e aquela em que acresecentamos contratempo é que uso +,a bandas que me influenciaram + foram: pennywise,nofx e millencolin..tara perdida,fonzie o 1º cd se bem q algumas andam + perto do harcore melodico pelo menos antigamente(pennywise).
Acho q para criar + resistencia o pé todo apoiado é melhor..ao fim de uns anos dá pra juntar controlo,velocidade e força,fodi#o é fazer o mesmo depois no esquerdo..

Já agora pra malta q n conhece tão aqui algumas porreiras:


(charlie brown jr.)
(censurados)
(tara perdida)
http://www.youtube.com/watch?v=Gqtk2R3tWaI ( goldfinger)
(offsping- MotA!!)
(sum 41)
( pennywise)
(millencolin)
(Nofx)
(blink 182 "old school" sem o travis,já lá vai uns 10 anitos.)
( e Fonzie,"rock my heart",a + conhecida deles no mundo inteiro,esta é boa embora seja do ultimo album)

os q n curtiram ouçam este classico dos machine head(5*)brutal o antigo bateristal!!:


Última edição de Leodreammer : Qui, 31 de Agosto de 2006 às 20:47.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Agosto de 2006   #10
Hugo Teixeira
 
Membro desde: 13-Mai-2006
Local: Espinho
Mensagens: 158
Hugo Teixeira está no bom caminho
Bem pessoal eu fui habituado pelo meu prof de bateria a tocar com o calcanhar levantado!E é assim que toco normalmente!
Toco principalmente rock,hard rock ou metal e esta técnica de calcanhar levantado "heel up" é para quem quer um som de bombo bastante forte!
Quando toco duplas nos pés toco na mesma com a técnica "heel up", mas dou um pequeno balanço para cima(levantando ligeiramente um pouco mais o calcanhar na 1ª) e para a frente(baixando rapidamente para a 2ª dupla)!
Mas se o vosso caso é tocar mais uma cena blues,jazz,etc é melhor usar a técnica "heel down", ou seja calcanhar em baixo, pois permite melhor controlo em tempos mais moderados!
Quando toco no pedal duplo e quando são tempos bastante rápidos toco mesmo só com a ponta dos dedos!Consigo maior rapidez!
Mas qualquer destas técnicas é válida é preciso é uma pessoa habituar-se a elas!


Abração pessoal portem-se mal!!!!!!
Hugo Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #11
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
bem, eu toco em heel up nos tempos mais lentos, a partir de 160/170 bpm's toco em "flatfoot", cansa menos porque tou a limitar o movimento...mas cada 1 é que tem de procurar a melhor forma...
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #12
Reidadroga
 
Membro desde: 17-Abr-2006
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 312
Reidadroga será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Hugo Teixeira
Bem pessoal eu fui habituado pelo meu prof de bateria a tocar com o calcanhar levantado!E é assim que toco normalmente!
Toco principalmente rock,hard rock ou metal e esta técnica de calcanhar levantado "heel up" é para quem quer um som de bombo bastante forte!
Quando toco duplas nos pés toco na mesma com a técnica "heel up", mas dou um pequeno balanço para cima(levantando ligeiramente um pouco mais o calcanhar na 1ª) e para a frente(baixando rapidamente para a 2ª dupla)!
Mas se o vosso caso é tocar mais uma cena blues,jazz,etc é melhor usar a técnica "heel down", ou seja calcanhar em baixo, pois permite melhor controlo em tempos mais moderados!
Quando toco no pedal duplo e quando são tempos bastante rápidos toco mesmo só com a ponta dos dedos!Consigo maior rapidez!
Mas qualquer destas técnicas é válida é preciso é uma pessoa habituar-se a elas!


Abração pessoal portem-se mal!!!!!!
Exactamente igual ao Hugo...quer a tocar normalmente, quer com duplas :D

Com jeito temos o mesmo prof...
__________________
Reidadroga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #13
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Bem tou a ver que temos varias opinioes,porreiro dá pra ter uma ideia das varias posiçoes usadas e resultados.
Já agora pro pessoal q toca + com os calcanhares levantados..levantam o calcanhar no momento das pancadas ou deixam a batente encostada a pele?
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #14
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Para uma melhor eficacia e controlo dos teus movimentos nao deves deixar o batente junto à pele.
A pancada é iniciada quando o batente começa o seu movimento, esse movimento inclui o bater na pele bem como o retroceder do batente.
Bem, mas isto nao é facil, é facil escrever isto, mas executar é complicado!

Quanto ao heel up e heel down, ja existem aí topicos sobre isto nao é?

DrumScores

Searching for perfection
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #15
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Eu ja vi videos no Drumerworld em que eles aconselham a deixar o batente encostado à pele! e outro que mesmo sem aconselhar deixam!
Eu no meu caso deixo encostado e neste momento ja tou tão habituado, que se tentar nao deixar, a força da mola faz comque o batente bata mais vezes que o necessário
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #16
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Encostado a pele fica logo a mão de semear,a diferença ao meu ver é que fazes o pivot de baixo pra cima penso eu de que..
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #17
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
ya! não tenho outra alternativa! lol, mas eu como toco a pouco tempo ainda nao treinei muito bem essas tecnicas e por agora limito-me a mexer o tornozelo de maneira a fazer com que o batente acerte na pele! lol! é o que se quer!
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #18
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de Leodreammer
Olha já somos 2 a curtir punk..lol
olha desde q começei a tocar habituei-me sempre a tocar com pé apoiado na sapata,faço bastante contratatempos,levantar o calcanhar teria agora + dificuldades e ficava meio confuso.
No punk há 2 tipos de batidas fundamentais ao meu ver,aquela em que o bombo dá duas pancadas seguidas e aquela em que acresecentamos contratempo é que uso +,a bandas que me influenciaram + foram: pennywise,nofx e millencolin..tara perdida,fonzie o 1º cd se bem q algumas andam + perto do harcore melodico pelo menos antigamente(pennywise).
Acho q para criar + resistencia o pé todo apoiado é melhor..ao fim de uns anos dá pra juntar controlo,velocidade e força,fodi#o é fazer o mesmo depois no esquerdo..

Já agora pra malta q n conhece tão aqui algumas porreiras:


http://www.youtube.com/watch?v=ncGuqzOoBuo (charlie brown jr.)
http://www.youtube.com/watch?v=tXqQuZAwbgY (censurados)
http://www.youtube.com/watch?v=TCCzye7oWmA (tara perdida)
http://www.youtube.com/watch?v=Gqtk2R3tWaI ( goldfinger)
http://www.youtube.com/watch?v=CjEOJCU9UM4 (offsping- MotA!!)
http://www.youtube.com/watch?v=4Cu9dKOC03I (sum 41)
http://www.youtube.com/watch?v=GgqdHRxCcWA ( pennywise)
http://www.youtube.com/watch?v=XLAD9NFpR50 (millencolin)
http://www.youtube.com/watch?v=WAERi32UaM0 (Nofx)
http://www.youtube.com/watch?v=PQUXjErvkEk (blink 182 "old school" sem o travis,já lá vai uns 10 anitos.)
http://www.youtube.com/watch?v=kzWXueTI3TQ ( e Fonzie,"rock my heart",a + conhecida deles no mundo inteiro,esta é boa embora seja do ultimo album)

os q n curtiram ouçam este classico dos machine head(5*)brutal o antigo bateristal!!:

http://www.youtube.com/watch?v=imqzVX1RrJE
Tambem curtes Charlie Brown jr...
Tambem gosto muito sao uma das minhas bandas favoritas, acho mesmo demais....
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #19
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Concordo ctg Brasas é uma banda bastante boa e versatil.
A voz do gajo tá de m+,coloquei porque é uma das bandas que tou a ouvir neste momento embora eu não considero punk musicalmente a atitude tá lá!!lol

já agora ouçam esta é + calminha,curto bastante a letra desta musica.

(lugar ao sol)


Última edição de Leodreammer : Sex, 1 de Setembro de 2006 às 16:35.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Setembro de 2006   #20
Hugo Teixeira
 
Membro desde: 13-Mai-2006
Local: Espinho
Mensagens: 158
Hugo Teixeira está no bom caminho
Pessoal quando eu toco com a minha técnica de pés preferida que é a "Heel up" ou seja calcanhar levantado,depois de bater na pele do bombo deixo ficar lá o batente!

Não sei se é bom ou é mau, mas foi assim que me habituei!

Abração
Hugo Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Setembro de 2006   #21
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Ao deixares lá o batente n faz com que o a pele desafine + frequentemente,ou mesmo folgas nos parafusos/buchas do bumbo??
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Setembro de 2006   #22
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
nao! nesse caro desafinava mais com uma pancada do que 1 hora com o batente encontado apenas à pele
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Setembro de 2006   #23
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Boas!!!

Realmente existe uma serie de tecnicas que se podem usar com os pes, o fundamental e encontrar a que nos da mais jeito e melhor performance, tanto a nivel de controlo de dinamica, velocidade, cansaço, força, etc
Mas deixem.me fazer um reparo se for possivel, isto nao é uma questao de ser melhor ou pior ou de estar certo ou errado,cada um executa como bem lhe apetece, mas a situaçao de deixarem o batento do pedal encostado ao bombo é matar o som, porque dessa forma nao deixam a pele ressoar o que tem para ressoar, saindo um som seco e cortado, experimentem a nivel de qualidade de som dar uma pancado e tirar o batente e deixar o batente, de certo que vao notar diferencas significativas na qualidade do som.

De certo que quase todos que tem aulas de bateria com professores vos foi dito que uma das coisas mais importantes para atingir um nivel interessante e a maneira como voces conseguem por a "cantar" a bateria, muitas vezes tem-se a ideia k isso so é possivel com boas baterias, tambem ajuda e um facto mas grande parte disse vem da maneira como tocamos, inclinaçao de entrada da pancada, se nao cortamos a energia no momento de impacto da pele, esta situaçao do batente no bombo, a pega da baqueta, etc etc e por ai fora. Quase de certeza que ja ouviram muitas vezes os vossos profs a dizer para nao atiraram as baquetas para la a sorte, para darem pancadas bem controladas.

Isto e so a minha opiniao e claro esta que cada um executa como quer e bem lhe apetece,com tecnica sem tecnica seja la como for, mas uma coisa importante so quem toca com boa qualidade sonora a sua bateria se pode aventurar a voos mais altos.

Abraços
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Setembro de 2006   #24
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Viva!

Eu agora só tenho digital mas quando tocava na velhinha power beat, deixava sempre o batente encostado na pele:

Citação:
Mensagem Original de bada
... mas a situaçao de deixarem o batento do pedal encostado ao bombo é matar o som, porque dessa forma nao deixam a pele ressoar o que tem para ressoar, saindo um som seco e cortado, experimentem a nivel de qualidade de som dar uma pancado e tirar o batente e deixar o batente, de certo que vao notar diferencas significativas na qualidade do som.
exactamente por este motivo. É que o tal som "cortado" soava-me muito melhor!
Se por um lado concordo com o bada, por outro discordo, pelo que acabei de dizer. Em muitos estilos e muitas baterias, o cantar do bombo não é assim tão bonito! lol
Por outro lado, e noto isso por mim próprio, é uma questão de feeling, pois agora na digital não faz diferença de som mas o feeling de "kick" tá lá e por isso continuo a deixar o batente encostado à borracha. E por incrível que pareça, consoante o som que escolho no módulo, o meu modo de tocar varia um pouco. Por exemplo se colocar um som de bombo mais crú, mais "vintage", já não tenho tanta tendência a colar o batente, toco com o pé mais "macio", lololol.....

Fiquem bem!
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Setembro de 2006   #25
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
isto está muito bom!
Há muita coisa que foi dito que me passava completamente ao lado
agora vou ficar + atento a esses pormenores..lol
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Setembro de 2006   #26
ricardo coutinho
 
Membro desde: 2-Set-2006
Local: agueda
Mensagens: 6
ricardo coutinho está no bom caminho
Postura

Penso e após ter frequentado um workshop com Vinnie Colaiuta que para se obter um bom equilibrio e controlo do pedal de bombo (single ou double) o fundamental é a postura relativamente ao banco e a maneira como nele nos sentamos.
Devemos montar o banco de maneira a que as nossas pernas fiquem paralelas ao solo e façam um angulo de mais ou menos 90 graus fazendo assim com que o peso do nosso corpo assente no banco e não sobre os pedais gerando assim um centro de gravidade sobre o mesmo assim como é aconselhável que nos sentemos só ligeiramente em metade do banco para que os nossos fémures trabalhem o mais livremente possivel não criando dificuldades à coordenação.
Um banco montado demasiado baixo cria também entraves à coordenação visto que muscularmente o trabalho das articulações é dificultado porque é dispendido um esforço muito maior nos membros inferiores.
Já agora o tipo de calçado também é importante assim como a afinação do pedal ou pedais.
É importante que o calçado não altere a sensibilidade em relação aos pedais assim como não ofereça atrito em relação aos mesmos.
A afinação dos pedais de bombo consegue-se verificar puxando o martelo do pedal de bombo até á base do mesmo (com ele montado na bateria como è obvio), largando-o tendo o martelo que tocar na pele uma só vez e depois oscilar livremente perdendo velocidade sempre gradualmente e não de uma só vez, se isto não acontecer existe atrito nos pedais que deverá ser corrigido (rolamentos gripados ou mal lubrificados. molas em mau estado, etc).
Relativamente á posição do pé no pedal própriamente dito deveremos achar um ponto de equilibrio no mesmo que normalmente se consegue obter usando a ponta do pé ligeiramente acima do meio do pedal o uqe vai também criar espaço no pedal para a utilização da técnica de slide.

Abraços a todos

Ricardo Coutinho
ricardo coutinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 2 de Setembro de 2006   #27
BRamos
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 17-Ago-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 1
BRamos está no bom caminho
posicionamento de pés nos pedais

oi leo,normalmente utilizo os pedais como a malta diz,com os calcanhares ligeiramente levantados, mas para cenas mais suaves como jazz pouso os calcanhares e pressiono com as pontas dos pés consegues sons muito mais suaves,portanto,depende do que se está a tocar..
BRamos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Setembro de 2006   #28
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de ricardo coutinho
Penso e após ter frequentado um workshop com Vinnie Colaiuta que para se obter um bom equilibrio e controlo do pedal de bombo (single ou double) o fundamental é a postura relativamente ao banco e a maneira como nele nos sentamos.
Devemos montar o banco de maneira a que as nossas pernas fiquem paralelas ao solo e façam um angulo de mais ou menos 90 graus fazendo assim com que o peso do nosso corpo assente no banco e não sobre os pedais gerando assim um centro de gravidade sobre o mesmo assim como é aconselhável que nos sentemos só ligeiramente em metade do banco para que os nossos fémures trabalhem o mais livremente possivel não criando dificuldades à coordenação.
Um banco montado demasiado baixo cria também entraves à coordenação visto que muscularmente o trabalho das articulações é dificultado porque é dispendido um esforço muito maior nos membros inferiores.
Já agora o tipo de calçado também é importante assim como a afinação do pedal ou pedais.
É importante que o calçado não altere a sensibilidade em relação aos pedais assim como não ofereça atrito em relação aos mesmos.
A afinação dos pedais de bombo consegue-se verificar puxando o martelo do pedal de bombo até á base do mesmo (com ele montado na bateria como è obvio), largando-o tendo o martelo que tocar na pele uma só vez e depois oscilar livremente perdendo velocidade sempre gradualmente e não de uma só vez, se isto não acontecer existe atrito nos pedais que deverá ser corrigido (rolamentos gripados ou mal lubrificados. molas em mau estado, etc).
Relativamente á posição do pé no pedal própriamente dito deveremos achar um ponto de equilibrio no mesmo que normalmente se consegue obter usando a ponta do pé ligeiramente acima do meio do pedal o uqe vai também criar espaço no pedal para a utilização da técnica de slide.

Abraços a todos

Ricardo Coutinho
Pois é...isso é muito bonito, mas eu toco em flat foot, tenho as molas hiper esticadas e o banco bem alto,lol...onde é que eu, e outros bateristas,muitos de renome ficamos no meio disso tudo?
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Agosto de 2008   #29
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Aqui vai um bom tópico que eu desenterro! Há muitos posts por aí do mesmo era bom juntar tudo para quem tem dúvidas encontra logo as respostas todas possíveis (nao é bem assim mas quase) num só tópico! Abraço!!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Agosto de 2008   #30
renato_m
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

alguem me explica o que é o flat foot???
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Agosto de 2008   #31
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

eu ponho o pé pouco a cima do meio do pedal, e calcanhar levantado
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Agosto de 2008   #32
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Calcanhar levantado mas nao muito, se for para dar speed entao so mesmo um bucado. Depois pe no meio do pedaç +- e movimentos de tras para a frente e virse versa.

Bom topico ja agora!!
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Agosto de 2008   #33
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Citação:
Mensagem Original de renato_m Ver Mensagem
alguem me explica o que é o flat foot???
Presumo que seja heel down, ou seja, todo o pé colocado em cima do pedal!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Agosto de 2008   #34
renato_m
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

yah over...

ja vi uns videos e é com o pe apoiado
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Agosto de 2008   #35
Rachello
 
Membro desde: 16-Abr-2008
Local: Porto
Mensagens: 30
Rachello será famoso em breve
Re: Debate: Qual é a vossa forma / maneira de posicionar os pés nos pedais? Participem!

Abaixo dos 170 bpm's : Flat foot e mais trabalho da perna inteira.

170 bpm's - para cima: Heel-up, e mt mt mais trabalho do pe apenas.

Costumo acentuar bastante, ajuda a relaxar o musculo e manter o tempo.

Abraço.
Rachello não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
O fim da alta fidelidade Sixxen Bandas e Música em geral 36 Qua, 15 de Abril de 2015 09:49
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Catdrums Catdrums Apresentação de Novos Membros 49 Qui, 8 de Março de 2012 20:06
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40
Època 2006/07!! Leodreammer Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 145 Qui, 7 de Junho de 2007 13:14



São agora 19:30. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it