Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 21 de Dezembro de 2011   #36
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

Em princípio, quando usas head-phones podes regular o volume e portanto não precisas de protectores.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 21 de Dezembro de 2011   #37
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

É so porque por vezes tenho que colocar o volume do click muito alto e sinto que isso possa ser prejudicial. Talvez tenha que investir nuns fones com mais isolamento.
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Janeiro de 2012   #38
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

Snooze: Tenho precisamente esse problema também!

E é curioso que, no evento de bateria que a Yamaha Ibérica organizou em Évora em 2009, tivemos a oportunidade de ver o Pedro Barceló (grande baterista espanhol) que usava tampões dentro dos ouvidos, e depois, por cima das orelhas, colocava um par de fones de protecção anti-ruído (sem auscultadores - do tipo "das obras"), o que me levou por diversas vezes questionar-me a mim próprio o que era que ele conseguiria ouvir...!
(nota: na altura eu já usava tampões também!)

E ele nem é dos bateristas que batem com mais força, podes crer! (está aqui no fórum MONTES de pessoal que consegue confirmar a minha ideia)

Mas o Pedro Barceló disse por diversas vezes que, usava os tampões (e os fones por cima) para proteger a audição.






Ah! Entretanto, a Ahead (a fabricante de baquetas do Lars Urlich) está a lançar um artigo muito curioso que vem trazer um pouco de tempero no mercado dos tampões de protecção de ouvidos:

AHEAD Custom Molded Earplugs (ACME) - Ou seja, tampões para ouvidos que se moldam à medida de cada orelha e que ficam com essa forma definitiva passados 10 minutos... (clica aqui)

Pelo menos, é uma ideia curiosa! (um destes dias quero experimentar...!)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Janeiro de 2012   #39
Cristiano Isabel
 
Membro desde: 13-Jul-2011
Local: Benedita
Mensagens: 89
Cristiano Isabel é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tampões para os ouvidos

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Yep...

Sabes, não recordo de cor a data, (mas devo ter algures uma cópia do cartaz desse fatídico concerto onde toquei nessa noite - no Bar "O Cloque" na Praia da Rocha) mas quase de certeza que deve ter sido em 1995 ou 1996...

Portanto, há cerca de 15 anos que não tenho silêncio absoluto na minha vida...

Os primeiros 6 meses custaram MUITO, MUITO, MUITO, MUITO ... MAS MESMO MUITO!!!



Depois, o hábito consegue suplantar o desnorte. (digamos que isto não mata, mas moeu um pouco)

Há que reaprender a viver com a situação. Nem pensar em estar perto de sons altos sem protecção. No bolso das calças anda SEMPRE comigo um par de tampões de ouvidos, e ao tocar bateria uso SEMPRE protecção!


Esta situação quase me levou a desistir do batuque! Estive 5 anos sem tocar... (tendo desistido da banda que até estava a ter uma excelente aceitação na altura aqui em Portimão)

Foram os piores 5 anos da minha vida! - cheguei a desejar ter perdido a visão em vez de (pensava eu na altura) estar a perder a audição...

Pensei muuuuitas vezes que iria ficar surdo! O médico otorrino ainda por cima não ajudou nem um pouco... ("você tem que deixar de tocar bateria!")

Caneco... E podes crer que fiz o que ele disse...

Mas a paixão era demasiado grande para eu conseguir ficar sem tocar bateria para o resto da minha vida!

Com o passar do tempo aprendi que os maiores inimigos dos ouvidos nem são as baterias (ou o ruído em excesso, desde que temporário e controlado na medida do possível) mas sim o stress, as incertezas da vida, as infecções de garganta (amigdalites, faringites - e afins) e sobretudo as noites mal dormidas.

Os ouvidos são órgãos muito sensíveis, e necessitam MESMO muito do devido descanso diário (ou nocturno)


Claro que com isto não estou a facilitar: BATERISTAS (e violinistas / trompetistas / guitarristas / baixistas / funcionários de aeroportos / etc.) TODOS devem SEMPRE usar protecção enquanto o volume sonoro estiver acima do normal.


Enfim... Digamos que (infelizmente) só se consegue dar o devido valor aos ouvidos DEPOIS de colocarmos em causa o seu futuro...


QUALQUER músico NECESSITA dos ouvidos para poder tocar!

TRATEM BEM OS VOSSOS OUVIDOS!


Tenho uma estória quase igual!!!!

A minha paragem também teve a ver com isso. Duas operações falhadas e o zumbido já faz parte de mim. Há que saber viver com isso.

MUITO CUIDADO COM OS OUVIDOS RAPAZIADA !!!!
Cristiano Isabel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Janeiro de 2012   #40
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Tampões para os ouvidos

Citação:
Mensagem Original de Cristiano Isabel Ver Mensagem
Tenho uma estória quase igual!!!!

A minha paragem também teve a ver com isso. Duas operações falhadas e o zumbido já faz parte de mim. Há que saber viver com isso.

MUITO CUIDADO COM OS OUVIDOS RAPAZIADA !!!!
Ora aqui está mais um testemunho BEM importante! (e sim, existem MUITOS mais casos do que aqueles que À primeira vista imaginamos...!)

No meu caso não cheguei a ter qualquer tipo de intervenção cirurgica nos ouvidos, mas o "bzzzzzzzzzz" está cá... 24 horas por dia...!


Já agora, o que levou a teres que ser operado, Cristiano?
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Janeiro de 2012   #41
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Snooze: Tenho precisamente esse problema também!

E é curioso que, no evento de bateria que a Yamaha Ibérica organizou em Évora em 2009, tivemos a oportunidade de ver o Pedro Barceló (grande baterista espanhol) que usava tampões dentro dos ouvidos, e depois, por cima das orelhas, colocava um par de fones de protecção anti-ruído (sem auscultadores - do tipo "das obras"), o que me levou por diversas vezes questionar-me a mim próprio o que era que ele conseguiria ouvir...!
(nota: na altura eu já usava tampões também!)

E ele nem é dos bateristas que batem com mais força, podes crer! (está aqui no fórum MONTES de pessoal que consegue confirmar a minha ideia)

Mas o Pedro Barceló disse por diversas vezes que, usava os tampões (e os fones por cima) para proteger a audição.






Ah! Entretanto, a Ahead (a fabricante de baquetas do Lars Urlich) está a lançar um artigo muito curioso que vem trazer um pouco de tempero no mercado dos tampões de protecção de ouvidos:

AHEAD Custom Molded Earplugs (ACME) - Ou seja, tampões para ouvidos que se moldam à medida de cada orelha e que ficam com essa forma definitiva passados 10 minutos... (clica aqui)

Pelo menos, é uma ideia curiosa! (um destes dias quero experimentar...!)
Eu já pensei foi fazer o contrário. Usar uns earplugs protectores e depois uns fones exteriores,a com isolamento, mas que desse para por o click. Como por exemplo os sh1 da vic firth ou os extreme isolation. Isto porque quanto mais "longe" ouvir o som/click menos esforço faço, a meu ver claro.

Se esses da Ahead tiverem boas reviews, sou gajo para investir, o formato dos meus ouvidos é algo estranho(nunca seguro os fones dos mp3s) e isso pode ajudar-me imenso!
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Janeiro de 2012   #42
Cristiano Isabel
 
Membro desde: 13-Jul-2011
Local: Benedita
Mensagens: 89
Cristiano Isabel é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Tampões para os ouvidos

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Ora aqui está mais um testemunho BEM importante! (e sim, existem MUITOS mais casos do que aqueles que À primeira vista imaginamos...!)

No meu caso não cheguei a ter qualquer tipo de intervenção cirurgica nos ouvidos, mas o "bzzzzzzzzzz" está cá... 24 horas por dia...!


Já agora, o que levou a teres que ser operado, Cristiano?
Tenho uma doença habitual nos velhotes chamada "otosclerose", tipo esclerose nos ouvidos, doença degenerativa que felizmente já estabilizou.
Basicamente perde-se audição e ouvem-se zumbidos, 24 horas por dia!
As causas não são bem conhecidas, mas pode ser despoletado por:
- muita exposição ao ruído (confirma-se! bateria e trabalho durante uns anos sem protecções);
- stress (confirma-se!!!);
- hereditário (*****, confirma-se!)
- constipações fortes, otites e etc (nem por isso).

Tenho o ouvido direito a 90% e o esquerdo é que é pior a 50%.

A operação consistiu na substituição de um osso chamado "estribo" por um bocado de plástico...

Agora tou fixe. Já nem me lembro do zumbido e recuperei um pouco a audição.

MAS TENHO MAIS CUIDADO!!!
Cristiano Isabel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Janeiro de 2012   #43
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

Madeira, e a quem mais interessar claro.
O Pedro Barceló vem ao Porto ainda durante este mês. Ele já toca com baquetas feitas feitas por mim, e vai começar em breve a tocar "oficialmente" com baquetas Missom. Ele vem cá dois dias exactamente para finalizarmos o seu modelo aqui na fábrica. Se alguém quiser aproveitar este facto, depois confirmo data, aproveite.
Abraços
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 13 de Janeiro de 2012   #44
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Eu já pensei foi fazer o contrário. Usar uns earplugs protectores e depois uns fones exteriores,a com isolamento, mas que desse para por o click. Como por exemplo os sh1 da vic firth ou os extreme isolation. Isto porque quanto mais "longe" ouvir o som/click menos esforço faço, a meu ver claro.

Se esses da Ahead tiverem boas reviews, sou gajo para investir, o formato dos meus ouvidos é algo estranho(nunca seguro os fones dos mp3s) e isso pode ajudar-me imenso!
Snooze, eu estou precisamente com uma ideia mais ou menos semelhante à tua...! E com esta ideia da Ahead, até estou a pensar em adquirir uma coisa destas e fazer uma espécie de bricolage / DIY...

Imagina: se isto é uma espécie de massa de moldar que vem em dfuas bisnagas em separado que funcionam como a antiga cola araldite (que só ficava dura se misturassemos as duas bisnagas), então imagina o que será se tivermos uns fones de ouvido que naõ nos importemos de "estragar" e moldar esta massa da Ahead em conjunto com uns fones lá dentro embutidos 10 minutos no ouvido...


Será que o resultado sairá... Uns in-ears por menos de metade do preço?

É uma ideia...!



Citação:
Mensagem Original de Cristiano Isabel Ver Mensagem
Agora tou fixe. Já nem me lembro do zumbido e recuperei um pouco a audição.

MAS TENHO MAIS CUIDADO!!!
Rapaz... Quando dizes que tens "mais cuidado", queres dizer que USAS SEMPRE tampões, certo...? (trata bem dessa audição!)



Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Madeira, e a quem mais interessar claro.
O Pedro Barceló vem ao Porto ainda durante este mês. Ele já toca com baquetas feitas feitas por mim, e vai começar em breve a tocar "oficialmente" com baquetas Missom. Ele vem cá dois dias exactamente para finalizarmos o seu modelo aqui na fábrica. Se alguém quiser aproveitar este facto, depois confirmo data, aproveite.
Abraços
ena, ena, ena...! QUE EXCELENTE notícia!

A sério: O Pedro Barceló passou a ser um dos batucadores que mais passei a admirar em toda a Peninsula Ibérica! E está com uma projecção em Espanha fora de série!

Muitos parabéns Ralha! (só grandes 'contratações'!)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Junho de 2012   #45
Pedrock
 
Membro desde: 4-Out-2011
Local: lisboa
Mensagens: 7
Pedrock é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

Citação:
Mensagem Original de Snooze Ver Mensagem
Alguem ja experimentou usar earplugs protectores e depois uns fones normais para ouvir o metronomo? Resulta ou é melhor investir em outros do tipo dos vic firth por exemplo?

Comprei um metronomo da boss-db30, o volume não chateia e não deixa zumbido.

pedro
Pedrock não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 15 de Julho de 2012   #46
Cast
 
Membro desde: 21-Fev-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 15
Cast está no bom caminho
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

A minha experiência:
durante anos toquei usando aqueles protectores para trabalhos ruidosos (tipo das obras). Precisei de algum tempo para me habituar (cortam principalmente as altas frequências) mas dei-me bem. O preçoo era ridículo, e nunca se perderam.

Imediatamente houve 2 vantagens: conseguia ouvir o baixista muito melhor (as baixas freq. passavam sem problemas) e paradoxalmente tocava mais baixo (efeito psicológico: tinha medo de estar a tocar demasiado forte e então autocensurava-me).
Melhorei assim muito a minha dinâmica.

Experimentei usar phones nos ouvidos com o metronomo por baixo dos protectores, com resultados mistos, passei a usar um metronomo silencioso com luzinhas.

Mas o resultado melhor foi o teste audiométrico aos 25 anos, perda nenhuma de capacidade auditiva.

Agora toco mais baixo, baquetas mais pesadas com tip pequeno, mais atenção à dinâmica. Não é metal, mas tbm não é jazz.

Mas sempre agradeço ao meu pai para me ter oferecido os protectores.
Cast não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 18 de Maio de 2015   #47
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Que tampões para os ouvidos devo usar? Tenho alguns problemas nos ouvidos, zumbidos, e

Acabei de desenterrar este assunto porque temos um grande 'mecenas' a chamar à atenção para os problemas conexos que podem andar em torno dos amantes do batuque.

O grande Kalú (baterista de Xutos e Pontapés) dá a cara e fala do seu caso na primeira pessoa:

__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Tenho problemas ao usar peles orgânicas em intrumentos de percussão. O que posso fazer? palhota Percussão 8 Sex, 21 de Agosto de 2009 17:02
Alguns vídeos no Youtube sobre técnicas para as mãos e para os pés DrumPhilosopher Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 27 Seg, 23 de Fevereiro de 2009 21:09
Os meus pedais da bateria electrónica Roland TD6 fogem... O que devo fazer para evitar? DrumScores Baterias Electrónicas 2 Seg, 19 de Junho de 2006 23:51



São agora 13:58. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it