Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)

Resposta
Opções
Não lido Sex, 7 de Novembro de 2008   #1
Redoxguru

Membro desde: 4-Ago-2006
Local: Almeirim
Redoxguru tem uma aura espectacular à voltaRedoxguru tem uma aura espectacular à volta
A minha bateria é melhor que a tua! (...ou as baterias não se medem aos 'pratos')

Já mais que uma vez ouvi comentários que apontam no sentido de um preconceito infundamentado em relação ao instrumento que tocamos - bateria, e muito recentemente voltei a ouvir, daí que me tenha lembrado de referir aqui o assunto, não vá isto ao encontro de uma necessidade de esclarecimento (não nossa, mas dos outros - dos leigos).

Então um belo dia uma pessoa da minha família ao dizer-me que um conhecido dela que é baterista tem uma bateria com 10 pratos, perguntou-me se a minha bateria era melhor ou pior que a dele; à espera de ouvir-me referir o n.º de pratos que tenho para depois concluir em relação à qualidade do instrumento.

Ora escusado será dizer que imediatamente discordei e tentei esclarecer a situação de acordo com o meu ponto de vista dizendo que a qualidade de uma bateria tem que ver em primeiro lugar com a qualidade da matéria-prima utilizada nos tambores e a qualidade de construção e acabamento, depois existe aqui uma vertente que é esquecida por quase toda a gente (entenda-se leigos), que é o hardware, ou seja todos os pedais, suportes, banco, e restantes ferragens - que podem ser melhores ou piores com grandes diferenças de comportamento e preço.

No final, falando dos pratos, importa dizer que estes são um dos principais veículos para o baterista fazer afirmar o "seu" som. Escolhendo o tipo de metal usado na fabricação, escolhendo as medidas, o tipo de martelagem, a espessura, etc., consegue ter-se sonoridades muito diversas.

Pode existir um baterista que se identifica com um set de pratos de 10 unidades, mas também existem bateristas que encontram a melhor solução num set de 4 pratos. Qual destas fórmulas é melhor? Nenhuma é melhor em relação a outra se forem cada uma delas a melhor solução para quem toca no instrumento. São ambas válidas.

No entanto percebi que por detrás deste preconceito do n.º de pratos ser equivalente à maior ou menor qualidade da bateria, estava a averiguação do dinheiro que já se gastou com todos os elementos que a compõem. Aqui tenho a dizer que possivelmente 10 pratos serão mais caros que 4 pratos, mas também se pode verificar o contrário, dependendo tudo das medidas, nobreza e marca dos pratos envolvidos.

Portanto, abaixo este preconceito.
Muito mais há a dizer sobre este tema da composição do kit que corresponde à solução procurada por cada baterista, mas pretendi apenas fazer esta abordagem.

Para melhor ilustrar esta realidade, mostro aqui dus imagens de dois sets de pratos totalmente distintos, de dois bateristas de top, qualquer deles indiscutívelmente bom. O set da esquerda pertence ao baterista Carter Beauford [Dave Matthews Band] equanto o da direita pertence à baterista Cindy Blackman [Lenny Kravitz].
Imagem Anexada
File Type: jpg blackman vs beauford.jpg (80,7 KB, 177 leituras)
Redoxguru não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 7 de Novembro de 2008   #2
Grolubao

Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: A minha bateria é melhor que a tua!

Sim, mas o q interessa o que essas pessoas pensam?
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 7 de Novembro de 2008   #3
chipi

Membro desde: 9-Dez-2007
Local: Arganil-coimbra
chipi será famoso em brevechipi será famoso em breve

boas

uma pergunta:tanto uma como a outra bateria..sao as recentes?

cumps
Não lido Sex, 7 de Novembro de 2008   #4
Redoxguru

Membro desde: 4-Ago-2006
Redoxguru tem uma aura espectacular à voltaRedoxguru tem uma aura espectacular à volta

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Sim, mas o q interessa o que essas pessoas pensam?
Olá.
Não pretendendo ser maçador com este tópico, nem tão pouco descabido, apenas estou a partilhar um assunto que diversas vezes senti ser mal abordado por leigos. Em primeira instância penso que o saber não ocupa lugar, e que não se perde por tentar combater a ignorância dos não-bateristas em relação aos assuntos dos bateristas.
No entanto senti ao longo de vários anos que existem ainda muitos preconceitos instalados em leigos que assumem um papel preponderante na vida dos músicos, nomeadamente quando são responsáveis pela sua contratação.
Animadores culturais, vereadores de pelouros da cultura, directores de associações recreativas, são por exemplo tipos de pessoas com quem senti necessidade de partilhar informação (do "nosso" mundo), de modo a que pudessem sentir-se mais à vontade.
Eu não fiquei mais pobre por isso e em muitos casos estas pessoas apreciam que lhes possamos transmitir pontos de vista mais reais.
Portanto para mim, importa o que podem ou não pensar essas pessoas, nem que seja para ajudar a construir uma realidade melhor!

Redoxguru adicionou o seguinte texto, 9 minutos e 13 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de chipi Ver Mensagem
boas

uma pergunta:tanto uma como a outra bateria..sao as recentes?

cumps
Olá.
De facto nos dias de hoje, de forma a ser rigoroso, tenho que dizer que tanto um set como o outro sofreram algumas alterações. A imagem que apresentei como exemplo (com o objectivo de ilustrar um set com muitas unidades e outro com poucas) tem já alguns meses.
Poderá consultar-se os sets actuais destes dois bateristas aqui:
http://www.zildjian.com/en-US/produc...?artistID=1026
http://www.zildjian.com/en-US/produc...?artistID=1021
No entanto permanece a assombrosa diferença de sets entre estes dois profissionais.

Última edição de Redoxguru : Sex, 7 de Novembro de 2008 às 19:03. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Redoxguru não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 7 de Novembro de 2008   #5
TRex

Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe

Ao ler esta história, deu-me vontade de rir porque todos nós já passámos por um comentário deste tipo em relação ás mais diversas áreas.

Acima de tudo penso que esse tipo de comentários se devem a dois motivos; o primeiro é por o facto de se ser leigo em relação ao assunto; o segundo simplesmente por ser uma questão de simpatia e uma forma de as pessoas conseguirem comunicar com alguem, tentando ir ao encontro do que elas gostam, nesse caso as Baterias!
Cumps

"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Novembro de 2008   #6
pgv2007

Membro desde: 26-Jun-2008
Local: Luxemburgo
pgv2007 será famoso em brevepgv2007 será famoso em breve

Acho que foi um tópico bastante interessante

Como ja foi referido, para que não está dentro do assunto, acha que quantos mais elementos (pratos, toms, etc) tiver a bateria, melhor o baterista... sendo assim seria do Terry Bozzio o melhor do mundo

para mim, mais vale menos de maior qualidade do que mais de pior qualidade... é importante apostarmos sempre na qualidade e não na quantidade...

Bom Tópico, sim senhor

Abraços
Não lido Ter, 2 de Dezembro de 2008   #7
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: A minha bateria é melhor que a tua! (...ou as baterias não se medem aos 'pratos')

A bateria vai ser melhor ou pior consoante o baterista ao volante da máquina.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Dezembro de 2008   #8
baquetas negras

Membro desde: 9-Nov-2008
Local: livramento-mafra
baquetas negras está no bom caminho
Re: A minha bateria é melhor que a tua! (...ou as baterias não se medem aos 'pratos')

eu agora tenho uma bateria de ***** msm das mais baratas pk o meu pai tinha a bateria tama k era para mim avaliada em 16 mil euros so k tava a araca de gito e entao vendeu essa *** agora tenho uma k me costou 300 euros mas ya agora no natal vou comprar outra tama ou msm fame

baquetas negras não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Dezembro de 2008   #9
JP_

Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de baquetas negras Ver Mensagem
eu agora tenho uma bateria de ***** msm das mais baratas pk o meu pai tinha a bateria tama k era para mim avaliada em 16 mil euros so k tava a araca de gito e entao vendeu essa *** agora tenho uma k me costou 300 euros mas ya agora no natal vou comprar outra tama ou msm fame

Chiça! QUE BICHA ERA ESSA??

JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Dezembro de 2008   #10
JoseZ

Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de baquetas negras Ver Mensagem
...
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 2 de Dezembro de 2008   #11
baquetas negras

Membro desde: 9-Nov-2008
Local: livramento-mafra
baquetas negras está no bom caminho

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Chiça! QUE BICHA ERA ESSA??
era uma k o meu pai mondou durante mts anos

baquetas negras não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 14 de Dezembro de 2008   #12
pgv2007

Membro desde: 26-Jun-2008
Local: Luxemburgo
pgv2007 será famoso em brevepgv2007 será famoso em breve

Citação:
Mensagem Original de joelbelchior Ver Mensagem
esse topico tem muito que se lhe diga, por exemplo eu conheço bateristas que preferem quantidade à qualidade. Por exemplo conheço um que tem 10 pratos mas aquilo tudo junto nao fazem um ride da K por exemplo. Depois envolve dinheiro.....

é uma cena complicada e por vezes muita gente nao percebe ou nem quer perceber da cena e muitos vivem pro cenario, nao interessa se é bom, interessa é que tenha muita ***** lol.

pra mim tudo varia da escolha de cada um, mas eu prefiro 4 pratos como devem de ser do que gastar o mesmo dinheiro desses 4 em 10 de ***** lol.
Tudo dito
Não lido Qui, 21 de Janeiro de 2010   #13
miguelbento

Membro desde: 17-Jan-2010
miguelbento é uma quantidade desconhecida por enquanto

Essa historia do numero de pratos é mesmo... pronto --.
um baterista tem de procurar fazer muito com pouco, nao pouco com muito (:
miguelbento não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Janeiro de 2010   #14
Innsanus

Membro desde: 31-Dez-2009
Local: Porto
Innsanus é uma quantidade desconhecida por enquanto

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
A bateria vai ser melhor ou pior consoante o baterista ao volante da máquina.
Tb concordo

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
Derek Roddy ShallNotFall Bateristas e Percussionistas 63 Dom, 12 de Outubro de 2008 23:53

São agora 01:48. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2020, Fórum BateristasPT.com