Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #1
Alexandre Costa
 
Membro desde: 8-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 32
Alexandre Costa será famoso em breve
Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

Boas pessoal,

Como guitarrista ha largos anos, sempre encontrei o material que desejava na net (em portugal) de forma a que ia comprando, trocando, vendendo ate encontrar o som que mais me agradava ao ouvido.

Comecei ha relativamente pouco tempo a tocar bateria (estou a curtir á grande), e pelo que tenho pesquisado na net, vejo que à pouco material usado á venda comparado com o universo guitarra. Isto tem efeito, na tal procura do som ideal tornando-a mais dificil, aumentando os preços e dando-lhe pouca margem de comparação.

Gostava que participassem neste topico com as vossas ideias, procupações para este facto, se sentem o mesmo, e que soluções encontram para este facto.

Deixo aqui os meus bitaites para este facto:

1) Ha menos bateristas que guitarristas
2) O material de batera é mais caro, individualmente ou o conjunto
3) Bateristas têm receio em trocar o seu material, ou comprar material usado.
4) Bateristas não são tão mesquinhos na busca do som ideal
5) Ha pouco espaço para ter baterias no quarto ou na sala
6) O envio do material entre vendedor e comprador, logistica envolvida, preços de transporte, etc é uma forte barreira.


Contribuam...


ROCK ON!
Alexandre Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #2
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

Muitos bateristas têm uma única bateria, aquela que usam para tudo (ensaios, concertos..) e como o dinheiro não cresce das arvores, é mantida por muito tempo. Em relação a pratos e hardware, muitas vezes é preferivel comprar novo, pois o mercado de usados muitas vezes já não inclui garantia, e por ex. um prato que seja usado tem mais tendência a rachar num futuro mais próximo. E muitas vezes, por mais 30/40/50€ compramos novo e com garantia. O envio de uma bateria por ex. também pode ser um problema, pois é um material frágil, pesado e espaçoso.
E depois também conta o facto de hoje em dia se faz de tudo para ganhar a vida, até omitir certos factos numa venda. Por ex. na compra de um pedal duplo, por vezes omitem-se problemas importantes, como enpenos, folgas..
E falo por mim. A minha 1ª bateria foi, e ainda é, uma Yamaha Power-V. Comprei através do miau.pt, por 360€(entrega em não) com choques Paiste Alpha. Ora, um grande negócio. Mas tudo isto porque a bateria estava carregada de ferrugem nos parafusos dos timbalões. Resultado, fui banhado. Mas é, por acaso, uma coisa que se resolve com facilidade. Aliás, já estou a tratar disso. Mas tudo isto para dizer que muitas vezes o pessoal evita comprar em 2ª mão.
Para não falar que em 10 músicos que conheço, 9 tocam guitarra e por vezes só 1 bateria.

Desculpem o testamento mas curti o tópico .
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #3
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

Creio só ter a ver com o número de guitarristas que há versus bateristas. Igualmente os guitarristas têm mto a cena de comprar pedais, etc, e os bateristas não.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #4
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Ideia Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

Boas alexandre, acho que todos os teus "bitaites" fazem sentido.
Na realidade a Bateria é o instrumento que devido à sua dimensão, fragilidade e disposição não dá para andar sempre a desmontar, sendo por isso pouco práctico e dificíl de transportar. Por vezes a Bateria está confinada a um espaço exíguo num quarto ou numa sala, em que se tem de desviar uma carrada de coisas para a tirar. Todos os grupos musicais têm apenas um baterista. E para mim o ponto com maior responsabilidade pelo menor número de Bateristas deve-se essencialmente ao facto da Bateria ser o maior "inimigo" dos vizinhos e da família, devido ao seu potente som, mesmo sem anplificação, provoca a histeria total no bairro.
Como contribuição para melhorar esta situação só vejo uma solução, que é a de divulgares entre os teus amigos e conhecidos o fantástico "instrumento musical" que é a Bateria e tentares incutir-lhe o gosto por este instrumento, vais ver que se eles aderirem, passarás a ter material em 2ªmão para trocar.
Sejamos sinceros, a Bateria nos concertos é dos instrumentos que as pessoas mais apreciam, mas fora deles é dos instrumentos que as pessoas mais detestam.
Saudações pró pessoal e boas paulitadas.
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #5
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

nao axo k haja assim tao pouco material a venda.

apenas, pelo menos no nosso site, quando aparecem bons negocios ha sempre compradores e os posts sao devidamente apagados.

aparecem aki bons negocios, temos e k saber aproveitar !!

obviamente que se andas a procura duma tarola ou bateria em especial, atao esquece pk vai ser dificil achares pk tamos sempre confinados aquilo que aparece.


e depois tens tambem outros sites onde podes comprar mais material.


obviamente que ha mais guitarristas do que bateristas, pa era mais facil quando o pessoal era puto os nossos pais darem-nos uma viola de 10 cts do k uma bateria de 100 cts para por na sala a azucrinar a famelga. e nem toda gente tem uma moradia ou algo do genero com espaço para por uma bateria
__________________


Última edição de _TASSE_ : Qua, 26 de Março de 2008 às 13:01.
_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

É nítido que há menos bateristas que guitarrista.
Eu costumo brincar com a situação e dizer que basta levantar uma pedra para aparecerem logo 2 ou 3 guitarristas.

Acho que os bateristas na generalidade são mais responsáveis a comprar equipamento. É comum encontrar-se um baterista já com alguns anos disto dizer que não adquire equipamento novo há anos (as baquetas e peles não contam).
Parece-me que quando os bateristas conseguem atingir aquele nível de equipamento que acham que cumpre bem aquilo que precisam dele, deixam de comprar material desnecessário.
É normal que todos gostassem de ter a bateria x ou y que custa milhares de euros, mas isso não quer dizer que seja realmente uma peça para comprar.
O pessoal das cordas mesmo quando já atinge o patamar da maturidade a nível de equipamento, grande parte deles continuam com ideias de trocar algo dentro de pouco tempo, ou de comprar mais um pedal, ou mais uma guitarra, etc., etc.
A mim desagrada-me bastante ver o consumismo e materialismo que está fortemente associado ao pessoal das cordas e faz-me alguma comichão ver muitos guitarristas demasiadamente preocupados com o "som" e pouco com aquilo que sabem tocar.

É muito normal os bateristas dizerem que um bom baterista faz qualquer bateria soar bem e que o equipamento é algo secundário. Isto é menos comum no pessoal das cordas.

Isto tudo acaba por se reflectir no mercado dos usados. Se os bateristas que possuem equipamento bom não vende esse equipamento, é normal que quem está a começar encontre dificuldades em encontrar bom equipamento usado a bons preços. A procura é maior que a oferta.

Só por curiosidade, eu no meu kit, neste momento, só tenho um prato que foi comprado novo. Tudo o resto foi adquirido usado ao longo do tempo (anos). Com calma na espera fui capaz de montar um kit porreiro de bateria por metade do preço que ele custaria se fosse comprado novo (e estou a falar em alguns milhares de euros/centena de contos).
Edit: o pedal de bombo também foi comprado novo
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qua, 26 de Março de 2008 às 13:07.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #7
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

Citação:
Mensagem Original de _TASSE_ Ver Mensagem
nao axo k haja assim tao pouco material a venda.

apenas, pelo menos no nosso site, quando aparecem bons negocios ha sempre compradores e os posts sao devidamente apagados.
Concordo...
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #8
Alexandre Costa
 
Membro desde: 8-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 32
Alexandre Costa será famoso em breve
Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

Pessoal,

Obrigado por o vosso tempo e contributo dispendidos, no geral estou a gostar de vos "ouvir" falar. Continuem com as vossas opiniões, historias que tenham para contar, curiosidades, coisas que vos tenham acontecido na compra de material e sobretudo medidas que tenham tomado para ultrapassar estas barreiras. ex:isolar acusticamente o quarto, ignorar os vizinhos, ter alugado uma garagem, retirar o carro da garagem do pai, ir para o sotao dos predios, convencer os amigos a tocar bateria tb, etc.

Quanto as vossas respostas destaco para ja:

A solução apresentada por o CARLOS REIS parece-me simples mas eficaz:

"Como contribuição para melhorar esta situação só vejo uma solução, que é a de divulgares entre os teus amigos e conhecidos o fantástico "instrumento musical" que é a Bateria e tentares incutir-lhe o gosto por este instrumento, vais ver que se eles aderirem, passarás a ter material em 2ªmão para trocar."

A historia do CAMPOS e a sua compra que nao correu bem porque o vendedor omitiu que o material estava ferrugento também é muito boa. Talvez o melhor seja continuar a comprar na net mas SEMPRE ter a possibilidade de poder experimentar o material antes de comprar. Se o vendedor estiver a 300km talvez nao valha o risco no entanto algumas medidas podem ser tomadas como falar com o vendedor, tentando saber o historico de acontencimentos com o material, etc.

A do MIGUEL MARTINHO por a experiencia demonstrada reflectida na sua opinião, e visão quanto ao consumismo exacerbado por vezes desnecessario dos guitarristas.

ROCK ON!
Alexandre Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Março de 2008   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Reflexão sobre pouco Material em 2a mão...na net

Citação:
Mensagem Original de Alexandre Costa Ver Mensagem
Talvez o melhor seja continuar a comprar na net mas SEMPRE ter a possibilidade de poder experimentar o material antes de comprar. Se o vendedor estiver a 300km talvez nao valha o risco no entanto algumas medidas podem ser tomadas como falar com o vendedor, tentando saber o historico de acontencimentos com o material, etc.
Isto é uma coisa muito importante para um baterista chegar mais rapidamente ao que procura (deveria ser para todos, mas fico só pelos bateristas). Experimentar o equipamento, olhar para ele, analisar o material, pegar, ouvi-lo, etc.
Se houver a possibilidade de testar o que queremos evitam-se muitas compras desnecessárias.
Nos usados há algumas coisas que devemos analisar bem. No caso dos pratos se há algumas racha, no caso do hardware que tenha parafusos ou peças rotativas analisar bem se estas estão boas.


Uma boa parte dos bateristas mais batidos que conheço têm de testar o que querem comprar para evitar a tal compra desnecessária. Isto acaba por reflectir-se nos usados, porque origina menos ciclos de trocas de equipamento.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 11:35. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it