Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).


Resposta
Opções
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #71
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O jazz é musica de cultura do povo, dizer que é preciso formação para o perceber é contradizer a génese do jazz.
Não sei se estás a contrapor ao que eu digo, mas não tenho estado a afirmar que é preciso formação para perceber o jazz. O que digo é diferente: que a formação teórica ajuda a desfrutar de algumas coisas no jazz (exactamente como noutros estilos musicais).
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #72
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de fragosom Ver Mensagem
Miguel desculpa

De que povo estás falando? É que o nosso sem desprimor nem para o povo nem para o estilo, é o pimba
Não estou a falar de nenhum povo/país em concreto. Estou a falar do contexto em que apareceu o jazz.

Há algum país onde o jazz seja popular, ou seja, esteja ao mesmo nível de um "pimba" a nível de consumo do público?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #73
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de fragosom Ver Mensagem
Miguel desculpa

De que povo estás falando? É que o nosso sem desprimor nem para o povo nem para o estilo, é o pimba
Não acho que seja. O folclore e a música tradicional portuguesa sim, e ambos os casos são bem ricos.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #74
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Não sei se estás a contrapor ao que eu digo, mas não tenho estado a afirmar que é preciso formação para perceber o jazz. O que digo é diferente: que a formação teórica ajuda a desfrutar de algumas coisas no jazz (exactamente como noutros estilos musicais).
Não era para ti, aliás, nem era para ninguém em especial, era um pensamento.

Para esclarecer melhor a minha opinião:
Eu não tenho nada contra a educação e a respectiva formação musical. Acho necessária para quem quer atingir um nível superior como músico.
Também concordo que o saber não ocupa lugar, portanto, receber educação com o objectivo de perceber o jazz também não ocupa lugar.

Se acho imperativo ou necessário? Não e nem deve ser na sua essência.
Para mim não faz sentido fazer-se música para músicos (i.e., pessoas com formação musical).
Portanto, se me dizem que o jazz é música para músicos, então este estilo não é claramente para mim. Não por não perceber de música mas porque não vejo a arte inserida neste elitismo.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #75
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Estamos de acordo, então. Eu não acho que o jazz é música para músicos, nem acho que só esteja ao alcance de alguns. Música é para todos.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #76
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Estamos de acordo, então. Eu não acho que o jazz é música para músicos, nem acho que só esteja ao alcance de alguns. Música é para todos.
Sem dúvida nenhuma que a Música é para todos!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #77
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Eu sei que o Miguel estava a falar do povo americano, e mais concretamente do afro-americano, como sei que aquilo que se denomina pimba é um fenómeno relativamente novo, e sim as nossas raizes musicais tem mais a ver com musica tradicional com influencias multi-culturais devido ao nosso passado histórico. O que eu que queria dizer é que a génese do jazz diz respeito essencialmente ao povo americano de etnia negra e que portanto tal como noutros países, ele acabou (como outros estilos, rock incluido) por ser importado.

Musica para músicos... também não concordo, assim a elite ainda seria mais pequena, mas não deixa de ser um facto de que o jazz transporta consigo dificuldades estéticas para o ouvido comum, e que por isso, tem um publico mais especifico.
O publico de jazz, por norma vai para ouvir, não para o mosh ou dança como é comum noutro tipo de música. A sua génese no nosso pais, nunca sequer o foi, tal como o fado também não, nos US.
Não defendo a musica para músicos, mas infelizmente há pessoas que não conseguem assobiar 3 notas dentro de tom e por isso tem imensa dificuldade também em distingui-las.
Não é por isso que os músicos devem parar de evoluir só porque os outros não os conseguem entender.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #78
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

O rock é mexido, tal como o Metal, daí o movimento todo.
Dentro do jazz existe o Swing que é dançável

E em Portugal existe o Fado que também não é dado a mosh. Quem vai a uma casa de fados vai para ouvir...


Diz-me uma coisa, quem paga os músicos?! É o público, certo? se um músico deixar de fazer música para o público come do quê?! Quem reconhecerá valor ao seu trabalho?
A música nunca parou de "evoluir", no entanto, as obras de Mozart continuam a ser, passadas centenas de anos, continua a ser obra de arte e música para todos. Qualquer pessoa ouve Mozart! portanto... essa história da complexidade vs capacidade auditiva é relativa.
O meu pai nao assobia 3 notas seguidas e ouve Mozart...


Edit:
Por mim, o jazz pode ser elitista... quero lá saber, depois não mandem é bocas que "ah, ninguém o ouve" e que é prejudicado em relação aos outros estilos
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Sex, 8 de Outubro de 2010 às 17:09.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Outubro de 2010   #79
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
(...)


Edit:
Por mim, o jazz pode ser elitista... quero lá saber, depois não mandem é bocas que "ah, ninguém o ouve" e que é prejudicado em relação aos outros estilos

Tens razão. Mas curiosamente sinto que esse tipo de elitismo também existe entre os ouvintes de metal: "nem todos podem ouvir isto, é só para ouvidos exigentes e altamente treinados", e depois logo a seguir "bah, nunca vêm cá as bandas que eu quero ver porque este povo é ignorante e não ouve coisas com qualidade", etc.
Acho que isto do elitismo é mais de pessoas do que propriamente de estilos musicais.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Outubro de 2010   #80
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Tens razão. Mas curiosamente sinto que esse tipo de elitismo também existe entre os ouvintes de metal: "nem todos podem ouvir isto, é só para ouvidos exigentes e altamente treinados", e depois logo a seguir "bah, nunca vêm cá as bandas que eu quero ver porque este povo é ignorante e não ouve coisas com qualidade", etc.
Acho que isto do elitismo é mais de pessoas do que propriamente de estilos musicais.
Também há um bocado disso no metal sim senhor, mas no Metal defende-se a habituação de ouvido e não a necessidade de se saber música para se compreender/decifrar o que estamos a ouvir no meio daquela parede sonora.
Enquanto que o jazz vive muito de momentos individuais, de dinâmicas, etc., o metal vive do peso e da brutalidade sonora dos instrumentos. As dinâmicas existem mas o que realça mais é o oposto, é o volume e a nota forte, grave e bem puxada para cima.

Mas para se compreender o Metal basta sentir um arrepio na parte de trás da nuca. Quando um gajo ouve a música "metaleira" e sente isso então já compreendeu o metal.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Outubro de 2010   #81
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

MIguel, tens razao mas nao tens... lol
o jazz ERA sim musica do povo, hoje em dia nao é, de todo, e para perceberes tens de ter alguma formaçao.. é claro que qualquer pessoa percebe um blues, mas hoje em dia já nao falamos em blues!
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #82
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Bom, se entramos pelo dinheiro abandonamos a liberdade na arte. A arte nunca será remível a dinheiro senão passará a ser comandada de fora para dentro, ou seja. O publico encomenda e o artista produz. Ora isso é o que se passa em muitos casos e por isso surgem as ditaduras das editoras que obrigam os músicos a fazer aquilo que vende e não aquilo que queriam realmente fazer.

Quanto aos músicos terem que comer é verdade, por isso tem que vender os seus serviços fora do contexto natural em que gostariam de estar. Em Portugal, podemos ver muitas vezes até músicos de jazz a tocarem musica pimba, pois a sua sobrevivência depende disso.
Mas... é o que temos, especialmente em Portugal onde neste pequeno mercado, temos grandes músicos mas em que a maioria luta pela sobrevivência. Os músicos de jazz então é para esquecer. Mas é isso que torna o jazz mais pequeno? é por isso que devemos esquece-lo pois não dá dinheiro? voltamos à mesma questão, afinal o jazz não é ouvido porquê?
Continuo a pensar que o problema está por um lado na capacidade dos ouvintes, que no caso português tiveram sempre uma educação musical deficiente ou inexistente, e que nos tem levado a papar literalmente com aquilo que as rádios passam. E claro também dos músicos que nascem do mesmo contexto.
Até podemos em alguns casos felizmente conseguir ouvir Mozart, mas na maioria dos casos temos tanta aversão à clássica como ao jazz e isso passa muito pela falta de educação que neste país sempre existiu em relação à música.

Depois é claro, existem outros factores muitíssimo importantes, o contexto social e a pressão dos media que nos entram pela casa dentro, em que a imposição das pop/rock stars é colocada a um ritmo impressionante, temos dezenas de canais temáticos tipo mtv, mas eu pessoalmente só conheço a mezzo em que a ênfase é para a clássica e jazz. Não me digam é que educação musical se faz na mtv.
É claro que este assunto tem pano para mangas, existem demasiados factores em causa para ser um assunto simples e não diz só respeito ao jazz.

Última edição de fragosom : Seg, 11 de Outubro de 2010 às 10:15.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #83
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
MIguel, tens razao mas nao tens... lol
o jazz ERA sim musica do povo, hoje em dia nao é, de todo, e para perceberes tens de ter alguma formaçao.. é claro que qualquer pessoa percebe um blues, mas hoje em dia já nao falamos em blues!
Claro que não!! Isso é completamente errado!
Eu não tenho formação e oiço jazz.

Isso é o que critico nos "jazzistas" A tentativa de se superiorizarem em relação aos outros estilos é por vezes desrespeitosa.

Não falamos em blues?! O blues andou na moda, aliás, o Paulo Gonzo voltou a gravar um disco de blues e tudo!


Acho que vocês não andam é atentos.

Quanto ao jazz, epá, Joss Stone no top, e mais umas quantas gajas no top e vocês dizem que ninguém ouve?!
Andam distraídos certamente
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #84
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

ninguem está a inferiorizar ninguem mas lá está, joss stone, pra quem estuda jazz, é pop...
o blues teve na moda em 1920, agora já nao, embora se toque. um musico de jazz nao grava um album de blues hoje em dia!
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #85
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
ninguem está a inferiorizar ninguem mas lá está, joss stone, pra quem estuda jazz, é pop...
o blues teve na moda em 1920, agora já nao, embora se toque. um musico de jazz nao grava um album de blues hoje em dia!
Lá por um músico de jazz não gravar não quer dizer que não exista!
Existe, andam aí bandas de covers só de blues e tudo.
Há bandas novas com fortes bases em blues e tudo.

Que Joss Stone é pop ou não, não interessa. É jazz. Se os jazzistas não se dão bem com isto, então não toquem com ela nem gravem discos com ela. Ou é só "blá, blá, pop e tal, mas vou gravar com ela!"

O jazz está a mudar e está a virar moda - ui, o que fui agora dizer.

E podes dizer, ah, mas isso é o jazz que não interessa.
No metal também há bandas tipo slipknot que é comercial e há bandas tipo Morbid Angel que só os metaleiros da velha guarda ouvem.
Portanto, as pessoas até ouvem mais jazz do que tu pensas ou aceitas. Até no elevador um gajo ouve jazz.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #86
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Claro que não!! Isso é completamente errado!
Eu não tenho formação e oiço jazz.
Miguel

Acho que estamos a falar de coisas diferentes, músicos e ouvintes, e se por um lado os músicos também são ouvintes, os ouvintes na esmagadora maioria não são músicos, mesmo que potencialmente o possam ser.

São, quer queiramos quer não, abordagens diferentes sobre a mesmo objecto, infelizmente nem todos têm o privilegio de poder ser músicos, a formação (como tb no meu caso) nesse sentido, é muitas vezes espontânea, porque podemos experimentar coisas que o simples ouvinte não pode. é muito diferente ouvir, ou tocar.

Eu acho que não adianta muito empolar a questão ao nível de rivalidades, apesar de reconhecer que muitas vezes e em qualquer estilo, as pessoas acharem que "a minha galinha é sempre melhor que a da vizinha"
Quanto aos tops.. . sim mas a filosofia é a mesma, vende-se mais aquilo que é mais fácil de ouvir e os tops valem o que valem, também não é o melhor rock que está nos tops.

Penso é que para defender um estilo não é preciso atacar outro. Todos têm defeitos e virtudes. uns mais que outros como é normal, é no balanço das 2 coisas que eu acho que o jazz é mais exigente a esse nível e por conseguinte a elite do jazz tem melhores músicos.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #87
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de fragosom Ver Mensagem
Penso é que para defender um estilo não é preciso atacar outro. Todos têm defeitos e virtudes. uns mais que outros como é normal, é no balanço das 2 coisas que eu acho que o jazz é mais exigente a esse nível e por conseguinte a elite do jazz tem melhores músicos.
Estás a incluir aí a malta do clássico?!
Ao estares a dizer que os melhores músicos estão no jazz estás, obviamente, a acusar os outros estilos de terem músicos menos bons. Ora, isso é falso e errado.

Depois, porque é que os grandes nomes eternos do jazz são gajos que não tiveram formação musical no contexto que hoje vemos essa formação?
Tu dizes, o jazz evoluiu e deixou de ser música do povo, no entanto, as referências continuam a ser os músicos do povo do estilo. Os standards de jazz continuam a ser aqueles que foram criados há décadas atrás por músicos do povo.
Continuo sem perceber porque se queixam que ninguém ouve jazz, que o povo é ignorante quando são os jazzistas que afirmam que jazz não é música do povo, que é preciso ter formação para tocar e alguma educação musical para o ouvir.
Afinal, queixam-se do quê? O jazz está metido em clubes restritos porque os puristas assim o querem.

Só para relembrar que de ano para ano existem cada vez mais festivais de jazz por esse país fora: Estoril, Cascais, Guimarães, Porto, Évora, etc., etc. e alguns com milhares de pessoas a assistir.

Estará o jazz a virar música do povo?!

Agora até aparecem na TV os concertos com a participação do Laurent Filipe!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 11 de Outubro de 2010 às 13:15.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #88
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Estás a incluir aí a malta do clássico?!
Ao estares a dizer que os melhores músicos estão no jazz estás, obviamente, a acusar os outros estilos de terem músicos menos bons. Ora, isso é falso e errado.

Depois, porque é que os grandes nomes eternos do jazz são gajos que não tiveram formação musical no contexto que hoje vemos essa formação?
Tu dizes, o jazz evoluiu e deixou de ser música do povo, no entanto, as referências continuam a ser os músicos do povo do estilo. Os standards de jazz continuam a ser aqueles que foram criados há décadas atrás por músicos do povo.
Continuo sem perceber porque se queixam que ninguém ouve jazz, que o povo é ignorante quando são os jazzistas que afirmam que jazz não é música do povo, que é preciso ter formação para tocar e alguma educação musical para o ouvir.
Afinal, queixam-se do quê? O jazz está metido em clubes restritos porque os puristas assim o querem.

Só para relembrar que de ano para ano existem cada vez mais festivais de jazz por esse país fora: Estoril, Cascais, Guimarães, Porto, Évora, etc., etc. e alguns com milhares de pessoas a assistir.

Estará o jazz a virar música do povo?!

Agora até aparecem na TV os concertos com a participação do Laurent Filipe!
Miguel

não estou acusar ninguém de nada, acho que não se trata disso, nem tão pouco me queixo de nada. As coisas são como são, e não temos muito poder para alterar muita coisa fora do nosso quintal. Dizer que o jazz tem muitos bons músicos não quer dizer que os outros não prestam. Mas também, nunca as maiorias foram sinonimo de qualidade.

De qualquer modo e felizmente, tens razão, há cada vez mais publico para musica que tradicionalmente não o tinha, e isso faz parte de alguma educação que apesar de tudo tem sido feita nos últimos anos, quer ao nível das escolas quer ao nível da realização de concertos fora do âmbito normal pop/rock. E sabes tal como eu que uma coisa é escutar musica em casa num cd, ou mesmo pela televisão, outra coisa é assistir ao vivo, em que os nossos sentidos ficam muito mais envolvidos com o que se está a passar. Pessoas que nunca tinham ligado muito, acabam por achar fantástico quer o jazz quer a clássica e passam a incluir isso nos seus hábitos de ouvintes descobrindo que essa música tem muito mais a oferecer que outra que passa 300 vezes por dia na radio e que ao fim de 2 dias está velha, não tem mais nada para descobrir e nem a podemos ouvir mais.

Não acho que os músicos de jazz não queiram publico, com certeza que o querem, esperam é que esse publico não esteja só por estar, mas sim para ouvir realmente.

Se o Jazz se tornar musica do povo, das duas uma, ou o jazz desceu musicalmente de nivel ou o povo subiu, espero sempre que seja a segunda hipotese.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #89
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

o jazz é uma bosta e dizer que é preciso conhecimentos para ouvir é otra estupidez do tamanho do mundo

e dizer que os musicos tem mais tecnica , é otra poe la esses gajos a tocar metal , eram o tocam nem rock

so sabem é fazer festinhas as peles ....
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #90
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Ora ai está um exemplo de um baterista de jazz a fazer festas nas peles
Já agora dá pelo nome de Dave Weckl


Última edição de fragosom : Seg, 11 de Outubro de 2010 às 16:38.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #91
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de fragosom Ver Mensagem
Ora ai está um exemplo de um baterista de jazz a fazer festas nas peles
Já agora dá pelo nome de Dave Weckl

http://www.youtube.com/watch?v=CnAta...eature=related

agora poe la ele a tocar isto por exemplo llloooollll ah e só o riff de entrada
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #92
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

É das tais coisas.
O Dave Weckl é excelente, muito preciso, muito matemático, toca de *****, muito teórico, etc.,
Mas prefiro de longe ouvir o Gene Hoglan, um autodidacta que criou um estilo e que toca de uma forma de arrepiar. Pelo menos para mim.


MAs de qualquer maneira, não vale a pena entrarmos nesta guerra de mostrar este e aquele, e a pila do outro é maior... etc.
Acho que não é por aí que esta conversa vai enriquecer.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #93
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Miguel, isso do gravar é outra história completamente à parte...

os musicos profissionais, no fundo, sao umas prostitutas!! eu nao acredito que o andre sousa machado, dos melhores bateristas portugueses de jazz, quando foi convidado pelo tony carreira, tivesse interessado na qualidade musical. lol eu sei bem o que foi, numeros..
isso acontece a todos os musicos profissionais, temos de ter pao na mesa, nao é so curtir!

achas que gosto de bandas filarmonicas?? odeio, no entanto toco desde os 8anos nelas!!

eu acho é q ta a aparecer aí uma especie de pop jazz, tipo joss stone! eheh
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #94
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
Miguel, isso do gravar é outra história completamente à parte...

os musicos profissionais, no fundo, sao umas prostitutas!! eu nao acredito que o andre sousa machado, dos melhores bateristas portugueses de jazz, quando foi convidado pelo tony carreira, tivesse interessado na qualidade musical. lol eu sei bem o que foi, numeros..
isso acontece a todos os musicos profissionais, temos de ter pao na mesa, nao é so curtir!

achas que gosto de bandas filarmonicas?? odeio, no entanto toco desde os 8anos nelas!!

eu acho é q ta a aparecer aí uma especie de pop jazz, tipo joss stone! eheh
Mas a joss stone é convidada para os festivais de jazz!
O que me parece é que o mundo do jazz está a atravessar uma fase que quer começar a aparecer aí e está a fazer por isso. Rendeu-se, tal como todos os outros estilos, que andar a passar a ideia de elitismo não passa de conversa de puristas.
Nenhum estilo, banda ou músico vive a fazer música para consumo próprio.
Na maneira como a industria musical está, ou o jazz abre as portas dos seus clubes restritos aos intelectuais a todos ou vai acabar por ser um estilo feito de músicos para músicos, e estes acabam não por servir o estilo mas por servir-se do estilo para tocarem com os "Tonys Carreiras".

Até porque às tantas acabam por se contradizer entre os valores e a prática. De que adianta andar a defender o jazz que é onde estão os melhores músicos se estes não tocam jazz mas sim pop?

As "joss stones" vieram mudar o mundo restrito do jazz.


O mundo da musica clássica já percebeu esta mudança da industria e a vontade de conhecer coisas novas por parte do publico há muito tempo. Por isso hoje em dia até orquestras inteiras a tocar com bandas de metal há.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #95
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

sim, acabo por concordar contigo..
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #96
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Mas a joss stone é convidada para os festivais de jazz!
O que me parece é que o mundo do jazz está a atravessar uma fase que quer começar a aparecer aí e está a fazer por isso. Rendeu-se, tal como todos os outros estilos, que andar a passar a ideia de elitismo não passa de conversa de puristas.
Nenhum estilo, banda ou músico vive a fazer música para consumo próprio.
Na maneira como a industria musical está, ou o jazz abre as portas dos seus clubes restritos aos intelectuais a todos ou vai acabar por ser um estilo feito de músicos para músicos, e estes acabam não por servir o estilo mas por servir-se do estilo para tocarem com os "Tonys Carreiras".

Até porque às tantas acabam por se contradizer entre os valores e a prática. De que adianta andar a defender o jazz que é onde estão os melhores músicos se estes não tocam jazz mas sim pop?

As "joss stones" vieram mudar o mundo restrito do jazz.


O mundo da musica clássica já percebeu esta mudança da industria e a vontade de conhecer coisas novas por parte do publico há muito tempo. Por isso hoje em dia até orquestras inteiras a tocar com bandas de metal há.
Miguel, o "mundo restrito do jazz" de que falas há muito tempo que não é tão restrito. O "Time Out" do Dave Brubeck Quartet esteve nos tops, tal como várias coisas do Miles Davis. Este último, antes de morrer, estava a gravar com um produtor de hip-hop, e antes fez uma ligação muito clara aos mundos do funk e do rock, por exemplo.
E conversa de puristas dá para ver neste tópico que não é algo de exclusivo do jazz, como também já referimos nós os dois mais atrás.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #97
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Só tenho isto a dizer:

Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Outubro de 2010   #98
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
E conversa de puristas dá para ver neste tópico que não é algo de exclusivo do jazz, como também já referimos nós os dois mais atrás.
Sim, sem dúvida nenhuma que não é só no jazz que existem os puristas, que às tantas não passam de velhos do restelo. Acho que também já se falou do mesmo no tópico do metal.

Acho que em qualquer genero que envolva a componente de estilo de vida há sempre os tais puristas.


Acerca dos tops, certamente que miles davies não passou a ser mau ou pop só porque apareceu nos tops.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #99
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Miguel

Acho que tens razão sobre as comparações mas não consigo entender o que aquele riff tem de tão especial. Se calhar é mesmo problema meu, independentemente do individuo ser bom baterista.
A velocidade? ok até percebo que seja rápido mas apesar de tudo quadrado.
agora será que um homem que faz o que se pode ver neste video não consegue tocar aquilo? Bom especialmente entre o 3º e o 5º minuto o que esta ele fazendo?
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #100
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

so nao percebi porque é que postaram um video de um baterista de metal num topico sobre jazz... lol
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #101
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
so nao percebi porque é que postaram um video de um baterista de metal num topico sobre jazz... lol
André

Foi por causa dos baterista de jazz só fazerem festas nas peles, lol depois apareceram também aqueles 3 senhores que deve ser o primeiro episódio da "conversa da treta" e que ja estão tão surdos que não conseguem ouvir os pianos no jazz e que tudo o que vai além de quatro notas base de uma canção está desafinado. Porque é que o Miles se lembrou a tocar com surdina? assim os homens não conseguem ouvir.
Enfim... eu só acho que além das comparações serem realmente disparatadas não existe uma análise objectiva acerca das capacidades técnicas mas sim um tomar de posição sobre as preferências estéticas de cada um.

PS. Pessoal se quiserem colocar videos retirem o http:// do código senão aparecem sempre 2 iguais
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #102
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Epá, como é muito pouco provável que o Weckl vá tocar em Fear Factory e o Hoglan em Nomads, não vejo qualquer fundamento em se andar a ver quem consegue tocar o quê.

São estilos de baterista completamente diferentes. Até a maneira como pensam a bateria é diferente.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #103
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Sim, sem dúvida nenhuma que não é só no jazz que existem os puristas, que às tantas não passam de velhos do restelo. Acho que também já se falou do mesmo no tópico do metal.

Acho que em qualquer genero que envolva a componente de estilo de vida há sempre os tais puristas.


Acerca dos tops, certamente que miles davies não passou a ser mau ou pop só porque apareceu nos tops.
Obviamente que os tops não estragam nada. Só referi isso porque o jazz não é uma música tão "restrita" como estavas a dar a entender. Claro que não é um género adequado para festivais em palcos grandes e cm público de 70 mil pessoas, por exemplo, mas isso tem a ver com características sonoras, e não com elitismo.
Não dês o exemplo a Joss Stone no Rock in Rio, pois está longe de ser jazz o que ela toca e canta. Quer dizer, não que seja possível classificarmos o género de algum grupo ou artista numa categoria estanque, mas o que ela toca e canta está mais próximo do soul do que do jazz, sem dúvida.

Lu Batera adicionou o seguinte texto, 20 minutos e 12 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Epá, como é muito pouco provável que o Weckl vá tocar em Fear Factory e o Hoglan em Nomads, não vejo qualquer fundamento em se andar a ver quem consegue tocar o quê.

São estilos de baterista completamente diferentes. Até a maneira como pensam a bateria é diferente.
Não conheço Nomads, quem são?

De qualquer modo, aproveito para incluir aqui duas surpresas (quer dizer, só serão surpresas para os puristas, mas pode ser que lhes ensine alguma coisa):



E o mesmo baterista:




E outra surpresa:




E este é o mesmo baterista:


Última edição de Lu Batera : Ter, 12 de Outubro de 2010 às 13:07. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #104
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Claro

não conhecia estes casos específicos, mas existem muitos mais, em que as pessoas tocam e trocam de estilo adaptando-se perfeitamente. Quando se tem a técnica apurada que é exigida no jazz, o resto faz-se quase por pura diversão, outras vezes para ganhar mais uns cobres e ter a experiência de tocar para milhares, que o jazz por norma mais intimista, não oferece. O contrário duvido que possa acontecer sem muito estudo suplementar.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #105
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Não conheço Nomads, quem são?
NOMADS European Tour
featuring Chris Minh Doky, Dean Brown,
George Whitty, and Dave Weckl

Está no site do Dave Weckl.
Não sei, nunca ouvi!!

http://www.daveweckl.com/live.htm
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Baterias CB Drums - Pedido de opiniões adicionais sobre esta marca. Stupify Baterias Acústicas 17 Dom, 10 de Outubro de 2010 17:06
Opiniões sobre bateria Basix Oxygen stifler Aconselhamento para a compra de material 24 Dom, 13 de Junho de 2010 01:14
Opiniões sobre pratos ecl1pz Aconselhamento para a compra de material 32 Dom, 18 de Novembro de 2007 00:28
Quem pode dar opiniões sobre as Racks da Pearl 503 e as Power Rack da Gibraltar? patodrums Hardware, Acessórios e Equipamentos 3 Sex, 1 de Junho de 2007 00:53
Alguém tem manuais ou conhece sites internet que tenham lições / aulas / dicas sobre Jazz? beat Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 1 Sáb, 15 de Julho de 2006 16:30



São agora 04:10. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it