Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #36
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
Essa tecnica é mostrada num dvd que eu tenho do Dave Weckl para aí de 1980 e tal... Não explica mas ve-se bem como é!
Não nos estamos a chatear Estamos a debater!

Abraço
Como disse no post anterior ao teu: ouve-se o Billy Cobham fazer isso em discos da década de 70. Também poderia acrescentar o John Bonham. E mesmo o Elvin Jones, ainda antes disso, ou o Art Blakey.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #37
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Como disse no post anterior ao teu: ouve-se o Billy Cobham fazer isso em discos da década de 70. Também poderia acrescentar o John Bonham. E mesmo o Elvin Jones, ainda antes disso, ou o Art Blakey.
Sim claro, eu não disse que o Dave Weckl inventou a tecnica!
Mas é bom saber que já se fazia isso antes...

ABRAÇO!
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #38
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Fui eu, no fundo, que inventei essa técnica. Aliás, essa e muitas outras. E claro que foi a partir de uns golpes de artes marciais e tal. Não sabiam?
E inventei o pedal duplo, as racks, os chinas e os gongos. Por isso, já aí há uns 5000 anos que isto anda aí e vocês ainda se perguntam de onde é que as coisas vieram?
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #39
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Fui eu, no fundo, que inventei essa técnica. Aliás, essa e muitas outras. E claro que foi a partir de uns golpes de artes marciais e tal. Não sabiam?
E inventei o pedal duplo, as racks, os chinas e os gongos. Por isso, já aí há uns 5000 anos que isto anda aí e vocês ainda se perguntam de onde é que as coisas vieram?
Oh nao foste tu nao inventes... Foste mesmo? A serio? WOW não tinha sido o peacelike???
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #40
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Bom tópico, mas que evidentemente pode dar em guerras... se já não deu... lol

Acho que o ideal seria um misto dos 2, ou seja musicalidade com a técnica necessária para a poder materializar e transmitir!

Penso que hoje em dia com a internet, com a massificação de videos instruccionais, o pessoal novo absorve rapidamente as millhentas técnicas mas a musicalidade/criatividade se calhar vai ficando para trás...

Cumps
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #41
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
Oh nao foste tu nao inventes... Foste mesmo? A serio? WOW não tinha sido o peacelike???
Não, o peacelike foi sócio. Ou seja, ele ajudou com as bolachas e os pacotes de leite com chocolate, enquanto eu puxava pela massa encefálica.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #42
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Não, o peacelike foi sócio. Ou seja, ele ajudou com as bolachas e os pacotes de leite com chocolate, enquanto eu puxava pela massa encefálica.
Ah, penso que as bolachas eram Oreo nao? Para separar e mergulhar no leite (quente sem açucar)... Ajuda a pensar (de noite)...
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #43
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
Sim claro, eu não disse que o Dave Weckl inventou a tecnica!
Mas é bom saber que já se fazia isso antes...

ABRAÇO!
Pois, desculpa, a minha resposta deu a entender isso, mas não era o objectivo. De qualquer modo, acho que não fez mal nenhum eu lançar aqueles nomes aqui para o meio da confusão.
Enfim, julgo que se podem conciliar as duas coisas, técnica e musicalidade. Também cabe a cada um de nós escutar os que têm mais interesse para cada um. Pessoalmente, gosto de ouvir aquela explosão baterística do Cobham com os Mahavishnu Orchestra, mas também gosto da simplicidade e do balanço do Phil Rudd nos AC/DC ou do Jon Farriss nos INXS (ninguém faz o pum-tá-pum-tá como estes tipos). Mas quando ouço ou vejo algum baterista que se nota que está a debitar técnica só para mostrar, sem qualquer percepção da música, viro costas e abdico de ouvi-lo. Todas as semanas tenho a oportunidade de assistir a isso, numas jams que frequento, em que há um baterista que toca nas horas, mas que aplica a técnica que tem com extremo bom gosto e subtileza; depois vem outro que é um brutamontes com alguns truques que não se cansa de mostrar e a malta aplaude porque parece uma grande cena, mas quem já o viu umas vezes não suporta já aquele circo.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #44
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Pois, desculpa, a minha resposta deu a entender isso, mas não era o objectivo. De qualquer modo, acho que não fez mal nenhum eu lançar aqueles nomes aqui para o meio da confusão.
Enfim, julgo que se podem conciliar as duas coisas, técnica e musicalidade. Também cabe a cada um de nós escutar os que têm mais interesse para cada um. Pessoalmente, gosto de ouvir aquela explosão baterística do Cobham com os Mahavishnu Orchestra, mas também gosto da simplicidade e do balanço do Phil Rudd nos AC/DC ou do Jon Farriss nos INXS (ninguém faz o pum-tá-pum-tá como estes tipos). Mas quando ouço ou vejo algum baterista que se nota que está a debitar técnica só para mostrar, sem qualquer percepção da música, viro costas e abdico de ouvi-lo. Todas as semanas tenho a oportunidade de assistir a isso, numas jams que frequento, em que há um baterista que toca nas horas, mas que aplica a técnica que tem com extremo bom gosto e subtileza; depois vem outro que é um brutamontes com alguns truques que não se cansa de mostrar e a malta aplaude porque parece uma grande cena, mas quem já o viu umas vezes não suporta já aquele circo.
Exacto... O ideal mesmo é aliar as 2 vertentes...
Numa banda, há que saber desbundar quando é preciso e acalmar para dar lugar aos outros instrumentos!
Defendo essa ideia ao maximo em todos os projectos que estou e tento passar esse conceito para dentro da banda...

Abraço
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #45
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Técnica VS Musicalidade

Bateristas com mesmo muito técnica e musicalidade:

- Tony Williams
- Buddy Rich
- Elvin Jones
- Vinnie Colaiuta
- Steve Smith
- Jojo Mayer
- Thomas Pridgen
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #46
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
Ah, penso que as bolachas eram Oreo nao? Para separar e mergulhar no leite (quente sem açucar)... Ajuda a pensar (de noite)...
Obrigado pela receita. Eram daquelas bolachas Maria, como é o mais barato e tal. Mas as invenções foram tudo menos baratas não foram?

LOL, fui apanhado na onda do 'caçador de posts'. Ah e tal...

MAS, atenção, não faço a mínima ideia de onde tenha vindo a tal técnica... Até pode ter vindo do underground, e um ambicioso qualquer tenha pegado nela e decidiu cobrar para os outros a aprenderem. Plausível?

Reconsiderando, estou com a malta da Técnica + Musicalidade.

Última edição de warlike : Sex, 9 de Janeiro de 2009 às 14:23.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #47
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

eu gosto é daqueles q acham q o lars é o melhor baterista do mundo(agora é q azedou hahaha)

sinceramente, cada um toca o que quiser, n tens que vir com posts desses, todas as cabeças pensam diferente! podes achar agora q venero o portnoy, ja fui mais fan, o meu idolo nem faz solos, mas entretanto é criticados por todos bateristas q conheço lolol, é o tico torres.
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #48
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Obrigado pela receita. Eram daquelas bolachas Maria, como é o mais barato e tal. Mas as invenções foram tudo menos baratas não foram?

LOL, fui apanhado na onda do 'caçador de posts'. Ah e tal...

MAS, atenção, não faço a mínima ideia de onde tenha vindo a tal técnica... Até pode ter vindo do underground, e um ambicioso qualquer tenha pegado nela e decidiu cobrar para os outros a aprenderem. Plausível?

Reconsiderando, estou com a malta da Técnica + Musicalidade.
Yah plausível ou não, o que interessa é que a tecnica existe e está ao alcance do comum dos bateristas (aprender claro!)

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
eu gosto é daqueles q acham q o lars é o melhor baterista do mundo(agora é q azedou hahaha)

sinceramente, cada um toca o que quiser, n tens que vir com posts desses, todas as cabeças pensam diferente! podes achar agora q venero o portnoy, ja fui mais fan, o meu idolo nem faz solos, mas entretanto é criticados por todos bateristas q conheço lolol, é o tico torres.
Opah, quando é que aprendem que NÃO EXISTE O MELHOR BATERISTA DO MUNDO?
Tico Torres vale pelo carisma que tem (a Carmen Electra que o diga... meu deus) e pela maneira como se enquadra na banda e pelo que faz (faz e faz bem)

Abraço!
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #49
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Técnica + Musicalidade, sim, imprescindível para quem quer subir uns degraus como baterista.

No meu caso particular houve alguns factores que me fizeram evoluir. O primeiro foi começar a explorar dinâmicas de pratos, o segundo, uns anos depois, foi ter abdicado de baterias grandes em certos ensaios e actuações em que não tinha pachorra para andar com 2 carros cheios de racks timbalos e ferragens, e comecei a actuar com tarola, bombo, 2 toms, ride e choques, e digo-vos! - aprendi bastante sobre musicalidade na bateria (até me dizerem que a tocar era «igual» ao baterista de Mute Math, fui ver o gajo e realmente é semelhante a mim, ou eu a ele, ou qq coisa cósmica influenciada pela configuarção da bateria ) Aliás, dependendo do estilo musical escolho uma bateria à medida, até vos digo mais! - estou neste momento a produzir com uma banda cujo baterista usava uma batera monstra (bom baterista, friso) mas, talvez por ter demasiado onde bater, transformou musicas plenas de funk, em malhas de rock progressivo/experimental, ou seja, era funk de um lado e a bateria do outro. Bastou-me reduzir a bateria ao essencial para transformar a sonoridade da banda!
Adiante, ja me tou a perder. Outra coisa que me influenciou bastante foi o metrónomo. Quando comprei a minha primeira electrónica, uma Td3, JASUSSSSS, tive de meter o homem a gritar-me ONE TWO THREE FOUR aos ouvidos para saber às quantas é que andava. Quando um gajo vai àquelas técnicas que dá como certas, mas que realmente só com metrónomo é que nos apercebemos, pelo menos eu apercebi-me, que tava a falhar com o essencial da bateria, TEMPO. Não só para mim, mas para os outros, para a MUSICA. Um gajo não ser ele próprio "um metrónomo" é falhar para com a musica que está a tocar. E vejo por aí muitos bons bateristas em bares a esticarem-se uma beca, o ppl tá todo a abanar a cabeça e dps volta na volta ficam a bater com a nuca em vez de com a testa, culpa de quem? do baterista.
Os passos essenciais para ter evoluido na musicalidade foram estes:
- Reduzir o kit em certas situações
- Aprender a dinamizar os pratos (um só prato pode ter 5 sons em 5 intensidades - isto é um «metaforicamente falando»)
- Lidar com metrónomo (uuuuiiiii... que bicho, mas tenho visto videos aqui de colegas do fórum que, sinceramente, metrónomo, custa 20€)
- Ouvir bons conselhos como alguns que já passaram por este Post, haviamos de fazer ums sum-up dos bons conselhos que se deram e iniciar um pequeno manual LOL

Abraços!
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #50
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Técnica VS/+ Musicalidade?

Os melhores são os que ganham mais dinheiro, nomeadamente os que tocam 'poop music'.

IAAAAAAAAAAAAAO.....
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #51
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS/+ Musicalidade?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Os melhores são os que ganham mais dinheiro, nomeadamente os que tocam 'poop music'.

IAAAAAAAAAAAAAO.....
Essa musica cheira mal LOOOOOOOOOOOOOOOOL
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Janeiro de 2009   #52
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de knk Ver Mensagem
Pessoal, venho por este meio manifestar o meu descontentamento após ter visto praí uns 10 videos no youtube, uns como consequência dos outros, de bateristas "menos experientes"...

Vamos lá ver uma coisa, ou duas: porque há técnica, há musicalidade e há as duas juntas, uma como consequência da outra, e o que se vê praí é uma série de fãs dos rudimentos rápidos e de técnicas de velocidade nas down strokes e upper ou daquela que eu chamo a "técnica dos disciplos de portnoy".

Anda todo o mundo no "Portnoy mode":
Bd Bd........ Bd Bd
.......Sn Sn .........T1 T1.... and so on (a 300bpm's)

ou naqueles rudimentos:
Bd....... Bd
....R R L.... R R L.... (em 5a a fundo)

Depois vão para o ritmo, isto num "solo" (ó zé mete aspas nisso!) de bateria cheio de técnicas individuais, onde o que menos interessa é fazer musica com a bateria, E PIOR! - chego mesmo à conclusão é que o pessoal NÃO SABE fazer musica com a bateria...

Caso contrário não ia toda a gente parar ao mesmo ritmo, com as mesmas cadências, parecem robots ( TUM, TUM PA, TUM, PA TUM PA...15x) mas a meter um toque de ride aqui, um rufo the hats ali, uma espécie de "cunho pessoal" igual ao próximo...

Toquei com um (grande) guitarrista que me disse há uns anos "toda a gente faz Sol e Ré numa guitarra, mas há gajos que fazem o mesmo SOL e o mesmo RE e tocam-te na alma!" - Isto para dizer que o importante não é fazer o ritmo, é a maneira como se faz o ritmo, e o respeito que o baterista tem enquanto musico (essa é outra mas nem vou por aí) e deixar os outros instrumentos soar... (ok vou por aí...) Estive numa "jam" (chico mete aspas nisso!) na noite de 24 de Dez. material montado por putos, obviamente monopolizado pelos mesmos... 20minutos de intervalo entre saberem o que iam improvisar a seguir, as condições não eram boas, mas já com um copito a mais lá me convenceram a tocar o velhinho sweet child, uma verdadeira tragédia, até porque o baixista tava a tocar em D e o guitarrista em C#, mas prontos... toquei o básico e fartei-me de rir com aquilo (tava com os copos, ria-me de tudo), se fiz meia duzia de breaks foi muito, mas não sei porquê, os putos sentiram-se "ameaçados", saltaram logo a seguir para cima da bateria, era um despique de técnicas SEM SENTIDO, SEM RESPEITO (pela musica e pelos outros instrumentos), SEM FEELING, SEM MUSICALIDADE, sem nada de nada...

Fico triste a saber que já somos tão poucos bateristas, e a maioria dos novos andam meio perdidos... Aos meus alunos, no inicio, digo sempre o seguinte "quantas malhas de bateria é que conseguem cantar?" e depois meto a tocar a november rain (quando entra a bateria)... a simplicidade de uma malha de bateria que 90% de vocês conhece de cor!!! Bonito, simples, PODEROSO e extremamente musical, para completar a jóia que é a musica toda.

Os guitarristas também aprendem mais rapidamente a fazer um fingertaping do que passar de uns acordes para os outros com coerência, mas eles são mais que nós!

Vamos lá a meter musicalidade na cabeça deste pessoal, desenvolver técnica é porreiro, mas se não houver uma boa base onde inserir essa técnica, de nada vos serve, e nunca deixarão de ser batucadores para passar a ser musicos - cujo instrumento é a bateria.

Um abraço! (não quero levantar discórdias, é só a minha visão da coisa, e pode fazer a diferença na cabeça daqueles que concordarem, considerem um bom desafio à vossa maneira de tocar!)
Sem tirar nem por, também já falei disto com outras pessoas e na minha opinião há muito baterista que se preocupa demasiado com técnicas, fazer cenas maradas e complicadas. E a musicalidade fica muitas vezes de lado. A bateria serve para fazer música, não para ver quem é mais rápido, ou aquele que faz cenas mais complicadas.


Já agora, o baterista dos AudioSlave cujo nome não sei, tem baterias bem simples mas cheias de musicalidade. Outro caso é o Chad Smith.

Prefiro estes bateristas que joyes e portneys cuja musicalidade e posta para traz, para shows de rapidez e técnica.


Cumps
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Fevereiro de 2009   #53
skm241
 
Membro desde: 22-Nov-2008
Local: Estoril
Mensagens: 343
skm241 está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Eu perfiro a musicalidade.
__________________
O melhor clube é http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=12861 ....
skm241 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Fevereiro de 2009   #54
H'Omac
 
Membro desde: 4-Mai-2008
Local: Portugal
Mensagens: 285
H'Omac será famoso em breveH'Omac será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Uma está para a outra ...
Podemos aplicar musicalidade á técnica ou simplesmente agarrar em toda a nossa musicalidade , aplicar-lhe um pouco de técnica e puff fez-se chocapic ...
__________________
You can't Kill the Metal !
H'Omac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #55
gosmo
 
Membro desde: 10-Fev-2009
Local: Pinhal Novo
Mensagens: 50
gosmo está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Percebo o teor da questão, pois existem bateristas que preferem ver o máximo de batidas por minuto a um bom groove, e quanto a isso gostos não se discutem.
Não podemos comparar Mike Portnoy, Joey, Daniel Liljekvist etc... com John Bonham, Neil Peart, Steve Gaad, Dennis Chambers, Dave Grohl.

Quanto a mim aconselho abram os vossos horizontes oiçam:Pat Mastelotto, Bill Bruford,Joy Baron,TERRY BOZZIO ,Chad Wackerman,Neil Pert..... Bateristas de excelente técnica, mas que não fazem musica a metro.


Aqui está um video que junta Técnica + Musicalidade



Para mim o mais importante num Baterista, não é se muito rápido, ou se sabe executar as técnicas todas com uma baquete a rodar entre os dedos, mais sim se tem groove, e se sabe respeitar a musica, e se possivel inovar, assim como por exemplo ....John Bonham ( já ouviram falar???).




Keep

Última edição de gosmo : Sáb, 14 de Fevereiro de 2009 às 16:31.
gosmo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #56
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de gosmo
Não podemos comparar Mike Portnoy, Joey, Daniel Liljekvist etc... com John Bonham, Neil Peart, Steve Gaad, Dennis Chambers, Dave Grohl???
Sei q parece q hoje tirei o dia p me meter contigo, mas pões estes todos no mesmo pacote????


Citação:
Mensagem Original de gosmo
...John Bonham ( já ouviram falar???).
Sim, e nem toda a gente é obrigada a gostar dele...passa-se o mesmo com o Portnoy ou com outro qualquer...és fã de Zeppelin, já percebemos...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #57
carter
 
Membro desde: 14-Fev-2009
Local: Beira Alta!!
Mensagens: 16
carter está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Cada um tem os seus preferidos, eu prefiro ver musicalidade (groove!!!) aliada a uma grande técnica e criatividade. Aqueles que fazem 'corridas' na bateria nao me dizem tanto, agora quem goste tudo bem!!

Outra coisa... nao me parece natural comparar Mike ao Joey, sao bateristas completamente diferentes, alias basta procurarem um pouco nas bandas... a música nao tem nada a ver!!
carter não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Fevereiro de 2009   #58
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Técnica VS Musicalidade

Eu nao estou a entender uma coisa!!!

Quando dizem "VS" é do tipo preferir ser mais evoluido musicalmente do que tecnicamente?

Na minha opiniao nao entendo como "tecnica" esta aberto a discussão.
Tecnica é a base de qualquer baterista, e qualquer baterista que tenha grandes objectivos para a sua carreira nao poderá menosprezar este factor.

Quantas vezes sentiram dificuldades a sacar uma cover de uma musica, "imaginaram um groove na sua cabeça" e ao tentar passar para a bateria sentiram dificuldades, tentaram passar uma musica "do papel para a bateria" e nao conseguiram, etc...estas e muitas outras situaçoes sao problemas a niveis da capacidade tecnica.
Nao será o sonho de todos nós chegar a um nivel tecnico em que tudo é possivel bateristicamente falando? chegar a um nivel em que independente da situação que nos encontramos as nossas capacidades tecnicas como bateristas nao nos prendam de alcançar os nossos objectivos?
Quanto maior for a nossa capacidade tecnica, maior será o nosso "arsenal de armas", não é á toa que os grandes professores de bateria recomendam os iniciantes no instrumento a ter alulas de Jazz, isto devido a ser um um estilo musical que necessita de uma grande capacidade tecnica por parte do baterista e consequente nos proporciona excelentes bases para no futuro diversificar as nossas opções.

No entanto...qualquer baterista com uma capacidade tecnica acima da media consegue passar musica do "papel para a bateria" sem grandes dificuldades mas nem todos o conseguem fazer e dar aquele toque musical...por exemplo um baterista tecnicamente evoluido consegue tocar um samba ou bossa nova na bateria (ou qualquer outro estilo "world Music") conforme dita "as regras", mas poucos o conseguem fazer com o feelling de por exemplo Airto Moreira entre outros...Existe bateristas em que a musicalidade é expressada de forma natural...mas pessoalmente penso que enquanto tecnica é possivel de aprender desde que haja dedicaçao para isso, por outro lado aprender musicalidade é uma questão mais controversa, é possivel aprender grooves etc atravez de livro e outros materiais didaticos mas ter aquele "feeling" penso ser impossivel de aprender.
Mas no fim de contas um baterista pode ter uma capacidade musical inata, mas se nao tiver capacidades tecnicas para a expressar de pouco lhe serve.

Em jeito de conclusão...Técnica sem duvida, mas como ferramenta para criar musica.

Peço desculpa pelo testamento.

Cumprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Março de 2009   #59
gosmo
 
Membro desde: 10-Fev-2009
Local: Pinhal Novo
Mensagens: 50
gosmo está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
Sei q parece q hoje tirei o dia p me meter contigo, mas pões estes todos no mesmo pacote????




Sim, e nem toda a gente é obrigada a gostar dele...passa-se o mesmo com o Portnoy ou com outro qualquer...és fã de Zeppelin, já percebemos...

Gosto de Zeppelin, mas sou fã de Bonham, e não se trata de colocar todos no mesmo saco, estou me a referi a atitude e técnica.
A simplicidade dele cativa-me, a maneira como ele respeita os riffs, respeita a música, mantendo o beat simples. Muitos baterista, querem é "brilhar", em vez de tocarem música estão para ali a despejar notas...
Nos anos setenta, apareceram os solos de bateria enormes, para permitir isso mesmo, Bohnam, Ian Paiste, Tommy Aldridge... etc
Achas que Bonham não foi um dos melhores bateristas de todos os tempos, dado a influência que teve sobretudo em bateristas de "rock" ?
- Quanto ao Dave Grohl, não me refiro ao trabalho que ele fez nos Nirvana, mas sim outros projectos que mais tarde ele participou ( queens of stone age por ex.)

Ouve e da-me a tua opinião... e já agora, Tommy Lee (grande atitude tambem).

Última edição de gosmo : Ter, 31 de Março de 2009 às 10:49.
gosmo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Março de 2009   #60
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Técnica vs. Musicalidade

Mais uma vez, o título consegue desviar interesses nas abordagens.

Técnica e Musicalidade
Técnica versus Musicalidade

Ou até Técnica vs/e Musicalidade (que fica uma salganhada)
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 31 de Março de 2009   #61
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de gosmo Ver Mensagem
Gosto de Zeppelin, mas sou fã de Bonham, e não se trata de colocar todos no mesmo saco, estou me a referi a atitude e técnica.
A simplicidade dele cativa-me, a maneira como ele respeita os riffs, respeita a música, mantendo o beat simples. Muitos baterista, querem é "brilhar", em vez de tocarem música estão para ali a despejar notas...
Nos anos setenta, apareceram os solos de bateria enormes, para permitir isso mesmo, Bohnam, Ian Paiste, Tommy Aldridge... etc
Achas que Bonham não foi um dos melhores bateristas de todos os tempos, dado a influência que teve sobretudo em bateristas de "rock" ?
- Quanto ao Dave Grohl, não me refiro ao trabalho que ele fez nos Nirvana, mas sim outros projectos que mais tarde ele participou ( queens of stone age por ex.)

Ouve e da-me a tua opinião... e já agora, Tommy Lee (grande atitude tambem).
Apenas comentei pela tua insistencia nos LZ, aqui e noutro tópico q n me lembro qual...
Concordo contigo e apesar de n ser fã de Zeppelin, Bonham é outro mundo!

Dave Grohl gosto da atitude dele quando estava nos Nirvana, dava muita vida à cena sem fazer coisas transcendentes...muito melhor em QOTSA.

O Tommy já é mais atitude, como dizes e bem, mas não conheço muito o trabalho dele por não gostar da onda
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #62
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Re: Técnica vs. Musicalidade

O que eu pretendia com este post era simplesmente alertar para a "alma" do musico não poder ser deixada de lado, e substituida pela técnica.
Técnica, sim! é importantissima, mas o que pretendia é que o pessoal que dá aulas, etc, de bateria, ou que serve de exemplo para alguém enquanto musico, desse umas dicas nas respostas a este tópico, por exemplo, como quando há uns meses falei sobre a dinâmica dos pratos, que é algo que só vejo em 20% dos bateristas que conheço. Não é que os outros sejam burros, ou toquem mal, ou se estejam a c***r para as dinâmicas! - o que acredito é que a maioria nem sequer pensou nisso!

É a velha questão do APRENDE, APRENDE E APRENDE, e depois "esquece". Porque aquilo que realmente aprendemos, aquilo que executamos na bateria, é aquilo que nos define. (e atenção quando digo 'esquece', é no sentido do 'não penses nisso'... porque há muitos gajos que passam uma musica inteira a pensar nas técnicas que ainda não meteram, mais do que respeitar o que os outros musicos todos estão lá a tocar, porque eles estão lá! e eu acho isso um bocado egoista)

Só meti aqui este post porque encontrei um video que exemplifica exactamente o que estava a dizer. Andava à procura de demos da Millenium mds600, bateria elec da Thomann, não há videos! mas descobri que existe uma cópia do modelo, da simmons (ah e não vale a pena virem-me com a porra da história de que 'é da medeli...' já tooooda a gente do fórum sabe), que é a sd9k, e essa sim, tem videos no youtube. O segundo video que vi foi logo este, e lembrei-me imediatamente deste tópico "técnica vs musicalidade".
Vejam e depois digam-me "o que é isto???"

Saudações baterísticas.
__________________
Dinâmicas pessoal... dinâmicas!
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #63
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica vs. Musicalidade

Musicalidade.
Na minha opiniao a tecnica deve existir para servir a musica(lidade)
Mas se o objectivo nao for tocar, mas ensinar a tecnica será mais util
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #64
drummerCM8
 
Membro desde: 3-Set-2009
Local: barcelos
Mensagens: 38
drummerCM8 está no bom caminho
Re: Técnica vs. Musicalidade

É assim começo por falar do melhor professor de música que eu tive até hoje porque esta pessoa foi importante para mim em termos de musicalidade. Dizia ele e muito bem que existem pessoas(poucas) que ao tocarem temas era uma forma de desabafo para com os problemas da vida! só hoje é que me lembrei destas palavras que ele me disse e que naquela altura não as percebia. por isso é que vos estou a dizer estas palavras porque sõ essenciais!
Mas mais acerca da questão da técnica e da musicalidade tenho várias coisas para dizer mas só vou dizer uma: para trmos um óptimo desenvolvimento musical devemos ter um pouco de técnica mas para ter técnica não é necessário musicalidade.
Hoje em dia um dos problemas existentes na nossa sociedade é o facto de haver pessoas que não sabem sentir a musicalidade e conheco vários bateristas que ao tocarem forte se estam a exprimir mas isso está errado! uma das provas do que estou a dizer é o estilo de música que ,para mim, é o estilo em que necessitamos de muita musicalidade!

Abraço
drummerCM8 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Rudimentos e exercícios básicos: A técnica de Moeller (Moeller technique) Fullmetal Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 8 de Abril de 2010 19:44
Bons exercícios para desenvolver técnica e velocidade! andreareias Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 2 Qui, 18 de Março de 2010 00:45
Street Drum Solo - Um bateristas que toca em baldes no meio das ruas com grande técnica! Cutlas Bateristas e Percussionistas 8 Qui, 18 de Setembro de 2008 15:50
Técnica de Pes/mãos esquerdos/as! Shadow Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 9 Qui, 21 de Dezembro de 2006 16:30



São agora 21:59. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it