Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

xxxxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 28 de Maio de 2012 às 22:59.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Até eu que sou um leigo nestas coisas chamo a isso Bossa Nova e não Samba!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #3
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Tendo em conta que estamos na secção de workshop, poderias exemplificar qual a diferença entre as claves de bossa nova e samba?
Na verdade eu apenas consigo diferenciar os dois estilos através da "musicalidade" e não por conceitos técnicos o que demonstra o nabo que eu sou, tanto que a certo momento me parece estar a sair um samba satisfatório... não é nenhum Airto Moreira, mas acima da média para um gringo (como dizem os Brasucas).

De qualquer das formas Purdie é um Sr., quem me dera tocar mal samba como ele faz nesse vídeo. haha
__________________
[ex-Alex10]

Última edição de Alex Soares : Ter, 27 de Setembro de 2011 às 11:27.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #4
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Who cares, o homem é o deus da batera...
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #5
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Pergunto do alto da minha ignorância :

Ele não está misturar, de forma consciente, Samba com alguns ritmos Afro Cubanos?

Na minha convicção, um Samba é um Bossa Nova mais rápido. Mas, será mesmo assim? É que a ideia que eu tenho, é que muitas demonstrações de Samba (tocadas mesmo por brasileiros e em algumas escolas de samba), começam com ritmos de Bossa Nova e depois aceleram fazendo a transicção para o Samba)

De qualquer modo, este Homem é um Mestre, que para além de tocar muito, cria uma empatia fantástica com a audiência!

Mário Esteves

Última edição de Mario Esteves : Ter, 27 de Setembro de 2011 às 10:31.
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Um baterista brasileiro conhecido disse em tempos algo acerca disto e dos "gringos" se meterem em tudo e adaptarem à maneira que conseguem ou que querem.

Ele dizia que os gringos transformaram o samba e a bossa em algo que nem é uma coisa nem outra porque simplificaram as coisas de tal forma que soa tudo ao mesmo (porque não compreenderam a aplicação prática dos dois estilos).


E é um bocado o que se passa aqui e é, pelo que percebo, o que o Leonel está a achar mal.
Eu também acho mal a partir do momento em que querem ensinar a diferença entre dois estilos, mas como já não sabem muito bem o que é uma coisa e outra, fazem estas coisas que só cai mal.


E sim, se fosse um "zé" qualquer a chegar aqui e fazer o que o Purdie está a fazer levava na cabeça e diziam tipo:
Antes de ensinares aprende o que queres ensinar.

Se ele está a soar estupidamente bem no video? Sim, mas é o que diz que é? Não.

Ora, se eu chega-se aqui e me pusesse a tocar rock progressivo e dissesse que era jazz vocês achavam bem?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Ter, 27 de Setembro de 2011 às 11:25.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #7
Tom Sawyer

 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Mensagens: 1.402
Tom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luz
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Bem, já que o Leonel não parece querer explicar detalhadamente qual é a diferença, aqui ficam duas imagens tiradas do velho conhecido poster "groove essentials" da Vic Firth, em colaboração com o Tommy Igoe:

Bossa nova:



Samba:


Está muito bem explicado no DVD do Tommy, que de resto é muito bom.
__________________
begin the day with a friendly voice
a companion unobtrusive

Tom Sawyer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #8
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
Ora vamos lá a ver!
Samba é Samba.
Bossa Nova é Bossa Nova.
As claves ritmicas são diferentes.
Assim como o Frevo do Pagode.
Assim como a Rumba clave e o Son clave, no caso da Salsa.

Agora com é o Purdie a meter uma gafe (enorme) destas está tudo bem?
Se fosse um pobre de nós a fazê-lo ainda vá que vá, porue somos pequenos, ainda leváva-mos na cabeça e éramos uns nabos, agora um baterista deste calibre?

Mário Esteves, se quer misturas o Samba com ritmos afro cubanos, pelo mesnos respeite as claves e o ritmo do SAMBA!!

Hum....


Abraço

Caro Leonel,

Já deves ter percebido - e perdoa-me o pleonasmo - que eu não percebo nada disto.
Mas para além de apontar eventuais erros (que eu não discuto!), não seria também, mais proactivo, educativo e incentivador, explicar a diferença entre os dois, nomeadamente atravês do conceito de "patterns" que cada um envolve?
É que se eu te falar de bitolas, boggies, via larga ou via estreita, sinais de permissão, etc, etc, tu sabes do que eu estou a falar, mas seu te falar dos pressupostos hermenêuticos fundamentais do Direito, provavelmente não saberás (nem tens que saber). Quero com isto dizer, que seria mais útil para os leitores, explicar o que está mal, PORQUE está mal e, depois, com toda a capacidade que te é reconhecida, poderias fazer o favor, de explicar como se faz bem. Caso contrário ficamos na mesma, ou, pelo menos eu fico... e, quase que aposto, uma grande maioria fica.

Espero que me compreendas.

Abraço,

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #9
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Olá Leonel,

Desculpa, mas acho que não entendeste bem. Não precisas de provar nada!!!

O que o "pessoal" está a pedir é que forneças uma maneira de podermos, de facto , distinguir um do outro da forma mais clara possível!

Abraço,

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #10
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Amigo,

Adoro e colecciono comboios! Principalmente de via estreita...e sou um fã da ex-Linha do Vouga!

Abraço,

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Setembro de 2011   #11
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Boas, por acaso tambem nao sei isso da clave de diferenciar.

O que faço é toco bossa nova com a clave de bossa nova, mas no samba eu toco com o ride em tercinas, o bombo com acentuaçao na segunda batida a fazer de "surdo", e o rim shot é consoante achar que soa bem, mas por norma uso alternado e depois a tempo e a dobrar.

Mas sou leigo a tocar e toco o que vou aprendendo.

Mas acho que fica logo diferente se tocar em tercinas e acentuaçoes no bombo com a tarola mais parecida ao samba.
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Setembro de 2011   #12
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Fica aqui mais uma contribuição, que, estando certa ou errada, me parece clara.

Um abraço

splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Setembro de 2011   #13
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Hã? O quê...!!? Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
E rios me partam, se um destes dias, não vou chatear o Enes, e vou fazer um video, com as clave da Bossa nova e do Samba + a maior parte das suas variações.
Nem mais! O Enes MERECE! E TODOS NÓS também!

Enes, toca de combinar isso com o Leonel e fazer o video o mais rapidamente possível!




Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Estes americanos até chamam afro-cuban musica á musica brasileira.
Abraço
OMFG
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Setembro de 2011   #14
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Quando alguém aqui conseguir fazer um Half-time shuffle como este deixa de ser importante se ele diz que é samba ou rock.

Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Setembro de 2011   #15
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Bernard Purdie!Vou levar na cabeça, mas não me importo!!

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Realmente quando um "camone" tão importante (para alguns nem tanto) como este alega e chama algo tão descabido como aquilo que disse e tentou tocar, deixa de ser importante que consiga fazer os Hal-times e break-times, mais o que ele diga e faça.


E além do mais é de SAMBA E BOSSA NOVA que se fala!!
Compreendo perfeitamente a questão que levantas de existir diferenças sobre o que ele fala e toca e desta forma induzir em erro quem procura retirar conhecimentos do vídeo...
Até aí tudo bem...

Mas também fazer um cavalo e batalha porque o Purdie esta a tocar mal samba já é algo que me ultrapassa...
O "perfeccionismo" em todos os estilos musicais é um/o ideal, mas uma procura irrealista... Ser competente (e conhecedor) num grande leque de estilos musicais aliado a um grande sentido de musicalidade é meio caminho andado para se ter sucesso numa carreira como freelancer.
O "Camone" pelos vistos não sabe tocar samba e não compreende as diferenças entres os estilos de musicas Brasileiras, mas é um dos bateristas com mais álbuns gravados na história da bateria e certamente a certa altura na sua carreira ele lá se safou com este samba mal tocado (mas que soa maravilhosamente bem diga-se de passagem...).

Quem me dera a mim ser um quarto do que foi o Purdie como baterista... a esta hora em vez de estar a mandar bitaites no BPT, estava num estúdio a gravar bateria e como quem não quer a coisa a olhar para o "pacote" de alguma pop star...
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Quanto a vocês não sei, mas eu fiz isto!!! jonimat Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 14 Sex, 26 de Agosto de 2011 11:28
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29
Alerta: Banda "A Peaceful Chaos" promete pagamento de cachet após concerto mas não pagou! Rebel-Drummer Bandas e Música em geral 31 Seg, 15 de Março de 2010 21:24



São agora 06:52. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it