Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 29 de Outubro de 2008   #1
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
A surdez dos bateristas - artigo #1

NOTA: Não, não é sobre os malefícios do volume que uma bateria produz - ainda não.

A surdez dos bateristas

Por João Figueiredo

Infelizmente, é já um lugar comum o baterista ser considerado o elemento menos “musical” no seio de uma banda. É inegável que é um elemento fundamental e nunca é pouco procurado para entrar para um projecto ou outro, mas quantos de vós bateristas foram confrontados com o facto de não serem consultados no acto da composição de uma música? Pois é, é comum sermos considerados dispensáveis nesse patamar e muitas vezes por culpa própria. Somos os principais culpados desta “discriminação” porque ainda descuramos a parte de teoria musical e conhecimentos de composição com muita frequência. Como já alguém me disse um dia: “não preciso de saber ler música para tocar bateria”. É infelizmente este género de pensamento que impera no seio das bandas. Mas houve outro “alguém” (neste caso podia nomear vários “alguéns”: Michael Lauren, Thomas Lang, Dom Famularo, etc…) que disseram que saber ler, escrever e compor música é tão ou mais importante que ser dotado ritmicamente.

O baterista tem de sentir-se tão “obrigado” a ser músico como outro elemento qualquer de uma banda. Não pode ficar a treinar paradiddles enquanto o resto da banda compõe uma música nova. É notório quando o baterista se senta à mesa com os seus colegas das harmonias e melodias e participa activamente na composição e estruturação de um novo tema. Nota-se logo uma muito maior fluidez nas linguagens utilizadas no tema, mais coesão entre a parte harmónica/melódica e a parte rítmica. Sabendo todos nós que a música no seu conceito mais vasto e universal é a soma entre estes três parâmetros (ritmo, harmonia, melodia) porque deixar para o fim o trabalho do baterista?

Aprendamos então a ler música, a compreender música em todas as suas facetas, escrever música em diversas linguagens. Quem sabe se um dia não estarão a “ensinar” um solo de guitarra para o vosso novo single?

A teoria musical hoje em dia é cada vez mais importante. Se porventura tencionam tornar-se freelancers então este factor é ainda mais importante. Um músico dotado muitas vezes é ultrapassado por um músico completo quando concorrem a um só lugar de baterista numa grande banda ou projecto ambicioso. É mais “apetecível” um músico competente, que trabalhe bem com metrónomo e que saiba ler música do que o maior solista do distrito…

Hoje em dia, com recurso às novas tecnologias, é cada vez mais fácil aprender música. Mas nunca, e sublinho nunca(!), pensem que aprendem tudo on-line. O Dennis Chambers é um caso isolado de um músico predestinado. O valor de ter aulas com quem sabe (e isto é muito importante perceber porque maus professores podem criar-vos vícios que podem não perder) é inestimável. Todos sabemos quanto custa ter aulas de qualidade em Portugal…mas vão ver que vale a pena o investimento quando no futuro estiverem a tocar para os grandes músicos portugueses e a viver da música!

Copiado do meu blog: www.joaodefigueiredo.blogspot.com
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Outubro de 2008   #2
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1



Apoio essas palavras!!!

Tens toda a razão e qualquer baterista deve ter conhecimentos mínimos de ler partitura, compassos, células rítmicas, etc.
O verdadeiro músico é aquele que tem um bocadinho de tudo!!!
Quanto a mim eu não posso dizer que não esteja na composição da minha banda, pois o meu instrumento de origem é o violino e aqui é quase obrigatório sabermos ler pautas e termos uma grande parte da teoria. Além disso tenho o conservatório quase completo.
O conservatório muita gente pesna que não é preciso e que basta ter umas aulas de Formação Musical(disciplina teórica onde se aprende a escreverem partituras, lê-las, etc.) e já está. Na minha opinião não é bem assim, devemos ter luzes para a nossa vida de músicos, não importa se fazemos apenas ritmo ou não, não importa se só estamos ali para acompanhar músicas com o PUM PUM PÁ, mas se é isto que gostamos de fazer, ao menos que o façamos como deve de ser!

Como dizes,não dá para aprender tudo on-line. Diria até que é praticamente IMPOSSÍvel , se não o for mesmo. Não me posso defender quanto a isto porque tive muitas poucas aulas na vida (de bateria). Quanto a isso de em Portugal ser difícil de arranjar professores que não sejam "charlatões" também concordo, mas mesmo assim há muito por onde procurar e há professores/bateristas de qualidade em Portugal!


De qualquer maneira esse "desabafo" fez-me pensar na minha vida como músico e estou completamente de acordo.
Obrigado Over.

Abraços e não percam opurtunidades para saber mais, pois nunca, mas nunca sabemos tudo!!!


-------------------------------------------------------------------------------------------

Off-Topic: Adorei o poema da WC!!!Hehehehe

Última edição de andrep : Qua, 29 de Outubro de 2008 às 16:04.
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Outubro de 2008   #3
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Bom texto João!

Acrescentava apenas que esse problema não é exclusivo dos bateristas. Não faltam por aí guitarristas apenas preocupados em meter os seus solos, sem qualquer preocupação com composições, assim como baixistas, etc.

Mais do que tudo é preciso ter sensibilidade para um trabalho em conjunto dentro de um grupo de músicos. E já agora algum conhecimento musical e da musica como forma de expressão artística.

Abraços
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Outubro de 2008   #4
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
Bom texto João!

Acrescentava apenas que esse problema não é exclusivo dos bateristas. Não faltam por aí guitarristas apenas preocupados em meter os seus solos, sem qualquer preocupação com composições, assim como baixistas, etc.

Mais do que tudo é preciso ter sensibilidade para um trabalho em conjunto dentro de um grupo de músicos. E já agora algum conhecimento musical e da musica como forma de expressão artística.

Abraços
Concordo!! O texto foi escrito para bateristas e não querendo dizer que "somos" os únicos!

Abração!!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 29 de Outubro de 2008   #5
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Recomendo vivamente um programa chamado Ear Master. É usado para aprender a distinguir intervalos, escalas, acordes, etc. É mto completo!
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Outubro de 2008   #6
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Concordo com muito do que foi dito no post inicial, mas permitam-me uma pequena (grande) observação:

Só ficamos para trás na composição se não nos impusermos. A não ser que estejam a tocar temas já compostos e editados, Em Fetal Incest, posso afirmar que, apesar de não saber o nome das cordas de uma guitarra, grande parte dos temas tem o meu dedo. Digo "toca isto" ou assim, e se for necessário, trauteio para o guitarrista.

Por isso, percam o medo de usar a voz e a imaginação, só vos faz bem, por muito pouco que percebam de teoria musical. Não é um requisito para tocarem o que gostam como gostam! Já agora, levantarmo-nos da bateria e fazer silêncio durante as pausas dos ensaios também ajuda!
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 6 de Novembro de 2008   #7
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Achei o tema do artigo bastante interessante, o qual ainda não tinha sido ainda tão extensamente abrangido aqui no forum (que eu saiba, não )
Os conhecimentos de teoria musical não devem, em nenhum caso, ser barreira à troca de ideias no contexto da composição. Pode levar a mais horas de reflexão, podem ser riscadas muitas folhas, mas chega-se lá. Concordo que a leitura é essencial, sem dúvida alguma, para qualquer músico que se diga pessoa ligada à música profissional hoje em dia.

Obrigado e um abraço!

Última edição de warlike : Qui, 6 de Novembro de 2008 às 10:13.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 6 de Novembro de 2008   #8
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Muito bom o texto, sem dúvida! E também acho que se aplica a 100% a TODAS as disciplinas musicais... Grolubao: Boa dica! Vou dar uam vista de olhos nessa net fora para aprender um pouco sobr eisso! (mas haja tempo... )
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Dezembro de 2008   #9
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Quem sou eu para dize-lo...mas acho que merece um UP!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Dezembro de 2008   #10
jotta9
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 327
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Grande João!

Palavras bem sábias...

Mais entradas como esta sff!

Gande abraço! Reputaçao atribuida!
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Fevereiro de 2009   #11
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Obrigado pelas belas palavras... Quem me dera ter tempo para pôr mais textos que estão na mente em palavras no papel (ou no ecrã). Mas mais virão se tudo correr bem!

Abraços e abram esses ouvidos!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Abril de 2009   #12
Miguel Coelho de Oliveira
 
Membro desde: 22-Abr-2007
Local: porto
Mensagens: 41
Miguel Coelho de Oliveira está no bom caminho
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

Concordo com as tuas palavras, mas isso de ter aulas de qualidade em Portugal , é subjectivo, primeiro tens de ter algum dinheiro porque a dita qualidade custa dinheiro, depois a qualidade nem sempre está perto da tua casa o que implica ainda mais dinheiro em transporte. Depois isso de se tornar baterista profissional não é assim tão facil, e fazer vida disso ainda menos. . Se o mundo da musica desse dinheiro ia estudar musica. Mas como não se vive de ar e vento la temos que descurar a nossa paixão e fazer o frete de trabalhar noutra coisa qualquer para comprar uns pratitos novos.
lol
grande abraço
Miguel Coelho de Oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Abril de 2009   #13
lastf
 
Membro desde: 31-Jan-2009
Local: lisboa
Mensagens: 319
lastf está no bom caminho
Re: A surdez dos bateristas - artigo #1

5 estrelas.
Totalmente verdade, grande topic msm

Parabens
lastf não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Debate: As Doenças que mais afectam os Bateristas LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 36 Seg, 31 de Agosto de 2015 08:19
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
ARTIGO: Dos sinos aos pratos (Texto original do site batera.com.br) shorebrak Pratos (Cymbals) 2 Dom, 30 de Setembro de 2007 07:09
100 greatest rock drummers - Top de bateristas dos EUA no ano 2003 shorebrak Bateristas e Percussionistas 9 Seg, 13 de Novembro de 2006 05:24
Projectos/Bandas dos bateristas aqui do Forum DrumPhilosopher Bateristas e Percussionistas 21 Qui, 26 de Outubro de 2006 17:13



São agora 04:59. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it