Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Qui, 26 de Março de 2009   #1
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
[Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

Boas

Recentemente adquiri um Paiste Signature Power Ride de 20'' aqui no fórum. Ora bem, sendo o prato que é, não quis saber de mais nada e montei-o logo no seu devido suporte na minha rack. Para minha surpresa, o prato parecia quase não ter volume, no meio da restante loiça.
Tendo eu tocado uns bons 7 anos com um Zildjian ZBT 20'', fiquei admirado com este fenómeno. Tirei-o do suporte e montei-o num tripé livre para experimentar. No mesmo sítio na bateria, o prato ganhou logo a sua devida presença e o extremo sustain que acredito ser-lhe característico. Aí fiquei logo bem mais descansado e surgiu-me esta questão. Experimentei o prato em diversos sítios da rack, com boom arms desta feita (o suporte inicial é recto) e o prato já soou de maneira diferente. Depois das experiências e de uma limpeza, montei-o fora da rack, em tripé recto.

Experiência: conforme o suporte em que está montado, o prato soa de maneira diferente, tendo chegado à conclusão que neste prato especialmente, o ideal será um tripé livre. Repeti a experiência com crashes (Doppler Drums Hand Crafted) e com chinas (Paiste 802 e Doppler Drums Colorline) e realmente, os diferentes suportes influenciam.

Depois desta minha recente febre de pratos, temo entrar numa febre de hardware precisamente por esta questão. Não sei se algum de vocês já reparou no factor HARDWARE na escolha de um prato, mas é algo que terei em conta de futuro (dado o recente investimento, num futuro algo longínquo lol).

Conclusão: após este acidente/epifania posso concluir que o hardware realmente influencia o som da nossa loiça.

Questão: A questão é qual o mais indicado para tirar todo o proveito dos pratos e para que tipos de pratos será mais adequado um dado suporte. Eu uso rack e uso-a por uma questão acima de tudo prática. Em termos de sonoridade, só mesmo com este episódio me apercebi que preciso de trocar o tripé do ride.

O tripé em questão é um Ludwig heavy duty, com um tom holder duplo da minha Sonor (a peça que encaixa no bombo) e uma haste recta Ludwig, a partilhar com o tom de 14''. Eventualmente o tom também influenciará o som, mas só com fotos poderei demonstrar melhor a questão.

Opinem com as vossas experiências, quer as tenham, quer decidam experimentar. Podem mesmo ficar surpresos!

Grind on!
D-Ogre
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Março de 2009   #2
Fallen Angel
 
Membro desde: 24-Dez-2007
Local: Póvoa de Santa Iria
Mensagens: 128
Fallen Angel será famoso em breveFallen Angel será famoso em breve
Re: [Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

não conheço o tripe em questão, mas por acaso um tripe não tera "ponteira" em metal, e o outro em peça de plastico?
__________________
Train until you can do it...
Train until you can keep it up....
Train until you cant miss it....
Fallen Angel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #3
gosmo
 
Membro desde: 10-Fev-2009
Local: Pinhal Novo
Mensagens: 50
gosmo está no bom caminho
Re: [Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

Mas isso é óbvio...
Quando bates no prato, vai vibrar.... certo?

Então quanto mais fixo ele estiver mais ele vai vibrar ( e o caso dos tripés fixos, e robustos) melhor sustain.
Quanto resto, também tens razão, à medida que mudas o prato se sítio no kit o som também vai alterando.


Última edição de gosmo : Sex, 27 de Março de 2009 às 02:10.
gosmo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #4
Pazuzu
 
Membro desde: 23-Fev-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 36
Pazuzu está no bom caminho
Re: [Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

Faz muito sentido da teoria, mas desconfio que (quase) ninguém leva e linha de conta esse facto.
A questão da vibração transmitida pelo prato ao suporte, e que fará o suporte também vibrar e assim «acentuar» e complementar a vibração do prato, desconfio que será maior no suporte livre do que numa rack, ou então não... a verdade é q não uso rack.
Enfim, só especulações e o melhor a fazer seria seguir aquilo que fizeste, ou seja, experimentar! Grande pachorra e grande mérito!
Pazuzu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #5
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: [Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

Depende do material do suporte, que tipo de apoio e de feltros.
Uma outra coisa que influência ligeiramente o som, é a inclinação do prato quando é excessiva.

Já agora, experimenta usar apenas a ponta do tripé completo que usaste, mas montada na rack.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

Vou colocar aqui um quote do que o João Timbalão escreveu no seu tópico sobre pratos:

Citação:
Usar ou o mesmo suporte ou, idealmente, vários suportes mas de modelo igual. Uma loja de Lisboa tinha vários modelos de pratos de choque expostos em vários suportes diferentes. Demorou pouco para o dono, eu e pouca gente mais se aperceber que os pares que estivessem montados num determinado e específico suporte eram sempre os escolhidos.
Podem ler o resto do tópico aqui:
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste


.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #7
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: [Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

Boas

Falen Angel: Felizmente há uns bons anos que aprendi que se há coisa que faz falta num kit de bateria são as peças de plástico na ponta do tripé e os respectivos feltros, bem mais que um pedal duplo ou um prato china...

gosmo: yep, foi o que eu constatei. Eu estou é a pedir opiniões.

Pazuzu: este tópico tem como principal objectivo por o pessoal a experimentar para depois poder opinar com conhecimento de causa.

nunobaiao: já experimentei isso. E sim, pode ser do material da haste. A inclinação também influencia, já tinha reparado, especialmente em pratos mais pesados. Neste caso não foi isso que influenciou mais.

Miguel Martinho: já li esse grande artigo. No entanto, acho fixe o pessoal realmente pensar sobre as coisas e experimentar realmente, podendo quiçá até mudar o seu set up ou assim.

Comentem praí !
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Março de 2009   #8
gosmo
 
Membro desde: 10-Fev-2009
Local: Pinhal Novo
Mensagens: 50
gosmo está no bom caminho
Re: [Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?

Citação:
Mensagem Original de D-Ogre Ver Mensagem
Boas

Falen Angel: Felizmente há uns bons anos que aprendi que se há coisa que faz falta num kit de bateria são as peças de plástico na ponta do tripé e os respectivos feltros, bem mais que um pedal duplo ou um prato china...

gosmo: yep, foi o que eu constatei. Eu estou é a pedir opiniões.

Pazuzu: este tópico tem como principal objectivo por o pessoal a experimentar para depois poder opinar com conhecimento de causa.

nunobaiao: já experimentei isso. E sim, pode ser do material da haste. A inclinação também influencia, já tinha reparado, especialmente em pratos mais pesados. Neste caso não foi isso que influenciou mais.

Miguel Martinho: já li esse grande artigo. No entanto, acho fixe o pessoal realmente pensar sobre as coisas e experimentar realmente, podendo quiçá até mudar o seu set up ou assim.

Comentem praí !


É isssse, memo à que debater..
gosmo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] FRED STONE, baterista de Blasted Mechanism - Entrevista exclusiva Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 17 Qui, 10 de Setembro de 2009 15:46
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 21:49. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it