Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #1
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
O beater (batente) do meu pedal de bombo é muito pesado. Que tipo de batente devo colocar?

Boas
Ultimamente tenho vindo a notar q, além do meu pedal estar todo assassinado, o beater é capaz de ser, talvez, mais pesado e maior do q preciso. Ao ver videos de bateristas em todo lado deparo-me com muitos tipos de beaters, mas os q vejo mais apenas têm um lado, sao mais pequenos q o meu e são mais sólidos, pelo q muitos nao são de feltro, dando assim um som diferente, mais definido e mais "pop".

umas fotos do meu pedal e correspondente beater xD






Deste modo pedia a vossa opinião e mais alguma informação sobre o som que cada tipo de beater dá ao bombo.
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #2
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

bem,
o meu pedal tem uma face de feltro e outra de plástico (rubber?). o meu anterior era um pearl e tinha um quadbeater, com duas faces de feltro e duas de plástico. (img2)

quando é para tocar cenas calminhas com varetas ou rods costumo preferir o feltro mas, nos dias normais e nas músicas normais da banda, uso sempre o outro. como a minha banda é uma barulheira desgraçada, se usar a face de plástico ouço o kick com mais brilho - sim, que nem só de graves vive um bombo.

também há beaters de madeira e uns da Danmar, de roda de skate! a Vater deve ter uns mil, de todas as formas e feitios. os batentes da tama parecem ser os mais leves, mas eu não tenho um, por isso não tenho a certeza. há um silver(?) beater! (img1) para quem quer rebentar peles mais depressa :P

no que diz respeito ao peso e à altura do batente, é física, julgo. quanto mais alto está o batente, maior a força aproveitada do teu pé, maior a força com que atinge a pele, maior ressalto e, no meu caso, menor controlo. punch, power and volume. it's up to you.

sugiro que arranjes um batente de peso médio, a média altura, e que explores o potencial de cada face que exista num batente. às vezes é só ver o que a música te pede. outras, uma questão de gosto.

não devo ser a mais entendida nisto, mas aqui fica a posta de pescada. vai ao google e faz uma pesquisa de imagens por drum beater

inês
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth

Última edição de chopztickz : Qua, 20 de Maio de 2009 às 16:00.
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #3
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

obrigado pela opinião!
realmente isso da altura e peso etc é uma questao de fisica, e penso q quanto menos area de contacto tiver o beater menos grave será o som. É que vejo videos com pedais q fazem inveja de tão bem q respondem, e uma das causas deve ser o peso do batente, além das condiçoes do pedal xDD

so uma coisa, o beater deve acertar sempre no centro da pele, certo?
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #4
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

yup! é a melhor maneira de tirares o máximo partido da pele e do casco. e do bombo todo, enfim.
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #5
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
penso q quanto menos area de contacto tiver o beater menos grave será o som. É que vejo videos com pedais q fazem inveja de tão bem q respondem, e uma das causas deve ser o peso do batente, além das condiçoes do pedal xDD
Isso por acaso não é bem a verdade. Experimenta bater com uma baqueta (=menos area de contacto) no bombo e depois com o pedal, vais ouvir que com o pedal o som é mais grave. E nos videos que vês, será que são bombos captados com bons microfones, e portanto o que tu ouves é o som do P.A.? Ou tambem pode ser que são baterias, peles e pedais de gama alta, que faz logo uma grande diferença no som.
Diz lá que videos é que costumas ver?

Abraço
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #6
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

Qualquer pedal, se tiver uma boa mola, boa afinação, material, peso e posição da batente ideais, vai ser um pedal insubstituível. A batente vai ser determinante, a seguir à força do pé sobre a board ou placa, para uma batida mais ou menos intensa.

As batentes de feltro vão alargando ao longo do tempo, com impactos sucessivos. Isto pode criar um som mais abafado, dado que a superfície do lado batente do feltro vai-se tornar menos densa.

Tens várias opções de batentes no mercado, feltro, metal, madeira, plástico, etc. Cada uma delas possui as suas características. Por exemplo, uma batente mais pesada vai produzir um som mais potente do que uma batente mais leve. Se a batente mais pesada for feita de plástico, o som sai ainda mais definido do que se for de feltro, isto a longo prazo.

Cada material das batentes vai corresponder a uma finalidade específica. Se queres mais pop, ou punch, ou definição, como lhe queiras chamar, opta por batentes com faces mais rígidas e mais pesadas para mais poder sem esforço.

Boas escolhas!

Abraço
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #7
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

Citação:
Mensagem Original de Robo San Ver Mensagem
Isso por acaso não é bem a verdade. Experimenta bater com uma baqueta (=menos area de contacto) no bombo e depois com o pedal, vais ouvir que com o pedal o som é mais grave. E nos videos que vês, será que são bombos captados com bons microfones, e portanto o que tu ouves é o som do P.A.? Ou tambem pode ser que são baterias, peles e pedais de gama alta, que faz logo uma grande diferença no som.
Diz lá que videos é que costumas ver?

Abraço
foi isso mesmo que eu disse: mais area de contacto = som mais grave
epa penso q em parte o problema do meu pedal passa pelo facto de tar todo destruído lol faz uns som metálicos esquisitos e tal, mas como tmb poderia ser do peso do beater resolvi perguntar.
videos q vejo em todo o lado, por exemplo no youtube a ver a tecnica heel-toe via uns pedais q parecia q o gajo andava nas nuvens, o meu, com todos os ajustes, parece mt pesado :/
em relação ao som, nao tenho mta experiência, mas penso q gostaria mais com feltro :p
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #8
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

em relação ao som, nao tenho mta experiência, mas penso q gostaria mais com feltro :p


Concordo inteiramente contigo compra um com feltro/feltro o que tens acho que é bastante pesado e já nao se utiliza muito,era bom que houvessem uns batentes numa liga forte e mais leves .tens montes deles a escolha sem ser parecido com o que tens, e nao devem ser caros
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #9
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: O beater (batente) do meu pedal de bombo é muito pesado. Que tipo de batente devo colo

é, vou ver se compro um daqueles com um só lado de feltro, é capaz de ser mais leve :D

ja agora, porque me mudaram o titulo do topico?
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2009   #10
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Re: O beater (batente) do meu pedal de bombo é muito pesado. Que tipo de batente devo colo

para ser um pouco mais claro, para o pessoal se poder organizar e a pesquisa funcionar!
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Maio de 2009   #11
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: O beater (batente) do meu pedal de bombo é muito pesado. Que tipo de batente devo colo

Aconselho-te a dar uma vista de olhos nos martelos da DW (2 faces - feltro e plástico).

São muito porreiros, com uma forma e com um equilibrio excelentes.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Maio de 2009   #12
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: Tamanho e peso do beater do pedal e suas influências

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
foi isso mesmo que eu disse: mais area de contacto = som mais grave
epa penso q em parte o problema do meu pedal passa pelo facto de tar todo destruído lol faz uns som metálicos esquisitos e tal, mas como tmb poderia ser do peso do beater resolvi perguntar.
Peço desculpa por não ter lido bem o que escreveste.
Já experimentaste por oleo no corrente e outras partes do pedal para eliminar os sons metálicos? Tocei durante anos e anos com um pedal Camco (modelo antigo da Tama) que tinha um beater como tu tens, e não achei mais pesado do que por exemplo o do Iron Cobra que uso agora. E se procurares o Steve Smith no YouTube, dá para ver que ele tb tem aqueles beaters antigos. O pedal que usa é um modelo de topo da DW, isso faz logo uma diferença, claro... Pah o meu conselho é experimentar com beaters e pedais diferentes, só para ver o que realmente é o problema.

Abraço.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Maio de 2009   #13
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: O beater (batente) do meu pedal de bombo é muito pesado. Que tipo de batente devo colo

Não entendo isso de ser pesado; o meu beater é desse tipo e não acho pesado, e já experimentei muitos outros. Julgo que a força que regulas da mola compensa essa questão do peso; por isso, não acho que faça sentido comprar um novo batente por esse motivo.
Se fosse pelo facto do feltro já estar muito amassado, aí concordaria em sugerir-te um novo batente. Mas se fizeste isso ao feltro, porventura será melhor comprares de outro material. Eu tinha um pedal da Tama com mais de 20 anos e estava muito mais direitinho que isso. Provavelmente terá a ver com a força com que tocas, pelo que aproveito para te desejar muitos concertos e bem pagos, para cobrires as despesas com peles para o bombo.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pele de bombo EVANS Emad pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 18 Dom, 16 de Maio de 2010 20:14
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 05:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it