Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #1
locust
 
Membro desde: 28-Jun-2006
Local: seixal
Mensagens: 209
locust está no bom caminho
Uma dúvida: Como apertam os pratos? (Choques, ride, crashes, splashes, etc.)

boas ,ora como nunca deixei aqui um post /pergunta,aproveito para o fazer

como usam os vossos pratos? hi-hats?ride e restantes?quando pergunto como refiro-me a se apertam muito a rosca dos hihasts,se deixam o ride solto...se os crashes ficam sem se mexer etc etc...
locust não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Os hi-hats gosto de os ter bem apertados para assim poder controlá-los melhor. Faço o mesmo com o ride.

Os crash não os aperto praticamente nada, aliás, nem convém apertá-los para aumentar a sua durabilidade. Um crash deve vibrar livremente sem que haja forças no meio a mandá-lo parar rapidamente.

O china também fica medianamente solto.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #3
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Eu na minha modesta opinião acho ke nos crashes o parafuso deve ter uma valente folga no ride um pouco mais apertado do que nos rides, no hit hat depende da pessoa, mas se kizeres tirar som ao prato aperta mas corres o risco de o rachar. Penso Eu
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Eu uso os hi-hats bem apertados há anos e nunca tive problemas, mas também deve depender da maneira como se bate neles (eu bato mais na superficie do prato e menos com as bordas).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #5
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Boas, eu nos crashes aperto sempre ate ao fundo nao interessa o quanto aperto os crashes balaçam sempre ou seja mesmo que aperte fundo fundo ,aquelas esponjas deixam o prato balancear livremente ah mesma.. ao menos nos meus suportes lol. Nao gosto de os ter muito soltos porque por exemplo quando quero dar 2 pancadas rapidas no crash e aquilo balança excessivamente nao consigo dar a 2a pancada correctamente ou faze-la ouvir tanto quanto a primeira. Nos choques deixo um pouco de folga e compenso com o pé.
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #6
Nuno Teixeira
 
Membro desde: 5-Jul-2006
Local: Carrazeda de Ansiães
Mensagens: 471
Nuno Teixeira está no bom caminho
Eu uso o "sistema de apertar" os pratos como o hammer
__________________
"Primeiro está a Música, depois o resto" - Kurt Cobain
Nuno Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #7
david oliveira
 
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
Mensagens: 306
david oliveira será famoso em breve
Eu uso os crashes bem soltos, o ride mais apertado, o HH ... um pouco solto...mas não muito.
__________________
david oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #8
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Aperto dos pratos

Eu aperto os hi-hats pouco. Deixo-os balançar livremente e só controlo o aperto com o pé. Os crashes deixo-os soltos também, devem soar o mais livre possível. Quanto a dar duas pancadas no mesmo crash, faço-o sem problemas, apesar deles estarem soltos. O ride uso-o mais apertado, quase sem mexer e o china aperto-o medianamente, para não ser expansivo demais mas também ser "curto" demais. Depende do som que queira tirar também, embora os pratos que tenho, são o que são e estou muito satisfeito com eles. Paiste 2002.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #9
Rica
 
Membro desde: 25-Set-2006
Local: guimaraes
Mensagens: 168
Rica está no bom caminho
eu uso os HH o maximo apertado k consigo, o ride meio apertado e os crash muito solto mesmo....
__________________
A musica é tudo!!!
Rica não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #10
lipe
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Fão-Esposende
Mensagens: 196
lipe está no bom caminho
o HH uso ligeiramente solto... o resto dos pratos.. simplesmente nao aperto... deixo tudo solto... penho a porca só mesmo para nao correr o risco do prato nao saltar do tripé...
__________________
Agora tou numa de Bossa Nova...
'á lá ber no que bai dar
lipe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #11
DWG
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 236
DWG será famoso em breveDWG será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de lipe
o HH uso ligeiramente solto... o resto dos pratos.. simplesmente nao aperto... deixo tudo solto... penho a porca só mesmo para nao correr o risco do prato nao saltar do tripé...
Faço praticamente o mesmo, tudo solto e a balançar, apertos no mínimo.
Para quem aperta HH...penso que não haverá muito perigo de quebra do material. Já a nível de som a história é diferente.
__________________
Flirt
DWG não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Fevereiro de 2007   #12
Faria
 
Membro desde: 28-Jun-2006
Local: Alverca
Mensagens: 116
Faria está no bom caminho
Bom... á largos anos tive na mão uma VHS de apresentação da Zildjan com o Manu Katché onde ele aconcelhava a teixar os pratos soltos e a enclina-los ligeiramente para, para alem de os deixar soar (um prato é como um sino!) livremente, não se incorre no risco de acertar no bordo do prato.
Bom, os pratos efectivamente tem outro som sobretudo a serie Signature da Paiste que já por si tem um som extremamente brilhante e claro.
Os HH uso-os apertados, neste caso o superior mas mesmo assim consigo tirar, acho eu, um som porreiro para todos os tipos de musica, acho que tem um pouco a ver com o conhecimento dos pratos e o sitio onde lhes batemos!

Mas atenção, eu não sou baterista, só falo com eles!!!
Faria não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Fevereiro de 2007   #13
dav
 
Membro desde: 12-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 25
dav está no bom caminho
Eu uso os hit hat apertados, crashes mais soltos e o ride um pouco mais apertado.
dav não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Fevereiro de 2007   #14
FlickBohnam
 
Membro desde: 12-Abr-2006
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 56
FlickBohnam está no bom caminho
Os meus HH's costumo apertar pouco, são uns Bosphorus de 15" e são dois pratos finos-médio. Eu Tock Rock e Jazz à maneira antiga e portanto convém deixá-los soltos. Têm uma resposta menos acentuada, mas acho que favorece muito ao som.
O meu Ride é de 24" - posso apertar como quiser, vai sempre ficar a oscilar, portanto optei por deixá-lo mais ou menos apertado.
Os Crash ficam pouco apertados, pois são os pratos mais vulneráveis no meu Set.

Abraço, David
__________________
Don't breathe that air!
FlickBohnam não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Fevereiro de 2007   #15
m@tiz93
 
Membro desde: 13-Fev-2007
Local: Porto
Mensagens: 33
m@tiz93 é uma quantidade desconhecida por enquanto
eu so gosto dos hi-hat apertados pois os outros deixo sempre bastante desapertados!
m@tiz93 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Fevereiro de 2007   #16
infectedboy
 
Membro desde: 14-Out-2006
Local: lisboa
Mensagens: 8
infectedboy está no bom caminho
Pah que nao ha forma correcta é sabidissimo.Mas eu deixo tudo muito solto.os hh n,mas d resto muito solto e o ride nem seker aperto. O prato respira melhor e tu controlas tudo com a intensidade e o tipo de ataque que lhe dás
infectedboy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Fevereiro de 2007   #17
Rovisney
 
Membro desde: 11-Dez-2006
Local: Montijo
Mensagens: 35
Rovisney está no bom caminho
Tenho a idéia de q isto depende em primero lugar o tipo de trabalho q vc esta a fazer, geralmente pratos bons funcionam bem nem muito e nem pouco apertados... Depende do estilo q esta a fazer na minha opinião mas eu geramnete tenho preferencia por usalos mais soltos...
Rovisney não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 25 de Fevereiro de 2007   #18
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Eu sou como o lipe .. os pratos pra alem de terem ke SOAR ao ke eles realmente sao... nao corro o risco de os partir por estarem bue presos ...

Eu uso completamente soltos, so memso com a porca lah em cima para nao correr o risco de voarem, no ride por exemplo nem ROSCA uso !! :P

ah que fazer soar os pratos ke temos, e assegurr ke nao partem pela pressao...
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Fevereiro de 2007   #19
SaladDays
 
Membro desde: 29-Jan-2007
Local: faro
Mensagens: 82
SaladDays está no bom caminho
nos crashes e ride nao meto nem o feltro nem a porca que aperta , é só o feltro de baixo e o prato por cima para ele poder balançar á vontade, os choques uso meio soltos tambem
SaladDays não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Fevereiro de 2007   #20
Angeliser
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 25-Nov-2006
Local: Póvoa de Santa Iria
Mensagens: 233
Angeliser está no bom caminho
eu pessoalmente faço como a maior parte da malta aqui, hit hats apertados, ride ligeiramente mais solto e os crashe apertados apenas o suficiente para nao fugirem, m k balancem a vontad para dar mais sustain
Angeliser não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #21
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Eis um excelente tópico!

Ora vamos lá pegar aqui num post mais antiguito, pois este é daqueles que gosto!


Pessoalmente ajusto os pratos conforme o tipo de música e a situação em que toco. Nas bandas em que toco, a música anda à volta do Gospel, Rock, Pop, algum samba, algum Hip-Hope e World-Music.


Se tocar em ambiente acústico:
- Tenho os CRASHES ligeiramente mais apertados que o normal (feltros MAIS GROSSOS em cima e em baixo, e pratos de medidas mais pequenas - um de 14'' e outro de 16'');
- RIDE BEM apertadíssimo (por vezes com um feltro em baixo e dois em cima);
- PRATOS DE CHOQUE ligeiramente soltos, de forma a balançarem ligeiramente;
- SPLASH - Fica igual (mas aqui uso splash de 10'');
- O CHINA fica igual (mas aqui uso um china-splash de 12'').


Se tiver a tocar em ambiente 'musculado' - guitarras com distorção, baixo valente e teclados + vozes bem presentes:
- Os CRASHES muitos soltos com feltros EM CIMA E EM BAIXO mais delgados (sendo que uso pratos maiores nestas alturas, ou seja, 2 pratos de 18''e eventualmente um de 16'');
- RIDE mais solto, embora também SEMPRE com os feltros;
- Os PRATOS DE CHOQUE ficam mais apertados - e aqui surge um pouco a contadição, pois poderão dizer-me: "pah, usas os pratos de choque mais apertados em ambiente mais barulhento e mais soltos em ambiente acústico?" - EXACTO!
- SPLASH- Fica igual (e aqui uso Splash de 8'');
- CHINA - Fica igual (mas aqui uso um China de 18'').
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #22
osmosis
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Palmela
Mensagens: 63
osmosis está no bom caminho
Hats - Bem apertado
Ride - Medio aperto
Crash - Medio aperto
Splash - bem apertado
China - Bem apertado

Bem, isto varia de suporte para suporte... há suportes que aperto tudo até ao fim e fica largo, outros que mal aperto o prato mal mexe... relativo.
osmosis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #23
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de osmosis
(...)
Splash - bem apertado
(...)
Eu conhecço 2 más experiências com splashes muito apertados:

Um amigo meu tem um Sabian AA 8'' e costumava usá-lo muito apertado. Resultado: Começou a rachar a partir das bordas do buraco para o interior do prato (!)

Numa outra bateria, um Splash (também Sabian) de 12'', habitualmente bem apertado, começou a rachar na cúpula (numa zona onde NUNCA leva com a baquete!)
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #24
SaladDays
 
Membro desde: 29-Jan-2007
Local: faro
Mensagens: 82
SaladDays está no bom caminho
uso todos os pratos soltos excepto quando usava china.. gosto do china bem apertado
SaladDays não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #25
Nitro
 
Membro desde: 12-Abr-2006
Local: Castelo Branco
Mensagens: 170
Nitro está no bom caminho
Os pratos não racham por estarem apertados, provavelmente a manga que isola o prato do metal do suporte está danificada.
Eu uso tudo solto e com uma ligeira inclinação.

Cumps
Nitro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #26
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
tudo à solta! vejam o John Bonham!
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #27
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Eu tenho um problema quando os crashes tao mt soltos e balançam muito nao consigo bater 2 vezes com a mesa intensidade, a 2a vez parece q bato no prato e n saca som pq nao consigo acertar bem visto q aquilo ta a balançar q nem doido.. e' por isso q uso os crashes meio apertados.. podem balançar mas nao muito lol
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #28
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
por acaso, decidi colocar 2 borrachas nos meus splashes, resultado....IMPACÁBEL!num há cá rachas!!


STAGG!!bota rules nisso!

quanto a crashes, medio aperto, ride medio aperto,mas hats bem apertadinhos....convem, nao?!abraços
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #29
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de albano
por acaso, decidi colocar 2 borrachas nos meus splashes, resultado....IMPACÁBEL!num há cá rachas!!


STAGG!!bota rules nisso!

quanto a crashes, medio aperto, ride medio aperto,mas hats bem apertadinhos....convem, nao?!abraços
Nao, o top hat, nunca deve estar muito apertado, assim so exerces demasiada pressao na cupula levando o prato a rachar mais facilmente. Deves deixar sempre um pouco desapertado.
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Setembro de 2007   #30
drummer-maniac
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 401
drummer-maniac está no bom caminho
Crashes : soltos
Ride : um pouquito mais apertado que os crashes
HH : para o apertado
China : o mais apertado de todos
drummer-maniac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Setembro de 2007   #31
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
not too hard, not too soft.. just perfect (:
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Setembro de 2007   #32
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
eu gosto do hh bem apertado, do ride solto e dos crash tambem...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Catdrums Catdrums Apresentação de Novos Membros 49 Qui, 8 de Março de 2012 20:06
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 08:56. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it