Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 7 de Setembro de 2006   #1
Klomax
 
Membro desde: 29-Ago-2006
Local: Porto
Mensagens: 193
Klomax está no bom caminho
Pergunta Afinação de pedais

Antes de mais uma verdade que não se deve aplicar só a mim...
"Quando a arte é pouca a culpa é sempre do material" hehehe

O problema: Cheguei a um ponto em que não consigo meter mais speed no meu Ludwig, e a culpa de quem é?? do pedal ora nem mais, como comprar outro implica gastar uns Euros então a culpa já não é do pedal, é da afinação...

Procurei algumas linhas basicas para afinar o dito animal, mas não encontrei grande coisa, no entanto deixo aqui um pequeno tutorial sobre o assunto para discussão:

"In regards to spring tension, here is my opinion. Every person is different; we are all built differently and weigh differently. I teach my students to set the beater/spring adjustment so that when the pedal is just sitting there (your foot is no where near it!) the beater COULD be back as far as being parallel with the floor; depending on how loud you want and need to play. This part is crucial: WHEN YOU PLACE YOUR FOOT ON THE PEDAL (relaxed, just lay it on the pedal), THE BEATER SHOULD ONLY GO HALF WAY (the distance from the beater all the way back, to all the way forward, striking the head) TOWARDS THE DRUM. If you place your foot on the pedal (don't push), and it is touching or only a inch (or so) from the drumhead, you need to tighten the spring and/or re-adjust. If you place your foot on the pedal (relaxed, don't push) and it barely moves (you would have to really push to move it) the tension is too tight. The older I get I realize that the beater needs to be able to "swing freely" as much as possible, but not too much. In this way, you will be more relaxed, not burn so many calories, and be able to play longer without tiring!"
(In http://www.drummercafe.com/content/view/11/28/)

Podem comentar e deixar umas dicas e técnicas de afinação para que os menos dotados tenham pelo menos outras formas de abordar a problemática?...

Muito Obrigado
Carlos
Klomax não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Setembro de 2006   #2
Ricardo Fernandes
 
Membro desde: 25-Jul-2006
Local: Braga
Mensagens: 87
Ricardo Fernandes está no bom caminho
Boas...

Já tive esse problema... mas por vezes a culpa é nossa, outras vezes é do material.

Quando tive esse problema, perguntei a alguns amigos o que fazer:
Um disse-me para colocar os batentes mais perto do bombo, pois assim ganharia mais velocidade. Tive assim algum tempo, ganhei velocidade mas perdi segurança e eficácia.
Um outro deu-me o concelho que resoltou: apertar as molas ao máximo e tocar, tocar, tocar... passado algum tempo ganhei velocidade e mais resistência.

Ps: O meu pedal é um DW 7000;
Conheço pessoal que tem Iron Cobra que não tiveram grandes resultados...

Ricardo Fernandes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Setembro de 2006   #3
Klomax
 
Membro desde: 29-Ago-2006
Local: Porto
Mensagens: 193
Klomax está no bom caminho
Boa Ricardo! é mesmo esta a minha intenção, trocar ideias, técnicas e provocar a discussão!!

A que distancia estão os teus batentes das peles?

Outra coisa, faz sentido dizer que a afinação das molas deve ser proporcionalmente inversa ao curso dos batentes? Ou seja molas com muita força deve-se ter os batentes mais perto da pele?

A afinação do pedal do 2º Pedal deve ser exactamente igual á do 1º? ou deve-se tentar compensar a menor sensibilidade e capacidade do pé ... e adjacentes partes.. hehehe
Klomax não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Setembro de 2006   #4
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Boa questão!!!

erro topográfico lol
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Setembro de 2006   #5
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Boa questão!!!

Ora aqui está uma boas questão!!!
No entanto não nos podemos esquecer que a afinação do pedal está directamente relacionada com a força/resistência da pessoa, tipo de pedal, tipo de afinações possíveis, peso e material do batente, ângulo das pernas, etc,etc! A melhor afinação é aquela que depois de exaustivas tentativas nos dá mais precisão e agilidade nos toques sem grande ou nenhum esforço!
Na minha opinião pessoal é um erro apertar de mais as molas pois só estamos a forças os músculos perdendo destreza nos toques!
Quanto à afinação não têm que ser obrigatóriamente igual em ambos os pedais sendo que se deve testar várias maneiras tal como a distância do batente, a força das molas e o modo de colocar pé! Eu próprio já tive a experiência que basta uma pequena diferença num destes factores para deixar de conseguir efectuar determinadas coisas ou, pelo contrário, ter uma melhor performance!
Uma coisa é certa,temos dois grandes obstáculos: a "abituação" do corpo a determinada afinação e a perguiciteite aguda que não nos deixa explorar novas coisas!
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Setembro de 2006   #6
Ricardo Fernandes
 
Membro desde: 25-Jul-2006
Local: Braga
Mensagens: 87
Ricardo Fernandes está no bom caminho
Boas...

É assim, de momento toco com os batentes não muito próximo da pele, pois como tenho as molas com a tenção ao máximo perco um pouco de precisão nos rítmos alternados. Mais para a frente vou colocar os batentes mais próximos do bombo.

Um dos bateristas mais rápidos que vi a tocar com pedal duplo foi o Daniel dos Sindrome, na altura ele tocava com os batentes muito próximo do bombo, por isso ganhava mais velocidade.

Com este método consegui bons resultados, mas depende muito de relação entre o baterista e o seu pedal, no meu caso gosto muito dos pedais da DW e não penso em trocar...

Um abraço...
Ricardo Fernandes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Setembro de 2006   #7
locust
 
Membro desde: 28-Jun-2006
Local: seixal
Mensagens: 209
locust está no bom caminho
pedais

boas, eu ainda sinto necessidade de mudar algo mas nao sei o que em relaçao aos pedais..ja tive iron cobras,e pearls.agora tenho um eliminator,e sou obrigado a dizer que prefiro o tama!!mas estou contente com omeu pois ja nao uso ou toco temas de dois bombos sempre a dar...em relaçao ao batente tenho um problema,por mais que eu tente o batente do pedal esquerdo fica sempre mais afastado da pele do que o do lado direito...nao percebo porque e ja nem quero!!!!perdi varias horas a afinar este pedal e acrditem que o grande problema dele é a carrada de possibilidades!!!quanto a tensao da mola,o que eu faço é sentir o pedal como uma extensao do meu corpo..ou seja eu mexo o pe pouco ele toca pouco na pela ,eu dou com força ele da com força,talvez nao seja esta a melhor maneira de explicar mas é assim que eu regulo.quanto a tensao do esquerdo tentei fazer o seguinte afinar com o pe direito a tensao do mesmo e depois tentar tocar com o esquerdo....naaaaaaaaaaaaa!!!
o corpo nao é igual e alem disso existe o veio que liga os dois pedais e so isso ja faz uma grande diferença,eu acredito que dois bombos é a melhor soluçao e pronto mas como nao tenho por enquanto hipotese pra isso,tem de ser pedal duplo.o que fiz foi afinar a tensao de acordo com o meu pe!!toquei varios temas com o pe esquerdo ate conseguir uma sensaçao de conforto e pronto. mas digo que tem sido uma luta ente mim e o dito pedal pois pra mim ainda nao esta perfeito ...mas isso ate me agrada um pouco..e acho que nos a tocar vamos mudando a nossa maneira de o fazer,assim como a altura no banco e a posiçao dos timbaloes..
locust não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Julho de 2009   #8
renato_m
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: Afinação de pedais

boas pessoal, pensei em desenterrar este topico para serem colocadas mais ideias em relaçao a afinaçao dos pedais...

eu pessoalmente tenho um problema, onde apoio o pé ta muito perto da base e ao tocar parece que tenho pouco espaço...tipo quero puxar o sitio onde apoio o pé mais para cima, mas isso só consigo afastando o batente da pele...

nao sei se me fiz entender

Abraço
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Julho de 2009   #9
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Afinação de pedais

Citação:
Mensagem Original de renato_m Ver Mensagem
boas pessoal, pensei em desenterrar este topico para serem colocadas mais ideias em relaçao a afinaçao dos pedais...

eu pessoalmente tenho um problema, onde apoio o pé ta muito perto da base e ao tocar parece que tenho pouco espaço...tipo quero puxar o sitio onde apoio o pé mais para cima, mas isso só consigo afastando o batente da pele...

nao sei se me fiz entender

Abraço

Puxar o sitio onde apoias o pe como assim? Qeres levantar a base do pedal é isso? abraço

shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 28 de Julho de 2009   #10
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Afinação de pedais

Só conseguirias ter o batente perto da pele e o pedal afastado da base se encurtasses a corrente, mas parece-me dificil.

Experimenta afastar o batente da pele.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Julho de 2009   #11
renato_m
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: Afinação de pedais

Citação:
Mensagem Original de shurtugal Ver Mensagem
Puxar o sitio onde apoias o pe como assim? Qeres levantar a base do pedal é isso? abraço

shurtugal...
yah a base do pedal...onde apoio o pé...
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
O fim da alta fidelidade Sixxen Bandas e Música em geral 36 Qua, 15 de Abril de 2015 09:49
Esplanada: Piadas de bateristas (Drummer jokes) semi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 8 Sex, 23 de Dezembro de 2011 11:31
A importância das peles de ressonância - dicas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 118 Ter, 31 de Maio de 2011 17:11
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30



São agora 14:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it