Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Sex, 21 de Agosto de 2009   #1
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Gravação de Bateria Acústica

Viva pessoal. Tenho uma Tama Superstar EFX e neste momento estou em gravações com a banda.

Não estou nada satisfeito com o som da bateria. Os micros não são grande coisa mas pensei k conseguia melhor. São uns FAME SET II, e para gravar uso um interface LINE 6 ligado á mesa e o programa ADOBE AUDITION 3.

A minha questão é se o programa não é o mais indicado para gravar a bateria. Depois se gravar com outro programa dá pa juntar as pistas da bateria ao resto?

Aguardo boas indicações.

Abraço, Marcelo
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 21 de Agosto de 2009   #2
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Gravação de Bateria Acústica

Raramente se grava uma bateria e o som sem tratamento soa àquilo que se quer.

Não me parece que o problema seja do software. Se não tens um grande conjunto de microfones e preamps, e a acústica do sítio nao é tratada, não é o software nem a placa de som que vai fazer grande diferença. O que tens de fazer é ir experimentando plugins de equalização e compressão (pelo menos), ver os volumes da peças, etc. Isto para veres até que ponto consegues transformar o som em algo mais no teu gosto.

Obviamente isto tudo se a bateria está afinada e soa bem no espaço onde está. Outra coisa muito importante é a posição dos microfonoes (especialmente os overheads).

Boa sorte com isso!
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 21 de Agosto de 2009   #3
nickmason
 
Membro desde: 22-Mai-2007
Local: porto
Mensagens: 140
nickmason está no bom caminho
Re: Gravação de Bateria Acústica

Bem, digamos que o espaço é mau. È um espaço com cerca de 10x4m em que uma das paredes de 10m é so janelas. Depois temos o "tecto falso" e isso tudo não ajuda.

O problema é que não tenho compressores nem equalizadores, so uso mesmo o equalizador da mesa. Eu queria saber se há algum software que me possa fornecer essas opções.
nickmason não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 21 de Agosto de 2009   #4
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Gravação de Bateria Acústica

Eu não estou familiarizado com o Adobe Audition, eu uso o reaper: http://www.cockos.com/reaper/

É de borla e tem todas as funcionalidades que poderás precisar, alem de plugins VST compressão/EQ/reverb para começar. Depois podes sacar mais plugins e ir usando.

Pelo que percebi, estás a gravar a bateria em duas pistas mono (= 1 stereo). Isso dá-te muito pouca flexibilidade a tratar o som e vai-te dar muitas dores de cabeça. Experimenta fazer gravações só com os overheads e vai mexendo na posição deles. Só depois adiciona o resto dos mics. É a maneira mais razoável de trabalhares nessas condições.
__________________
SALVIA
Live 2011
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Agosto de 2009   #5
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Gravação de Bateria Acústica

usa o cubase sx 3 é mt facil de trabalhar, para compressores equalizacoes, tens o T-RACKS que simula aquelas racks de estudio que tem reverbs,compressores,gates e o cr*
s

se vais fazer 1 gravação em mono, tenta o maximo possivel fazer uma eq na mesa pa cada peça de forma a ficar a teu gosto, não ponhas muito gain se não distroce, não ponhas os overheads muito alto, e podes adiciona-los 1 bocado de reverb na mesa. mas só 1 bocadito!, tenta 1º fazer som ao bombo tarola, dps timbalos e entretanto pratos

abraços
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 20:22. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it