Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #1
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

Boas pessoal

Sendo eu relativamente nabo no campo da electrónica da bateria, venho aqui pedir ajuda para o seguinte:

- Surgiu a dúvida sobre a utilização de samples em concerto. Pois bem, sei que existem pelo menos duas formas de saber, sendo que apenas uma me suscita dúvidas. Em Sacred Sin, utilizava os teclados pré-gravados num ficheiro áudio com o metrónomo a dar o tempo. Tanto quanto sei, até foi o nosso amigo Rolando Barros que tratou disso antes de eu entrar para o substituir na banda. Contudo, o sistema nem sempre era fiável, pois podia saltar o CD ou falhar a pilha ao mp3. E põe-se o caso do metrónomo, que ainda é um equipamento com o qual não me dou particularmente bem (sim, dêem-me na cabeça).

A dúvida surgiu em Holocausto Canibal. Como não serão samples tão elaborados como uma linha de teclados, mas sim uma espécie de banco de sons e samples de curta duração (intros, efeitos especiais, gritos, gemidos, you name it...). Eu já tenho um módulo, um Yamaha DTXpress. As dúvidas são:

1. O módulo terá capacidade de armazenar os tais ficheiros em WAV ou assim? Como faço para os "meter" lá dentro?
2. Sendo possível armazenar, como seria o processo? Eventualmente teria de ter pelo menos um pad ou peça triggada para os disparar, certo?
3. Sendo que num concerto, vários temas teriam os tais samples, como garantir que não os disparo todos ao mesmo tempo?
4. Disparo sequencial, é possível?

Estas questões prendem-se com o facto de poder dispensar um portátil e toda a parafernália necessária (programação do tempo e samples em Cubase, mesa de mistura adicional...) e substituir tudo isso por um ou mais pads ou triggers.

Caso isto não faça sentido, digam-me e o motivo.

Obrigado a todos pela atenção desde já.
Abreijos
D-Ogre
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #2
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

também gostava de saber.

Até à data com Apotheus,a única solução mais viável é uma faixa de audio em que o baterista faz play no computador....Programa como o audacity ou logic, etc.

Mas, sou um nabo tb nisso!

HELP
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #3
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Citação:
Mensagem Original de D-Ogre Ver Mensagem
Boas pessoal

Sendo eu relativamente nabo no campo da electrónica da bateria, venho aqui pedir ajuda para o seguinte:

- Surgiu a dúvida sobre a utilização de samples em concerto. Pois bem, sei que existem pelo menos duas formas de saber, sendo que apenas uma me suscita dúvidas. Em Sacred Sin, utilizava os teclados pré-gravados num ficheiro áudio com o metrónomo a dar o tempo. Tanto quanto sei, até foi o nosso amigo Rolando Barros que tratou disso antes de eu entrar para o substituir na banda. Contudo, o sistema nem sempre era fiável, pois podia saltar o CD ou falhar a pilha ao mp3. E põe-se o caso do metrónomo, que ainda é um equipamento com o qual não me dou particularmente bem (sim, dêem-me na cabeça).

A dúvida surgiu em Holocausto Canibal. Como não serão samples tão elaborados como uma linha de teclados, mas sim uma espécie de banco de sons e samples de curta duração (intros, efeitos especiais, gritos, gemidos, you name it...). Eu já tenho um módulo, um Yamaha DTXpress. As dúvidas são:

1. O módulo terá capacidade de armazenar os tais ficheiros em WAV ou assim? Como faço para os "meter" lá dentro?
2. Sendo possível armazenar, como seria o processo? Eventualmente teria de ter pelo menos um pad ou peça triggada para os disparar, certo?
3. Sendo que num concerto, vários temas teriam os tais samples, como garantir que não os disparo todos ao mesmo tempo?
4. Disparo sequencial, é possível?

Estas questões prendem-se com o facto de poder dispensar um portátil e toda a parafernália necessária (programação do tempo e samples em Cubase, mesa de mistura adicional...) e substituir tudo isso por um ou mais pads ou triggers.

Caso isto não faça sentido, digam-me e o motivo.

Obrigado a todos pela atenção desde já.
Abreijos
D-Ogre
Citação:
Mensagem Original de albano Ver Mensagem
também gostava de saber.

Até à data com Apotheus,a única solução mais viável é uma faixa de audio em que o baterista faz play no computador....Programa como o audacity ou logic, etc.

Mas, sou um nabo tb nisso!

HELP
Boas
Sem ser um expert na matéria porque nunca toquei com isso, deverá ser como em estúdio.
Uma pista de áudio comum a todos os músicos, disparada por alguém. Tem de ter clic-track (Tempo e tipo de Compasso certos). Ou então disparado pelo teclista se houver. No caso de ser disparado pelo teclista, se ele for bom com o sftware, dá para aumentar o tempo das musicas adicionando mais compassos( Bars), se for por via de audio ( Wave ) vai ser limitativo porque terão de tocar exatamente o tempo da faixa do áudio. ( Mas dá para fazer outras coisa, mas isso requer coordenação, ensaios com o pessoal da técnica, etc.)
Para o baterista o click track terá de ser um pouco mais acentuado, lógico!!!!!!
Também vai obrigar a cuidados especiais com o som de monição.
In-ear e headphones. tocar com drum fild ém arriscado por causas do barulho. Pede ser disparado o sampler e o pessoal não ouvir as pancadas de inicio dos temas. Mas tem de ser muito bem estudado e equacionado porque isso para ser muito bem feito requer despesas adicionais pessoal.

Espero ter contribuido


Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #4
jamiro
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
Mensagens: 216
jamiro está no bom caminho
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Os unicos samples que a minha banda usa são antes da musica como fosse uma introdução . Na "porto de abrigo" o som do mar e na "voz da razao" o som de ambiente de guerra, esta ultima podem ouvir em myspace.com/sensocomumpt .
A unica forma que temos de as activar é com um portatil e o seu media player, ma smais tarde pensamos em comprar uma caixa de ritmos e por lá .
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #5
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Citação:
Mensagem Original de D-Ogre Ver Mensagem
Boas pessoal

Sendo eu relativamente nabo no campo da electrónica da bateria, venho aqui pedir ajuda para o seguinte:

- Surgiu a dúvida sobre a utilização de samples em concerto. Pois bem, sei que existem pelo menos duas formas de saber, sendo que apenas uma me suscita dúvidas. Em Sacred Sin, utilizava os teclados pré-gravados num ficheiro áudio com o metrónomo a dar o tempo. Tanto quanto sei, até foi o nosso amigo Rolando Barros que tratou disso antes de eu entrar para o substituir na banda. Contudo, o sistema nem sempre era fiável, pois podia saltar o CD ou falhar a pilha ao mp3. E põe-se o caso do metrónomo, que ainda é um equipamento com o qual não me dou particularmente bem (sim, dêem-me na cabeça).

A dúvida surgiu em Holocausto Canibal. Como não serão samples tão elaborados como uma linha de teclados, mas sim uma espécie de banco de sons e samples de curta duração (intros, efeitos especiais, gritos, gemidos, you name it...). Eu já tenho um módulo, um Yamaha DTXpress. As dúvidas são:

1. O módulo terá capacidade de armazenar os tais ficheiros em WAV ou assim? Como faço para os "meter" lá dentro?
2. Sendo possível armazenar, como seria o processo? Eventualmente teria de ter pelo menos um pad ou peça triggada para os disparar, certo?
3. Sendo que num concerto, vários temas teriam os tais samples, como garantir que não os disparo todos ao mesmo tempo?
4. Disparo sequencial, é possível?

Estas questões prendem-se com o facto de poder dispensar um portátil e toda a parafernália necessária (programação do tempo e samples em Cubase, mesa de mistura adicional...) e substituir tudo isso por um ou mais pads ou triggers.

Caso isto não faça sentido, digam-me e o motivo.

Obrigado a todos pela atenção desde já.
Abreijos
D-Ogre
Olá amigo D-Ogre,

faz uns anos que uso a Roland SPD-S que é sem duvida o que precisas, claro que há aparelhos de outras marcas mas falo daquele que uso e sei mexer.
A SPD-S tem 9 pads em que podes assimilar o ficheiro .wav ou determinado som que pretendas. Tem um slot para cartão de memória compact flash e basta passares o ficheiro no formato .wav para o cartão de memória usando um simples computador com leitor de cartões e depois inserires de novo na spd-s e fazeres um "file Import" para passares.
Com esta máquina substituis pads, portáteis, etc e tens tudo no mesmo.
Para disparares basta tocares com a baqueta no pad ao qual está já o loop ou sample assimilado.
Penso que neste momento a yamaha tem uma máquina superior do que a roland Spd-s que lançou há pouco tempo.
Tens a roland spd-s: http://www.roland.com/products/en/SPD-S/
E a nova yamaha: http://www.yamahasynth.com/products/...s/dtx_multi12/

Espero ter ajudado, mas tens aí no fórum alguém que te pode ajudar melhor que eu, que é o user CDAfonso, Cláudio Afonso que já adquiriu a nova yamaha.

Abraços,

Pipó
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Yep, a dica do Pipó é a melhor para o que pretendes.
E é um sistema muito usado por diversos bateristas.

Há outros mas um pouco mais complexos (p.ex., os usados pelo Akira Jimbo), que tem pads espalhados pela bateria que por sua vez disparam os sons assignados num módulo (que têm de ser pré-programados sequencialmente, indexados, etc). Resulta melhor, mas dá mais trabalho e para o que queres não vale a pena (além de sair caro).
E agora por estar a ouvir Rush também me lembrei que o Neil Peart também usa samples disparados por ele, mas acho que usa o módulo da TD-20 para isso.

Mas realmente a maneira mais simples é usares os tais pads de samples como os que o Pipó mostrou.


Para ilustrar o que disse do Akira Jimbo, aqui fica uma foto onde se percebe mais ou menos bem as suas ligações:

Pode-se ver os vários pads espalhados pelo kit que vão ligar ao módulo que está cá atrás (que suponho que seja da Yamaha).
Ele no workshop que deu em Portugal explicou como fazia isso tudo e como programava o módulo. Lembro-me de ele referir que dava trabalho (basta ouvir o trabalho dele para se perceber que há ali muitas horas perdidas em programação do módulo)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 22 de Fevereiro de 2010 às 19:01.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #7
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Boas

Antes de mais, muito obrigado pelas participações de todos.

A opção de Click-Track já eu conhecia e utilizei durante muito tempo. Este tópico foi aberto precisamente para encontrar alternativas. Mesmo assim, obrigado a todos os que responderam tão prontamente .

Pipó e Miguel Martinho: Acertaram em cheio em cheio naquilo que procurava. O post do Pipó deu a conhecer o equipamento e o do Miguel ajudaram à explicação. No entanto meus amigos, penso que o preço do equipamento para a utilização que vai ter se torna proibitivo. Como é para utilizar só com uma das minhas bandas (neste caso, Holocausto Canibal) acaba por não se revelar a opção mais $ensata, a não ser que apareça um excelente negócio nos usados.

Quanto ao esquema Akira Jimbo, Miguel, seria sem dúvida a opção mais viável. Mas para já ainda me faltam os tais pads e o conhecimento para trabalhar o esquema. Se por acaso tu ou alguém que estiver a ler isto souberem como o fazer, sou todo ouvidos.

E para rematar esta posta, sem dúvida que este fórum é uma excelente fonte de conhecimento. Nota-se o empenho de todos em ajudar quem precisa e há quem tenha muito para ensinar. No meio de montes de infantilidades que volta e meia surgem por estas cyber-bandas, há muito para aprender e descobrir sem dúvida. Tenho pena de não ser mais participativo ehehe.

Mais sugestões ou dicas são benvindas!
Obrigado a todos
Abreijos
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #8
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Olá D Ogre ja experimentaste pesquisar nos varios sites da yamaha tens la a explicar procuras pelo modulo e tens la tudo... eu tenho o da extremeIII e fz isso tudo de forma bem simples tanto por pen como directamante do computador
deixo-te uns sites que viisito as vezes:
https://www.yamaha.com/thehub/home.h...8&CTID=5042002

http://dtxtreme.yamaha-europe.com/

tens ficheiros em pdf de ajuda e so procurares pelo modulo que tens
espero ter ajudado
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Fevereiro de 2010   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Se o teu módulo der para meter sons lá para dentro, então tens o caso resolvido.
Caso não dê, a opção é usares, p.ex., um portátil onde ligas o módulo e lá usas um sequenciador normal em que quem dispara so samplers será o módulo (quando tocas no PAD).

Aqui o grande problema prende-se com eventuais latências que possas ter no sistema.
Além disso, tens de te certificar que o teu portátil está com uma performance boa e que não encrava a meio (senão acontece-te o que aconteceu ao Mike Gaspar num concerto em que o loop entrou com tempos errados e encravou - não sei que sistema ele usa, sei que deu barraca).

Antes de te tentar ajudar nas ligações, diz-me que material tens e se no teu módulo podes acrescentar novos sons (isto seria perfeito e tinhas o caso resolvido).
Hum... andei a ver e não me parece que dê para acrescentar sons... o que irá obrigar a usar uma fonte externa (o portátil).

Citação:
Mensagem Original de Dylan Dog Ver Mensagem
Olá D Ogre ja experimentaste pesquisar nos varios sites da yamaha tens la a explicar procuras pelo modulo e tens la tudo... eu tenho o da extremeIII e fz isso tudo de forma bem simples tanto por pen como directamante do computador
deixo-te uns sites que viisito as vezes:
https://www.yamaha.com/thehub/home.h...8&CTID=5042002

http://dtxtreme.yamaha-europe.com/

tens ficheiros em pdf de ajuda e so procurares pelo modulo que tens
espero ter ajudado
O problema é que o módulo dele não é o ExtremeIII
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 22 de Fevereiro de 2010 às 22:52.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #10
potain
 
Membro desde: 20-Abr-2006
Local: arganil...cbr
Mensagens: 79
potain será famoso em breve
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Citação:
Mensagem Original de D-Ogre Ver Mensagem
Boas

Antes de mais, muito obrigado pelas participações de todos.

A opção de Click-Track já eu conhecia e utilizei durante muito tempo. Este tópico foi aberto precisamente para encontrar alternativas. Mesmo assim, obrigado a todos os que responderam tão prontamente .

Pipó e Miguel Martinho: Acertaram em cheio em cheio naquilo que procurava. O post do Pipó deu a conhecer o equipamento e o do Miguel ajudaram à explicação. No entanto meus amigos, penso que o preço do equipamento para a utilização que vai ter se torna proibitivo. Como é para utilizar só com uma das minhas bandas (neste caso, Holocausto Canibal) acaba por não se revelar a opção mais , a não ser que apareça um excelente negócio nos usados.

Quanto ao esquema Akira Jimbo, Miguel, seria sem dúvida a opção mais viável. Mas para já ainda me faltam os tais pads e o conhecimento para trabalhar o esquema. Se por acaso tu ou alguém que estiver a ler isto souberem como o fazer, sou todo ouvidos.

E para rematar esta posta, sem dúvida que este fórum é uma excelente fonte de conhecimento. Nota-se o empenho de todos em ajudar quem precisa e há quem tenha muito para ensinar. No meio de montes de infantilidades que volta e meia surgem por estas cyber-bandas, há muito para aprender e descobrir sem dúvida. Tenho pena de não ser mais participativo ehehe.

Mais sugestões ou dicas são benvindas!
Obrigado a todos
Abreijos
nao podemos ter tudo neh? pa o spds e caro demais par ao que qeures mas com o teu modulo de uma forma facil sot e safas com um sampler no portatil, disparado pelos pads da bateria via midi, mas ai vai ter de andar com ele atras, e toda a cablagem e trabalho que isso exige. a opcao e tua. mas claro que apesar de dificil sem uvas tambem se faz vinho. pode e nao ter nada a ver com o que queres, o claudio vendeu o spd dele por 250 euros.

nesta casa ah dois anos comprei o meu por 290. pa nada como procurar.

boa sorte!

ps: e provavel que tambem haja uns samplers externos, no entanto devem ser mais caros do que o spds, e uma questao de procurares, muito usados por estudios e teclistas.
potain não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Pois, realmente ontem fui a pensar nisto para casa e usar o portátil como controlador de samplers pode ser complicado.
Depois, também poderá ter outros custos associados, p.ex., terás de comprar um interface midi para ligares o pad digital ao PC.
Depois, há o tal problema das latências e ainda terás de te ter uma boa saída de linha de audio do portátil.
Depois, há a questão da programação e sequenciação dos samplers. A escolha do software correcto e a configuração do módulo perante o software.

Depois de tudo feito, há a componente material a carregar que é como o Postain já referiu, é muita coisa e muito cabo.


A minha questão, é se não haverá por aí uns sampling pads de "marcas brancas". Porque o D-Ogre nem precisa de uma coisa muito evoluída. Basta uma coisita que dê para carregar os seus samplers e poder dispará-los ao vivo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #12
At Its Very Core
 
Membro desde: 16-Fev-2007
Local: Barreiro/Lx
Mensagens: 62
At Its Very Core está no bom caminho
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Bem , tirando a alternativa de usar pads ligados ao módulo da DTXpress a triggar os samples..

Podes usar um MPC tipo que arranjam-se a partir dos 50€ e ficas a triggar qualquer som que queiras

ou então isto. que é caro mas é excelente.

continuas é a ter que usar um laptop ou algo do género mas não vejo grandes problemas
__________________
Roland TD-4KX (upgraded) | DW 5002 | Superior Drummer 2.0 + SDX @ Macbook Pro
At Its Very Core não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #13
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Boas malta

Encontrei este site que versa sobre o primeiro DTXpress, que é o meu módulo. Pelo que consegui apurar para já, é possível o upload de sons e afins para o módulo.

Site: www.dtxpressions.com

Contudo, a solução da máquina AKAI também me parece mais viável que um SPD.

Continuem com as sugestões e desde já, obrigado mais uma vez por todo o apoio prestado!
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #14
Zeus
 
Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Barcelos
Mensagens: 251
Zeus tem uma aura espectacular à voltaZeus tem uma aura espectacular à volta
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

ola D.

Nos The ransack normalmente sou eu que dispara as intros, mas temos temas com violinos e partes vocais femininas "sampladas", nesse caso para tocar ao vivo uso click track, todas estas opções tenho usado um Mini.disc player, com saídas independentes, uma com audio para o PA e outra com o audio e click para mim. chegamos a procurar outras maquinas, mas o problema é sempre o mesmo, ou pouca capacidade, ou demasiado caras.... Nunca me saltou a cena do mini.disc... até ao momento foi dos mais viáveis que encontramos.

boa sorte!


[[ ]]
__________________
"thou shall know nothing, if you have not known everything."
Zeus não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Fevereiro de 2010   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [Ajuda] Samples ao vivo: Quem usa e como usar?

Pois, mas é a tal coisa, isso funciona dentro do contexto de clip-tack.
Simplifica realmente muito coisa, mas é preciso o baterista e a banda estarem bem à vontade com o metronomo.

Eu percebo o que o D-Ogre quer e percebo o porquê de ele querer assim. Eu caso usasse samplers também iria querer um sistema como o que ele pretende porque também não me sinto à vontade com clip-tacks.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 23 de Dezembro de 2010   #16
nelson_loud
 
Membro desde: 24-Ago-2007
Local: Ponte de Lima
Mensagens: 43
nelson_loud está no bom caminho
Re: Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

Boas amigos. Antes de mais peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas a dúvida que tenho enquadra-se dento do contexto dele, portanto, achei que não era necessário estar abrir um novo, espero ter feito bem. Cá vai a minha pergunta...
Tenho uma bateria digital roland td3, e queria colocar uma sequências de notas de guitarra baixo no pad do bombo, ou seja, ao dar uma batida no pad (do bombo) o modulo reproduz o som do bombo e ao mesmo tempo a nota do baixo, ao dar uma segunda batida, reproduz novamente o bombo, mas desta vez reproduz a segunda nota da sequência (do baixo), e assim sucessivamente até terminar a sequência e voltar ao inicio da mesma. Não sei se me faço entender, sou muito trapalhão a tentar explicar as coisas... vejam um vídeo do Akira Jimbo e devem perceber do que falo
O problema é que o modulo da minha bateria não tem essa função, corrijam-se se estiver errado (era óptimo se estivesse).
Assim sendo, tenho outra pergunta para vos fazer.
Já que o modulo não tem essa função e tendo eu um bom interface áudio, será que através do PC consigo fazer isso? Já liguei o modulo via midi, e com um vsti de guitarra baixo consegui facilmente por uma nota a sair juntamente com o som do bombo, mas uma sequência de notas é que não sei como poderei fazer.
E pronto, são essas as minhas dúvidas.
Abraços.

Edit: Encontrei um vídeo onde dá para perceber exactamente o que eu pretendo, mas lá está, o sujeito do vídeo faz através do modulo, que curiosamente é mais antigo que o meu, mas tem essa funcionalidade.

Última edição de nelson_loud : Sex, 24 de Dezembro de 2010 às 20:11.
nelson_loud não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #17
xines
 
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Évora
Mensagens: 751
xines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixe
Re: Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

Pessoal, quem poder ajude neste assunto que eu tb gostava de saber acerca do coment que o nelson postou.

Um abraço,
Xines
xines não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #18
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

Boas Ogre , ouve uma altura que usava metade da minha bateria digital na acustica , para disparar samples e usava 3 pads na bateria mais pad do bombo ligado ao modulo

como fiz : crias um template para cada musica ou varios por musica com a sucessao dos samplers que queres disparar eu punha por ordem para nao me confundir

sampler 1 pad 1
sampler 2 pad 2 e por ai fora

eu para nao me complicar normalmente so usava 4 samplers por musica 1 por pad e assim evitava tar a mudar de preset enquanto tocas tb é possivel mas julgo que a tocar nas horas como tu nao de muito geito


p tipo de samplers que eu disparava nao era propiamente arranjos de instrumentos mas sim efeitos especias ( tiros e bombas e socos nas trombas eheeheh

a grande questao e passar os sons para o modulo mas com um pouco de tempo
vais la

Using SysEx to download a kit In this example we will load a kit from a .SYX file and download it to the DTXpress.
Step 1 - On the DTXpress, select a user location (49-80) to receive the kit.
Important - the location you select will be overwritten with the new data. If you want to keep the user kits you already have, select an empty location before continuing.
Step 2 - Using DTXchange (or your SysEx program) click the LOAD button and select a .SYX file.
Step 3 - Click on Open in the file dialog box. DTXchange will load the file and display its name.
Step 4 - Now click on SEND. The DTXpress will briefly display "BULK Receiving, please wait..."
Step 5 - After a short delay, DTXchange will display the message "User Kit Sent!". The DTXpress will display "BULK Received."
Step 6 - That's it! You can now play the newly downloaded kit. If you want to save the new kit, you must press Save/Ent twice on the DTXpress otherwise it will be lost when you move to another kit.


se quiseres adiciona-me no msn isidropaixao@iol.pt
dou te uma ajuda nisso

abrassso a todos e boas festas
__________________
"Another day Another dollar"

Última edição de Isidro Paixao : Sex, 31 de Dezembro de 2010 às 12:05.
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

O modulo da TD-3 não dá para carregar sons, o que é limitativo, mas pronto...

Eu nunca testei isso, mas acho que terás de trabalhar com um sequenciador ou com um software de sampler no PC e a cada pad resignares o som (basicamente como o Isidro explicou para a Yamaha mas sem a parte de mandar os sons para o módulo).

P.ex., acho que o Reason faz isso, mas há outros VSTi de samplers mais simples que também devem de dar.


Mas é como referi, nunca testei (apesar de já andar com ideias para o fazer há muito tempo).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 2 de Janeiro de 2011   #20
nelson_loud
 
Membro desde: 24-Ago-2007
Local: Ponte de Lima
Mensagens: 43
nelson_loud está no bom caminho
Re: Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O modulo da TD-3 não dá para carregar sons, o que é limitativo, mas pronto...

Eu nunca testei isso, mas acho que terás de trabalhar com um sequenciador ou com um software de sampler no PC e a cada pad resignares o som (basicamente como o Isidro explicou para a Yamaha mas sem a parte de mandar os sons para o módulo).

P.ex., acho que o Reason faz isso, mas há outros VSTi de samplers mais simples que também devem de dar.


Mas é como referi, nunca testei (apesar de já andar com ideias para o fazer há muito tempo).
Obrigado pela resposta Miguel
A parte de resignar a cada pad o som que quero é bastante fácil, mas o problema é que eu não quero apenas um som no pad, quero um sequência de notas, tal e qual como o gajo faz no vídeo que eu coloquei. Mas já vi que a solução passa mesmo por comprar um modulo que já tenha essa função incorporada, de outra forma acho que não me safo. :/
nelson_loud não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 2 de Janeiro de 2011   #21
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

Sim, eu falei em som mas tinha em mente um sampler/sequenciador (que podem ser sequências de sons/melodias).

Pois, ou compras um pad ou configuras um portátil para isso (tens é de ter cuidado na sua manutenção para não "crashar" a meio de um concerto - atenção que também já vi acontecer isto a um Mac).

Nota: realmente o Akira Jimbo é um mestre na utilização destas funcionalidades. Quando vi o workshop dele cá em Portugal fiquei de boca aberta com o seu espectáculo "one-man-show".
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 2 de Janeiro de 2011   #22
nelson_loud
 
Membro desde: 24-Ago-2007
Local: Ponte de Lima
Mensagens: 43
nelson_loud está no bom caminho
Re: Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Sim, eu falei em som mas tinha em mente um sampler/sequenciador (que podem ser sequências de sons/melodias).

Pois, ou compras um pad ou configuras um portátil para isso (tens é de ter cuidado na sua manutenção para não "crashar" a meio de um concerto - atenção que também já vi acontecer isto a um Mac).

Nota: realmente o Akira Jimbo é um mestre na utilização destas funcionalidades. Quando vi o workshop dele cá em Portugal fiquei de boca aberta com o seu espectáculo "one-man-show".
Obrigado mais uma vez Miguel.
Acho que vou ter de me safar com o Pad, configurar o portátil era realmente o que eu queria, mas não tenho conseguido encontrar informação sobre isso.
Resta-me pedir-vos sugestões para Pads/módulos que tenham essa funcionalidade.
Obrigado.
nelson_loud não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Convocatória: Quem vai ao Festival do Secundário 2010 em Gouveia? Thelmo Petherson Encontros e Eventos da comunidade 22 Dom, 16 de Maio de 2010 12:11
Tutorial: Como converter discos de rebarbadora em bateria digital. (com fotos) Gibraltar Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 9 Qua, 27 de Janeiro de 2010 00:42



São agora 19:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it