Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 10 de Maio de 2009   #1
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Eu sei que muita gente nao vai gostar deste tópico e deixo bem claro que nao é para se começarem aqui discuçoes!!

só queria dizer algo e tambem perguntar se concordam comigo ou nao..

neste forum, tenho reparado que a maior parte do pessoal preocupa-se com:
ter uma bateria completamente espetacular e bonita
se a madeira é maple birch ou bubinga
se tem ou nao a serie topo de gama de uma das marcas melhores de pratos
se a pintura da bateria tem o acabamento X
se os tripés sao de boa marca
se o pedal X tem a função Y e se não tem é porque já nao é tao bom como o pedal Z..


pessoal, na minha simples e insignificante (para muitos ) opinião, acho que se são bateristas e têm amor a este instrumento..
preocupem se em saber toca-lo, antes de se porem com grandes investimentos, claro que toda gente gostava de ter um ferrari, mas de que serve um ferrari se nao se sabe conduzir?

digo isto porque soube de um amigo meu que sabia dar uns toques na bateria e era todo colado em baterias mesmo bonitas! e estava smpre a ver coisas na musicstore.de, recebia newsletters de marcas de bateria...
e ele como é um rapaz com possibilidades, resolveu comprar uma bateria daquelas que custam uns meros 2400 euros , sem o set de pratos..
claro que ao adicionar uns quantos crashes e chinas da serie K da zildjian, imaginem o preço do total..

e o engraçado disto..
é que ele apesar de saber tocar bateria...(mal mas tocava umas musiquitas e tal )
começou a querer aprender mais e mais como é natural ( e ainda bem que quiz aprender mais! )
mas tal como quando tiramos a carta de condução e juntamos dinheiro para comprar um chaço velho em 2ª mão, como ainda somos um bocado maçaricos a conduzir..era o que ele devia ter feito em relação à bateria..


pois é, ele já partiu 2 crash's e um china, nao se preocupou com a humidade e a madeira do bombo dele já tem bloro e ele só reparou quando eui fui a casa dele e olhei para dentro do bombo porque este estava com um som estranho!

e ele " como é que eu nunca reparei?"
pois...só se preocupava em tirar fotos à bateira e limpar o pó que caía sobre ela... e nunca tinha tirado uma pele de nenhum timbalao nem sequer do bombo, e como nao sabia acertar bem nos pratos ja os partiu...


pessoal, mesmo que achem " eu ja sei tocar bateria " digo vos.. sao precisos pelo menos uns 3 aninhos de prática diária para se conseguir adquirir uma tecnica excelente para nao danificar a bateria enquanto se toca ( isto no caso de quem nunca teve aulas com nenhum professor que os ensinasse é claro, E MESMO ASSIM ja soube de alguns casos que nem com professores a ensinar tecnicas..!! )


comparação:

esse amigo meu parte em média 2 pares de baquetas por mês
eu já tenho o mesmo par de baquetas promark 5aN a 3 meses e só agora é que partiram e eu já toco bateria à quase 5 anos e pratico diáriamente em tempo de aulas 2 horas.. e nas férias chego a tocar 5 ou 6 horas por dia..(mas isto é o meu exemplo e como há pessoas doentes pelo futebol eu sou doente por bateria ahah )

e a questao é..talvez se ele nao tivesse gasto prai uns 4mill euros em material de bateria e aprendesse a tocar antes numa bateria de gama média..mais tarde aí sim, comprava uma excelente bateria e estimava a para o resto da vida..
mas sinceramente dá me pena..e apesar de eu nao ter nada haver com a vidinha dele nem a de voces, cada um faz o que quer com o dinheiro...quis dár este concelho porque acho que aqui muita gente tende a fazer isto..


se acham que este tópico é irrelevante, apaguem-no por favor...

abraços!
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!

Última edição de Thick and Thin : Dom, 10 de Maio de 2009 às 02:03.
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Maio de 2009   #2
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
pa...
acho este tópico uma estupidez.
Isto é tão simples como: há pessoal que nasce com o rabo virado para a lua, ponto final. Outros contentam-se com o que há,com o que podem. Vemos por aí grandes bateristas que começaram com baterias de plástico. Agora é assim: é lógico que eu como baterista me vou preocupar se o meu material é bom, se a madeira é boa, se o pedal que tenho responde da maneira que eu quero, se realmente vou ter que mandar uma gig com o meu ride pearl (piada interna). E é assim, se há pessoal que gosta de andar aí com baterias cor de rosa e assim, é com eles. Eu tenho o meu gosto, e embora tenha uma bateria bem gira hei-de comprar outra, e se ha coisa que vou ter em consideração é mesmo se comprar uma nova (que vai ter que ser daqui a no maximo 3 meses) é mesmo a beleza. Se tu nao te sentires bem com a tua cena, com o teu kit, entao esquece lá.
Agora é assim: se um chavalo não sabe pegar numas baquetas e compra uma reference, bom para ele. Vai acabar por a vender mais tarde a metade do preço e eu vou estar lá para a comprar. Elas são produzidas em série, basta ter t€mpinho que um gajo chega lá.
Pá, e acho o tópico mesmo descabido, porque isto acaba por não ter ponta por onde se lhe pegue. Iriamos estar a falar aqui indirectamente até de membros do forum e de outros que por aí andam. É uma realidade, existe, mas cada um sabe de si. Agora a pergunta "ter uma bateria bonita ou tocar bem" nem faz sentido. Uma cena não impede a outra, não chegamos à situação e escolhemos qual o lado da questão que preferimos.


Just an opinion
tens toda a razão : )
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #3
Ryuzaky
 
Membro desde: 22-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 84
Ryuzaky será famoso em breve
A ler e a pensar... Re: ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Percebo que faça confusão a muita gente este tipo de tópico. Mas cada vez mais em todos os campos" das sociedades actuais a imagem é uma mais valia, uns cedem à imagem para tornar o caminho mais fácil, outros esforçam-se tecnicamente e esquecem tudo o resto, outros preocupam-se com a interacção homem-instrumento e outros (a meu ver os mais inteligentes) juntam um bocadinho disto tudo conforme podem.

No fundo sem técnica não há feeling, sem feeling não música e sem imagem não há muitas opurtunidades.

Quantos de vocês não foram a um concerto com um amigo, que pouco ou nada percebe de bateria, e ele disse que baterista do caraças só porque ele tinha uma boa maneira visual de tocar ou uma bateria toda brilhante e 20 pratos. No fundo uma grande percentagem da sociedade não percebe nada dos instrumentos e como são essas pessoas que pagam o cachet é natural que se faça um esforço para as conseguir atingir.

Acho que se deve começar com alma, explorar tecnica e tentar condimentar um bocadinho de imagem da maneira que se puder.

Acho que é um tópico que tem muito que se lhe diga e nada de estúpido. Talvez a questão pudesse ser posta de outra maneira mas a essência acho deveras importante.
Por muito injusto que possa parecer a imagem está sempre presente na realização pessoal e profissional, principalmente porque não vivemos sozinhos.

Eu pessoalmente não exploro muito imagem nem tecnica, mas acho que toda gente que queira ter um bom futuro na bateria devem tentar conjugar mais ou menos as coisas. O feeling é de todo o mais importante para mim, a tecnica vem a seguir e se se conseguir isto a imagem pode fazer dar o salto porque vos diferencia dos outros que estao tecnicamente ao mesmo nível que vocês.

Vou beber uma mine!
Ryuzaky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #4
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Eu pessoalmente acho que este Assunto é da mais alta importância, pois hoje em dia a juventude (principalmente a juventude) dá demasiada importância à imagem...!


Está aqui um debate com interesse, a meu ver! Vai ajudar muito pessoal mais novo a quebrar alguns tabus!

Movido para a secção de Workshop Virtual, pois tem mesmo muito potencial!


PARTICIPEM!






Ah! A minha opinião:

Quando era jovem, mal tinha dinheiro para um "chaço-velho", mas realmente sonhava bastante com uma bateria bonita...

No entanto, e provavelmente por causa da falta de dinheiro, passava muito mais tempo a treinar singles, doubles, paradiddles e outras coisas que tal do que a olhar para os catálogos... (mas que sonhava com uma bateria linda, podes crer que sonhava!)

(ainda hoje, mesmo já com alguma possibilidade, ainda não tenho o meu kit de sonho... )
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #5
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Tocar Bem Obviamente


(caps lock turn on)

Última edição de Pearl_addicted : Seg, 11 de Maio de 2009 às 19:28.
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #6
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Eu pessoalmente acho que este Assunto é da mais alta importância, pois hoje em dia a juventude (principalmente a juventude) dá demasiada importância à imagem...!


Está aqui um debate com interesse, a meu ver! Vai ajudar muito pessoal mais novo a quebrar alguns tabus!

Movido para a secção de Workshop Virtual, pois tem mesmo muito potencial!


PARTICIPEM!






Ah! A minha opinião:

Quando era jovem, mal tinha dinheiro para um "chaço-velho", mas realmente sonhava bastante com uma bateria bonita...

No entanto, e provavelmente por causa da falta de dinheiro, passava muito mais tempo a treinar singles, doubles, paradiddles e outras coisas que tal do que a olhar para os catálogos... (mas que sonhava com uma bateria linda, podes crer que sonhava!)

(ainda hoje, mesmo já com alguma possibilidade, ainda não tenho o meu kit de sonho... )


parece que finalmente escrevi algo de geito neste forum xD eheheh
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #7
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Épá, ó Thick n Thin, não me leves a mal isto que te vou dizer, mas acho sinceramente que tens um pouco a mania da perseguissão em relação ao equipamento, senão vejamos, desde que vens frequentando este forum (com este ou com outros nicks) que sempre que abordas a temática a conversa é sempre a mesma - O material da Fame é que é bom, e quem tem material de outras marcas ou é parvo, ou nada em rios de dinheiro e não sabe tocar. (mais coisa menos coisa é isto)

Permite-me tecer alguns considerandos que me parecem bastante pertinentes. A questão da aquisição de intrumentos musicais não passa apenas pela relação qualidade/preço. Tão pouco passa pela relação habilidade do executante/qualdade do instrumento. Parece-me até algo imprudente generalizar estas situações, da forma como o costumas fazer.

A simples verdade é esta: cada um compra o que quer, compra o que pode, compra o que gosta, e ponto final.

Mas pessoalmente acho essa verdade um pouco redutora, principalmente quando se fala num mundo recheado de complexidades como é o nosso mundo. Desde sonoridades, estética, grau de exigência que se tem no equipamento, etc, etc. Tudo são factores decisivos no momento da compra.

"(...) neste forum, tenho reparado que a maior parte do pessoal preocupa-se com:
ter uma bateria completamente espetacular e bonita
se a madeira é maple birch ou bubinga
se tem ou nao a serie topo de gama de uma das marcas melhores de pratos
se a pintura da bateria tem o acabamento X
se os tripés sao de boa marca
se o pedal X tem a função Y e se não tem é porque já nao é tao bom como o pedal Z..


pessoal, na minha simples e insignificante (para muitos ) opinião, acho que se são bateristas e têm amor a este instrumento..
preocupem se em saber toca-lo, antes de se porem com grandes investimentos, claro que toda gente gostava de ter um ferrari, mas de que serve um ferrari se nao se sabe conduzir? (...)"

hmmm...
lá está, o erro de se meter tudo no mesmo saco. Madeiras, qualidade do hardware, brio / orgulho no material que se tem e capacidade técnica. Não concordo nada mesmo.
Os aspectos mencionados são de tal forma relevantes que justificam a preocupação dos users.

E a preocupação de saber tocar ou não é com cada um (mais uma vez). Aqui não há competições pela mestria, nem comparações entre bateristas. Aqui há amor pelo instrumento em primeiro lugar! Aliás e prova disso é o numero de users que nem sequer toca bateria(ou tem bateria) e que não deixa de estar ligado a este mundo! (e neste aspecto um bem-haja ao forum por permitir isso)
Assim cada um com as suas preocupações. Uns preocupam-se em estudar, outros preocupam-se a investir, outros preocupam-se em curtir... Cada um como cada qual e é assim que está bem!

O exemplo que dás do teu amigo, pronto, é de facto até um bocado surreal mas excepcional a meu ver. De tal forma ao ponto de nem achar substancial ser referido como exemplo.

....

Muito se vem falando neste forum no que se refere a conselhos para compra de baterias. Regra geral a ajuda é dada sempre no bom sentido, desaconselhando sempre as más compras e aconselhando sempre as melhores dentro dos orçamentos disponíveis. O mal é que normalmente os orçamentos pecam por escassos! Como seria bom sinal se toda a gente pudesse gastar 5 ou 10mil eur na compra de uma bateria!

Agora quando o dinheiro não é um problema, porquê poupa-lo? Para quê gastar dinheiro mal gasto em baterias manhosas? Apenas porque se está a começar, ou porque não se tem as habilidades suficientes? Não!! Não concordo! A teoria do quem está a começar vai estragar o material é outra que tal! Generalizações erradas!!

...

Para terminar, não posso deixar de perceber e aceitar algumas das ideias que tentas partilhar. Não gosto de ver malta convencida e arrogante, malta que não é humilde. Malta que se acha melhor do que os outros e isso. Mas o simples facto é que não me lembro de ver alguem com essas caracteristicas aqui neste cantinho virtual.
E quando a questão é "ter uma bateria bonita ou tocar bem?" eu digo AMBAS!

Abraço
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #8
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Bom tópico, Thick, mas ainda assim concordo com o xano em algumas coisas. Ás vezes, dá a sensação que estás a querer dizer que quem começa a tocar com uma boa bateria é mimado e não se dedica, e quem começa com uma bateria fraca dedica-se mais e estima o material, talvez por falta de finanças, basicamente.

Deste o exemplo do teu amigo. Apesar de puderes achar que podia poupar dinheiro para outra coisa (impostos, por exemplo, hein? Ahah, não vamos por aí! =D) e começar com uma bateria mais a seu nivel, ele é que tem a ver com o que gasta e em que gasta o seu dinheiro.

Concordo também com o xano quando diz que estás a generalizar um bocadinho. Imagina que eu andava há 10 anos a juntar dinheiro para comprar uma bateria e no fim das contas podia comprar uma grande bateria com montes de grandes pratos. Eu até poderia nem tocar nada de especial nem ser muito abastecido, mas estaria na mesma a ser comparado com um ricaço que comprou também uma grande bateria, provavelmente com os 500€ por semana dos avós ou com o dinheiro dos pais, e que por as coisas lhe aparecerem facilmente à frente não estima o material.

E depois há outra coisa: Nunca sentiste que, ao tocar numa bateria de gama alta com pratos topo mesmo ao teu gosto, as coisas te saíam melhor? Que estimulava muito o feeling?

E ainda acrescento só mais um coisa. Acho que deverias abordar este (bom) tema de forma diferente, de forma mais impessoal e a retratar os vários pontos de vista, e só depois dares o teu. Muitos dos teus posts, leio-os como desabafos revoltados de um jovem rebelde que queria dominar o mundo! =D Vá também não, mas percebes a ideia?

Abraço, e bom tópico. Green one.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #9
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Só digo isto:

Uma coisa não impede a outra
Toco há quase 15 anos, já toquei com muita malta, com alguns nomes famosos, e... ainda uso a minha velhinha Premier APK em mogno filipino que comprei em janeiro de 1995 (simplesmente a modifiquei: descasquei-a e pintei-a em 2003).

Modestia à parte, não toco nada mal, recebo montes de convites para tocar, dou aulas a 15 alunos... e isso é que me deixa satisfeito.

E agora sim, sinto-me em condições para saber qual a melhor bateria para mim e que responda ao que eu sei e quero tocar, e assim posso investir correctamente.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Ter, 12 de Maio de 2009 às 00:07.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #10
Thick and Thin
 
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
Mensagens: 377
Thick and Thin será famoso em breveThick and Thin será famoso em breve
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
Épá, ó Thick n Thin, não me leves a mal isto que te vou dizer, mas acho sinceramente que tens um pouco a mania da perseguissão em relação ao equipamento, senão vejamos, desde que vens frequentando este forum (com este ou com outros nicks) que sempre que abordas a temática a conversa é sempre a mesma - O material da Fame é que é bom, e quem tem material de outras marcas ou é parvo, ou nada em rios de dinheiro e não sabe tocar. (mais coisa menos coisa é isto)

Permite-me tecer alguns considerandos que me parecem bastante pertinentes. A questão da aquisição de intrumentos musicais não passa apenas pela relação qualidade/preço. Tão pouco passa pela relação habilidade do executante/qualdade do instrumento. Parece-me até algo imprudente generalizar estas situações, da forma como o costumas fazer.

A simples verdade é esta: cada um compra o que quer, compra o que pode, compra o que gosta, e ponto final.

Mas pessoalmente acho essa verdade um pouco redutora, principalmente quando se fala num mundo recheado de complexidades como é o nosso mundo. Desde sonoridades, estética, grau de exigência que se tem no equipamento, etc, etc. Tudo são factores decisivos no momento da compra.

"(...) neste forum, tenho reparado que a maior parte do pessoal preocupa-se com:
ter uma bateria completamente espetacular e bonita
se a madeira é maple birch ou bubinga
se tem ou nao a serie topo de gama de uma das marcas melhores de pratos
se a pintura da bateria tem o acabamento X
se os tripés sao de boa marca
se o pedal X tem a função Y e se não tem é porque já nao é tao bom como o pedal Z..


pessoal, na minha simples e insignificante (para muitos ) opinião, acho que se são bateristas e têm amor a este instrumento..
preocupem se em saber toca-lo, antes de se porem com grandes investimentos, claro que toda gente gostava de ter um ferrari, mas de que serve um ferrari se nao se sabe conduzir? (...)"

hmmm...
lá está, o erro de se meter tudo no mesmo saco. Madeiras, qualidade do hardware, brio / orgulho no material que se tem e capacidade técnica. Não concordo nada mesmo.
Os aspectos mencionados são de tal forma relevantes que justificam a preocupação dos users.

E a preocupação de saber tocar ou não é com cada um (mais uma vez). Aqui não há competições pela mestria, nem comparações entre bateristas. Aqui há amor pelo instrumento em primeiro lugar! Aliás e prova disso é o numero de users que nem sequer toca bateria(ou tem bateria) e que não deixa de estar ligado a este mundo! (e neste aspecto um bem-haja ao forum por permitir isso)
Assim cada um com as suas preocupações. Uns preocupam-se em estudar, outros preocupam-se a investir, outros preocupam-se em curtir... Cada um como cada qual e é assim que está bem!

O exemplo que dás do teu amigo, pronto, é de facto até um bocado surreal mas excepcional a meu ver. De tal forma ao ponto de nem achar substancial ser referido como exemplo.

....

Muito se vem falando neste forum no que se refere a conselhos para compra de baterias. Regra geral a ajuda é dada sempre no bom sentido, desaconselhando sempre as más compras e aconselhando sempre as melhores dentro dos orçamentos disponíveis. O mal é que normalmente os orçamentos pecam por escassos! Como seria bom sinal se toda a gente pudesse gastar 5 ou 10mil eur na compra de uma bateria!

Agora quando o dinheiro não é um problema, porquê poupa-lo? Para quê gastar dinheiro mal gasto em baterias manhosas? Apenas porque se está a começar, ou porque não se tem as habilidades suficientes? Não!! Não concordo! A teoria do quem está a começar vai estragar o material é outra que tal! Generalizações erradas!!

...

Para terminar, não posso deixar de perceber e aceitar algumas das ideias que tentas partilhar. Não gosto de ver malta convencida e arrogante, malta que não é humilde. Malta que se acha melhor do que os outros e isso. Mas o simples facto é que não me lembro de ver alguem com essas caracteristicas aqui neste cantinho virtual.
E quando a questão é "ter uma bateria bonita ou tocar bem?" eu digo AMBAS!

Abraço
tens razao em algumas coisas que dizes xano
mas acredita que apesar de parecer que sou arrogante ou que tenho a mania que sei tocar melhor que os outros e que estou smpre a dizer que as baterias fame sao boas e voces dizem que nao e blablabla...opah eu só digo isto porque sinceramente tenho INVEJA de pessoas que nao dão o litro para serem melhores na vida e tocarem bem bateria e de repente cai-lhes ali uma bateria espetacular nas maos..ok EU SEI QUE ESTOU ERRADO, É INVEJA...

peço mil desculpas se ofendi alguem sempre que tentei faze-los pensar em praticar para serem melhores em vez de pensarem em comprar primeiro a bateria dos seus sonhos e só depois aprenderem a tocar..


tens razao xano, talvez assim continuem a registar-se mais e mais membros neste forum, todos a ganharem muita sabedoria sobre bateria ( e banha também), visto estarem todos os dias aqui colados a olhar para o PC a tentar arranjar tema de conversa, em vez de praticarem...
se calhar é assim que aqui em portugal vao aparecer mais e melhores bateristas...

mas eu nao tenho nada haver com isso, cada um faz o que quer..



e sim , estes ultimos dias tenho andado aqui mais colado porque infelizmente tenho um problema numa mão que me impossibilita de tocar bateria..


bem, a serio pessoal, nada de chatices entre ninguém, e desculpem lá se fui chato muitas vezes....só quis ajudar a serem melhores.. enfim

abraços!

Thick and Thin adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 53 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Bom tópico, Thick, mas ainda assim concordo com o xano em algumas coisas. Ás vezes, dá a sensação que estás a querer dizer que quem começa a tocar com uma boa bateria é mimado e não se dedica, e quem começa com uma bateria fraca dedica-se mais e estima o material, talvez por falta de finanças, basicamente.

Deste o exemplo do teu amigo. Apesar de puderes achar que podia poupar dinheiro para outra coisa (impostos, por exemplo, hein? Ahah, não vamos por aí! =D) e começar com uma bateria mais a seu nivel, ele é que tem a ver com o que gasta e em que gasta o seu dinheiro.

Concordo também com o xano quando diz que estás a generalizar um bocadinho. Imagina que eu andava há 10 anos a juntar dinheiro para comprar uma bateria e no fim das contas podia comprar uma grande bateria com montes de grandes pratos. Eu até poderia nem tocar nada de especial nem ser muito abastecido, mas estaria na mesma a ser comparado com um ricaço que comprou também uma grande bateria, provavelmente com os 500€ por semana dos avós ou com o dinheiro dos pais, e que por as coisas lhe aparecerem facilmente à frente não estima o material.

E depois há outra coisa: Nunca sentiste que, ao tocar numa bateria de gama alta com pratos topo mesmo ao teu gosto, as coisas te saíam melhor? Que estimulava muito o feeling?

E ainda acrescento só mais um coisa. Acho que deverias abordar este (bom) tema de forma diferente, de forma mais impessoal e a retratar os vários pontos de vista, e só depois dares o teu. Muitos dos teus posts, leio-os como desabafos revoltados de um jovem rebelde que queria dominar o mundo! =D Vá também não, mas percebes a ideia?

Abraço, e bom tópico. Green one.
opah yah, voces tem razao, já respondi ao coment do xano..
eu sinceramente tenho inveja de pessoal assim...
estou errado eu sei..

sim, tem-se outro feeling ao tocar numa bateria de gama alta com pratos mesmo altamente! é verdade..
__________________
IF YOU DONT LIVE FOR SOMETHING!
YOU'LL DIE FOR NOTHING!

Última edição de Thick and Thin : Seg, 11 de Maio de 2009 às 22:01. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Thick and Thin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #11
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Estou basicamente de acordo com o Xano. Um título de um tópico "ter uma bateria bonita ou tocar bem" sugere logo à partida que os dois são incompatíveis, o que não é verdade, antes pelo contrário...

Acho que ter bom equipamento não é sinónimo de tocar, mas é normalmente uma consequência. Quando um baterista atinge um determinado patamar, no qual a bateria deixa de ser um mero hobbie para passar a ser algo mais sério, as exigências aumentam, e torna-se necessário ter um equipamento minimamente decente. A bateria deixa de ser um "brinquedo" para passar a ser um instrumento de trabalho, e como tal, precisa de ter um nível mínimo de qualidade.

Eu também comecei com uma bateria ranhosa, que foi comprada a muito custo, uma vez que os meus pais não fizeram questão de ajudar. Evolui com base nesse kit, e quando atingi um nível que me permitiu ingressar em bandas e tocar mais a sério, os gastos da bateria tornaram-se auto-sustentados, ou seja, passei a poder comprar material bom para substituir o que tinha, com o dinheiro que ia ganhando em concertos e nas aulas que dava numa escola de música. Hoje tenho um kit que me satisfaz plenamente, e que provavelmente foi integralmente comprado com dinheiro que ganhei a custa da música, e não sou profissional, longe disso.

Acho que a grande maioria dos que estão neste forum e têm hoje kits profissionais, tiveram percursos idênticos, ou então têm a felicidade de ter pais ricos, como foi o caso do teu amigo que referiste.
O caso que referiste corresponde a uma minoria, visto que nem toda a gente se pode dar ao luxo de gastar logo 5000 ou 10000€ que não lhes faz falta numa bateria. Se têm essa oportunidade, então porque não?!

Referiste que o teu amigo rachou os pratos topo de gama. Realmente é triste, mas se fossem pratos maus, ainda iriam à vida mais depressa. É um problema de técnica, e não dos pratos, e além disso, é provável que lhe custe menos dar 250€ por outro prato novo, do que para muitos gastar 50€ numa lata para substituir outra.

Como já foi dito, cada vez que se compra novo material, invariavelmente perde-se dinheiro na venda do actual. Então porquê não evitar isso e comprar logo material em condições, ficando logo arrumado, e evitando assim o desperdício de dinheiro, se se tem possibilidades para tal? Agora estou de acordo que normalmente quando se começa, não se costuma ter a melhor noção em relação ao equipamento que irá atender melhor as nossas necessidade, o que também poderá levar a desperdiçar dinheiro. Mas lá está, desperdiçar dinheiro não é problema para essas pessoas.

Parece-me também, com base neste e noutros tópicos, que és um revoltado porque consideras que já és um bom baterista, mas não tens possibilidade de ter material de topo, ao contrário de outros neste forum, que possivelmente achas que não tocam tão bem como tu. Quanto a isso, acho que em vez de te tentares enganar a ti próprio e aos outros de que a Fame é tão boa como as marcas de topo, deves encarar que infelizmente a vida não é fácil para todos, e trabalhar arduamente para que a tua sorte mude. Desejo sinceramente que venhas a ter a possibilidade de ter um kit profissional, para que te apercebas de que de facto as diferenças existem e são bem grandes. Agora acho que tens de tirar o máximo partido do kit que tens, e continuar a trabalhar para que possas vir a ter um kit que te satisfaça plenamente, porque o que tens actualmente claramente não o faz, ou não terias a necessidade de postar tópicos como este.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 11 de Maio de 2009   #12
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Citação:
Mensagem Original de Thick and Thin Ver Mensagem
tens razao em algumas coisas que dizes xano
mas acredita que apesar de parecer que sou arrogante ou que tenho a mania que sei tocar melhor que os outros e que estou smpre a dizer que as baterias fame sao boas e voces dizem que nao e blablabla...opah eu só digo isto porque sinceramente tenho INVEJA de pessoas que nao dão o litro para serem melhores na vida e tocarem bem bateria e de repente cai-lhes ali uma bateria espetacular nas maos..ok EU SEI QUE ESTOU ERRADO, É INVEJA...

peço mil desculpas se ofendi alguem sempre que tentei faze-los pensar em praticar para serem melhores em vez de pensarem em comprar primeiro a bateria dos seus sonhos e só depois aprenderem a tocar..


tens razao xano, talvez assim continuem a registar-se mais e mais membros neste forum, todos a ganharem muita sabedoria sobre bateria ( e banha também), visto estarem todos os dias aqui colados a olhar para o PC a tentar arranjar tema de conversa, em vez de praticarem...
se calhar é assim que aqui em portugal vao aparecer mais e melhores bateristas...

mas eu nao tenho nada haver com isso, cada um faz o que quer..



e sim , estes ultimos dias tenho andado aqui mais colado porque infelizmente tenho um problema numa mão que me impossibilita de tocar bateria..


bem, a serio pessoal, nada de chatices entre ninguém, e desculpem lá se fui chato muitas vezes....só quis ajudar a serem melhores.. enfim

abraços!
Não reajas logo mal Thick, há gente que na tua vida vai sempre concordar contigo e há gente que vai sempre discordar de ti.
O Xano disse que concordava contigo até certo ponto, mas depois apontou algumas atitudes tuas e tu já não gostaste...tens de ter calma amigo, ficas a saber que concordo contigo no que dizes, e não sou o unico pelo que tenho lido aí!

Só não concordo que tu aches que todos te atacam e te querem mal so por dizeres o que pensas...és livre de o fazer! E sempre achei que embora no meio das tuas revoltas todas sempre foste um gajo que disse as cenas preto no branco como elas são.

tem so um bocado mais de calma, eu achoeste topico interessante, alias, o Madeira, que como sabes é um dos nossos incansaveis moderadores acha o mesmo...é porque afinal não escreves assim tanta "porcaria" como dizes abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #13
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Life is unfair.

Epá temos de saber viver assim. Há gajos que têm alps carrões só para dizer que têm melhor que o vizinho e nem lhes pegam e há outros que adoram conduzir e andam em chassos.
E como este exemplo há milhares assim.

Acho que temos de aprender a viver com aquilo que pudemos ter e trabalhar para puder vir a ter melhor.

Em relação ao tocar bem, epá podes ter dois casos, uma pessoa que quer ser músico profissional e ao evoluir vai ganhando mais reputação e melhor material e endorsements ou o amador que pode nunca vir a tocar tanto como o profissional mas que também gostar de tar ali a curtir a bateria com bom som e em vêz de gastar num carro ou numa viagem gasta numa bateria.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #14
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Citação:
Mensagem Original de Thick and Thin Ver Mensagem
parece que finalmente escrevi algo de geito neste forum xD eheheh
(A exemplo do que o JP_ disse, não seria bom personalizar este Assunto, mas para já tenho que dizer o que vou dizer)
Bem rapaz, eu volto a dizer-te o que já te disse aqui há uns belos meses atrás: não desistas! Tens muito potencial! Só ainda não o sabes utilizar correctamente, mas acredita que com estas respostas que tens dado aqui neste assunto, consegues fazer-nos acreditar que há uma solução!

...e isto já quase parece o Superdgs aqui há um par de anos atrás... - ficou provado que, com um pouco de maturidade, trabalho e cabecinha, conseguem-se excelentes resultados! (não é Super? )




Citação:
Mensagem Original de Thick and Thin Ver Mensagem
ok EU SEI QUE ESTOU ERRADO, É INVEJA...

peço mil desculpas se ofendi alguem sempre que tentei faze-los pensar em praticar para serem melhores em vez de pensarem em comprar primeiro a bateria dos seus sonhos e só depois aprenderem a tocar..
Citação:
Mensagem Original de Thick and Thin Ver Mensagem
eu sinceramente tenho inveja de pessoal assim...
estou errado eu sei..

sim, tem-se outro feeling ao tocar numa bateria de gama alta com pratos mesmo altamente! é verdade..
Pois...! Estas mensagens acabam por chegar tarde, mas atrevo-me a dizer que, mesmo chegando tarde, fazem-nos ficar contentes, pois ganhámos um músico em potencial que finalmente conseguiu ver a luz! A sério! Congratulo esta tua atitude! Coisa muito rara hoje em dia, mas um grande exemplo para a tua geração! Muito bom mesmo!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <

Última edição de Madeira : Ter, 12 de Maio de 2009 às 11:26. Razão: Correcção de erro ortográfico.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #15
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Boas,

Penso que este tópico tem interesse, simplesmente não está formulado da melhor forma. Na minha opinião, tanto a técnica do baterista como o visual do material são pontos a favor do artista, uma vez que (como já foi mencionado) o visual é a primeira impressão para o público, outros artistas ou para quem quer que seja. Penso que quer queira vingar no mundo da música tem essencialmente que ter alguma técnica, mas isso também varia consoante o projecto em que estamos envolvidos.

Tirando o meu exemplo, comecei a tocar há 6 anos e a bateria que tenho é a mesma com que comecei, comprei-a em 2ª mão e não é nada de especial porque não tinha possibilidades para mais e não percebia nada do tema na altura, e não pensem que comprei outra, simplesmente a modifiquei, e continuo a modificá-la. Mas lá está, a cada dia que passa vou ficando mais exigente com o som que quero realmente e só não compro uma bateria profissional porque ainda não me saiu o Euromilhões

Concordo que quando começamos, não somos experientes o suficiente para cuidar e escolher o material apropriado, mas com o tempo e com dicas chegamos lá.

Falando do caso dos pratos partidos, até hoje só parti um Crash e quando o parti quis saber se a culpa tinha sido minha ou do material.Depois de umas pesquisas descobri que eu batia de forma errada e o Crash não era próprio para o estilo e força com que eu tocava na altura. Portanto, pessoal, se tiverem possibilidades de comprar material bom logo no início, não há qualquer problema e até é uma mais valia, mas informem-se do material que procuram e que se adequa à vossa forma de tocar de modo a que não deitem dinheiro para a rua.

Abraço
__________________
Se não consegues pedalar...vai ao ginásio que isso passa
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #16
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

bem o pessoal ja disse quease tudo oque pensava, juntando umas partes de cada um ,faz o meu puzzle...

Mas a unica coisa que tenho a dizer, é que quem consegue jutnar assim 2500 euros pra comprar uma boa bateria, independentemente se tem 1 ano como baterista ou 20 anos, é porque pode financeiramente...

Pah tenho um amigo meu que tirou a carta e o pai ofereceu-lhe uim BMW JIPE o X5.

Pam quem tem, pode.... e faz.. é mesmo assim..

Para nós pode parecer absurdo, mas se voces jorrassem guita, eu ponho as maos no fogo, que de certeza comprariam logo uma boa bateria ( beleza e qualidade altissimas).. nem que fosse a bateria do vosso idolo...
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #17
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Vou só acrescentar uma coisa que acho que ainda não foi escrito.

A beleza não é só para mostrar ou impressionar os outros. Tem também a ver com a satisfação pessoal, com a vontade de tocar e treinar!!

Eu toco guitarra, quando vejo uma que tem AQUELE aspecto, dá logo vontade de experimentar, ficar ali a curtir um bocado se puder. Na bateria é a mesma coisa de certeza. Se tens alguma coisa que te agrada, vais ter mais vontade de tocar e treinar, e vais trata-la melhor!! Acho que isto é muito importante.

E outra coisa é a qualidade do material. Se o material é melhor, o som vai ser melhor, logo os resultados mais estimulantes para quem está a treinar. Para além do som, o material melhor faz muitas vezes com que seja mais fácil de tocar (Acho que os pedais devem ser o melhor exemplo disso), as vezes treinar pode ser frustrante com material que não responde certo...?

Outra coisa que já toda quase toda a gente disse... o € tem valor muito relativo. Para uns caro é para outros barato ou baratissimo. Tenho a certeza que há muita gente que gostava de tocar bateria, mas não pode porque não tem 200€... para comprar o set inteiro!!

Acho que se as pessoas podem... vale a pena comprar o que querem desde que não seja completamente às escuras. Procurar -> aconcelhar-se - > ver o que vale a pena e depois... não Hesitar.

Última edição de DumDumDa! : Ter, 12 de Maio de 2009 às 18:40.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #18
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Antes de mais gostaria de expressar a minha concordância com todas as palavras do Xano....

Citação:
Mensagem Original de xano Ver Mensagem
E quando a questão é "ter uma bateria bonita ou tocar bem?" eu digo AMBAS!
Sem mais considerações....creio até que a pergunta feita só pede uma resposta como essa que de tão óbvia quanto lógica quase nem se põe....
__________________
http://sadrums.mybrute.com

Última edição de sadrums : Ter, 12 de Maio de 2009 às 23:26.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Maio de 2009   #19
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Eu vo rematar neste tópico de forma muito simples!

AS DUAS!

Se não se souber tocar tanto faz bonita ou feia, não se toca nada em nenhuma, logo saber tocar é o essencial como é obvio!

No entanto, se tivermos uma bateria feia...perde-se a motivação de tocar...perde-se treino e consequentemente técnica!

Logo para tocar bem e evoluir convem ter uma bateria que encaixe nas nossas medidas, para que o tocar não seja apenas uma aprendizagem mas sim um prazer!

tá dito

Abraços rapaziada
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #20
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Tendo em conta a pergunta inicial, claro que a resposta óbvia a essa questão é ambas, mas na questão da bateria estou a ter em conta qualidade em detrimento de ser bonita ou nao para dar esta minha opinião...

Agora vamos lá ver uma coisa...

Eu comecei a tocar com uma Mapex Vénus que na altura já era uma bateria razoável para os preços que se pediam no quintal da Europa...
Actualmente tenho noção que nao toco um corno comparado com alguns rapazes que se apresentam aqui na comunidade, nem tenho grandes aspirações profissionais. No entanto tenho uma Tama Starclassic bubinga, pela forma como algumas opiniões são expressadas neste tópico, quer dizer que nao mereço a bateria que tenho e que sou um rico ou com pais ricos e mimado que nao sabe o que fazer ao dinheiro. A determinado momento senti que estava na altura de trocar de bateria e no inicio nem imaginava que iria adquirir uma topo de gama ou estava inclinado para um investimento tão grande, simplesmente foi um excelente negocio que apareceu em que também foi determinante a acessibilidade do vendedor. Tenho noção que a minha actual bateria teria um melhor aproveitamento nas mãos de por exemplo o Kid, JP, Luís Logrado, Pedro Alves, etc... mas o facto de ser pior baterista e ter uma melhor bateria que estes membros a meu ver nao me torna mimado ou menos digno de ter uma bateria de qualidade, visto que não pedi 1 cêntimo aos meus pais e todo o dinheiro investido nesta aquisição foi proveniente do meu rendimento pessoal. Não comprei esta bateria para impressionar outros, até porque raramente ela sai de casa (é me disponibilizada uma sonor jungle para as voltas), são poucos os que sabem que tenho esta bateria e a meu ver até não é assim tão deslumbrante em termos visuais, simplesmente é gratificante e existe de facto uma maior motivação pessoal em tocar/treinar numa bateria de qualidade e sei que tenho um investimento para a vida.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #21
Duarte Carneiro
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 26-Dez-2007
Local: Paços de Ferreira
Mensagens: 244
Duarte Carneiro será famoso em breve
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Faz como eu : Tem aulas de bateria numa century com plasticos/peles de origem e com hardware enferrujado. Depois chego à minha 507 e "penso" que é um espectaculo de bateria..


Eu prefiro ver o meu stor a sacar um som que eu fico tolo da century do que se calhar ve-lo tocar numa reference / starclassic etc ( nunca vi mas imagino ) ...
Isso sim é obra!

Se souberes tocar, dedicares-te e tiveres uma pontinha de sorte vais receber algo pelo teu trabalho..
Agora se tiveres apenas uma bateria bonita não vais chegar longe..
Claro que as duas conjugadas vao te ajudar ainda mais..
Duarte Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #22
l3viathan
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Linda-á-Velha
Mensagens: 196
l3viathan é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Bem, isto é uma discussão de semântica. Somos seres humanos motivados por desejos e gostos pessoais, as razões que nos levam a adquirir objectos tem meramente a haver com a tal inclinação pessoal. Individuo X deve comprar material y pela unica e simples razão que lhe apetece. Somos todos pessoas diferentes logo a forma como adquirimos objectos ou orientamos a nossa vida tambem o é. Se se tem oportunidade de investir em algo que se quer, optimo, senão paciencia, vai-se a luta e vencemos tanto quanto queremos lutar, é o principio do self made man. Nos nossos dias o factor riqueza influencia mas é um legado normal de alguma geração familiar que conseguiu sograr com os seus esforços... e porque não tirar partido disso? Espero um dia ter algum dinheiro para que a minha descendencia possa viver uma vida desafogada e não tenha preocupações com determinados assuntos, podendo concentrar-se em coisas mais emergentes como educação, valores eticos e morais, cultura, etc.

Resumindo e concluindo, o que vale mais a pena? vale a pena ter aquela bateria especial com que andamos a sonhar a vida toda e vale a pena tocar o suficiente para atingirmos os nossos objectivos, seja divertimo-nos um pouco ou fazer vida da musica.

ao final do dia tocar bateria não é simplesmente para nosso puro divertimento?
__________________
Book of Job 3:8 "Lo let the night be solitary, let no joyful cry be heard in it. Let them curse it who curse the day who are ready to awake the Leviathan";
www.twitter.com/franciscolacerd http://delicious.com/franciscolacerd

Última edição de l3viathan : Qua, 13 de Maio de 2009 às 10:46.
l3viathan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #23
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Muito rapidamente: assunto intemporal!

Tenho que cumprimentar os outros membros que se chegaram à frente e debruçaram-se sem pápas nos dedos sobre o assunto central.

Neste forum, e assim vou tocar mais no assunto inicial, há quem queira ter o melhor sem ainda ter feito para o merecer, porque afinal hoje em dia o melhor está ali na loja e quem tiver dinheiro para comprar, safa-se!

Como o forum é para tudo o que der e vier sobre bateria, até podem vir tunnings dos tambores!

Tenho ideia de que já se tinha comentado acerca deste assunto anteriormente. Mas é sempre bom reunir as ideias num só tópico.

Abraço!

Última edição de warlike : Qua, 13 de Maio de 2009 às 11:35.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #24
l3viathan
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Linda-á-Velha
Mensagens: 196
l3viathan é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Muito rapidamente: assunto intemporal!


De ter o melhor a merecer a tirar máximo proveito do melhor ainda vão alguns processos pelo meio, e se calhar há muita gente a seguir o primeiro caminho. Ou seja, ter uma bateria como mobilia lá de casa é muito bonito, tudo limpinho, sem marcas, sem ferrugem, um luxo!

Na verdade a coisa é bem mais linear que isso. ora ter o melhor, isso provem da nossa vontade (aqui o ter posses tambem provem da nossa vontade pois se o contruiu 2 vezes a sua fortuna, então só nos falta ou a inclinação ou a vontade. claro que uns tem mais jeito para tal do que outros mas ao final do dia somos todos diferentes, logo, com apetencias diferentes. garanto que todos aqui querem ser ricos mas se calhar só um grupo pequeno é que o consegue ser... é um pouco a ideia preparation meets oportunity). Merecer? Todos merecemos o melhor, não? É uma clausula escondida dos direitos universais do Homem, direito á vida, á saude e ao melhor... não estou a ver uma pessoa querer o pior para ela mesma a não ser que seja masoquista e mesmo assim se o for, vais escolher o melhor pior, não? é como aquela ideia de condenar a morte alguem que matou uma pessoa, redundante, nao?(mas garanto que seria o primeiro da fila se alguem mata-se algum ente querido meu, lol!) Tirar proveito? As pessoas tiram o proveito que querem dos objectos que tem, quando querem e nao existe um agente regulador de tal. Será que todos nós ligamos a televisão x vezes ao dia para garantir o bom aproveitamento dessa televisão e dessa forma merece-la? na sociedade de hoje, merecemos os objectos que temos, mediante, o que nos esforçarmos para criar uma carreira e ter dinheiro para tal (tirar boas notas na escola, tirar um licenciatura, ser-se competente na sua função ou ser-se simplesmente genial).

Se encontrasse uma lamparina magica, se calhar pedia os dois (ter uma bateria bonita ou tocar bem) mais o euromilhoes (olha... rimou...)
__________________
Book of Job 3:8 "Lo let the night be solitary, let no joyful cry be heard in it. Let them curse it who curse the day who are ready to awake the Leviathan";
www.twitter.com/franciscolacerd http://delicious.com/franciscolacerd
l3viathan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #25
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Citação:
Mensagem Original de no_tribe Ver Mensagem
ao final do dia tocar bateria não é simplesmente para nosso puro divertimento?
Depende. O que é certo é que há material mais pro, outro menos pro, e é mais certo ainda haver pessoal que não toca nada e tem material topo de gama lá parado em casa, ou que serve uma ou duas vezes num ano.

Para quem faz vida da bateria ou da percussão, as coisas mudam de figura. Mudam mesmo de figura, ao ponto de se não seres rico, andares a contar os trocos para renovar consumíveis (peles, baquetas) e reparares ou substituires pratos ou timbalos danificados (existe sempre a alternativa dos patrocínios, mas não é regra). E neste caso, sim, a imagem vai fazer toda a diferença. A estima pelo material não é mais prezada do que pelas mãos de um profissional.

Última edição de warlike : Qua, 13 de Maio de 2009 às 16:01.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #26
l3viathan
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Linda-á-Velha
Mensagens: 196
l3viathan é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

hum, sim, compreendo o teu ponto de vista. quando passa de divertimento para responsabilidade a coisa aperta e qualquer substituição fora do orçamento é uma desgraça. é um "ai meu deus" como é que vamos arranjar dinheiro para substituir aquele pedal que se partiu quando temos que comprar fraldas para o puto. pelo lado psicologico da coisa, tal como em qualquer emprego, existe uma saturação ao longo do tempo e nesse ponto de vista um musico tambem sobre dessa saturação. ouve uma vez, á uns anos atras que fiquei de tal forma agarrado á tecnica que nao me estava a divertir e tive que parar uns tempos para voltar a retomar.

a verdade é que não existe justiça poetica quanto a quem mereçe ou não algo. é normal que podia existir pessoas que davam muito bom uso a material que está a apanhar pó mas por outro lado cada um é que sabe de si. (o truque é passar por casa de um desses artistas e ir pedindo material emprestado... resultou comigo, tive uma premier que nao era minha durante 2 ou 3 anos em minha casa, lol).

quanto a caracteristicas do material, eu pessoalmente e neste momento da minha vida, opto pelo duravel e transportavel, ou seja, atiro-me a pratos turcos martelados a mão com o aspecto que podem durar mais 1000 anos ou a uma investida nas cruzadas, baterias com elementos pequenos que passam melhor pelas portas (esta é uma especie de uma piada), ferragens que poderiam fazer parte de uma mota no passado e drumsticks de carbono... por acaso já nao furo uma pele á milenios! acho que a unica coisa que se pode estragar com o tempo é mesmo as minhas revistas da modern drummer

como em tudo, existe a necessidade de bons investimentos, um designer grafico ou informatico inverte num bom computador, um camionista profissional investe num bom camiao e um musico profissional deve investir em bom material, pela qualidade de som e durabilidade, claro!

mas eu estou a perceber o que estás a dizer
__________________
Book of Job 3:8 "Lo let the night be solitary, let no joyful cry be heard in it. Let them curse it who curse the day who are ready to awake the Leviathan";
www.twitter.com/franciscolacerd http://delicious.com/franciscolacerd
l3viathan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #27
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

tenho uma pearl forum orgulho me disso, prefiro ganhar calo e dar concertos, e daqui uns tempos logo se ve
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #28
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Quanto a mim, o factor equipamento está normalmente sobrevalorizado e é bastante comum o pessoal preocupar-se mais com o equipamento que tem, ou que gostava de ter, do que com o saber tocar, ou com o que realmente precisam para conseguir satisfazer realmente as suas necessidades.

Neste campo, acho que é necessário deixar os profissionais de lado já que as suas necessidades são claramente diferentes e mais objectivas que um simples amador.

O equipamento conta realmente, mas uma grande parte do som vem do seu utilizador.
Um bom baterista consegue tirar um bom som em quase tudo o que toca, já um gajo que se limite a espancar o instrumento, provavelmente nem na melhor bateria do mundo consegue tirar um bom som.


Resumindo, é natural o pessoal gostar de apresentar um bom kit, bons pratos, boa bateria, etc. No entanto, sou apologista de alguma moderação no consumo e muitas vezes vejo coisas que me leva a questionar "para que raio tem aquele gajo ali 3.000 euros investidos?!"


A título pessoal, eu gostava muito de ter um ride Paiste Signature, mas cada vez que penso no assunto a conclusão é a mesma "mas para que raio preciso eu do prato?!"

Para finalizar:
Eu toco em qualquer material e não faço mesmo questão em usar com meu material só porque tenho um prato xpto ou uma bateria em birch.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #29
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Ou seja, esta questão não tem concenso (nem deve ter).

Há malta que tem material fraco e resigna-se com isso, embora trabalhe no sentido de aperfeiçoar a excecução.

Há malta que tem material fraco e assume que para o que sabe tocar chega e baste.

Há malta que tem material fraco e toca como um verdadeiro profissional.

Há malta que tem material de topo e contenta-se com isso, embora não trabalhe nem estude no sentido de aproveitar melhor o material que tem.

Há malta que tem material do melhor e executa ainda melhor.

Uns têm 2 eur na carteira. Outros 200 eur. Uns têm 12 anos, outros 40.

Uns querem ser prós, outros não.

Cada um como cada qual.

Que estamos fartos de saber que vivemos numa sociedade de consumo é um facto. (e isto para o melhor e para o pior)
Pessoalmente não me aquece nem arrefece o material dos outros. (ou mesmo a vida, de uma maneira geral) Fui educado a preocupar-me comigo e com os meus. Pese o facto de não suportar ostentações e gabarolices, para mim dá igual.

O concenso é que não é a bateria que faz o baterista mas por outro lado e apartir de determinado ponto as coisas deixam de ser assim tão lineares.

Acho que disse tudo que tinha pra dizer, até porque tenho um livro do Frank Katz para trabalhar.

abraços
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #30
tiagop
 
Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
Mensagens: 1.161
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Se tivesse mesmo de escolher e se tivesse tempo para isso, preferia tocar bem, pois podia "brilhar" em qualquer bateria. Ate com latas!! ha ha ha

No mundo real, nao toco nada e so toco com Tama Starclassic. Porque? Porque me apetece e posso... Claro que eh sempre uma decisao pessoal e que nao deve ser recriminada. Eu nao tenho tempo para aprender a tocar como deve ser. Sou auto-didacta e so toco por gozo. Isso tem de ser impeditivo de ter uma bateria/pratos como deve ser? Claro que nao... Ha muita gente que gostava e nao pode? Como alguem ja disse, "a vida nao eh justa". Tambem gostava de pinar a Elle Macphersen, mas nao consigo la chegar!! E nao se esquecam que ja tenho uns quantos anos de trabalho e ja posso fazer umas loucuras de vez em quando...

Cada como cada qual e todos felizes!
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #31
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Para tocar bateria, o essencial para mim é GOSTAR de tocar! Se não gostas, para quê?
Quanto à parte da bateria bonita, acho que nos sentimos mais motivados quando tocamos numa bateria mesmo muita fixe, porque a sensação acho que é mais ou menos assim "Esta bateria é muito fixe, vou tocar bem para mostrar que mereço tocar em baterias destas e vou aproveitar já que vou tocar nela".
Mas acho que é muito mais importante saber tocar bem.
Vejam o meu exemplo: tenho uma tarola Power Beat (eu sei, é fraquinha, mas chega para rudimentos) e gostava de ter a minha Gigmaker já, mas ainda não há €€€€€€€, portanto vou continuar a treinar até ter dinheiro e, quando a comprar, aproveitá-la ao máximo. Não é o material que toca, nós é que tocamos, certo?
Boas batucadas, meus!
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #32
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Óbvio que este video é re re re repost, mas olhem um homem que sabe o que fazer com umas baquetas, sem ter propiamente material de topo...
dos pratos à bateria, ambos de gamas baixas, no maximos medias/baixas.

safa-se não safa?é tudo tao subjectivo neste tema.
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Maio de 2009   #33
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Bonito não é sinónimo de bom...
Importante é saber usar o que se tem...

Um bom baterista toca (e impressiona) em qualquer bateria, ou mesmo numas latas velhas... desde que toque com sentimento e musicalidade!!!

Quem tem hipótese de comprar bom material até acho bem, desde que seja para uso frequente e profissional.
Agora para ter por ter, só pra dizer que tem, e ter para dar uns toques na garagem, isso acho desnecessário... principalmente em tempos de crise

NB
--

Última edição de nunobaiao : Qua, 13 de Maio de 2009 às 22:25.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #34
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

Um mau condutor não vai longe num ferrari. Um mau baterista não vai longe numa bateria de 7000000000000000000€. Um baterista que tenha talento, ha-de ter mais cedo ou mais tarde o seu set de sonho. Para tudo é preciso vontade e empenho. Quando se consegue tirar um rufo de uma lata ou de um balde, muito melhor se tirara de uma tarola. Mas para tudo isso, a força de vontade e o talento terão sempre a ultima palavra,

Abraço ao pessoal

Última edição de Tito : Sex, 6 de Novembro de 2009 às 22:36.
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #35
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: Debate - ter uma bateria bonita ou tocar bem?

face a esses comentários todos so me surte a ideia de criarmos um euromilhoes em sociedade e depois criarmos um tópico de quem consegue ter o dinheiro nos bolsos sem o gastar num bom instrumento,eeheheheh...coitadas das minhas almofadas,e perninhas quando nao tinha nada a nao ser um par de baquetas.Bem podem lutar mas na verdade o valor está no que se quer aprender e na força de vontade de cada um quer tenha ou não um avião ou um ferrari
eu deixei de tocar por isso mesmmo ou compro um ferrari ou paro,parece parvo mas os tempos tinham-me assim,e desde essa altura passaram-se 13 anos e nao desaprendi assim tanto.
Claro se tivesse continuado a tocar hoje concerteza ja sabia um pouco mais.Na minha cabeça sempre que pensava comprar teria de ser bom,porque de coisas velhas já andava farto.Os ssseeess são muitos se naquela altura tivesse um forum onde pudesse debater assuntos,então teria escolhido de outra forma.Pois talvez compra-se uma coisa a um e outra a outro,ficando satisfeito.Bem mas de qualquer forma o ue me f....de mesmo é destainar por completo com batidas mais rockeiras ou metal,isso sim me deixa zangado,devia saber tocar tudo,lol
abraços e quando quizerem um euromilhões comunitário eu alinho....eheheheh, a´te pode ser que o fórum ganhe algum no meio disto e acerte os 1,05 pra cima conforme lhes convier melhor.....lol..
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
Desilusão, cansaço, desinteresse ou apenas sinais do tempo? (devo vender a bateria?) Miguel Martinho Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 97 Seg, 19 de Abril de 2010 13:54
Bateria - Noções básicas IV e última parte Jorge Cardoso Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Ter, 16 de Fevereiro de 2010 04:24
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45



São agora 13:45. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it