Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 12 de Abril de 2009   #1
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Como gravar bateria? Como ligar microfones, mesas, cabos, monitores, auscultadores, etc?

Como fazer para gravar bateria? Como fazer as ligações entre mesas, computadores, microfones, monitores (in-ear), por aí? Alguém me pode explicar como fazer? Eu tenho alguns conhecimentos de mesa de mistura, cabos, jacks, entradas, saídas, ligações,..........
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Abril de 2009   #2
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como gravar bateria

Vamos lá ver

Precisas de mesa com phantom power, com canais suficientes para os micros que tens
Kit micros
Xlrs para todos os mics
Placa de som externa (não obrigatório, mas aconselho)
Portátil com entrada usb (no caso da minha placa)

Penso que não terás dificuldades em ligar cabos. Micro bombo, cabinho, zingas nele. Imaginemos que a tua mesa tem 12 canais, começas a ligar bombo, tarola, timboloes, overheads, etc, um cabo em cada canal (lembra-te de activares o phantom power. Se não ligares, chapéu aos overheads). Para nao te esqueceres de qual é qual, pega numa fita, escreve e cola lá. Depois de ligares isso, e depois de garantires que a mesa já está a receber sinal (lógico que convém teres os sliders de volume dos canais a bombar):
No "final" da mesa, tens dois sliders de volume. São de master, ou seja, enquanto os outros de cada canal controlam o volume do canal, aqueles controlam tudo. É aqui que entra o resto. Em cima desses sliders terás duas saídas jack / xlr, onde ligas dois cabos que te vão ligar à placa de som externa. Essa placa, provavelmente alimentada por usb como é o caso da minha (edirol UA-25), tem duas entradas para teres stereo, e ligas aí os dois cabos que saem da mesa. Arranjas um programa tipo nuendo ou logic, vais a devices e escolhes a placa (depois de sacares as drivers para meteres aquilo a funfar) e voyla, ta feito. Metes a gravar e ves o tipo de sinal que estás a receber. Se tiver a clipar, reduz volumes e ganhos. Certifica-te que na placa não tens digital in ligado. A placa de certeza que terá uma saída jack que com um adaptador jack-minijack faz com que consigas ligar os teus phones, e daí recebes a mistura toda da mesa como munição e como a placa está ligada por usb e fica como placa de som "mãe", ainda recebes o som que o pc imite.

abraço
__________________
MISSOM

Última edição de JoãoCampos : Dom, 12 de Abril de 2009 às 19:42.
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Abril de 2009   #3
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Como gravar bateria

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Vamos lá ver

Precisas de mesa com phantom power, com canais suficientes para os micros que tens
Kit micros
Xlrs para todos os mics
Placa de som externa (não obrigatório, mas aconselho)
Portátil com entrada usb (no caso da minha placa)

Penso que não terás dificuldades em ligar cabos. Micro bombo, cabinho, zingas nele. Imaginemos que a tua mesa tem 12 canais, começas a ligar bombo, tarola, timboloes, overheads, etc, um cabo em cada canal (lembra-te de activares o phantom power. Se não ligares, chapéu aos overheads). Para nao te esqueceres de qual é qual, pega numa fita, escreve e cola lá. Depois de ligares isso, e depois de garantires que a mesa já está a receber sinal (lógico que convém teres os sliders de volume dos canais a bombar):
No "final" da mesa, tens dois sliders de volume. São de master, ou seja, enquanto os outros de cada canal controlam o volume do canal, aqueles controlam tudo. É aqui que entra o resto. Em cima desses sliders terás duas saídas jack / xlr, onde ligas dois cabos que te vão ligar à placa de som externa. Essa placa, provavelmente alimentada por usb como é o caso da minha (edirol UA-25), tem duas entradas para teres stereo, e ligas aí os dois cabos que saem da mesa. Arranjas um programa tipo nuendo ou logic, vais a devices e escolhes a placa (depois de sacares as drivers para meteres aquilo a funfar) e voyla, ta feito. Metes a gravar e ves o tipo de sinal que estás a receber. Se tiver a clipar, reduz volumes e ganhos. Certifica-te que na placa não tens digital in ligado. A placa de certeza que terá uma saída jack que com um adaptador jack-minijack faz com que consigas ligar os teus phones, e daí recebes a mistura toda da mesa como munição e como a placa está ligada por usb e fica como placa de som "mãe", ainda recebes o som que o pc imite.

abraço
Reputação para o senhor sff
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Abril de 2009   #4
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Como gravar bateria

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Vamos lá ver

Precisas de mesa com phantom power, com canais suficientes para os micros que tens
Kit micros
Xlrs para todos os mics
Placa de som externa (não obrigatório, mas aconselho)
Portátil com entrada usb (no caso da minha placa)

Penso que não terás dificuldades em ligar cabos. Micro bombo, cabinho, zingas nele. Imaginemos que a tua mesa tem 12 canais, começas a ligar bombo, tarola, timboloes, overheads, etc, um cabo em cada canal (lembra-te de activares o phantom power. Se não ligares, chapéu aos overheads). Para nao te esqueceres de qual é qual, pega numa fita, escreve e cola lá. Depois de ligares isso, e depois de garantires que a mesa já está a receber sinal (lógico que convém teres os sliders de volume dos canais a bombar):
No "final" da mesa, tens dois sliders de volume. São de master, ou seja, enquanto os outros de cada canal controlam o volume do canal, aqueles controlam tudo. É aqui que entra o resto. Em cima desses sliders terás duas saídas jack / xlr, onde ligas dois cabos que te vão ligar à placa de som externa. Essa placa, provavelmente alimentada por usb como é o caso da minha (edirol UA-25), tem duas entradas para teres stereo, e ligas aí os dois cabos que saem da mesa. Arranjas um programa tipo nuendo ou logic, vais a devices e escolhes a placa (depois de sacares as drivers para meteres aquilo a funfar) e voyla, ta feito. Metes a gravar e ves o tipo de sinal que estás a receber. Se tiver a clipar, reduz volumes e ganhos. Certifica-te que na placa não tens digital in ligado. A placa de certeza que terá uma saída jack que com um adaptador jack-minijack faz com que consigas ligar os teus phones, e daí recebes a mistura toda da mesa como munição e como a placa está ligada por usb e fica como placa de som "mãe", ainda recebes o som que o pc imite.

abraço
Meu, obrigadão mesmo!!!! Vou-te já dar uns pontitos na reputação! É deste tipo de sócios que o BPT merece.



Já agora, o Nuendo funciona no Vista?
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals

Última edição de Dm4n : Dom, 12 de Abril de 2009 às 20:41.
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Abril de 2009   #5
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Como gravar bateria

Citação:
Mensagem Original de Dm4n Ver Mensagem
Como fazer para gravar bateria? Como fazer as ligações entre mesas, computadores, microfones, monitores (in-ear), por aí? Alguém me pode explicar como fazer? Eu tenho alguns conhecimentos de mesa de mistura, cabos, jacks, entradas, saídas, ligações,..........
Há múltiplas e variadas maneiras de gravar uma bateria. Deixo-te uma sugestão, tendo em conta que provavelmente não terás equipamento para gravar:

Recomendava-te montares um sistema que te permitisse gravar cada microfone na sua pista individual. Há muitas placas externas firewire com 8 canais e phantom power que te permitem fazer isso. Tipo esta: http://www.thomann.de/pt/presonus_firepod.htm

Em relação a software, tens este que faz tudo o que precisas, é leve nos recursos e é shareware: http://www.reaper.fm/

Em relação a microfones, e por prioridade:

2x Overheads (microfones de condensador) - Dependendo da disposição podem gravar o som das peças todas do kit.
1x Tarola (microfone dinâmico tipo shure SM57)
1x Bombo (microfone dinâmico tipo AKG D 112)

Depois mics para os timbalões, sala (ambiente)... etc. Mas com os 4 acima, fazes bem a festa.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Abril de 2009   #6
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Como gravar bateria

Quem sabe onde posso arranjar o Nuendo?
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 12 de Abril de 2009   #7
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como gravar bateria

O nuendo é um software que custa cerca de 4000 euros. Aqui no forum não pudemos postar material ilegal, nem nada do genero. Tu entendes o resto. Um conselho - versão H2O
Nuendo funciona no vista sim, mas tens que sacar um dll para ele funcionar. Tenho xp, por isso nisso acho que nao te posso ajudar.

abraço

ps: tal como disseram, se arranjares uma placa externa boa firewire podes dividir os mics por pistas em vez de sacares somente a mistura. São muito mais caras, mas podes tratar o som individualmente
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #8
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Como gravar bateria

(modo de infinita paciência de administrador LIGADO! )



Por favor, usar SEMPRE a pesquisa antes de começar novos assuntos!



-----------------------------------------------------------------------------
Aqui segue uma amostra do que já por cá existe sobre o tema:



Destacado: Sugestões para gravar bateria - Alguns videos no youtube com sugestões muito uteis
DrummerTL (Seg, 23 de Julho de 2007)

Destacado: Que micros baratos (apenas para gravar ensaios) é que devo comprar?
nofx (Dom, 14 de Setembro de 2008)


Que gravador comprar para gravar umas demos nos ensaios? (bateria, voz, baixo e guitarra)
Pedro Assis (Qua, 14 de Janeiro de 2009)

Qual a mesa de mistura IDEAL para gravar as músicas da minha banda e passar para o PC?
serbass (Ter, 6 de Janeiro de 2009)


Como posso gravar com a minha bateria electrónica em multipistas?
D-Ogre (Qui, 18 de Outubro de 2007)


Quero gravar ensaios com a minha banda. Que programa de gravação usar no PC?
Brigantino (Seg, 24 de Setembro de 2007)


Como posso gravar o som da minha banda num concerto que vamos dar em breve?
nersito (Qua, 14 de Março de 2007)

Como gravar a minha bateria electrónica no computador (PC) ou com um gravador multipistas?
Alvaro Miguel Abreu (Ter, 15 de Agosto de 2006)
-----------------------------------------------------------------------------



(modo de infinita paciência de administrador desligado... )
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #9
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Como gravar bateria

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
(modo de infinita paciência de administrador LIGADO! )


(modo de infinita paciência de administrador desligado... )
(modo de pedido de desculpas ligado)

Peço desculpa, Madeira, mas pesquisei e não encontrei nada do que queria, nao procurei o suficiente, muitas desculpas

(modo de pedido de desculpas desligado)

Dm4n adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 32 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
O nuendo é um software que custa cerca de 4000 euros. Aqui no forum não pudemos postar material ilegal, nem nada do genero. Tu entendes o resto. Um conselho - versão H2O
Nuendo funciona no vista sim, mas tens que sacar um dll para ele funcionar. Tenho xp, por isso nisso acho que nao te posso ajudar.

abraço

ps: tal como disseram, se arranjares uma placa externa boa firewire podes dividir os mics por pistas em vez de sacares somente a mistura. São muito mais caras, mas podes tratar o som individualmente
O que é isso?
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals

Última edição de Dm4n : Seg, 13 de Abril de 2009 às 16:15. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #10
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como gravar bateria? Como ligar microfones, mesas, cabos, monitores, auscultadores, et

Google it. Não posso dizer por aqui senão caem-me em cima
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #11
joao_figueiredo
 
Membro desde: 19-Jan-2007
Local: S. Joao Estoril
Mensagens: 8
joao_figueiredo está no bom caminho
Re: Como gravar bateria? Como ligar microfones, mesas, cabos, monitores, auscultadores, et

epa isto foi bue util, obrigadao kid.

tenho agora 250 euros +- pa gastar, e tou indeciso entre gastar num sistema de gravação básico ou num choque e isto vai ajudar-me a perceber qt é q vou ter q gastar ao certo lol.

tkx
__________________
Cumprimentos
joao_figueiredo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #12
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Como gravar bateria? Como ligar microfones, mesas, cabos, monitores, auscultadores, et

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Google it. Não posso dizer por aqui senão caem-me em cima
Ya, na boa, obrigadão na mesma.
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 13 de Abril de 2009   #13
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como gravar bateria? Como ligar microfones, mesas, cabos, monitores, auscultadores, et

Citação:
Mensagem Original de Dm4n Ver Mensagem
Ya, na boa, obrigadão na mesma.
...
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como posso gravar o som da bateria apenas com um ou dois microfones ligados à mesa? warlike Aconselhamento para a compra de material 23 Seg, 28 de Maio de 2007 10:45
Como posso gravar o som da minha bateria (e do resto da banda) no PC? Daniel Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 38 Qua, 29 de Novembro de 2006 00:18



São agora 14:57. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it