Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 22 de Agosto de 2009   #1
Systik
 
Membro desde: 4-Ago-2009
Local: Braga/Leiria
Mensagens: 41
Systik está no bom caminho
Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Olá pessoal!

Todos vocês devem conhecer o software Guitar Pro. Dizem que é bastante bom para ver os acordes das músicas, aprender a ler pautas e tudo mais um pouco.
Na minha banda, usamos uma ou duas vezes mas não nos levou a lado nenhum.
Isto é, será melhor um guitarrista/baterista/baixista aprender as músicas de ouvido (demora tempo, mas a interpretação da música por parte do músico, fica muito melhor "afinada", o que melhora o "ouvido" do mesmo) ou será mais rentável ir a net, buscar uma tab e aprender a música dai?

Eu pessoalmente uso apenas para tirar o som da bateria, e ensaiar uma música, nem que seja só pela diversão, quando não estou com a banda. Uso bastante o metrónomo para uma coordenação mais rigorosa e ainda aprendo alguma músicas. O meu próximo teste será aprender a ler pautas, visto que como já tive aulas de piano durante uns anos, tudo o que seja tempo, etc, está tudo cá dentro.

Agora para compor músicas, não. Parece sempre mais fácil pelo programa. Prefiro o método antigo de cada um tocar para seu lado até encontrar-mos algo que fique minimamente bem. A partir dai é sempre a subir.

E tu? Usufruis deste programa? Se sim, de que?

Abraço!
Systik não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Agosto de 2009   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Nunca joguei e apenas conheço o jogo da net ou de ver alguma malta a jogar nos shoppings.
Não sei até que ponto é bom em termos técnicos, mas o que é bom é que cria certamente a vontade de quem joga de tocar aquele instrumento real.
Os acordes dá para ver mas depois na parte da execução na guitarra do jogo não tem nada a ver com a realidade. Da mesma forma que dá para ver as peças tocadas na bateria, mas depois não tem nada a ver em termos de tocar na prática naquele kit do jogo.


EDIT:
Após me chamarem a atenção é que reparei que afinal estava a confundir o Guitar Pro com o Guitar Hero.
Assim sendo, este meu post não faz sentido. Fica aqui apenas por uma questão de não criar aqui um buraco no tópico... mas esqueçam-no
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Sáb, 22 de Agosto de 2009 às 17:24.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Agosto de 2009   #3
kuba-wala
 
Membro desde: 13-Jun-2007
Local: Viseu
Mensagens: 35
kuba-wala está no bom caminho
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Nunca joguei e apenas conheço o jogo da net ou de ver alguma malta a jogar nos shoppings.
Não sei até que ponto é bom em termos técnicos, mas o que é bom é que cria certamente a vontade de quem joga de tocar aquele instrumento real.
Os acordes dá para ver mas depois na parte da execução na guitarra do jogo não tem nada a ver com a realidade. Da mesma forma que dá para ver as peças tocadas na bateria, mas depois não tem nada a ver em termos de tocar na prática naquele kit do jogo.
Não estarás a confundir com o Guitar Hero?
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
kuba-wala não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Agosto de 2009   #4
Systik
 
Membro desde: 4-Ago-2009
Local: Braga/Leiria
Mensagens: 41
Systik está no bom caminho
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Realmente Guitar Pro e Guitar Hero não têm nada a ver.
Systik não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Agosto de 2009   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Olha, pois é!!!
Li guitar pro mas pensei no Guitar Hero!!! Peço desculpa pelo meu lapso....


O Guitar Pro é uma ferramenta muito útil sem dúvida. Sim, acho que pode ajudar um músico a desenvolver algumas das suas capacidades.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Agosto de 2009   #6
kuba-wala
 
Membro desde: 13-Jun-2007
Local: Viseu
Mensagens: 35
kuba-wala está no bom caminho
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Bem me pareceu que estavas a confundir, até porque pessoal a jogar no Shopping só quer dizer uma coisa,.... playstation!!!
Quanto ao guitar pro, ainda só o usei para tirar algumas musicas na guitarra, por acaso ainda não o utilizei para aprender bateria. Mas sim, tb acho que é bastante útil, aprendes a tocar uma musica e depois ao treina-la melhoras as tuas capacidades, e sempre aprendes alguma coisa sobre pautas. Já para compor musica é que acho mais complicado, porque ou tens conhecimentos suficientes de teoria musical, ou então vai ser dificil escreveres lá alguma coisa (ou noutro programa qualquer), porque acho que aquilo é a mesma coisa que escrever à mão, com a vantagem de poderes ouvir o que estas a fazer.
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
kuba-wala não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Agosto de 2009   #7
Duarte Molha
 
Membro desde: 24-Ago-2006
Local: Alcácer do Sal
Mensagens: 133
Duarte Molha está no bom caminho
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Utilizo-o bastante. Tenho agora um novo projecto constituido por 3 clarinetes, uma flauta, sax alto, piano, trompa e xilofone (eu), e tiro muitas tabs do 911 tabs e posteriormente faço arranjos nas musicas e imprimo para tocarmos (transposiçoes, "inventar" partes).
É mesmo uma ferramenta bastante útil.
Duarte Molha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Agosto de 2009   #8
Dimdire
 
Membro desde: 6-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 176
Dimdire está no bom caminho
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Ajuda muito.
Eu uso bastante para compor, para treinar. por exemplo se quero tocar algo em que instrumento for tenho a musica. ouço-a, apreendo-a e depois com isso ja sei mais alguma coisa. logo ajuda muito em termos de tudo. tanto para apreender a tocar, como ensinar a compor, porque la há regras e tempos e compassos que são quase "obrigatórios".
__________________
beat until your fingers are bleeding
Dimdire não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Agosto de 2009   #9
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Mal não faz. O problema é que facilita muito a programação da bateria pelos guitarristas e já se sabe no que é que isso dá

Prefiro sempre fazer as músicas em ambiente de banda. Mesmo a compor coisas sozinho, sempre preferi gravar eu tudo (guitarra, baixo e bateria no cubase, já lá vão uns 10 anitos), nada de guitar pro.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Agosto de 2009   #10
Systik
 
Membro desde: 4-Ago-2009
Local: Braga/Leiria
Mensagens: 41
Systik está no bom caminho
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Citação:
Mensagem Original de Stitchz Ver Mensagem
Mal não faz. O problema é que facilita muito a programação da bateria pelos guitarristas e já se sabe no que é que isso dá

Prefiro sempre fazer as músicas em ambiente de banda. Mesmo a compor coisas sozinho, sempre preferi gravar eu tudo (guitarra, baixo e bateria no cubase, já lá vão uns 10 anitos), nada de guitar pro.
Mesmo. Quando compunha mos queriam que tocasse coisas completamente impensáveis para quem toca a tão pouco tempo como eu, e punham pratos e timbalões sem sequer os ter.

Última edição de Systik : Dom, 23 de Agosto de 2009 às 20:02.
Systik não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Agosto de 2009   #11
ja.ka.kanta
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.070
ja.ka.kanta tem uma aura espectacular à voltaja.ka.kanta tem uma aura espectacular à volta
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Uso, e é uma ferramenta muito util! Utilizo sobretudo para composição, mas tambem para fazer isso que fazes de tirar a música.
__________________
So grab your guns, And follow me.
ja.ka.kanta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Agosto de 2009   #12
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Citação:
Mensagem Original de Systik Ver Mensagem
Mesmo. Quando compunha mos queriam que tocasse coisas completamente impensáveis para quem toca a tão pouco tempo como eu, e punham pratos e timbalões sem sequer os ter.
Hehe, nem mais. No meu caso passavem-me musicas em que a bateria era basicamente pedal duplo e china.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Agosto de 2009   #13
Faintrap
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 46
Faintrap está no bom caminho
Re: Até que ponto o Guitar Pro ajuda um músico a desenvolver as suas capacidades?

Tudo o que componho (sozinho ou com a banda) é apontado em guitar pro. Quer sejam composições a começar em casa, sejam composições a começar a meio dum ensaio.
Se bem que se começarem a meio dum ensaio, simplesmente ponho o portátil a gravar para não perdermos a ideia. Depois ouvimos a gravação para recordar e apontamos em guitar pro.
__________________
"One Shot, One Kill."
Faintrap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 08:55. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it