Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Apreciação e Debate de Escolas e Professores
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc.
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios!


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 18 de Fevereiro de 2012   #1
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Engenharia de Som

Boas,

Estou neste momento num grande impasse da minha vida!
A verdade é que estou a acabar o curso de Ciências Musicais, na FCSH e estou a pensar no que fazer a seguir. Ora, eu descobri recentemente que gosto mesmo muito de andar a mexer com programas de edição de som e afins e gostava muito de trabalhar na área de engenharia/técnica de som. Como não bato bem da cabeça, gostava de fazer um curso na área para poder ter uma qualificação oficial.

De momento estou a olhar para o curso de Tecnologias da Música, da EMSL. Já falei com pessoas que lá andaram e andam e todos me dizem que é preciso muito Matemática (faz sentido) e alguns dizem bem, outros mal. A cena é, eu quero escolher MUITO BEM o curso, porque quero ter a certeza que é aquilo que quero, gosto e vou fazer e que não escolho logo o primeiro que me aparece à frente. Se alguém souber de mais sítios onde se possam fazer cursos de engenharia de som ou parecido, por favor digam. Afinal foi para isso que criei o tópico.

Obrigada!

P.S.: De preferência cursos em Lisboa ou arredores, já que sou do Ribatejo e tenho de me deslocar de transportes.
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 18 de Fevereiro de 2012   #2
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Engenharia de Som

Em Portugal penso que não existe o curso de Eng. Áudio.

Lá fora existem em alguns países. Inglaterra tem alguns institutos com o curso.

abr

Última edição de technon : Qua, 18 de Abril de 2012 às 21:36.
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #3
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Boas, estou bastante virado para Tecnologias da Música no ESML também.
Mas como ainda sou de longe ainda não tive oportunidade de falar com ninguém.

Ainda bem que abris-te este tópico
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #4
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Engenharia de Som

tu nao tens que ver o curso... tu tens que ver as saidas desse curso.

porque muitas vezes ser tecnico de som significa seres tu a carregar o material, ir tirar café para o outro tecnico de som, visto tu seres o assistente ect ect....

esta vida nao é facil....

vou tirar curso de actor e assim serei um famoso cheio de dinheiro.....

ver as saidas... sempre...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #5
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
tu nao tens que ver o curso... tu tens que ver as saidas desse curso.

porque muitas vezes ser tecnico de som significa seres tu a carregar o material, ir tirar café para o outro tecnico de som, visto tu seres o assistente ect ect....

esta vida nao é facil....

vou tirar curso de actor e assim serei um famoso cheio de dinheiro.....

ver as saidas... sempre...
Verdade e por isso é que estou muito inclinada para o curso da ESML, tem bastantes saídas e a nível de formação parece-me bastante completo. Só que lá está, gostava de saber o que é que há mais por esse país fora para poder escolher bem escolhido.
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 19 de Fevereiro de 2012   #6
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Pode ser que nos encontremos lá espero eu !
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 20 de Fevereiro de 2012   #7
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Engenharia de Som

Mas o teu problema é a matemática ?

Sinceramente ainda não vi nenhum curso de engenharia com matemática fácil, por isso, não queiras andar a fazer um curso da treta só para poderes dizer que já és engenheiro.
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Fevereiro de 2012   #8
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Engenharia de Som

Citação:
Mensagem Original de Pedro Aronoff Ver Mensagem
Mas o teu problema é a matemática ?

Sinceramente ainda não vi nenhum curso de engenharia com matemática fácil, por isso, não queiras andar a fazer um curso da treta só para poderes dizer que já és engenheiro.
Eu vi, cursos de engenharia com matemática da treta é o que não falta por aí. Existem aí umas 3 faculdades a dar boas cadeiras de matemática em Portugal.

Se é para tirar engenharia (de áudio inclusive) convém ter boas noções de matemática e de física mas tal como qualquer outro curso de engenharia existem bons cursos e cursos da treta. Cada um logo decide se quer um curso da treta só pelo canudo ou se quer um curso em que aprende todas as competências necessárias, mesmo que tenha de trabalhar mais. Por ex. tenho conhecimento de um engenheiro de áudio de topo que cursou Eng. Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico.

É como na bateria, os melhores acabam por ser os mais persistentes e que trabalham mais.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Fevereiro de 2012   #9
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Engenharia de Som

Citação:
Mensagem Original de technon Ver Mensagem
Eu vi, cursos de engenharia com matemática da treta é o que não falta por aí. Existem aí umas 3 faculdades a dar boas cadeiras de matemática em Portugal.

Se é para tirar engenharia (de áudio inclusive) convém ter boas noções de matemática e de física mas tal como qualquer outro curso de engenharia existem bons cursos e cursos da treta. Cada um logo decide se quer um curso da treta só pelo canudo ou se quer um curso em que aprende todas as competências necessárias, mesmo que tenha de trabalhar mais. Por ex. tenho conhecimento de um engenheiro de áudio de topo que cursou Eng. Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico.

É como na bateria, os melhores acabam por ser os mais persistentes e que trabalham mais.

cumps

Repara um patrão de uma empresa qualquer tem dois currículos, um engenheiro formado na FEUP (por exemplo) e outro num instituto técnico por qual achas que irá optar ?

É melhor perder a cabeça a estudar e ter facilidade em arranjar um bom emprego com um ordenado considerável do que ter facilidade nos estudos e dificuldade em arranjar emprego ou emprego mal pago.
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Abril de 2012   #10
MarianaGNR
 
Membro desde: 20-Mar-2012
Local: Parede
Mensagens: 10
MarianaGNR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Engenharia de Som

Hey!

Ainda bem que foi aberto este tópico.

Neste momento também me encontro totalmente perdida em relação ao que fazer no futuro.
Também vi o curso de Ciências Musicais, e Tecnologias da Música (este último interessa-me bastante mais).
No entanto também não sei o que fazer.

Estou actualmente na Restart a tirar o curso de Técnico de Espectáculo onde tive módulos de Som e de Iluminação. Iluminação é muito giro mesmo, mas também adorei som.

Na Restart (fica em Belém) existe mesmo o curso de Som, que são dois anos.
Eu adoro a escola e aconselho. Os cursos são bastante práticos, temos professores excelente. Em som trabalhámos até com uma DigiCo.
Deixo o site:
http://www.restart.pt


Por acaso ando a ver curso fora de Portugal, e encontrei alguns cursos relacionado com música na Londom Metropolitan University:
http://www.londonmet.ac.uk/courses/u...11&subject=ALL (vejam na letra M).


MarianaGNR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Abril de 2012   #11
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Citação:
Mensagem Original de MarianaGNR Ver Mensagem
Também vi o curso de Ciências Musicais, e Tecnologias da Música (este último interessa-me bastante mais).
Olha, eu estou de momento no meu 3º, e espero eu, último ano, a tirar o curso de Ciências Musicais, se precisares de alguma informação mais em concreto e de alguém que "está por dentro" envia PM.

Mas dito de uma forma directa. Para quem procura engenharia de som, produção, etc etc, não é o curso indicado. De forma alguma.
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Abril de 2012   #12
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Boas, quanto ao curso de Tecnologias da Música fica atento se quiseres :

Prazo de candidatura: 16 de Abril a 4 de Maio
Prova Escrita de Aptidão Científica (PAC): 16 de Maio
Publicação dos Resultados da PAC: 6 de Junho
Entrevistas: 18 a 29 de Junho
Publicação dos resultados finais: 5 de Julho
Prazo de Reclamações: Até 12 de Julho
Prazo de notificação das decisões: 19 de Julho
Prazo e entrega das fichas ENES (Exame Nacional do Ensino Secundário): 17 de Agosto
Publicação da lista seriada dos candidatos: 10 de setembro
Prazo de reclamações: Até 11 de Setembro
Prazo de notificação das decisões: 13 de setembro
Matrículas: 17 a 21 de setembro
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2012   #13
MarianaGNR
 
Membro desde: 20-Mar-2012
Local: Parede
Mensagens: 10
MarianaGNR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Engenharia de Som

mbrissos pois um amigo meu anda lá e diz exactamente o mesmo!


Também já tinha andado a ver isso hyuugaphilipee! Obrigado!
Por acaso esses pré-requisitos assustam-me um bocado...

E lá fora, alguém estuda/está a pensar em/conhece alguém que?
Estou muito interessada em ir para Inglaterra, Londres talvez, mas não percebo muito bem como essas coisas funcionam, embora já esteja a investigar tudo isso e possíveis faculdades lá...
MarianaGNR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2012   #14
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Bem, eu estou a pensar ir para a Restart para ganhar algumas bases. Também gostava de um dia ir estudar para Londres, mas já tive uma experiência de estudo no estrangeiro e odiei (o tão afamado Erasmus) e então ainda estou reticente...
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2012   #15
MarianaGNR
 
Membro desde: 20-Mar-2012
Local: Parede
Mensagens: 10
MarianaGNR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Engenharia de Som

Queres ir tirar som na Restart?

Foste para que país?
Uma amiga minha está a tirar a licenciatura em Londres, e diz que que está a adorar a experiência, e que de certeza que não deve voltar para Portugal.

Na faculdade onde ela está, interessei-me bastante por este curso:
http://www.westminster.ac.uk/courses...20and%20Design

O problema é como tratar das coisas todas para ir para lá, pois não sei como o fazer!
MarianaGNR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2012   #16
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Sim, queria ir tirar Som na Restart. Alguma coisa a dizer do curso? Gostava de recolher o máximo de opiniões sobre o assunto em termos de ensino, se se aprende alguma coisa de útil, o que se faz, etc.

E quanto ao meu Erasmus foi em Itália, mas não teve nada a ver com Produção ou Som, foi mesmo no meu curso de Ciências Musicais.
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2012   #17
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Os pré-requisitos realmente ainda são alguns. Mas quem não arrisca não petisca !

E pelo que ouvi dizer não são dificeis
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2012   #18
MarianaGNR
 
Membro desde: 20-Mar-2012
Local: Parede
Mensagens: 10
MarianaGNR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Engenharia de Som

Pois é, mas realmente o curso de Ciências Musicais não deve ser para onde eu estou mais virada, se dizem que não tem a ver com produção e isso...


mbrissos, quanto à Restart, não tenho nada a apontar.
Pelo menos no meu curso, que é Técnico de Espectáculos, embora tenha um módulo de Som.
O meu professor foi o baixista dos Orelha Negra, não sei se conhecem, o Francisco Rebelo. Gostei muito dele mesmo.
As aulas são muito práticas, existe um auditório (não é muito grande) com pelo menos 3 mesas de som, PA, 5 monições, tudo o que seja cabos, mics, etc... E depois há o estúdio, tem bateria e guitarras, mas eu não estive aí...
Depois tivemos um exercício de avaliação que foi fazer o som de uma banda para um concerto lá na escola.
Há sempre imensos concertos, eu como sou de tec de esp., vamos muitas vezes fazer a luz e tal.
Também curtia tirar Som lá!

Agora criaram foi uns cursos intensivos, que duram 3 meses, se forem ao site conseguem ver lá!
MarianaGNR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2012   #19
mbrissos
 
Membro desde: 29-Abr-2011
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 51
mbrissos está no bom caminho
Re: Engenharia de Som

Obrigada pelas informações Mariana.
mbrissos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Abril de 2012   #20
MarianaGNR
 
Membro desde: 20-Mar-2012
Local: Parede
Mensagens: 10
MarianaGNR é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Engenharia de Som

De nada!

Alguém já fez os pré requisitos para Tecnologias da Música?
MarianaGNR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 23:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it