Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 8 de Setembro de 2009   #1
miguel.moreira
 
Membro desde: 11-Jul-2006
Local: lisboa
Mensagens: 16
miguel.moreira está no bom caminho
A filosofia "solística" de um baterista

Boas!

Desta vez um assunto um pouco mais abstracto e filosófico. Qual é a vossa abordagem ao solo de bateria? É mais textural, mais rítmica, mais virtuosística, é uma oportunidade de abrirem o vosso saquinho de "fills" e despejarem-nos de uma forma mais ou menos aleatória a medida que o vosso espirito vai solando, ou tentam contar uma história?

Eu estudo e toco maioritariamente jazz, pelo que há um privilegiar da construção baseada mais na textura e no som, do que propriamente na técnica ou em fills. Já com música brasileira e latinadas, intuitivamente, o solo torna-se muito mais rítmico. Mas gostava de saber como é a vossa abordagem nestes e noutros géneros músicais.

abraços
miguel.moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Setembro de 2009   #2
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: A filosofia "solística" de um baterista

Por opcão não costumo solar nos gigs, mas quando acontecer geralmente é uma mistura de ritmos e pequenos breaks e fills. Para já não tenho muito "chops" ou "licks", e nunca fui do genero "olhem mas é para mim!", quanto a mim é como se diz "it's all about the groove" e deixar a cena soar o máximo que consigo!

Mas confesso que adoro ver/ouvir aqueles bateristas cromos!

Abraços
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Setembro de 2009   #3
drummerCM8
 
Membro desde: 3-Set-2009
Local: barcelos
Mensagens: 38
drummerCM8 está no bom caminho
Re: A filosofia "solística" de um baterista

oi,tudo bem!
É assim, eu acerca da filosofia solística é o seguinte: para mim para fazer um bom solo o segredo é o sentir e nao o pensar! mas o estilo de música em que seja necessário sentir muito mais é com toda a certeza o zazz! no rock é necessário talvez um ritmo que se enquadra na musica do que propriamente o sentir por isso é preciso pensar!

Eu estou a pensar agora formar uma big band ou mesmo uma banda de zazz porque talvez preciso mais de sentir do que pensar!

Abraço

drummerCM8 adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 53 segundos depois:

esqueci me de dizer uma coisa!

eu nao gosto de me exibir, gosto que me apreciem apenas!

Abraço

Última edição de drummerCM8 : Ter, 8 de Setembro de 2009 às 14:04. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
drummerCM8 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Setembro de 2009   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A filosofia "solística" de um baterista

Não tenho por hábito solar e tento sempre fugir a esse número nos concertos.
Não sou adepto de solos técnicos por isso prefiro tentar fazer uma mistura entre texturas e ritmos.

Mas admito, sou fraco a solar...
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Setembro de 2009   #5
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: A filosofia "solística" de um baterista

nao sei solar

o q eu faço é improvisar pela bateria toda (o q nao se pode chamar de solo, vindo de mim..). por vezes tenho com base um ritmo, por outras vezes nao tenho nada por base. faço o q me soa melhor, tento sentir ao maximo o q estou a fazer. curisoso teres falado em "contar uma história", porque por vezes também é mesmo isso q eu tento fazer. tento fazer uma progressão de ritmos e fills q vão aumentando ou diminuindo na intensidade/dificuldade/rapidez..

mas isto sou eu
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Setembro de 2009   #6
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: A filosofia "solística" de um baterista

Pois..sou como o Miguel, tambem a solar nao sou grande coisa
mas tambem ainda tenho pouca experiencia e com o tempo tudo se faz!!

Última edição de David Teixeira : Ter, 8 de Setembro de 2009 às 16:59.
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Setembro de 2009   #7
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: A filosofia "solística" de um baterista

Já respondi a essa pergunta algumas vezes aqui no fórum. Aliás, há tópicos exactamente com o mesmo conteúdo. É questão de pesquisar e/ou juntar a informação.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Setembro de 2009   #8
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: A filosofia "solística" de um baterista

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Já respondi a essa pergunta algumas vezes aqui no fórum. Aliás, há tópicos exactamente com o mesmo conteúdo. É questão de pesquisar e/ou juntar a informação.
e agora q falas nisso eu ja tenho um post assim
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Anedotas ! Bora lá rir e descontrair ! David Calhau Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 229 Dom, 23 de Outubro de 2011 10:29
RMV -> P'ra alguns :) Stupify Baterias Acústicas 17 Seg, 17 de Janeiro de 2011 16:32
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 03:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it