Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Apreciação e Debate de Escolas e Professores
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc.
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 24 de Outubro de 2014   #1
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
A importância de "ver" e "ouvir"

No passado dia 20 fui visitar, pela primeira vez, o International Drum Academy (Alvalade) do Michael Lauren - tipo porreiro, simpático e com grande sentido prático.
O workshop era do Vicky Marques. Excelente iniciativa ao trazer conceitos de percussão tradicional portuguesa para um panorama mais vasto de bateria moderna.

Saí de lá com um sorriso na cara e o seguinte pensamento:

O baterista é um bicho estranho.
Já estive em bastantes workshops, de vários instrumentos e aplicações, e este foi o primeiro em que vi os bateristas a fazerem "aquecimentos" para um workshop. Achei curioso
Ao princípio nem pensei em sentar-me numa bateria, mas por sugestão do Vicky, lá fui.
Confesso que nem me passou pela cabeça levar baquetas, e mesmo que tivesse pensado ia concluir com um "para quê?".
Um workshop de 1/2hrs mal dá para entender os conceitos, quanto mais pôr a malta a treinar aquilo que acaba de ser explicado!

Compreendo a ânsia do pessoal em dar umas cacetadas porque a bateria está ali mesmo à frente, mas é muito mais importante aproveitar estas ocasiões para absorver aquilo que é dito e ver como é feito.
As maiores lições de música que já tive foram retiradas de algumas frases perdidas no meio de discursos deambulatórios.

Num workshop não estou concentrado nem com vontade de "perder tempo" a tocar umas coisitas. Só me apetece é dizer «fala mais, mostra mais, explica mais, vagueia mais» ao musico que está à minha frente.

Quando nos contam 10 anedotas só nos lembramos daquela(s) que achamos mais piada.
Nesta óptica, também ao aprender novos conceitos vamos absorver mais daquilo que nos "toca" e com que nos identificamos.

O meu conselho: vejam videos de bateristas, baixistas, guitarristas, pianistas, vocalistas, desde tutoriais e lições até à demonstração de novos produtos. Ouçam o que se diz, retenham aquilo com que se identificam.
A personalidade do músico não deixa de ser uma «personalidade» na sua essência, e não há nada mais falso do que tentarmos ser aquilo que não somos. Posso treinar técnicas avançadas de samba e ritmos latinos mas não me dá metade do gozo de um simplíssimo TUM PÁ, TUM TUM PÁ rockalhado... mas isso sou eu!

Para finalizar: um grande abraço para o pessoal que esteve no workshop, para o Michael e para o Vicky e, malta do fórum: VÃO A ESTAS INICIATIVAS! Não fiquem em casa a ver a casa dos degredos ou o factor xxx, apoiem para que elas existam.
__________________
Dinâmicas pessoal... dinâmicas!
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 24 de Outubro de 2014   #2
Tomcat
 
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Mensagens: 535
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Re: A importância de "ver" e "ouvir"

Gostei bastante de ler a partilha da tua experiência que tiveste e sentiste nesse workshop.. E é de facto uma boa reflexão a ter em conta, este tópico!

__________________

Última edição de Tomcat : Dom, 26 de Outubro de 2014 às 12:42. Razão: ...
Tomcat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 26 de Outubro de 2014   #3
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: A importância de "ver" e "ouvir"

apoiado a não sei quantos por cento !!!!

vamos a um workshop para aprender não para ensinar...

hahahaha !!! levar umas baquetas para que ??? hahahaha !!!
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Pela segunda vez... Oi DavidMorais Apresentação de Novos Membros 24 Dom, 13 de Novembro de 2011 17:43
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
Concurso ROLAND / BateristasPT.com - Ganha um kit electrónico ROLAND TD-20KX e vai aos EUA Madeira Encontros e Eventos da comunidade 67 Dom, 9 de Outubro de 2011 06:13
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 21:04. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it