Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 25 de Agosto de 2008   #36
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Para block snares, as melhores madeiras costumam ser as madeiras mais duras, tal como a Jarrah, Eucalipto, Bubinga, Sheoak.
Jarrah e Sheoak nao conhecia...qual o nome dessas madeiras em pt?
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 26 de Agosto de 2008   #37
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Ta muito fixe, parabéns! É uma grande ideia, e como algum pessoal já disse, tambem quero uma podes acrescentar-me a lista de espera
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Agosto de 2008   #38
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

oh jonhe, e o aspecto final, e o som, e isso tudo no conjunto do teu kit? a gente quer saber tudo pa! força nisso, e se ficar mesmo como tem vindo a ficar ainda te encomendo uma caixa
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Agosto de 2008   #39
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
oh jonhe, e o aspecto final, e o som, e isso tudo no conjunto do teu kit? a gente quer saber tudo pa! força nisso, e se ficar mesmo como tem vindo a ficar ainda te encomendo uma caixa
LOL, é preciso calma! Agora vou de férias e só volto dia 14. Por isso novidades só depois dessa data. Já arranjei um torno grande para acabar o casco.

Os bearing Edges podem ser feitos no torno, ou é melhor com uma topia?

Para a shell que vou fazer para mim em principio será em Oak-Carvalho.

cumpz
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 28 de Agosto de 2008   #40
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

vai ficar... nem digo mais. é esperar para ver
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 30 de Agosto de 2008   #41
Soulive
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha/Lisboa
Mensagens: 136
Soulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em brutoSoulive é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Muito bem!

Ainda só me aventurei em ply-shells, mas o meu próximo projecto também vai ser uma tarola com staves.

Go on!
Soulive não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Setembro de 2008   #42
pacfer
 
Membro desde: 31-Jul-2006
Local: Lamego
Mensagens: 7
pacfer será famoso em breve
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Bem, para não andarem para aí ás voltas com nomes esquisitos, aqui fica o nome, em português, da maioria das madeiras utilizadas no fabrico de instrumentos (bateria, guitarras, etc, etc..)

às vezes um nome esquisito, é uma árvore que está ao lado de nossa casa

Fiquem bem

Inglês Português
abele álamo
acacia acácia
african blackwood pau-preto
alder amieiro
almond amendoeira
apple macieira
arrowwood viburno
ash freixo
aspen álamo, choupo ou faia tremedor
baldcypress cipreste calvo
balsawood pau-de-balsa
basswood tília
beech faia
birch vidoeiro, bétula
bubinga bubinga
buckthorn sanguinheiro
butternut nogueira branca
cedar cedro
cherry cerejeira
chestnut castanheiro
corkwood, cork-oak sobreiro
cypress cipreste
cyrilla swamp cirílo do pântano
ebony ébano
elder sabugueiro
elm ulmeiro
eucalyptus eucalipto
fiddlewood pau-de-viola
fig figueira
fir abéto
guava goiabeira
hazel avelaneira
hickory nogueira dos E.U.A.
hornbeam álamo-branco
horsechestnut castanheiro-da-índia
horsetail tree cavalinha
ironwood, Lyontree mecrusse
juniper zimbro
larch larício
laurel loureiro
leadwood monzo
lemon limoeiro
locust alfarrobeira
madrone madrono
mahogany mogno
mangrove mangue
maple bordo
mastic aroeira
mazzard azereiro
medlar nespereira
mulberry amoreira
myrtle mirto
oak carvalho
olive oliveira
orange laranjeira
oysterwood cedro-macho
pagoda tree sófora, figueira-dos-pagodes
palm tree palmeira
pao ferro pau-ferro
papaya mamoeiro
peach pessegueiro
pear pereira
pine pinheiro
plum ameixieira
poplar álamo, choupo
redwood pau-brasil
rosewood pau-rosa
sabdalwood sândalo
sloe abrunheiro
spruce abéto
sycamore plátano
walnut nogueira
willow salgueiro
pacfer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Setembro de 2008   #43
carlosmiguel
 
Membro desde: 12-Fev-2008
Local: Santa Maria da Feira
Mensagens: 123
carlosmiguel tem uma aura espectacular à voltacarlosmiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

então e a tarola pronta?
carlosmiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Setembro de 2008   #44
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de pacfer Ver Mensagem
Bem, para não andarem para aí ás voltas com nomes esquisitos, aqui fica o nome, em português, da maioria das madeiras utilizadas no fabrico de instrumentos (bateria, guitarras, etc, etc..)

às vezes um nome esquisito, é uma árvore que está ao lado de nossa casa

Fiquem bem

Inglês Português
abele álamo
acacia acácia
african blackwood pau-preto
alder amieiro
almond amendoeira
apple macieira
arrowwood viburno
ash freixo
aspen álamo, choupo ou faia tremedor
baldcypress cipreste calvo
balsawood pau-de-balsa
basswood tília
beech faia
birch vidoeiro, bétula
bubinga bubinga
buckthorn sanguinheiro
butternut nogueira branca
cedar cedro
cherry cerejeira
chestnut castanheiro
corkwood, cork-oak sobreiro
cypress cipreste
cyrilla swamp cirílo do pântano
ebony ébano
elder sabugueiro
elm ulmeiro
eucalyptus eucalipto
fiddlewood pau-de-viola
fig figueira
fir abéto
guava goiabeira
hazel avelaneira
hickory nogueira dos E.U.A.
hornbeam álamo-branco
horsechestnut castanheiro-da-índia
horsetail tree cavalinha
ironwood, Lyontree mecrusse
juniper zimbro
larch larício
laurel loureiro
leadwood monzo
lemon limoeiro
locust alfarrobeira
madrone madrono
mahogany mogno
mangrove mangue
maple bordo
mastic aroeira
mazzard azereiro
medlar nespereira
mulberry amoreira
myrtle mirto
oak carvalho
olive oliveira
orange laranjeira
oysterwood cedro-macho
pagoda tree sófora, figueira-dos-pagodes
palm tree palmeira
pao ferro pau-ferro
papaya mamoeiro
peach pessegueiro
pear pereira
pine pinheiro
plum ameixieira
poplar álamo, choupo
redwood pau-brasil
rosewood pau-rosa
sabdalwood sândalo
sloe abrunheiro
spruce abéto
sycamore plátano
walnut nogueira
willow salgueiro
Pacfer, esta parte ia ser grande acrescento à secção de Madeiras aqui do sítio. Admins, alguma sugestão?

Jonhe, essa tarola? Embargaram a obra?

Abraços
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Setembro de 2008   #45
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de carlosmiguel Ver Mensagem
então e a tarola pronta?
ele avisou que ia de ferias!
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 13 de Setembro de 2008   #46
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de Danny170 Ver Mensagem
ele avisou que ia de ferias!
Exacto, cheguei hoje! Talvez agora o andamento seja mais lento pois a escola tá a começar, mas vou tentar acabar isto o mais rapido possivel.

Obrigado a todos pelos comments
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 1 de Outubro de 2008   #47
ardrum
 
Membro desde: 21-Set-2008
Local: Manique-Alcabideche
Mensagens: 4
ardrum está no bom caminho
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Boas jonh
parabens pelo teu trabalho.Tal como o teu pai eu tambem sou carpinteiro e tambem já fiz um kit completo para mim (Bombo 20,timbalos 10 , 12 , 14 , 16 e tarola de 14 x 6,5 tudo com aros de madeira ) só que usei uma técnica completamente diferente da tua , como não sabia que existia o bateristas.pt não tirei fotos na fase de fabrico , agora vou fazer uma tarola de 13 e vou tirar fotos de todos os passos para o pessoal poder ver.A madeira que utilizo é choupo tem um som seco e definido , já agora aproveito para dizer ao pessoal que mora na zona de cascais e não só que se quizer vir experimentar é só dizer.
ardrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 1 de Outubro de 2008   #48
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de ardrum Ver Mensagem
Boas jonh
parabens pelo teu trabalho.Tal como o teu pai eu tambem sou carpinteiro e tambem já fiz um kit completo para mim (Bombo 20,timbalos 10 , 12 , 14 , 16 e tarola de 14 x 6,5 tudo com aros de madeira ) só que usei uma técnica completamente diferente da tua , como não sabia que existia o bateristas.pt não tirei fotos na fase de fabrico , agora vou fazer uma tarola de 13 e vou tirar fotos de todos os passos para o pessoal poder ver.A madeira que utilizo é choupo tem um som seco e definido , já agora aproveito para dizer ao pessoal que mora na zona de cascais e não só que se quizer vir experimentar é só dizer.
Fixe.
Depois posta um tutorial do género deste para ficarmos todos a saber!

Quanto à shell ainda está aqui, não tenho tido tempo para a levar para o torno, mas nao se preocupem que eu acabo-a!

Abraço
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 2 de Outubro de 2008   #49
ardrum
 
Membro desde: 21-Set-2008
Local: Manique-Alcabideche
Mensagens: 4
ardrum está no bom caminho
aqui tens as fotos da minha obra!

o mais complicado neste processo todo é fazer os aros tambem em madeira , as ferragens são do mais baratuxo que há mas dá para safar a coisa, a decoração que vês é um autocolante mas dá para personalizar das mais variadas formas é preciso é imaginação mas depois de várias horas a fazer isto já não há pachorra para personalizações o que se quer é que ela comece a bater.
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.

Última edição de Madeira : Sex, 3 de Outubro de 2008 às 14:24.
ardrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #50
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

ardrums, tens aí obra de arte!

Pessoalmente, acho uma tarola bonita, e não acho que perdeste muito tempo em pormenores senão tinha ficado mesmo xpto (ou bpto ).

Parabéns e obrigadão por postares fotos da master piece!

Abraço
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #51
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Quando a Caixa estiver pronta..
tentar meter umas fotos para vermos como ficou

cumps
__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #52
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de arruda Ver Mensagem
Quando a Caixa estiver pronta..
tentar meter umas fotos para vermos como ficou

cumps
Claro que meto

Já agora podes dizer como fizeste os aros?
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #53
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de ardrum Ver Mensagem
aqui tens as fotos da minha obra!

o mais complicado neste processo todo é fazer os aros tambem em madeira , as ferragens são do mais baratuxo que há mas dá para safar a coisa, a decoração que vês é um autocolante mas dá para personalizar das mais variadas formas é preciso é imaginação mas depois de várias horas a fazer isto já não há pachorra para personalizações o que se quer é que ela comece a bater.
Isso é 1 ply dobrada não é?
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #54
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Isso é 1 ply dobrada não é?
Pois, realmente também tinha pensado nisso....

Mas se for só 1ply o som não deve ser lá grande coisa, mas tudo depende da grossura.
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #55
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de jonh_semen Ver Mensagem
Pois, realmente também tinha pensado nisso....

Mas se for só 1ply o som não deve ser lá grande coisa, mas tudo depende da grossura.
Não deve ser grande coisa?

Dá uma olhada aqui:

http://www.craviottodrums.com/index-usa.php
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #56
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Não deve ser grande coisa?

Dá uma olhada aqui:

http://www.craviottodrums.com/index-usa.php
meu deus ! º º
!
O
fiquei de boca aberta !
eu que adoro baterias com a madeira amostra.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #57
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Não deve ser grande coisa?

Dá uma olhada aqui:

http://www.craviottodrums.com/index-usa.php
Realmente não fazia ideia que existissem cascos só com 1ply. Mas para dobrar aquilo deve ser necessário algumas maquinas especificas, pois madeira com aquela espessura, não se dobra facilmente e corre-se sempre o risco de partir.

O que aprende-mos neste fórum...

PS: Mas tal como disse, tudo depende da grossura, e essas plys não são propriamente finas.
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 3 de Outubro de 2008   #58
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Sim, é 1 ply grossa, e sim tem que levar os reinforcement hoops por forma a nao perder a forma.

A madeira é moldada através de vapor, o que se chama de steambent.

http://baterismos.com/autores-convid...la-1/#more-311

Este artigo é porreiro, se bem que ele confunde one-ply shells com solid shells ou que é diferente.

Solid shell é um pedaço completo da madeira, sem ser dobrado, como é o caso de algumas bradys e a Zelkova do mano Pipó.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
[Entrevista] Rolando Barros Superdgs Bateristas e Percussionistas 5 Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01



São agora 20:46. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it