Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #1
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Técnica vs. Musicalidade

Pessoal, venho por este meio manifestar o meu descontentamento após ter visto praí uns 10 videos no youtube, uns como consequência dos outros, de bateristas "menos experientes"...

Vamos lá ver uma coisa, ou duas: porque há técnica, há musicalidade e há as duas juntas, uma como consequência da outra, e o que se vê praí é uma série de fãs dos rudimentos rápidos e de técnicas de velocidade nas down strokes e upper ou daquela que eu chamo a "técnica dos disciplos de portnoy".

Anda todo o mundo no "Portnoy mode":
Bd Bd........ Bd Bd
.......Sn Sn .........T1 T1.... and so on (a 300bpm's)

ou naqueles rudimentos:
Bd....... Bd
....R R L.... R R L.... (em 5a a fundo)

Depois vão para o ritmo, isto num "solo" (ó zé mete aspas nisso!) de bateria cheio de técnicas individuais, onde o que menos interessa é fazer musica com a bateria, E PIOR! - chego mesmo à conclusão é que o pessoal NÃO SABE fazer musica com a bateria...

Caso contrário não ia toda a gente parar ao mesmo ritmo, com as mesmas cadências, parecem robots ( TUM, TUM PA, TUM, PA TUM PA...15x) mas a meter um toque de ride aqui, um rufo the hats ali, uma espécie de "cunho pessoal" igual ao próximo...

Toquei com um (grande) guitarrista que me disse há uns anos "toda a gente faz Sol e Ré numa guitarra, mas há gajos que fazem o mesmo SOL e o mesmo RE e tocam-te na alma!" - Isto para dizer que o importante não é fazer o ritmo, é a maneira como se faz o ritmo, e o respeito que o baterista tem enquanto musico (essa é outra mas nem vou por aí) e deixar os outros instrumentos soar... (ok vou por aí...) Estive numa "jam" (chico mete aspas nisso!) na noite de 24 de Dez. material montado por putos, obviamente monopolizado pelos mesmos... 20minutos de intervalo entre saberem o que iam improvisar a seguir, as condições não eram boas, mas já com um copito a mais lá me convenceram a tocar o velhinho sweet child, uma verdadeira tragédia, até porque o baixista tava a tocar em D e o guitarrista em C#, mas prontos... toquei o básico e fartei-me de rir com aquilo (tava com os copos, ria-me de tudo), se fiz meia duzia de breaks foi muito, mas não sei porquê, os putos sentiram-se "ameaçados", saltaram logo a seguir para cima da bateria, era um despique de técnicas SEM SENTIDO, SEM RESPEITO (pela musica e pelos outros instrumentos), SEM FEELING, SEM MUSICALIDADE, sem nada de nada...

Fico triste a saber que já somos tão poucos bateristas, e a maioria dos novos andam meio perdidos... Aos meus alunos, no inicio, digo sempre o seguinte "quantas malhas de bateria é que conseguem cantar?" e depois meto a tocar a november rain (quando entra a bateria)... a simplicidade de uma malha de bateria que 90% de vocês conhece de cor!!! Bonito, simples, PODEROSO e extremamente musical, para completar a jóia que é a musica toda.

Os guitarristas também aprendem mais rapidamente a fazer um fingertaping do que passar de uns acordes para os outros com coerência, mas eles são mais que nós!

Vamos lá a meter musicalidade na cabeça deste pessoal, desenvolver técnica é porreiro, mas se não houver uma boa base onde inserir essa técnica, de nada vos serve, e nunca deixarão de ser batucadores para passar a ser musicos - cujo instrumento é a bateria.

Um abraço! (não quero levantar discórdias, é só a minha visão da coisa, e pode fazer a diferença na cabeça daqueles que concordarem, considerem um bom desafio à vossa maneira de tocar!)
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #2
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

O estilo do Portnoy anda mesmo difundido. Cada vez que vejo e oiço um a solar no youtube com excertos do solo da YTSE, ou lá o que é, penso nas belas imitações que eles todos são. Existem muitos Tomas Haakes, também (math metal). E talvez muitos Thomas Pridgens (fusão latina-jazz-rock com power).

Não há conhecimentos para chegar à verdadeira individualidade na bateria. Ou então há interesse em tocar o que os outros tocam, para criar ali um género de ambiente competitivo. Mesmo à americana.

É certo que se conseguem fazer coisas magníficas com pouca coisa. Mas infelizmente anda por aí muito artista do género do rádio sem sintonia, em que não se percebe mesmo se aquilo são peças teóricas, ou é puro desabafo, ou é mesmo uma expressão musical ou rítmica disfuncional e sem aplicação.

Haja técnica! O que é certo é que existem acordes e ritmos que conjugam bem, e isso é um sinal de que existem mesmo sentido(s) musical(cais), tal como nas artes plásticas (cores, texturas e traços).
A música é de todos nós, tem que haver respeito pelo dó-ré-mi

Última edição de warlike : Qua, 7 de Janeiro de 2009 às 21:41.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #3
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Prefiro técnica TS musicalidade, sendo que TS significa "to serve".
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #4
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Olha, eu gosto muito do estilo do Portnoy. Gosto da fluidez e encaixa tudo muito bem, é sem dúvida uma referência, mas percebo onde queres chegar e até concordo. Convenhamos, o povo até gosta quando o baterista faz um solo do caraças, nem que seja a bater desalmadamente na bateria, é uma coisa que fica bem. Eu detesto fazer solos, acho que isso não mostra o valor de um baterista, nem ajuda nada à música; a não ser (lá está), alguns solos do Portnoy que ele faz com o resto da banda a tocar, digamos, em "repeat": a banda dá um pano de fundo para ele, por exemplo, os últimos minutos da "Finally Free".

Por falares de musicalidade vs técnica, no site da Vic Firth, vê uma entrevista ao Gavin Harrison, ele fala-te precisamente dessa musicalidade, das coisas simples que ele apanha aqui e ali, do "groove", etc.. Ele próprio diz que não gosta de solos...

Claro que no principio todos gostamos disso, dessa técnica e "power". Mas eu dou comigo, de há algum tempo para cá, a entra mais na onda de certo bateristas, tipo John Blackwell, Aaron Spears que, devido ao estilo de música que tocam, têm de saber manter um "groove" e abrilhantá-lo um pouco. Aliás, deve ser para isso que serve a técnica, para abrilhantar a musicalidade, o "groove".
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #5
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Oh não. Vai começar a guerra Portnoy vs. anti-Portnoy.
Isto já azedou vários fóruns.
Tenham medo, muito medo.
__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #6
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de VmsR Ver Mensagem
Oh não. Vai começar a guerra Portnoy vs. anti-Portnoy.
Isto já azedou vários fóruns.
Tenham medo, muito medo.

LOL
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #7
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Chad Smith ftw






... caiam em cima de mim
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #8
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Chad Smith ftw






... caiam em cima de mim

O Chad Smith não é nada comparado com o Portnoy!!!!!
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #9
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de kosh Ver Mensagem
O Chad Smith não é nada comparado com o Portnoy!!!!!
Pois... Eu vim mudar o rumo, pode ser que evite a 3ª Guerra
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #10
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Técnica VS Musicalidade

Ina c'um caraças...

Fujam, fujam!
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #11
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Pois... Eu vim mudar o rumo, pode ser que evite a 3ª Guerra
Bom esforço!


Mas eu gosto é mesmo do Neil Peart.
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #12
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de kosh Ver Mensagem
O Chad Smith não é nada comparado com o Portnoy!!!!!
Bem, na minha opinião o Chad tem muito mais musicalidade que o portnoy!
Prefiro ouvir o Chad Smith do que ouvir o Portnoy, nao querendo dizer com isto que nao gosto de ouvir o portnoy.

É a minha opinião, por isso não me crucifiquem por ela!
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #13
Tom Sawyer

 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Mensagens: 1.402
Tom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luz
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Ina c'um caraças...

Fujam, fujam!
Que verdade, ah ah. Eu nem ia dizer nada, mas este comentário fez me rir.
__________________
begin the day with a friendly voice
a companion unobtrusive

Tom Sawyer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #14
joey
 
Membro desde: 23-Set-2007
Local: pombal
Mensagens: 163
joey será famoso em brevejoey será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de kosh Ver Mensagem
Olha, eu gosto muito do estilo do Portnoy. Gosto da fluidez e encaixa tudo muito bem, é sem dúvida uma referência, mas percebo onde queres chegar e até concordo. Convenhamos, o povo até gosta quando o baterista faz um solo do caraças, nem que seja a bater desalmadamente na bateria, é uma coisa que fica bem. Eu detesto fazer solos, acho que isso não mostra o valor de um baterista, nem ajuda nada à música; a não ser (lá está), alguns solos do Portnoy que ele faz com o resto da banda a tocar, digamos, em "repeat": a banda dá um pano de fundo para ele, por exemplo, os últimos minutos da "Finally Free".

Por falares de musicalidade vs técnica, no site da Vic Firth, vê uma entrevista ao Gavin Harrison, ele fala-te precisamente dessa musicalidade, das coisas simples que ele apanha aqui e ali, do "groove", etc.. Ele próprio diz que não gosta de solos...

Claro que no principio todos gostamos disso, dessa técnica e "power". Mas eu dou comigo, de há algum tempo para cá, a entra mais na onda de certo bateristas, tipo John Blackwell, Aaron Spears que, devido ao estilo de música que tocam, têm de saber manter um "groove" e abrilhantá-lo um pouco. Aliás, deve ser para isso que serve a técnica, para abrilhantar a musicalidade, o "groove".
la esta concordo!!!
eu gosto de tocar solos mas para mim, ou para outros bateristas que entendam o que eu faço, o que utilizo e pretendo obter. quando toco para digamos 'povo' se em fizer um solo a tocar com gosto(groove, tecnica e musicalidade) com promenores minunciosos o pessoal nao sabe dar valor nem pouco mais ou menos, apoiam mas, para eles se eu chegar la e me puser la a tocar a '300bpm' e a esgalhar no bombo, a bater com força e fazer aqueles tricks com as maos eles gostam muito mais mas eu nao gosto do que acabara de tocar!. o ultimo solo que fiz senti 'frio e solidao' senti que nao era eu mas sim 'eles'... epa concordo com o que teem dito. eu gosto de tocar cenas que me vao na alma com groove e tecnica e obviamente musicalidade...
e a minha opiniao
'stay'
joey não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #15
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Em musica, tudo é possível... Não fosse considerada a musica uma arte!
Defendo que se deve dominar bem o basico (técnicas base, posições correctas, etc) e só depois avançar para as coisas mais complicadas...
Se se puder aliar a musicalidade com a técnica, tanto melhor mas cada uma individualmente e por si só ficam incompletas...

Em banda, acho que se deve olhar para o grupo como um todo.
No caso de solos de bateria, se isso vier para enriquecer a musica enquanto arte, optimo... Se for só para demonstrar que o baterista é muito bom tecnicamente, "para isso meus senhores, não contem comigo..."
Prefiro de longe adicionar musicalidade ao tema e fortalecer a musica, juntamente com os outros instrumentos!
Aliás, a simplicidade por vezes cabe bem em vez da complicação!

Como dizia o outro "Na musica, às vezes o MAIS é MENOS!"

Tenho dito!

ABRAÇO!
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #16
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Técnica VS Musicalidade

como disse um baterista num workshop...
eu toco aquilo que sei tocar e que gosto de tocar .se gostarem do meu genero, minha simplicidade , minha honestidade, entao temos contrato, senao, vao se f u ck you !
claro que para chegar ao nivel de poder dizer isso, ja nao é assim tao pequeno baterista.
mas a minha opinia é... toca de tudo um pouco ao teu jeito e seras reconhecido em qualquer grupo , em qualquer palco. ora vejamos... o Portnoy só é conhecido porque tem o seu estilo musical, o jojo mayer igualmente, o Manu katché... dito. e por aí em diante
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #17
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Técnica VS Musicalidade

Pah, nós nao podemos viver num mundo de formatados...tens aí grandes bateristas, tipo Portnoy, ChadSmith, DaveWeckl, SteeveGad e quantos mais...Mas até que ponto para um baterista é bom ser uma cópia de um destes?Até que ponto dessa maneira criamos o nosso próprio estilo, a nossa propria cena?

O que eu faço comigo mesmo, e que acho que se deve fazer é "beber" de todos os lados, criar o nosso estilo. A musica começou simples, e foram surgindo novos estilos pela mistura dos anteriores (nem sempre ok), mas por aí. Porque eu posso ser um baterista funky, mas no meio do meu groove até posso meter umas ideias gospel (que é o que acontece), o groove do soul, uns brakes que saquei dum JBass, dum Aaron Spears, dum SteeveGad e no entanto, nunca na vida ser igual a eles, ser uma copia.

"Vocês riem-se de mim por eu ser diferente. Eu riu-me de vocês por serem todos iguais"BobMarley (acho)

__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #18
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de knk Ver Mensagem
Pessoal, venho por este meio manifestar o meu descontentamento após ter visto praí uns 10 videos no youtube, uns como consequência dos outros, de bateristas "menos experientes"...

Vamos lá ver uma coisa, ou duas: porque há técnica, há musicalidade e há as duas juntas, uma como consequência da outra, e o que se vê praí é uma série de fãs dos rudimentos rápidos e de técnicas de velocidade nas down strokes e upper ou daquela que eu chamo a "técnica dos disciplos de portnoy".

Anda todo o mundo no "Portnoy mode":
Bd Bd........ Bd Bd
.......Sn Sn .........T1 T1.... and so on (a 300bpm's)

ou naqueles rudimentos:
Bd....... Bd
....R R L.... R R L.... (em 5a a fundo)

Depois vão para o ritmo, isto num "solo" (ó zé mete aspas nisso!) de bateria cheio de técnicas individuais, onde o que menos interessa é fazer musica com a bateria, E PIOR! - chego mesmo à conclusão é que o pessoal NÃO SABE fazer musica com a bateria...

Caso contrário não ia toda a gente parar ao mesmo ritmo, com as mesmas cadências, parecem robots ( TUM, TUM PA, TUM, PA TUM PA...15x) mas a meter um toque de ride aqui, um rufo the hats ali, uma espécie de "cunho pessoal" igual ao próximo...

Toquei com um (grande) guitarrista que me disse há uns anos "toda a gente faz Sol e Ré numa guitarra, mas há gajos que fazem o mesmo SOL e o mesmo RE e tocam-te na alma!" - Isto para dizer que o importante não é fazer o ritmo, é a maneira como se faz o ritmo, e o respeito que o baterista tem enquanto musico (essa é outra mas nem vou por aí) e deixar os outros instrumentos soar... (ok vou por aí...) Estive numa "jam" (chico mete aspas nisso!) na noite de 24 de Dez. material montado por putos, obviamente monopolizado pelos mesmos... 20minutos de intervalo entre saberem o que iam improvisar a seguir, as condições não eram boas, mas já com um copito a mais lá me convenceram a tocar o velhinho sweet child, uma verdadeira tragédia, até porque o baixista tava a tocar em D e o guitarrista em C#, mas prontos... toquei o básico e fartei-me de rir com aquilo (tava com os copos, ria-me de tudo), se fiz meia duzia de breaks foi muito, mas não sei porquê, os putos sentiram-se "ameaçados", saltaram logo a seguir para cima da bateria, era um despique de técnicas SEM SENTIDO, SEM RESPEITO (pela musica e pelos outros instrumentos), SEM FEELING, SEM MUSICALIDADE, sem nada de nada...

Fico triste a saber que já somos tão poucos bateristas, e a maioria dos novos andam meio perdidos... Aos meus alunos, no inicio, digo sempre o seguinte "quantas malhas de bateria é que conseguem cantar?" e depois meto a tocar a november rain (quando entra a bateria)... a simplicidade de uma malha de bateria que 90% de vocês conhece de cor!!! Bonito, simples, PODEROSO e extremamente musical, para completar a jóia que é a musica toda.

Os guitarristas também aprendem mais rapidamente a fazer um fingertaping do que passar de uns acordes para os outros com coerência, mas eles são mais que nós!

Vamos lá a meter musicalidade na cabeça deste pessoal, desenvolver técnica é porreiro, mas se não houver uma boa base onde inserir essa técnica, de nada vos serve, e nunca deixarão de ser batucadores para passar a ser musicos - cujo instrumento é a bateria.

Um abraço! (não quero levantar discórdias, é só a minha visão da coisa, e pode fazer a diferença na cabeça daqueles que concordarem, considerem um bom desafio à vossa maneira de tocar!)
Subscrevo na totalidade! A técnica individual, (não aquela que académicamente, se ensina a toda a gente e toda a gente pretende aprender), nasce com a musicalidade e a criatividade de cada um.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #19
mandalore
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 47
mandalore está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Pah, nós nao podemos viver num mundo de formatados...tens aí grandes bateristas, tipo Portnoy, ChadSmith, DaveWeckl, SteeveGad e quantos mais...Mas até que ponto para um baterista é bom ser uma cópia de um destes?Até que ponto dessa maneira criamos o nosso próprio estilo, a nossa propria cena?

O que eu faço comigo mesmo, e que acho que se deve fazer é "beber" de todos os lados, criar o nosso estilo. A musica começou simples, e foram surgindo novos estilos pela mistura dos anteriores (nem sempre ok), mas por aí. Porque eu posso ser um baterista funky, mas no meio do meu groove até posso meter umas ideias gospel (que é o que acontece), o groove do soul, uns brakes que saquei dum JBass, dum Aaron Spears, dum SteeveGad e no entanto, nunca na vida ser igual a eles, ser uma copia.

"Vocês riem-se de mim por eu ser diferente. Eu riu-me de vocês por serem todos iguais"BobMarley (acho)

Na minha opinião de absolute beginner concordo contigo! Penso que todos devemos ter as nossas referências e "aprender" com elas para podermos aperfeiçoar o nosso próprio estilo. Quanto à questão da técnica e musicalidade, acho que deve existir um certo equilibrio entre ambas, mas penso também que tudo depende um pouco do estilo que tocamos. O Portnoy por tocar uma variação de metal (metal progressivo) usa e abusa da técnica lol mas é isso que os fans do estilo esperam dele! Um exemplo, na minha opinião perfeito, é o Joey. Muita rapidez e muita técnica, que é exactamente o que quem ouve o estilo de música que ele toca espera dele (eu sou um deles! xD). Na minha opinião cada um deve encontrar o tal equilibrio entre técnica e musicalidade que mais se adapta às suas necessidades como músico.

Última edição de mandalore : Qui, 8 de Janeiro de 2009 às 15:38.
mandalore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #20
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de mandalore Ver Mensagem
Na minha opinião de absolute beginner concordo contigo! Penso que todos devemos ter as nossas referências e "aprender" com elas para podermos aperfeiçoar o nosso próprio estilo. Quanto à questão da técnica e musicalidade, acho que deve existir um certo equilibrio entre ambas, mas penso também que tudo depende um pouco do estilo que tocamos. O Portnoy por tocar uma variação de metal (metal progressivo) usa e abusa da técnica lol mas é isso que os fans do estilo esperam dele! Um exemplo, na minha opinião perfeito, é o Joey. Muita rapidez e muita técnica, que é exactamente o que quem ouve o estilo de música que ele toca espera dele (eu sou um deles! xD). Na minha opinião cada um deve encontrar o tal equilibrio entre técnica e musicalidade que mais se adapta às suas necessidades como músico.
OFFTOPIC: Muita gente insiste no Joey dos Slipknot mas eu sinceramente não o acho um baterista por aí alem (dentro dos bons)...
Mas pronto, deve ser por ser da banda que é e tal...

Abraço
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #21
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
OFFTOPIC: Muita gente insiste no Joey dos Slipknot mas eu sinceramente não o acho um baterista por aí alem (dentro dos bons)...
Mas pronto, deve ser por ser da banda que é e tal...

Abraço
lol eh pa, nao fomentes essa discussão...a sério. É que isso já deu bue polémica aqui no forum. Eu tambem nao gosto, mas é melhor mesmo nao falar
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #22
mandalore
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 47
mandalore está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

por mim não há confusão nenhuma porque cada um tem os seus gostos e devem ser respeitados... eu pessoal sou um apreciador do joey mas respeito quem não gosta...
mandalore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #23
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Claro, cada um com os seus gostos!
Só fico é curioso por uma razão: Exemplo de "melhor" baterista de Metal Progressivo: Portnoy! (tudo bem)
Depois técnica e rapidez: Joey...

Mas pronto, são opiniões!

Abraço
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #24
mandalore
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 47
mandalore está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
Claro, cada um com os seus gostos!
Só fico é curioso por uma razão: Exemplo de "melhor" baterista de Metal Progressivo: Portnoy! (tudo bem)
Depois técnica e rapidez: Joey...

Mas pronto, são opiniões!

Abraço
Não me expliquei bem realmente lol eu aprecio a rapidez dele nos pedais principalmente embora ache que ele é bastante rápido no geral...
mandalore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #25
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de mandalore Ver Mensagem
Não me expliquei bem realmente lol eu aprecio a rapidez dele nos pedais principalmente embora ache que ele é bastante rápido no geral...
Sim mas há exemplos melhores: Arch Enemy, Devine Heresy, Fear Factory, Dimmu Borgir e por aí... (Não sei o nome dos bateristas de cor e nao me apetece procurar LOOOOOOL)

Ah o Dave Weckl toca mto bem pedal single (soa a duplo believe it or not)

Abraço
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #26
mandalore
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 47
mandalore está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

ya o dos Arch Enemy dá-lhe muito também lol acho que tenho aquela coisa plo Joey também muito por causa dos Slipknot x)
mandalore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #27
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de mandalore Ver Mensagem
ya o dos Arch Enemy dá-lhe muito também lol acho que tenho aquela coisa plo Joey também muito por causa dos Slipknot x)
AAAAAAAHHHHHHHHHHHH já disseste tudo então! Era aí que eu queria chegar...
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #28
mandalore
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 47
mandalore está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
AAAAAAAHHHHHHHHHHHH já disseste tudo então! Era aí que eu queria chegar...
lol ya é um bocado por causa deles mas gosto mesmo muito de o ouvir tocar não sei explicar bem porque mas tem aquela coisa lol é dele e do Rev dos Avenged Sevenfold lol
mandalore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #29
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de mandalore Ver Mensagem
lol ya é um bocado por causa deles mas gosto mesmo muito de o ouvir tocar não sei explicar bem porque mas tem aquela coisa lol é dele e do Rev dos Avenged Sevenfold lol
Para acabarmos com o offtopic, pesquisa bateristas não só de bandas de metal da "moda" mas tambem os mais antigos e old-school!
Atenção, eu gosto de Slipknot e A7X!

Abraço!
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #30
mandalore
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 47
mandalore está no bom caminho
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de Rebel-Drummer Ver Mensagem
Para acabarmos com o offtopic, pesquisa bateristas não só de bandas de metal da "moda" mas tambem os mais antigos e old-school!
Atenção, eu gosto de Slipknot e A7X!

Abraço!
Atenção eu não gosto deles por estarem na moda lol já conheço ambas as bandas muito antes de serem mais conhecidas x) mas ya vou seguir o teu conselho...
mandalore não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #31
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Re: Técnica VS Musicalidade

Não alimento discussões pessoais, quando digo Portnoy não estou a falar dele, estou especificamente a falar da técnica:

Bd(r)..Bd(l).................Bd(r)..Bd(l)......... .............Bd(r)..Bd(l)
................Sn(r)..Sn(l).................Tom(r )..Tom(l)....................son on

Só porque foi ele o primeiro que ouvi a usar essa técnica em abundância.
O ponto que quis E QUERO focar é o ponto de ouvir bateristas (até punha aqui links do youtube mas já levei nas orelhas dos moderadores por isso não sei se posso lol) mais rookies que têm um domínio supremo dessa técnica, e outras semelhantes, mas quando terminam num CRASHHHH (imaginar som de um prato) vão fazer um ritmo TUM TUM PÁ, e só aí é que se vê que são mm rookies, ou seja, gajos que tocam há bem pouco tempo.
Só quero questionar o método de aprendizagem/evolução dos bateristas actualmente. É verdade que também já ouvi um grande baterista que me disse "epá, malhas muita bem, mas olha, esquece tudo aquilo que aprendeste, agora, experimenta a tocar sem usar a cabeça e sem tentar meter essas técnicas todas", fiquei sentado na bateria a olhar para o gajo com cara de parvo e a pensar "não querem lá ver este $%$#... óh óh... eu aqui a meter coisas dificeis e ele pede para esquecer" comecei a tocar coisas mais simples, naquela de não parecer mal, fui fazendo umas ****itas, e às tantas sai-me um break assim meio esquisito, mas recordo-me, pleno de técnica e groove. O gajo gritou "pára aí!" parei, "vês? é essa a tua essência na bateria". Levei algum tempo para perceber, mas é a verdade, tudo aquilo que aprendemos é depois filtrado e canalizado para aquilo que realmente achamos importante e que nos define como musicos. Não tenho vergonha nenhuma em dizer que quando tinha 18 anos tinha incomparavelmente mais técnica do que tenho agora, mas acho que agora tou capaz de pisar qualquer palco e, sinceramente, quando tinha 18 anos, não estava.
Ouçam os Portnoys, os Joeys, os Chad's, os Weckl's, os Smith's, os Magini's, os Manu's, os Lang's, os Chambers's, aprendam com eles, mas nunca se esqueçam como foi dito mais acima, a bateria também tem o seu "dó-ré-mi..." e é esse principio que vos vai ajudar a fazer musica com uma banda!

Para a frente é que é o caminho:

O Rebel tocou aqui numa questão que também é muito porreira, o pedal do Weckl, single que soa a double, já praticamente toda a gente deve conhecer essa técnica, mas, para quem não sabe cá vai: é basicamente o mesmo que a técnica de Moeller (ou lá como se escreve) em que se aproveita o movimento natural para dar duas strokes. Existem videos no youtube com isto (os links pá... os links ) mas vou tentar explicar por texto:
O pé deve estar apenas com a parte dos dedos apoiada no pedal. O movimento do pé é sempre descendente e o que se deve fazer é na primeira pancada, deixar o batente fazer "mola" na pele, voltar para trás, e aproveitar o tal movimento descendente do pé para dar outra pancada mas com o pé todo assente no pedal, resumindo, a primeira pancada em ponta do pé, a segunda (aproveitado o sentido descendente da perna) com o pé todo já assente no pedal. Não esquecer que é importante aproveitar o "rebound" do batente na pele e dar-lhe um pouco de folga para ele responder à segunda pancada.
Quando dominarem esta técnica, podem partir para as 3 pancadas numa stroke de bombo (que praticamente nunca vão precisar mas de vez em quando é giro, eu uso muito raramente).
Esta técnica é basicamente a técnica de cima mas acrescentando uma ultima pancada já com a parte mais atrás do pé junto ao calcanhar, e "empurrar" o pedal para a frente (pelo menos é como a faço), resumindo:
1.ponta do pé - primeira pancada
2.pé todo - segunda pancada aproveitando a volta do batente
3.parte de trás do pé - terceira pancada a "empurrar" o pedal para a frente e aproveitando a flexibilidade da 2a pancada

CHARANNNN!!! nem eu percebi nada do que escrevi, mas qualquer dia posto umas fotos ou videos do movimento, ou links do youtube que tb deve haver LOL

ABRAÇOSSSS!!! e não briguem por gostos! briguem por ser melhores porque JÁ SOMOS TÃO POUCOS!!! LOL
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #32
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Técnica VS Musicalidade

Bd Bd........ Bd Bd
.......Sn Sn .........T1 T1.... and so on (a 300bpm's)


Bd....... Bd
....R R L.... R R L.... (em 5a a fundo)

Bd(r)..Bd(l).................Bd(r)..Bd(l)......... .............Bd(r)..Bd(l)
................Sn(r)..Sn(l).................Tom(r )..Tom(l)....................son on


Para ouvir estas técnicas, julgo que o Billy Cobham seria mais indicado. Além de ser bastante musical e de fazer isso há muitos mais anos do que qualquer desses nomes que para aí falam, diria também que em contextos muito mais interessantes.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #33
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de knk Ver Mensagem
Não alimento discussões pessoais, quando digo Portnoy não estou a falar dele, estou especificamente a falar da técnica:

Bd(r)..Bd(l).................Bd(r)..Bd(l)......... .............Bd(r)..Bd(l)
................Sn(r)..Sn(l).................Tom(r )..Tom(l)....................son on

Só porque foi ele o primeiro que ouvi a usar essa técnica em abundância.
O ponto que quis E QUERO focar é o ponto de ouvir bateristas (até punha aqui links do youtube mas já levei nas orelhas dos moderadores por isso não sei se posso lol) mais rookies que têm um domínio supremo dessa técnica, e outras semelhantes, mas quando terminam num CRASHHHH (imaginar som de um prato) vão fazer um ritmo TUM TUM PÁ, e só aí é que se vê que são mm rookies, ou seja, gajos que tocam há bem pouco tempo.
Só quero questionar o método de aprendizagem/evolução dos bateristas actualmente. É verdade que também já ouvi um grande baterista que me disse "epá, malhas muita bem, mas olha, esquece tudo aquilo que aprendeste, agora, experimenta a tocar sem usar a cabeça e sem tentar meter essas técnicas todas", fiquei sentado na bateria a olhar para o gajo com cara de parvo e a pensar "não querem lá ver este $%$#... óh óh... eu aqui a meter coisas dificeis e ele pede para esquecer" comecei a tocar coisas mais simples, naquela de não parecer mal, fui fazendo umas ****itas, e às tantas sai-me um break assim meio esquisito, mas recordo-me, pleno de técnica e groove. O gajo gritou "pára aí!" parei, "vês? é essa a tua essência na bateria". Levei algum tempo para perceber, mas é a verdade, tudo aquilo que aprendemos é depois filtrado e canalizado para aquilo que realmente achamos importante e que nos define como musicos. Não tenho vergonha nenhuma em dizer que quando tinha 18 anos tinha incomparavelmente mais técnica do que tenho agora, mas acho que agora tou capaz de pisar qualquer palco e, sinceramente, quando tinha 18 anos, não estava.
Ouçam os Portnoys, os Joeys, os Chad's, os Weckl's, os Smith's, os Magini's, os Manu's, os Lang's, os Chambers's, aprendam com eles, mas nunca se esqueçam como foi dito mais acima, a bateria também tem o seu "dó-ré-mi..." e é esse principio que vos vai ajudar a fazer musica com uma banda!

Para a frente é que é o caminho:

O Rebel tocou aqui numa questão que também é muito porreira, o pedal do Weckl, single que soa a double, já praticamente toda a gente deve conhecer essa técnica, mas, para quem não sabe cá vai: é basicamente o mesmo que a técnica de Moeller (ou lá como se escreve) em que se aproveita o movimento natural para dar duas strokes. Existem videos no youtube com isto (os links pá... os links ) mas vou tentar explicar por texto:
O pé deve estar apenas com a parte dos dedos apoiada no pedal. O movimento do pé é sempre descendente e o que se deve fazer é na primeira pancada, deixar o batente fazer "mola" na pele, voltar para trás, e aproveitar o tal movimento descendente do pé para dar outra pancada mas com o pé todo assente no pedal, resumindo, a primeira pancada em ponta do pé, a segunda (aproveitado o sentido descendente da perna) com o pé todo já assente no pedal. Não esquecer que é importante aproveitar o "rebound" do batente na pele e dar-lhe um pouco de folga para ele responder à segunda pancada.
Quando dominarem esta técnica, podem partir para as 3 pancadas numa stroke de bombo (que praticamente nunca vão precisar mas de vez em quando é giro, eu uso muito raramente).
Esta técnica é basicamente a técnica de cima mas acrescentando uma ultima pancada já com a parte mais atrás do pé junto ao calcanhar, e "empurrar" o pedal para a frente (pelo menos é como a faço), resumindo:
1.ponta do pé - primeira pancada
2.pé todo - segunda pancada aproveitando a volta do batente
3.parte de trás do pé - terceira pancada a "empurrar" o pedal para a frente e aproveitando a flexibilidade da 2a pancada

CHARANNNN!!! nem eu percebi nada do que escrevi, mas qualquer dia posto umas fotos ou videos do movimento, ou links do youtube que tb deve haver LOL

ABRAÇOSSSS!!! e não briguem por gostos! briguem por ser melhores porque JÁ SOMOS TÃO POUCOS!!! LOL
Essa tecnica é mostrada num dvd que eu tenho do Dave Weckl para aí de 1980 e tal... Não explica mas ve-se bem como é!
Não nos estamos a chatear Estamos a debater!

Abraço
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #34
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Técnica VS Musicalidade

Já que falam em técnica vs musicalidade, gosto mais da técnica+musicalidade...

Ouçam o baterista de Katatonia o Daniel Liljekvist por ex (sim mais um do metal) e digam lá que não é lindo...lol

Há muito mais que aliam estas duas coisas...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Janeiro de 2009   #35
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: Técnica VS Musicalidade

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
Já que falam em técnica vs musicalidade, gosto mais da técnica+musicalidade...

Ouçam o baterista de Katatonia o Daniel Liljekvist por ex (sim mais um do metal) e digam lá que não é lindo...lol

Há muito mais que aliam estas duas coisas...
O de Anathema tb
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Rudimentos e exercícios básicos: A técnica de Moeller (Moeller technique) Fullmetal Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 8 de Abril de 2010 19:44
Bons exercícios para desenvolver técnica e velocidade! andreareias Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 2 Qui, 18 de Março de 2010 00:45
Street Drum Solo - Um bateristas que toca em baldes no meio das ruas com grande técnica! Cutlas Bateristas e Percussionistas 8 Qui, 18 de Setembro de 2008 15:50
Técnica de Pes/mãos esquerdos/as! Shadow Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 9 Qui, 21 de Dezembro de 2006 16:30



São agora 14:50. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it