Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #1
joelbelchior
 
Membro desde: 31-Out-2008
Local: Algarve
Mensagens: 39
joelbelchior será famoso em breve
Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Bons dias malta das baquetas,

estava eu aqui a dias a falar com um amigo meu que toca bateria quando ele me disse no meio da conversa que a tocar bateria gira a volta de três cenas: velocidade, tecnica e força. Eu nao sou um tipo com grandes conhecimentos a cerca da bateria, sou mais para o basico que outra coisa, entao fiquei a pensar nisto e decidi colocar aqui a duvida. Ele tem mesmo razao no que disse ou não? Como se conjugam entao estes tres factores num baterista e dependendo do estilo musical qual deles é o mais importante.

Digam coisas sobre isto

Cumprimentos
joelbelchior não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #2
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Antes de mais, tenho que dar os parabéns a ti e ao teu amigo por terem falado sobre este assunto. Se procurarem bem, encontram por aqui no forum alguma informação acerca desses aspectos e outros.

Velocidade, técnica, força, endurance, consciência, raciocínio, visão e audição...

Podiamos mencionar várias outras características que serão necessárias ao desempenho do baterista. Se quisermos considerar a velocidade, a técnica e a força como características base para um baterista, é outra história. E deste modo, podemos ter em conta características padrão para conseguir prever o sucesso ou não de um baterista: agilidade, destreza, capacidade física (endurance, força, membros), sentido rítmico, sentido de tempo, e por aí adiante.

Aliar a velocidade, a técnica e a força a determinados estilos vai depender da quantidade de cada uma destas características que o baterista vai de facto requerer e dispender. Acho prematuro associar directamente estas características com estilos (jazz-menos força e mais capacidade de improviso?; metal-mais força, rapidez e endurance?).

Este assunto lembra-me o assunto da gestão de energia. A velocidade, a técnica e a força conjugam-se da melhor forma se houver uma boa gestão de energia.
E sim, consegues estabelecer paralelos entre a bateria e as artes marciais.

Última edição de warlike : Dom, 19 de Abril de 2009 às 15:50. Razão: Pormenores :)
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #3
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

O warlike já disse muita coisa, mas discordo numa cena.

Embora não haja uma correspondência entre velocidade, força e técnica de certeza que reparas que há estilos muito diferentes de tocar. Muitas vezes uma música mais pesada é também mais rápida (mas também tens isso no jazz, que é um estilo muito mais 'soft'). No funk ou na música pop (falo de bandas tipo Anastacia, Alicia, Beyonce, etc AO VIVO) tens que usar muito mais técnica e groove, e jogas muito mais com as dinâmicas (a maneira como usas a força).

Se queres uma hierarquia entre esses 3 factores, eu dou-te a MINHA (há smp opiniões diferentes): Técnica, força e velocidade.
Porquê? Se tiveres uma boa técnica e um bom controlo da força que usas consegues ser mais rápido com maior facilidade.

Gil
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #4
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Muito humildemente acho um completo disparate essa frase.

Nao me querendo alongar muito sobre o tema apenas dou um pouco a minha opiniao, grande parte das pessoas jura e acredita a pés juntos que a bateria é um instrumento fisico. Eu acho que se divide mais ou menos em 80% trabalho cerebral e apenas 20% trabalho fisico.

A coordenaçao, dinamica, precisao em parte, e muitos outros factores para uma boa performance surgem da parte psicologica, quantos e quantos exercicio existem que nos deixam com o cerebro cansadao, que fisicamente sao muito lentos e simples mas de uma complexidade mental elevada. Porque é que temos mais dificuldade com o lado esquerdo, simplesmente porque o cerebro está super habituado no nosso dia a dia a dar ordens para o seu lado forte, que no caso de um destro é o direito.

Passa essencialmente por um trabalho muito grande a nivel mental, e isso demonstra-se muito facilmente com varios exercicios que nos deixam completamente aos papeis e sao coisas muito basicas que o nosso cerebro tem dificuldade em processar sem algum treino.

A parte fisica assume alguma importancia para mim, essencialmente na resistencia, velocidade e elasticidade.
Estes sao factores sem duvida fisicos que interessam a um baterista, que tem que ser treinados de forma completamente fisica.

Agora se estamos a falar de execuçoes de bateria muito basicas na sua essencia mas onde precisamos do maximo de velocidade e precisao possivel, ai sim o executar de bateria assume um cariz ja muito mais fisico, por ex: bateristas de grind, death, e o por ai fora, estilos musicais onde a velocidade e preterida em detrimento da complexidade ritmica da biomecanica humana. Nesta situaçao sem duvida alguma, componente fisica ganha uma preponderancia elevada.

Mas de uma forma mais geral, e repito, da forma como eu vejo a abordagem bateria, como um instrumento musical e nao apenas um instrumento de debitar pancadas a velocidade d luz, e digo tb que gosto e admiro imenso estes generos de execuçao, acho que a parte psicologica se sobrepoe quase sempre a parte fisica.

Pessoalmente isto e muito facil de demonstrar, com alguns exercicios, algumas brincadeiras, que nao executamos por falha cerebral e sua falta de treino.
Outra componente onde a parte psicologic assume uma relevancia muito elevada e nao concentraçao, confiança, control, relaxamento,etc

Quantos de nós damos pregos porque nao estamos confiantes??
Quantos ja foram tocar bebados e foi um disparate total??
Quantos falham pancadas porque nao estao relaxados??
Quantos antes dos concertos estao com medo de se esquecer das partes das musicas??
Quantos de nós achamos que nunca vamos chegar ao nivel do nosso colega melhor baterista que nos??


Isto tudo me acontece a mim, estou a dar exemplos meus, mas que sei perfeitamente que sao falhas todas elas de cariz psicologico, a mente comanda o corpo, e o nosso corpo so tem que ter algum treino para obedecer a mente.

Quanto parte da força acho entao um total disparate, força para que??? so se for para acartar a bateria.
A velocidade tem a sua logica e a sua importancia sim.

A tecnica tem que ser vista como um meio para atingir um fim, nao podemos viver obsecados pela tecnica nem a podemos negligenciar, mas acredito que a devemos ter sempre em conta, como uma via de nos ajudar a executar melhor determinada coisa, e nao podemos apenas ter uma tecnica. Ter uma panoplia grande de tecnicas, conhece-las e essencialmente perceber para que elas nos podem ajudar, nao as ter simplesmente para dizer que executamos com aquela tecnica, ha que ter a noçao que muitas vezes temos que ter a capacidade de adequar determinada tecnica determinada situaçao.


E ora bem, para variar ca ficou mais um testamento llololol

Isto são opinioes muito pessoais que tenho, mesmo dizendo que acho disparate o que o teu colega disse, respeito e se calhar para ele tem muito sentido. Para mim nao tem assim tanto quanto isso, e muitas vezes nao conseguimos dar aquele salto n execuçao simplesmente porque no estamos a conseguir ver mais alem, e contra mim mais um vez falo, dai isto de tocar bateria ser complexo e um processo de aprendizagem constante, onde certamente vamos chegar ao final da vida e perceber que ainda ficou muito por aprender.


Abraços
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #5
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

O único comentário que me surge a esse assunto é o seguinte: as três coisas mais importantes num baterista são... mais que três coisas.


Sendo mais concreto nos aspectos que referiste, para mim a técnica já conjuga os outros dois (força e velocidade), e mais umas quantas coisas mais, por isso acho uma redundância.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #6
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Acho que já se disse tudo.

Para mim, o único ponto que interessa desses 3 é a técnica, mas somente a necessária para conseguir expressar todo o sentido ritmico e musical de um baterista. Não sei porque, mas agora os bateristas já não se importam com o tempo. Manter o tempo é a principal função de um baterista, e para mim é das mais importantes.

Mas olha, se o teu amigo consegue ser baterista só com técnica, força e velocidade, os meus parabéns para ele. Ainda bem que consegue (agora depende é do conceito de cada um de baterista...).
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #7
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Concordo fundamentalmente com o Bada. Essa frase é para mim um perfeito disparate...

Primeiro que tudo, estes três factores são redundantes. O que é afinal a técnica? A técnica não é mais que a capacidade de conseguir aproveitar melhor a fisionomia do nosso corpo para conseguir atinguir maior velocidade com menos esforço. Olhem por exemplo para a técnica Moeller, que se baseia em aproveitar o ressalto da baqueta para atingir grandes velocidades com esforço mínimo. Um bateristas que domina bem a Moeller consegue tocar muito mais rápido com muito menos esforço do que um bateristas pouco dotado tecnicamente.

Num tópico semelhante, o Alex10 deu o exemplo do Neil Peart, a meu ver muito a propósito. No início da sua carreira, ele fazia-se valer da sua velocidade e capacidade física. Com a idade, essas capacidades começaram a degradar-se, e ele supriu essa lacuna desenvolvendo a sua técnica.

Como nem todos somos à partida uns poços de técnica, e esta se desenvolve fundamentalmente com o tempo, a velocidade e a força deverão existir na medida a suprir as lacunas de técnica que vamos tendo ao longo dos tempos.

Como tal, acho que as 3 formam a base da parte física do bateristas, que como o Bada disse, é para aí 20% daquilo que é tocar bateria.

Os outros 80% vem da parte psicológica, e são qualidades como a musicalidade, criatividade, coordenação, groove e versatilidade, entre outros.

Agora se o teu amigo acha que consegue ser baterista sem cérebro, só com técnica, força e velocidade, ok, tudo bem...
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Abril de 2009   #8
Almeida
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 77
Almeida será famoso em breve
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Boas

Não concordo com o que o teu colega disse...mas...são opiniões...
Faltam aí mais uma série de palavras com muito significado a meu ver....Feeling, groove, balanço...e acima de tudo muita CRIATIVIDADE

A velocidade, técnica e "força" são meios para atingir fins. Têm a sua importância mas não fazem milagres....

Just my opinion

Abraços
__________________

www.myspace.com/theguysfromthecaravan
www.myspace.com/zezedrums

Se não queres que ninguém saiba, não o faças!


Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #9
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Não concordo muito com a maioria do que foi dito.

Pois Força é algo praticamente desnecessário ao tocar. A própria técnica correcta é manter braços relaxados.
Para se dar uma nota mais forte (acentuação) não é necessária força muscular, mas sim elevar mais a baqueta (deixando-a ressaltar mais e/ou elevando um pouco mais o pulso ou mesmo o braço).
O maior volume sonoro da nota tem a ver com a distância que a baqueta percorre até tocar na pele ou prato.

Depois, as 3 coisas mais importantes num baterista são : Tempo, Groove e Feeling


Velocidade pouco interessa caso um baterista não consiga manter o tempo e o groove, pois ninguém quererá tocar com ele.
E Feeling não é esbracejar, abanar a cabeça e os cabelos longos, nem atirar baquetas ao ar... é principalmente sentir o que se está a tocar, tocar com alma e coração.


Acima de tudo... fazemos música!!!

NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 20 de Abril de 2009 às 05:34.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #10
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Eu organizaria as coisas mais desta forma:
dentro da técnica há várias coisas importantes, tais como a força e a velocidade (quando falo em velocidade nao me refiro apenas a extremamente rápido mas também a extremamente lento) controlo de dinâmicas o tempo entre outras....

Quanto a tocar bateria lamento informar, mas é bem mais do que reduzir a uma questão técnica.

Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Abril de 2009   #11
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Velocidade, Tecnica e Força (como se conjugam)

Citação:
Mensagem Original de joelbelchior Ver Mensagem
e na força não se pode fazer o mesmo, tocar muito forte/tocar muito suave

na velocidade vai do lento ao rapido na força talvez dê pra ir pela mesma ideia
Acho que podiamos reformular e substituir força por intensidade. Aqui já podemos ligar aos accents que o Nuno mencionou. Muita ou pouca intensidade ou o seu conjunto, tocando com o mínimo de esforço (lá está 'força') permitem as tais nuances rítmicas chamadas acentuações ou accents. Corrijam-me à vontade.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos) Gibraltar Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 9 Qua, 27 de Janeiro de 2010 00:42
Um video do Youtube com o Dave Weckl a ensinar como se afinam baterias (Back to Basics) santos Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 16 Qua, 28 de Junho de 2006 17:54



São agora 20:30. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it