Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #1
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Boas pessoal! Espero que esteja tudo bem, já à muito que não posto nada aqui mas agora preciso mesmo de ajuda.

O que se passa é o seguinte, tenho 20 anos toco desde os 14 com bateria a sério e desde os 8 com bateria homemade. Tive aulas de bateria durante um ano, deu para corrigir posturas e etc. A partir daí fui autodidacta.

Tenho pedal duplo à 3/4 anos e desde essa altura até agora só consegui chegar aos 160bpms, no entanto aqui é que está o grande problema eu a partir de 1/2 anos +/- de ter pedal duplo comecei a ter uns problemas que até agora persistem, porém agora é grave.

O problema é o seguinte, eu tanto consigo fazer a mesma coisa com pedal duplo como na semana a seguir pura e simplesmente deixo de conseguir, deixo de ter coordenação nos pés e velocidade, e deixo também de ter coordenação pés/mãos (quando utilizada dupla). Isto à uns 3 anos que me acontece, tanto consigo como não consigo. Agora que comecei a trabalhar perdi por completo essa velocidade/coordenação que ainda tinha (que perdia de vez em quando). Consigo fazer algumas coisas que fazia anteriormente mas tudo o que é "corrido" em velocidade seja em tercetos ou não deixei de conseguir. Eu durante esses 3 anos tive sempre o mesmo pedal (Sonor) porém, durante cerca de 5 meses toquei com outro (Iron Cobra) emprestado, e fiz bem a transição e fiz concertos com o cobra em que conseguia fazer as cenas como deve ser, mas agora foi de vez, já não consigo fazer nada... já me disseram que é psicológico, já me disseram que pode ser algum problema físico, mas isto só vindo de amigos. Agora troquei de pedal para o Sonor a ver se poderia ser do pedal mas não, continuo sem conseguir.

Tenho/tinha uma banda de metal e deixei de conseguir tocar as músicas nas partes que fazia dupla mais rápida. Epá não percebo o que se passa, isto é frustrante porque foram alguns anos de treino para nada. Agora é isto, já pensei em deixar de tocar bateria mas não consigo, o bicho está em mim desde pequeno, não sei o que fazer. Provavelmente tenho de começar a treinar tudo de novo mas é muito difícil ter força para isso.
Quanto à banda tive de explicar isto aos membros e eles arranjaram um baterista para me substituir até eu perceber o que realmente se passa. Como devem imaginar, isto é do mais frustrante que pode haver.

Agora tenho outra banda de rock/metal progressivo onde consigo fazer bem as cenas mas não posso abusar em nada. Mas isso é o menos.

Se alguém me poder ajudar agradecia.

Obrigado
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #2
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Gosto Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Pode muito bem ser psicológico. Mas também é provável que as pedaleiras tenham ganho alguma folga, ou virem com algum defeito de fabrico (coincidências acontecem)

Se foi causa psicológica será que não foi isto aconteceu?
-Começaste bem;
-...mas és uma pessoa algo insegura;
-...depois a pedaleira tinha algum defeito; ou tocas com as pessoas erradas;
-...e por conseguinte começaste a "atrofiar" com a situação de uma forma pouco consciente em relação aos factos;
-...como tal, partir daí, experimentes que pedaleira experimentares, simplesmente não consegues tocar, devido à falta de confiança ou "algo do género";

Se foi isto, qual seria a resolução?
(Falo assim porque eu já estive numa situação algo parecida)

-Ouve muitas vezes aquelas bandas, ou músicas que te fazem querer tocar, e tocar...;
-Vai para a bateria com esse feeling ainda interiorizado;
-E quando o fizeres, certifica-te que estás sozinho e sem criticas alheias, que poderão ser destrutivas;
-Por enquanto não treines por insistência, mas sim por vontade;
-Vai para a bateria quando a vontade é muita, e farta-te de solar sem parar;

Uma coisa é certa: Se conseguias, vais voltar a conseguir.

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #3
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Bastante estranho... Lesionaste-te na zona da canela ou no pé, sei lá? Na zona do impulso? Se calhar depois de teres quebrado o ritmo, estás agora muito teso e a querer fazer à pressão. Não vai lá assim.
Desde quando é que começaste a ter pedal duplo? Logo quando iniciaste as aulas?
Provavelmente, isso será proveniente de um crescimento/aprendizagem algo irregular. O auto-didactismo tem sempre esse senão. Não somos acompanhados e conduzidos por um certo caminho, por alguém mais experiente que saiba as nossas necessidades momentâneas para obtermos uma boa progressão no instrumento. Porém, tiveste aulas e é sempre positivo mesmo que seja pouco tempo. Já dá para nos fornecerem umas noções nas perspectivas mais básicas. Mas, claro, infelizmente, podemos estar a ser iludidos quando o professor não tem jeito para o ser. Há professores/tipos que tocam de catano e depois falta-lhes a capacidade restante para ter alunos e passar-lhes a informação... Acontece.
__________________
[ex-Punksongsdrummer]
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Acho que a solução pode passar por voltares ao início, ou seja, voltares a tocar em andamentos mais lentos de forma a consolidares a tua técnica novamente.

Por vezes faz falta dar passos atrás para que seja possível voltarmos a andar para a frente novamente.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #5
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Acho que o Miguel tem razão, volta os estudos ao inicio com calma com os exercícios mais básicos e em andamentos lentos, revê a tua técnica podes estar a fazer alguma coisa mal (vê no youtube video-aulas de bateristas que sejam fiáveis).
Quando fores para a bateria faz aquecimentos do tipo: tocas singles na tarola, depois passas para os timbalões e depois com o bombo e repetes isso com doubles, paradidles...etc.
Não esquecendo que o estudo diário de rudimentos (pés/mãos) é essencial para ter uma boa técnica.
Espero ter ajudado, bons estudos!
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #6
Simao Pedro Sa
 
Membro desde: 8-Jun-2007
Local: famalicao
Mensagens: 494
Simao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em brutoSimao Pedro Sa é uma jóia em bruto
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Já vi por aí um exercício bastante interessante para coordenação de mãos e pés, treinar paradidles com mãos e pés... ou seja

R L R R L R L L
pé direito, mão esquerda, pe direito, pé direito, mão esquerda, pé direito, mão esquerda mão esquerda........

e assim sucessivamente, e depois vais trocando de pé e de mão e aumentando a velocidade...

Última edição de Simao Pedro Sa : Ter, 24 de Janeiro de 2012 às 23:26.
Simao Pedro Sa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #7
tiagom97
 
Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 238
tiagom97 será famoso em breve
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Este video é fixe de ver todo, mas a parte do aquecimento que te estava a falar começa aos 2 minutos.
__________________
tiagom97 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Janeiro de 2012   #8
Baleizao
 
Membro desde: 18-Jan-2012
Local: Leiria
Mensagens: 4
Baleizao é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Shadow, não tenho muito a dizer pois ainda só toco bateria à uns 3 mêses... Espero que consigas resolver esse problema. Eu ainda não tenho pedal duplo, mas até já consigo fazer com pedal single, usando a parte de trás do pé e de seguida imediatamente a parte da frente, claro que não durante muito tempo. Não quero é dizer nada de errado, pois ainda não percebo nada disto! Também sou de Leiria
Já agora queria agradeçer ao Simão Pedro Sa, estive a estudar o exercício e pareceu-me bastante útil!

Abraço \m/
Baleizao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Janeiro de 2012   #9
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Também tive esse problema e de vez e, quando ainda me acontece!
A minhas soluções foram:
- "repor" o meu horário de sono pois assim os músculos têm mais tempo para reporem as energias gastas;
- Quando me sinto mais preso, faço alongamentos antes de ensaiar;
- Normalmente os nervos "ajudam" a piorar bastante a coisa, pois a mim metem-me os músculos bastante tensos o que leva a erros nas técnicas e IMENSA perca de velocidade... Por isso a solução passou por tentar evitar os nervos e preocupações;
- Depois foi fazer o que o Miguel disse: voltar a fazer os exercícios de novo a uma velocidade bastante lenta, assim quer com nervos quer não fazes as coisas bem;
- Mudaste alguma coisa recentemente no kit? Altura do banco? Disposição/altura dos timbalões? Disposição/altura da tarola?... Se sim é normal que por enquanto falhes alguns breaks porque ainda te estás a habituar à nova disposição (aconteceu comigo, tanto na mudança dos timbalões como na altura do banco).
- Por fim é que fui rever o estado do material (pedais principalmente), olear os rolamentos, verificar o aperto dos parafusos, etc...
- Por ultimo: treinar, treinar e treinar! Com o devido tempo de repouso!

Espero ter ajudado!

Abraços
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Janeiro de 2012   #10
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Desde já muito obrigado pelas respostas que deram até agora, poucas ou muitas, que ajudem ou não é sempre bom perceber pelo menos que alguém tenta ajudar!
Muito Obrigado!

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
Pode muito bem ser psicológico. Mas também é provável que as pedaleiras tenham ganho alguma folga, ou virem com algum defeito de fabrico (coincidências acontecem)

Se foi causa psicológica será que não foi isto aconteceu?
-Começaste bem;
-...mas és uma pessoa algo insegura;
-...depois a pedaleira tinha algum defeito; ou tocas com as pessoas erradas;
-...e por conseguinte começaste a "atrofiar" com a situação de uma forma pouco consciente em relação aos factos;
-...como tal, partir daí, experimentes que pedaleira experimentares, simplesmente não consegues tocar, devido à falta de confiança ou "algo do género";

Se foi isto, qual seria a resolução?
(Falo assim porque eu já estive numa situação algo parecida)

-Ouve muitas vezes aquelas bandas, ou músicas que te fazem querer tocar, e tocar...;
-Vai para a bateria com esse feeling ainda interiorizado;
-E quando o fizeres, certifica-te que estás sozinho e sem criticas alheias, que poderão ser destrutivas;
-Por enquanto não treines por insistência, mas sim por vontade;
-Vai para a bateria quando a vontade é muita, e farta-te de solar sem parar;

Uma coisa é certa: Se conseguias, vais voltar a conseguir.

Abraço
Obrigado pela resposta sixxen, respondendo ao que disseste:

Eu sou perfeccionista, muito mesmo, e à mínima cena que me corra mal fico logo destruído por completo, mas se foi algum erro ou algo do género que desencadearam estas reacções então já foi à muito tempo.

Quanto à pedaleira, a que tenho agora (Sonor) e tenho desde que comecei a tocar com dupla (3/4 anos) já tem um pouco de folga. Já tive de fazer alguns reparos nela em termos de parafusos e etc, porém a probabilidade do problema surgir da pedaleira acho que é 0 porque eu sem mudar de pedal duplo e sem mudar as afinações acontece-me o mesmo, tanto consigo num dia como no outro já não... E o outro pedal duplo que tive durante uns meses era novo, um Tama Iron Cobra.

Eu todos dias toco, pelo menos tento, tenho vontade todos os dias, este bichinho da bateria é guloso. Mas se eu for e por acaso tentar fazer alguns dos ritmos que anteriormente conseguia e não conseguir fico desmoralizado e sou capaz de parar de tocar, mas normalmente passado um bocado volto porque sei que não é assim que resolvo o problema.

Outro factor que me esqueci de mencionar, pode ser ou não relevante, é o facto de que não houve nenhuma vez em que no mesmo conseguia e deixava de conseguir passado horas ou assim. Era sempre ou de uma semana para outra ou de um dia para outro.

Ainda outro factor, a mim parece-me que o problema é mais proveniente do pé direito que do esquerdo, porque quando me acontece isso sinto que é o direito que deixa de estar em coordenação com o esquerdo (estranho porque sou destro).

Algo estranho é também o facto de em termos de ritmos corridos conseguir executa-los melhor com o pé esquerdo do que com o direito. Mas nem sempre, às vezes sim outras não, mas por norma com o pé esquerdo consigo melhor, penso que isto se deve à técnica que com o tempo adquiri no pé direito e à técnica que com o tempo adquiri com o esquerdo, pois ´já reparei que o movimento que faço com o pé/perna esquerda envolve músculos diferentes do que com a perna direita e tenho vindo a tentar adquirir o movimento que faço com o pé esquerdo ao pé direito pois sinto que com essa técnica é mais fácil executar os ritmos etc...


Citação:
Mensagem Original de Bernardo Ver Mensagem
Bastante estranho... Lesionaste-te na zona da canela ou no pé, sei lá? Na zona do impulso? Se calhar depois de teres quebrado o ritmo, estás agora muito teso e a querer fazer à pressão. Não vai lá assim.
Desde quando é que começaste a ter pedal duplo? Logo quando iniciaste as aulas?
Provavelmente, isso será proveniente de um crescimento/aprendizagem algo irregular. O auto-didactismo tem sempre esse senão. Não somos acompanhados e conduzidos por um certo caminho, por alguém mais experiente que saiba as nossas necessidades momentâneas para obtermos uma boa progressão no instrumento. Porém, tiveste aulas e é sempre positivo mesmo que seja pouco tempo. Já dá para nos fornecerem umas noções nas perspectivas mais básicas. Mas, claro, infelizmente, podemos estar a ser iludidos quando o professor não tem jeito para o ser. Há professores/tipos que tocam de catano e depois falta-lhes a capacidade restante para ter alunos e passar-lhes a informação... Acontece.
Obrigado pela resposta Bernardo.

Respondendo ao que escreves-te, comecei a ter pedal duplo com 16 anos +/-, 2 anos depois de começar a tocar bateria numa bateria a sério. Por essa altura já tinha o pé direito bem mais desenvolvido que o esquerdo. Quando entrei na escola de música passei logo para o 2º grau porque já sabia fazer o básico do 1º grau pois aprendi o básico na tal bateria homemade. Aprendi a utilizar o prato de choque, aprendi a ler pautas e aprendi a estar no tempo se bem que isso demorou ainda algum tempo a conseguir, ainda hoje tenho vindo a tentar limar essa parte.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Acho que a solução pode passar por voltares ao início, ou seja, voltares a tocar em andamentos mais lentos de forma a consolidares a tua técnica novamente.

Por vezes faz falta dar passos atrás para que seja possível voltarmos a andar para a frente novamente.
Obrigado pela resposta Miguel.

Sim eu vou tentar fazer isso mas como deves calcular é frustrante, estares num patamar e teres de baixar drasticamente, não é nenhuma quantidade absurda, são 30bpms que simplesmente desapareceram dos meus pés, sim porque nas mãos não tenho stresses nenhuns, só tenho se as conjugar com os pés a mais de 135bpms. Tenho treinado com metronomo single strokes com os pés a ver se isto vai algum lado.

Citação:
Mensagem Original de tiagom97 Ver Mensagem
Acho que o Miguel tem razão, volta os estudos ao inicio com calma com os exercícios mais básicos e em andamentos lentos, revê a tua técnica podes estar a fazer alguma coisa mal (vê no youtube video-aulas de bateristas que sejam fiáveis).
Quando fores para a bateria faz aquecimentos do tipo: tocas singles na tarola, depois passas para os timbalões e depois com o bombo e repetes isso com doubles, paradidles...etc.
Não esquecendo que o estudo diário de rudimentos (pés/mãos) é essencial para ter uma boa técnica.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Obrigado pela resposta Tiago!

Vou começar a fazer isso, estou a ponderar comprar uma bateriazita electrónica para poder treinar de noite, porque quero mesmo resolver isto, não consigo deixar de tocar bateria. È impossível.

Citação:
Mensagem Original de Simao Pedro Sa Ver Mensagem
Já vi por aí um exercício bastante interessante para coordenação de mãos e pés, treinar paradidles com mãos e pés... ou seja

R L R R L R L L
pé direito, mão esquerda, pe direito, pé direito, mão esquerda, pé direito, mão esquerda mão esquerda........

e assim sucessivamente, e depois vais trocando de pé e de mão e aumentando a velocidade...
Citação:
Mensagem Original de tiagom97 Ver Mensagem
Este video é fixe de ver todo, mas a parte do aquecimento que te estava a falar começa aos 2 minutos.
www.youtube.com/watch?v=q_lreA6cl-Y&feature=related

Obrigado pela resposta Simão! Vou ter em conta esse exercício de paraddidles quando estiver a treinar.
Quanto ao video do tony roster costumo fazer o exercício que ele faz primeiro em single stroke. Ainda bem que mostras-te esse video que assim já sei mais alguns.

Citação:
Mensagem Original de Baleizao Ver Mensagem
Shadow, não tenho muito a dizer pois ainda só toco bateria à uns 3 mêses... Espero que consigas resolver esse problema. Eu ainda não tenho pedal duplo, mas até já consigo fazer com pedal single, usando a parte de trás do pé e de seguida imediatamente a parte da frente, claro que não durante muito tempo. Não quero é dizer nada de errado, pois ainda não percebo nada disto! Também sou de Leiria
Já agora queria agradeçer ao Simão Pedro Sa, estive a estudar o exercício e pareceu-me bastante útil!

Abraço \m/
Obrigado pela resposta e pela força Baleizao!
Isso que falas que fazes com parte da frente e parte de trás do pé é heel-toe
Força com isso, treina muito, e se poderes aconselho a teres aulas, eu não tenho porque não posso.
E outra coisa que é muito importante que hoje em dia quem começa não tem noção, já me apercebi que gostas de música pesada então este conselho ainda se adequa mais a ti, antes de tentares ser o gajo mais rápido da tua zona, tenta ser o gajo mais criativo, dinâmico, com groove e tudo mais e depois sim trabalha a velocidade.
BlastBeats e dupla a 300bpms não te servem de nada se não souberes fazer tum ta tum ta. Acredita. Força!

Abraço amigo de Leiria

Citação:
Mensagem Original de Johnny25 Ver Mensagem
Também tive esse problema e de vez e, quando ainda me acontece!
A minhas soluções foram:
- "repor" o meu horário de sono pois assim os músculos têm mais tempo para reporem as energias gastas;
- Quando me sinto mais preso, faço alongamentos antes de ensaiar;
- Normalmente os nervos "ajudam" a piorar bastante a coisa, pois a mim metem-me os músculos bastante tensos o que leva a erros nas técnicas e IMENSA perca de velocidade... Por isso a solução passou por tentar evitar os nervos e preocupações;
- Depois foi fazer o que o Miguel disse: voltar a fazer os exercícios de novo a uma velocidade bastante lenta, assim quer com nervos quer não fazes as coisas bem;
- Mudaste alguma coisa recentemente no kit? Altura do banco? Disposição/altura dos timbalões? Disposição/altura da tarola?... Se sim é normal que por enquanto falhes alguns breaks porque ainda te estás a habituar à nova disposição (aconteceu comigo, tanto na mudança dos timbalões como na altura do banco).
- Por fim é que fui rever o estado do material (pedais principalmente), olear os rolamentos, verificar o aperto dos parafusos, etc...
- Por ultimo: treinar, treinar e treinar! Com o devido tempo de repouso!

Espero ter ajudado!

Abraços
Obrigado pela resposta Johnny.

Posso dizer que quando li o que escreves-te foi de certa forma uma alivio para mim, não por te desejar mal nem nada que se pareça mas sim por saber que não sou o único com este problema.

"repor" o meu horário de sono pois assim os músculos têm mais tempo para reporem as energias gastas;"

Isto é umas das cosias que vou tentar fazer mas agora eu trabalho por turnos e é muito complicado, agora que falas nisso talvez esse seja um dos problemas pois deixei de conseguir fazer o que conseguia permanentemente passado 1/2 meses de ter começado a trabalhar por turnos.

"Normalmente os nervos "ajudam" a piorar bastante a coisa, pois a mim metem-me os músculos bastante tensos o que leva a erros nas técnicas e IMENSA perca de velocidade... Por isso a solução passou por tentar evitar os nervos e preocupações;"

Epá eu já tentei ir calmo e normalmente vou sempre calmo, mas quando vejo que não consigo atinge-me logo a cabeça de tal forma...

"Depois foi fazer o que o Miguel disse: voltar a fazer os exercícios de novo a uma velocidade bastante lenta, assim quer com nervos quer não fazes as coisas bem;"

Já começei a fazer isto.

"Mudaste alguma coisa recentemente no kit? Altura do banco? Disposição/altura dos timbalões? Disposição/altura da tarola?... Se sim é normal que por enquanto falhes alguns breaks porque ainda te estás a habituar à nova disposição (aconteceu comigo, tanto na mudança dos timbalões como na altura do banco)."

Eu tenho duas baterias, uma na sala de ensaios e outra em casa. Agora como não tenho tido ensaios devido ao meu problema tenho tocado só nesta de casa. Tento ter sempre a mesma disposição e altura nas baterias se bem que já me aconteceu passado algum tempo de me habituar a uma conseguir ter mais velocidade nessa do que na outra, pois os bombos têm tamanhos diferentes e as peles nunca fazem o mesmo ressalto. Já tentei igualar mas não consigo, penso que será impossível. Um bombo é de 22" e o outro de 18".
Quanto ao banco já tentei mudar alturas porque sei que é um factor que influencia bastante em termos de pés e até mesmo mãos mas mais pés e nada. Se bem que tenho de comprar um banco novo que este é mais que da guerra.

"Por fim é que fui rever o estado do material (pedais principalmente), olear os rolamentos, verificar o aperto dos parafusos, etc..."

Vou fazer isso ao pedal, poderá ajudar minimamente mas certamente não me resolve o problema pois já fiz isso várias vezes. Tenho é de comprar um pedal duplo novo, De qualquer das formas obrigado.


Obrigado pelas respostas pessoal, o texto é grande mas tentei responder a todos da melhor forma possível a terem uma ideia do que se passa.

Já agora fica aqui o meu canal do youtube onde podem ver covers que já fiz e a velocidade que tinha, não era muita mas sempre era mais do que a que tenho agora.

www.youtube.com/nagarborgir

Abraço!
__________________


Última edição de Shadow : Qua, 25 de Janeiro de 2012 às 07:51.
Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Janeiro de 2012   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Tu não sentiste qualquer alteração de comportamento e de reação no dia-a-dia normail?
Não sentiste que há coisas que fazes bem hoje e amanhã não sem ser na bateria pois não?

Não percebo nada disso, mas não podemos esquecer que pode ter acontecido alguma mudança física ou neurologica.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Janeiro de 2012   #12
Cristiano Isabel
 
Membro desde: 13-Jul-2011
Local: Benedita
Mensagens: 89
Cristiano Isabel é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Boas.

Epá parace-me que o problema é essencialmente psicológico, com demasiada pressão que colocas sobre ti mesmo. És um gajo novo e é normal seres impaciente, até pode ser bom.

Tens de largar essa pressão e começar quase de novo na tua técnica. Já me aconteceram coisas parecidas.

Pratica exercicios em que te sintas realmente confortável e brinca um bocado à volta deles, improvisando.

Comigo funciona muito bem, para a técnica dos pés, manter uma base de por exemplo uma Samba (ir alternando os pés), improvisar e ir acelerando Puxa bastante pela velocidade e coordenação.

Espero ter contribuido.

Boa sorte e vai com calma.
__________________
one of the old bands:
http://www.myspace.com/backstageorchestra
Cristiano Isabel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Janeiro de 2012   #13
Baleizao
 
Membro desde: 18-Jan-2012
Local: Leiria
Mensagens: 4
Baleizao é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Obrigado pelas dicas Shadow, o meu irmão é guitarrista e toca numa banda, e o baterista da banda têm me dado algumas dicas. Óbvio que quero ter aulas, mas de momento não é possível, a vida não está fácil para ninguém! Obrigadão pelas dicas :D
Já agora, és de leiria, onde?

\m/
Baleizao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Janeiro de 2012   #14
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Tu não sentiste qualquer alteração de comportamento e de reação no dia-a-dia normail?
Não sentiste que há coisas que fazes bem hoje e amanhã não sem ser na bateria pois não?

Não percebo nada disso, mas não podemos esquecer que pode ter acontecido alguma mudança física ou neurologica.
Obrigado pela resposta Miguel! Não senti nenhuma alteração a não ser na bateria. De resto está tudo normal.

Citação:
Mensagem Original de Cristiano Isabel Ver Mensagem
Boas.

Epá parace-me que o problema é essencialmente psicológico, com demasiada pressão que colocas sobre ti mesmo. És um gajo novo e é normal seres impaciente, até pode ser bom.

Tens de largar essa pressão e começar quase de novo na tua técnica. Já me aconteceram coisas parecidas.

Pratica exercicios em que te sintas realmente confortável e brinca um bocado à volta deles, improvisando.

Comigo funciona muito bem, para a técnica dos pés, manter uma base de por exemplo uma Samba (ir alternando os pés), improvisar e ir acelerando Puxa bastante pela velocidade e coordenação.

Espero ter contribuido.

Boa sorte e vai com calma.
Obrigado pela resposta Cristiano.

Obrigado pelas discas, vou continuar a fazer os exercícios e a praticar embora seja dificil ter força de vontade. Mas tenho em mente que parado não vou resolver.

Citação:
Mensagem Original de Baleizao Ver Mensagem
Obrigado pelas dicas Shadow, o meu irmão é guitarrista e toca numa banda, e o baterista da banda têm me dado algumas dicas. Óbvio que quero ter aulas, mas de momento não é possível, a vida não está fácil para ninguém! Obrigadão pelas dicas :D
Já agora, és de leiria, onde?

\m/
De nada rapaz. Sou de uma localidade chamada Monte Redondo.

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
A meu ver, não tens nenhum problema psicológico nenhum.
Tens é um problema que todos nós sofremos, uns mais e outros menos.
STRESS e/ou ANSIEDADE!
Stress - Ficas cansado. mesmo antes de executar seja o que for. O Stress cansa mesmo, ó se cansa. E também tem um efeito de derrota do tipo "Não sou capaz!".
Ficas derrotado á partida.

Ansiedade - O querer fazer bem, querer fazer melhor, e acabar por fazer mal e não fazer nada. E a dor no peito para rematar.

Cuidado que isto leva á FRUSTRAÇÃO/DESILUSÃO e consequentemente á DEPRESSÃO!!!

Tem calma com isso rapaz!
Quando fizeres seja o que fôr, respira fundo e diz a ti próprio que és capaz e não esmoreças ao primeiro falhanço, respira fundo e.... calma!!!

Espero que interiorizes isto!!

Abraço
Muito obrigado pela resposta Leonel!

Penso que acabas-te de descobrir o meu problema, digo isto pois ando muito stressado desde que comecei a trabalhar, e a nivel emocional tenho andado de rastos, muito instável. Relações, vida etc. Sou novo mas levo a vida muito a sério e talvez seja esse o meu erro e devia "curtir" mais a vida.
Vou tentar acalmar e aliviar a tensão. A ver se isto passa.

Obrigadão pelas dicas Leonel.

Abraço!
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Janeiro de 2012   #15
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Boas.
olha eu vou ser-te sincero e muito directo, e não vou estar com falinhas mansas, espero que não leves a mal, porque o intuito é, de facto, ajudar-te.
acho que estas a tocar as coisas no limite das tuas capacidades.
todos nos somos seres humanos e todos nos conseguimos uns dias fazer umas coisas e nos outros dias nao. nao podes e estar a contar com o ovo no cu da galinha e pensar q se ja uma vez conseguiste fazer uma determinada coisa a vais fazer sempre. pelo contrário. a consolidaçao do que se aprendeu e um processo longo e que requer dedicaçao e manunetençao.
na minha modesta opinião o teu problema nao é psicologico, nem muscular.
é um problema de falta de treino e querer fazer mais do que as tuas capacidades.

Grande abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Janeiro de 2012   #16
Shadow
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Leiria
Mensagens: 266
Shadow está no bom caminho
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
Boas.
olha eu vou ser-te sincero e muito directo, e não vou estar com falinhas mansas, espero que não leves a mal, porque o intuito é, de facto, ajudar-te.
acho que estas a tocar as coisas no limite das tuas capacidades.
todos nos somos seres humanos e todos nos conseguimos uns dias fazer umas coisas e nos outros dias nao. nao podes e estar a contar com o ovo no cu da galinha e pensar q se ja uma vez conseguiste fazer uma determinada coisa a vais fazer sempre. pelo contrário. a consolidaçao do que se aprendeu e um processo longo e que requer dedicaçao e manunetençao.
na minha modesta opinião o teu problema nao é psicologico, nem muscular.
é um problema de falta de treino e querer fazer mais do que as tuas capacidades.

Grande abraço
Obrigado pelo comentário Carlos, claro que não levo a mal, acho que ninguém está aqui para fazer seja quem for se sentir mal.
Também há essa possibilidade de falta de treino mas eu treino todos os dias, pelo menos 5 vezes por semana, que é como sempre fiz, e a questão não é o ter conseguido fazer uma vez, é ter conseguido fazer durante um ano pelo menos... e treinando todos os dias ou pelo menos quase todos os dias não faz sentido regredir em vez de progredir, penso eu. Posso estar errado. E eu nunca me puxei acima dos meus limites, por acaso é algo que nunca fiz, quando vejo que não consigo fazer algo não a tento simplesmente desço um patamar ou dois até onde seja difícil executar mas que não seja floppy se é que me faço entender. De qualquer das formas o teu comentário como o dos outros é um incentivo a melhorar.

Obrigado!

Abraço!
__________________

Shadow não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Janeiro de 2012   #17
Johnny25
 
Membro desde: 24-Nov-2011
Local: Leiria
Mensagens: 755
Johnny25 tem uma aura espectacular à voltaJohnny25 tem uma aura espectacular à volta
Re: Problema: Coordenação/velocidade pés (Ajuda)

Citação:
Mensagem Original de Shadow Ver Mensagem
Obrigado pela resposta Johnny.

Posso dizer que quando li o que escreves-te foi de certa forma uma alivio para mim, não por te desejar mal nem nada que se pareça mas sim por saber que não sou o único com este problema.

"repor" o meu horário de sono pois assim os músculos têm mais tempo para reporem as energias gastas;"

Isto é umas das cosias que vou tentar fazer mas agora eu trabalho por turnos e é muito complicado, agora que falas nisso talvez esse seja um dos problemas pois deixei de conseguir fazer o que conseguia permanentemente passado 1/2 meses de ter começado a trabalhar por turnos.

"Normalmente os nervos "ajudam" a piorar bastante a coisa, pois a mim metem-me os músculos bastante tensos o que leva a erros nas técnicas e IMENSA perca de velocidade... Por isso a solução passou por tentar evitar os nervos e preocupações;"

Epá eu já tentei ir calmo e normalmente vou sempre calmo, mas quando vejo que não consigo atinge-me logo a cabeça de tal forma...

"Depois foi fazer o que o Miguel disse: voltar a fazer os exercícios de novo a uma velocidade bastante lenta, assim quer com nervos quer não fazes as coisas bem;"

Já começei a fazer isto.

"Mudaste alguma coisa recentemente no kit? Altura do banco? Disposição/altura dos timbalões? Disposição/altura da tarola?... Se sim é normal que por enquanto falhes alguns breaks porque ainda te estás a habituar à nova disposição (aconteceu comigo, tanto na mudança dos timbalões como na altura do banco)."

Eu tenho duas baterias, uma na sala de ensaios e outra em casa. Agora como não tenho tido ensaios devido ao meu problema tenho tocado só nesta de casa. Tento ter sempre a mesma disposição e altura nas baterias se bem que já me aconteceu passado algum tempo de me habituar a uma conseguir ter mais velocidade nessa do que na outra, pois os bombos têm tamanhos diferentes e as peles nunca fazem o mesmo ressalto. Já tentei igualar mas não consigo, penso que será impossível. Um bombo é de 22" e o outro de 18".
Quanto ao banco já tentei mudar alturas porque sei que é um factor que influencia bastante em termos de pés e até mesmo mãos mas mais pés e nada. Se bem que tenho de comprar um banco novo que este é mais que da guerra.

"Por fim é que fui rever o estado do material (pedais principalmente), olear os rolamentos, verificar o aperto dos parafusos, etc..."

Vou fazer isso ao pedal, poderá ajudar minimamente mas certamente não me resolve o problema pois já fiz isso várias vezes. Tenho é de comprar um pedal duplo novo, De qualquer das formas obrigado.


Obrigado pelas respostas pessoal, o texto é grande mas tentei responder a todos da melhor forma possível a terem uma ideia do que se passa.

Já agora fica aqui o meu canal do youtube onde podem ver covers que já fiz e a velocidade que tinha, não era muita mas sempre era mais do que a que tenho agora.

www.youtube.com/nagarborgir

Abraço!
Não levo nada a mal!
Fico feliz por te ter ajudado!
As maiores e mais rápidas "melhoras" no teu problema

Abraços de outro amigo de Leiria
__________________
Também odeio assinaturas!
Johnny25 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Problema com o Facebook [AMIGOS] Goma Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 7 Sex, 2 de Setembro de 2011 01:02
Ajuda! Tarola Yamaha stage Custom rxaves Baterias Acústicas 12 Qua, 23 de Fevereiro de 2011 02:36
Ajuda acerca de Suporte reijam3s Hardware, Acessórios e Equipamentos 5 Qua, 17 de Novembro de 2010 19:56
Um problema a resolver OhMyGoD Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 6 Sex, 9 de Abril de 2010 01:05
Problema com o Amplificador - Ajuda dmonteiro Baterias Acústicas 3 Seg, 28 de Maio de 2007 01:23



São agora 02:38. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it