Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Ter, 19 de Maio de 2015   #1
Gonxalo
 
Membro desde: 25-Dez-2007
Local: evora
Mensagens: 153
Gonxalo está no bom caminho
Os clutches de hi-hats podem danificar os pratos de choque? Podem ficar com key hole?

Boas malta!

Venho aqui expor uma dúvida, que apesar de tocar já há alguns anos, só agora me surgiu, pois quando um rapaz que começou a tocar bateria recentemente me colocou esta questão e eu nao soube responder com certezas, fiquei a pensar naquilo, e entao depois de pesquisar aqui e nao encontrar nada decidi duma vez por todas ficar esclarecido com vocês.

Quando colocamos o prato de choques (o de cima) no hi hat clutch, por mais que tentemos coloca-lo ao centro e apertar, o prato nao corre o risco de entrar em contacto com o metal enquanto tocamos e por sua vez sofrer danos? isto é por ex. keyhole.... porque todas estas peças nao têm nenhuma protecção.

Na imagem em anexo está uma peça igual à que eu tenho da Mapex, que na zona assinalada a vermelho é onde fica o prato, e aquela parte até está lisa, enquanto que há outras peças de outras marcas, em que tem sempre toda a peça em rosca, isso ainda me faz pensar mais nesta situação do prato entrar em contacto com essa zona da peça.

Nao sei se fui claro e explicito na duvida que queria colocar, mas pelo menos tentei ehehe
Imagem Anexada
File Type: jpg Mapex_06_HiHatClutch.jpg (52,8 KB, 11 leituras)
__________________
I live for music!!
Gonxalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Maio de 2015   #2
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: hi hat clutch dúvida

Boas Gonxalo.
Sim, realmente essa possibilidade existe. No caso de o metal ser liso, não averá problema absolutamente nenhum, o proto de choques pouco se vai mexer e a tocar em metal liso... não me parece que vá provocar danos.

No caso de ser em rosca, mesmo assim parece-me que o problema não vai aparecer. Mas como forma de precaução, também acho que não custa nada meter um daqueles tubos de plástico e sempre fica a proteger.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Maio de 2015   #3
Tomcat
 
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Mensagens: 535
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Re: hi hat clutch dúvida

Desconheço haver alguma clutch com proteção identica aos suportes dos pratos livres (julgo que todas são como essa, apenas com as duas borrachas a trilhar o prato), e no entanto nunca vi um keyhole em pratos de choque...

Julgo que tal proteção extra se justificará apenas se o baterista bater com força extrema e usar os choques bastante soltos...
__________________
Tomcat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 19 de Maio de 2015   #4
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Os clutches de hi-hats podem danificar os pratos de choque? Podem ficar com key hole?

Gonxalo, o caso que mostras aí é (infelizmente) a exceção à regra.

A grande maioria de clutches tem rosca nessa zona, e podes crer que sim, limam os pratos (se estes estiverem em contacto com a rosca, o que, inevitavelmente dará em 'keyhole'.

Há uns belos anos atrás, prevendo que isso pudesse acontecer, envolvi a zona da rosca que fica mesmo junto do prato com simples fita cola.

Sim, tão simples como isso. Problema resolvido.

(Simplesmente terás de verificar mais ou menos uma vez por mês se a fita cola se vai gastando e se terás que remover a danificar ou apenas colocar mais fita por cima da fita que já lá puseste)

Podes também ir a uma drogaria e adquirir uns 20 a 50 cm de tubo (daquele tipo "roubar gasolina" das motos ) e, em casa, cortar à medida para protegeres o buraco do prato. As drogarias têm vários diâmetros de tubo, pelo que é conveniente levares o clutch contigo no momento de comprares para não teres depois que voltar lá.

Mas claro que clutches como esse são a "paz de espírito" necessária para o efeito.
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Maio de 2015   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Os clutches de hi-hats podem danificar os pratos de choque? Podem ficar com key hole?

ou vais a um torneiro que ele aliza-te isso num apice...

senao aliza tu.... berbequim... uma lima e prontos...
isso no caso de teres a tal rosca no sitio onde fica o prato...

depois ha que ver uma coisa...

para conseguires fazer key hole num hi hat, necessitas bater mesmo com muita forca e o prato estar muito solto...

duas solucoes :
aperta mais o prato
nao batas com tanta forca.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Maio de 2015   #6
Gonxalo
 
Membro desde: 25-Dez-2007
Local: evora
Mensagens: 153
Gonxalo está no bom caminho
Re: Os clutches de hi-hats podem danificar os pratos de choque? Podem ficar com key hole?

Madeira é curioso que eu também fiz o mesmo com o meu clutch, que como referi antes, é igual ao da foto da Mapex. Nessa zona lisa coloquei fita isoladora vermelha, para assim ja estar mais protegido, e identificada a zona onde o prato irá ficar.

No entanto uso também outro suporte em que o clutch já é todo em rosca, e esse vai levar com um bocadinho de tubo de plastico para protecção.


E obrigado pelas respostas malta, acredito que muitos bateristas desconhecem este assunto, pois a maior parte de nós está mais familiarizado com a questão de proteger bem os outros suportes de pratos do que com os cltuches dos hi-hats, e eu penso ser na mesma bastante importante, se queremos prevenir danos nos pratos.
__________________
I live for music!!
Gonxalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Maio de 2015   #7
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Os clutches de hi-hats podem danificar os pratos de choque? Podem ficar com key hole?

já agora uma pergunta. Tenho o problema de andar sempre a tocar em salas de ensaio diferentes, com baterias diferentes, suportes diferentes, nem sempre em condições, às vezes nem suporte para o filtro há.

Estas peças encontram-se facilmente à venda nas lojas de musica, ou é melhor mandar vir mesmo da thomann? Parece-me que é uma boa solução, assim chego a qualquer lado, coloco isso e não tenho de me preocupar. O que acham?


DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 24 de Maio de 2015   #8
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Os clutches de hi-hats podem danificar os pratos de choque? Podem ficar com key hole?

A Gibraltar tem disso em duas medidas: 6mm e 8mm (isto porque existem dois diâmetros considerados 'standard' para a rosca dos tripés.

Conseguirás isso com relativa facilidade em qualquer loja que tenha representação dos produtos da Gibraltar, em muitos casos encontrarás mesmo um grande expositor com outros variados acessórios para outros fins onde esses lá estarão.

Deverás ter em atenção isto: existem duas medidas, a de 6mm e a de 8mm, pelo que, mais vale comprar a mais e ter alguns de sobra do que depois chegares à sala de ensaio e verificares que o que tens apenas dará para um ou dois suportes que por lá se encontrem.

A sugestão do tubo de borracha também resulta muito bem nos pratos de crash e ride, pelo que, se quiseres poupar uns valentes cobres, passas por uma drogaria, adquires uns 20 cm de tubo com 7mm de diâmetro e outros 20 cm de tubo com 9 mm e tens a festa feita (só tens depois que levar uma faca ou uma tesoura para a sala de ensaios para cortares o tubo aos bocados conforma necessitares.

E podes crer que irás gastar menos de 2 euros pelos dois bocados de tubo, pelo que, até podes depois deixar os bocados que cortaste lá na sala de ensaios, pois não irás ter quase nada de prejuízo e até estarás a ajudar outros bateristas que irão ensaiar depois de ti.

Depois conta-nos como fizeste.

P.S. - Estive a ler melhor o teu texto e tenho que deixar esta ressalva: CUIDADO! Estes acessórios que indicaste NÃO SUBSTITUEM os feltros! Os feltros são obrigatórios caso não pretendas obter pratos rachados.

Se colocares os pratos diretamente sobre essas peças, a vibração dos mesmos será de tal forma intensa que o mais provavel é que comecem a iniciar rachadelas demasiado rapidamente. Usa sempre feltros em cima e em baixo.
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 25 de Maio de 2015   #9
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Os clutches de hi-hats podem danificar os pratos de choque? Podem ficar com key hole?

Boas Madeira.

Sim, eu sei que não substitui o feltro, é para colocar por baixo do feltro. Para já, já arranjei um bocado desse tubo que até tinha lá em casa. Esta semana já vejo se é da medida certa e depois até coloco aqui qualquer coisa.

Estas peças que mostrei aí têm a vantagem de servir também de base. Já apanhei suportes que não tinha aquela anilha que serve de base para o feltro por exemplo.

Agora uma pequena nota: Enquanto baterista fico um bocado triste quando de uns ensaio para os outros, vejo peças (principalmente filtros, e estas peças aqui de cima) a desaparecerem das baterias. Significa que andam lá a roubar estas peças das salas de ensaios... Pá, a malta queixa-se muitas vezes que nas salas de ensaio é só baterias a cair. Quando não estão a cair, parece que fazem questão de rebentar aquilo tudo. Fica o meu apelo: tratem bem as baterias das salas de ensaio, porque elas vão servir para o baterista que vem a seguir...
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
O fim da alta fidelidade Sixxen Bandas e Música em geral 36 Qua, 15 de Abril de 2015 09:49
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
BateristasPT.com - A História Miguel Martinho Notícias de Primeira Página 38 Ter, 29 de Outubro de 2013 11:11
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
[Entrevista] Slipknot - Julho 2008 Rikishi Bateristas e Percussionistas 22 Qui, 2 de Julho de 2009 16:00



São agora 09:27. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it