Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > CDs, DVDs, Livros e Manuais
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

CDs, DVDs, Livros e Manuais Anuncios, Reportagens, Opiniões e Críticas a CD's, DVD's, Livros e Manuais de Bateria/Percussão. (ATENÇÃO: Aqui fala-se APENAS de material relacionado DIRECTAMENTE com Bateria e Percussão!)


Resposta
Opções
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #1
bruxo27
 
Membro desde: 5-Set-2008
Local: Brasil
Mensagens: 14
bruxo27 está no bom caminho
Pergunta Que livros, manuais e/ou métodos me aconselham para aprender a ler partituras de Big Band?

Olá, amigos!

Farei uma prova para uma importante escola aqui de minha cidade.
Na prova prática eles pedem que o candidato faça uma leitura à primeira vista de uma partitura de Big Band.

Eu não conheço muito o gênero e não tenho nenhum material de apoio. Os camaradas não podem me indicar algo?! Tem algum e-book para me passar, ou vídeos!?

Minha prova será em duas semanas.

Agradeço a todos desde já!

Bruxo
bruxo27 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #2
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Que livros, manuais e/ou métodos me aconselham para aprender a ler partituras de Big B

Nao entendi muito bem...

No dia da prova vao te dar uma peça de musica para leres e "passar" para a bateria, tudo no "calor do momento"? epa deve ser grande escola porque isso é muito dificil, inclusive poucos sao os profissionais que o conseguem fazer sem problemas...quem é muito aclamado pelas suas capacidades em sight reading é Vinnie Colaiuta.


Mas ok...

Suponho que as big bands que estas a falar, sao as de jazz puro, nao é? nao te sei dizer se existem livro ou manuais especificamente para o que procuras, mas sendo jazz começa a tua procura por aí...pesquisa por exemplo por Art Blakey, Gene Krupa, Joe Morello, Buddy Rich, Louie Bellson, philly joe jones, Max Roach, Elvin Jones, Tony Williams, Steve Smith, Ed Shaughnessy, etc etc etc
Em termos de material didatico, o Dvd Jazz Legacy do Steve Smith poderá ser uma grande ajuda para o que procuras...

Inevitavelmente a Big Band mais conhecida que existiu será a do buddy rich, aqui ficam uns videos para teres uma ideia do que é uma big band:

West Side Story


Birdland


Mercy Mercy



Hoje em dia uma Big Band que ainda se mantem ligada ao passado é a Birdland Big Band do Tommy Igoe:






Tens tambem Jazz Legacy do Steve Smith, é o mesmo contexto de uma big band mas em menor dimensão...


Cumprimentos

Última edição de Alex Soares : Sex, 20 de Fevereiro de 2009 às 16:50.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Fevereiro de 2009   #3
reference
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 15-Abr-2006
Local: lisboa
Mensagens: 108
reference tem uma aura espectacular à voltareference tem uma aura espectacular à volta
Re: Que livros, manuais e/ou métodos me aconselham para aprender a ler partituras de Big B

boas tens um livro muito bom nisso do Tom Morgan acho que se chama '' the jazz drummer's reading workbook'' não tenho a certeza quanto ao nome do livro mas o autor é esse. O livro é muito bom eu próprio tenho estado a estudá-lo.Abraço
reference não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #4
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Que livros, manuais e/ou métodos me aconselham para aprender a ler partituras de Big B

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Nao entendi muito bem...

No dia da prova vao te dar uma peça de musica para leres e "passar" para a bateria, tudo no "calor do momento"? epa deve ser grande escola porque isso é muito dificil, inclusive poucos sao os profissionais que o conseguem fazer sem problemas...quem é muito aclamado pelas suas capacidades em sight reading é Vinnie Colaiuta.


Mas ok...

Suponho que as big bands que estas a falar, sao as de jazz puro, nao é? nao te sei dizer se existem livro ou manuais especificamente para o que procuras, mas sendo jazz começa a tua procura por aí...pesquisa por exemplo por Art Blakey, Gene Krupa, Joe Morello, Buddy Rich, Louie Bellson, philly joe jones, Max Roach, Elvin Jones, Tony Williams, Steve Smith, Ed Shaughnessy, etc etc etc
Em termos de material didatico, o Dvd Jazz Legacy do Steve Smith poderá ser uma grande ajuda para o que procuras...

Inevitavelmente a Big Band mais conhecida que existiu será a do buddy rich, aqui ficam uns videos para teres uma ideia do que é uma big band:

West Side Story

YouTube - 11-22-1969 Buddy Rich West Side Story Pt. 1
YouTube - 11-22-1969 Buddy Rich West Side Story Pt. 2

Birdland

YouTube - Buddy Rich Birdland

Mercy Mercy

YouTube - Buddy Rich Mercy, Mercy


Hoje em dia uma Big Band que ainda se mantem ligada ao passado é a Birdland Big Band do Tommy Igoe:

YouTube - The Birdland Big Band- Mercy Mercy Mercy

YouTube - Time Check- Tommy Igoe and the Birdland Big Band

YouTube - The Birdland Big Band: LIVE! - La Fiesta (drum solo)

YouTube - The Birdland Big Band directed by Tommy Igoe: One More Once


Tens tambem Jazz Legacy do Steve Smith, é o mesmo contexto de uma big band mas em menor dimensão...

YouTube - Modern Drummer Fest2006-Steve Smith

Cumprimentos
Para quem sabe ler bem, qual é a dificuldade de passar um ritmo para o seu intrumento??

Partindo do principio que já tens conhecimentos teóricos e os sabes aplicar na bateria, não deve ser nada de outro mundo. A partitura também não deve ser nenhum calhau, sendo de big band.

Quanto a livros e isso, não te posso ajudar muito. Experimenta ver estudos de Max Roach e outros, em que o ritmo predominante seja o swing.

Podes sempre tentar saber mais qualquer coisinha na tal escola e, qualquer dúvida, já sabes.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #5
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Que livros, manuais e/ou métodos me aconselham para aprender a ler partituras de Big B

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Para quem sabe ler bem, qual é a dificuldade de passar um ritmo para o seu intrumento??

Partindo do principio que já tens conhecimentos teóricos e os sabes aplicar na bateria, não deve ser nada de outro mundo. A partitura também não deve ser nenhum calhau, sendo de big band.

Quanto a livros e isso, não te posso ajudar muito. Experimenta ver estudos de Max Roach e outros, em que o ritmo predominante seja o swing.

Podes sempre tentar saber mais qualquer coisinha na tal escola e, qualquer dúvida, já sabes.
Nao me digas que é facil? chegar a um local e darem-te uma partitura de bateria para as maos e teres que a tocar sem nenhum tipo de treino ou estudo previo é tudo menos facil tanto em termos de capacidades de leitura ou tecnica...a isso chama-se "sight reading" e se fosse facil ninguem comentava as grandes capacidades do vinnie colaiuta, que por exemplo segundo as historias ja por varias situaçoes ele foi chamado em cima da hora para tocar ao vivo com bandas e mesmo sem preparaçao pegava nas partituras e fazia os concertos sem problemas.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Fevereiro de 2009   #6
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Que livros, manuais e/ou métodos me aconselham para aprender a ler partituras de Big B

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Nao me digas que é facil? chegar a um local e darem-te uma partitura de bateria para as maos e teres que a tocar sem nenhum tipo de treino ou estudo previo é tudo menos facil tanto em termos de capacidades de leitura ou tecnica...a isso chama-se "sight reading" e se fosse facil ninguem comentava as grandes capacidades do vinnie colaiuta, que por exemplo segundo as historias ja por varias situaçoes ele foi chamado em cima da hora para tocar ao vivo com bandas e mesmo sem preparaçao pegava nas partituras e fazia os concertos sem problemas.
Mas secalhar não lhe vão pedir nada de mais. Só o suficiente para perceber se ele sabe ou não ler coisas à primeira vista.

Agora não compares um ritmo swing que pode ter uns ornamentos simples na tarola e bombo a um ostinato de pés e ritmo em compasso irregular nas mãos.

Eu próprio já tive que tocar coisas à primeira vista, mas como já disse, com um grau de dificuldade inferior a uma partitura estudada ou assim.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Abril de 2009   #7
André Alves
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 78
André Alves está no bom caminho
Re: Que livros, manuais e/ou métodos me aconselham para aprender a ler partituras de Big B

Boas bruxo27,

A melhor maneira será sem dúvida teres um livro só de leitura de big band mas não o necessitas própriamente, à maneiras de estudares isso sem comprares, basta teres alguns livros de bateria com alguns ditados ritmicos..

A leitura de uma partitura de big band não é nada mais do que um linha de acentuações só, ela não te diz se tens de bater bombo ou tarola, simplesmente diz-te onde acentuar.. depois depende do bom gosto e algumas técnicas de leitura, como nas semicolcheias bates no sitio X, nas colcheias no sitio Y, nas seminimas no sitio H, etc...

Se quisseres obter mais alguma informação sobre isso, envia a dúdiva para o meu email, posso sempre escrever alguns exercícios para ti, ou tirar de algum lado, digitalizo e envio explicado..

Grand'abraço
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Neil Peart Baronesa Bateristas e Percussionistas 7 Ter, 17 de Agosto de 2010 00:23
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40



São agora 07:08. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it