Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #1
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Para que servem as duas porcas de aperto no suporte superior dos pratos de choque? (hats)

Boas pessoal, expliquem-me a funcionalidade destas "porcas", e o porquê de se poderem separar...

Thanks
Abrações
Imagem Anexada
File Type: jpg b.JPG (34,8 KB, 53 leituras)
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #2
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

Eu uso-as juntas..será porque só uma desapertava, digo eu..
Também há em plástico, e é uma cena de atarroscar (que matarruano que parece ) só, para manter os choques tight ou loose..
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #3
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

Pois mas o problema é que não dao para tirar estas porcas, apenas se movimentam naquele espaço não dão para se tirar.
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #4
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Peça no hi hat

São duas porcas para evitar que a de baixo rode.
Bem, não sei se vou conseguir fazer-me entender, mas a porca de cima evita que a de baixo possa rodar com o prato e desta forma desapertar-se ou apertar sem mexeres nela.

Não sei se é exactamente este o objectivo de serem duas porcas, mas é o que me parece

A, e as porcas servem para deixares o prato de cima mais solto ou mais preso conforme apertares mais ou menos..

Última edição de SilverDrummer : Sáb, 28 de Fevereiro de 2009 às 23:02.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #5
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

Creio que não pq quando é para desapertar o prato eu desaperto na de baixo.. "plastico"
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #6
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Peça no hi hat

Pois, mas se desapertares a de cima tem o mesmo efeito que desapertares a de baixo, penso eu..
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #7
paul luis
 
Membro desde: 5-Mar-2007
Local: gaia
Mensagens: 700
paul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em bruto
Re: Peça no hi hat

com essa peça de cima tu podes ajustar o prato ou seja po-lo mais solto ou mais fixo se estares a tirar o prato fora do suporte para ajustares em baixo. espero ter ajudado e penso que e essa a sua funçao pelo menos e para isso que uso eh eh
paul luis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #8
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Peça no hi hat

O paul luis disse tudo.. Podes ajustar como ajustas na peça de baixo, mas ajustando na de cima não tens de tirar o prato para ajustar.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #9
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

Hum, ok , Obrigado, pensei que tivesse outra utilidade, afinal não
Thanks
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #10
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Peça no hi hat

Pois essa peça serve para soltar ou prender mais o prato hi-hat top de modo a estar com um som mais ou menos controlado ou focado. A função da segunda peça é servir de contra-porca para que a primeira (que está em contacto com a esponja) não desaperte.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 1 de Março de 2009   #11
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

Enganei-me no tópico

Tava com 2 abertos nos separadores

____

O meu prato também não fica certinho em cima do outro de vez em quando, mas penso que isso não seja um problema

Só que por mais q desaperte ele nunca faz aquele movimento completo

Última edição de JoseZ : Dom, 1 de Março de 2009 às 00:10.
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 31 de Maio de 2009   #12
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Peça no hi hat

Controlares o aperto do prato de cima do hh com a porca de baixo não é muito boa ideia, porque com o tempo ele pode ir desapertando. Então, o melhor é usares a porca de baixo completamente apertada, para ter a certeza que não vai desapertando à medida que tocas, e usar as de cima para regular o aperto do prato (se queres mais solto, ou mais "preso"). Como já referiram, a porca de cima serve de contra-porca, ou seja, é como que a trava da primeira.

A grande vantagem desse esquema, é que depois de definires a altura certa das porcas de cima, e de travares uma com a outra, elas já não se movem, e para desmontares e montares os hh, apenas tens que tirar e por a porca de baixo, que se estiver apertada na totalidade, ficará sempre na mesma posição. Servem assim de memória do teu setup, garantindo que tenhas sempre o mesmo aperto no prato de cima, coisa que não consegues se regulares o ajuste na porca de baixo.

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #13
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

São porca e contra-porca. Usam-se apertando-se uma contra a outra para as 'travar', evitando que se movimentem devido às vibrações quando se toca nos pratos.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #14
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: Peça no hi hat

Por exemplo:

Nos meus hi-hats sempre que toco algum tempo com eles abertos e regularmente a porca que está por baixo do prato top desenrosca e ele acaba por baixar e fica em baixo como se estivesse fechado e não sai som de jeito.

Tem alguma coisa a ver?
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #15
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

Citação:
Mensagem Original de Mephisto Ver Mensagem
Por exemplo:

Nos meus hi-hats sempre que toco algum tempo com eles abertos e regularmente a porca que está por baixo do prato top desenrosca e ele acaba por baixar e fica em baixo como se estivesse fechado e não sai som de jeito.

Tem alguma coisa a ver?
Tem.
Devias ter também 2 porcas em baixo (porca e contra-porca).

Ou uma porca com parafuso de aperto. Tipo isto:
Yamaha LC930 HiHat Clutch (20€)

NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 1 de Junho de 2009 às 20:41.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #16
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Peça no hi hat

Geralmente a rosca de baixo tem o interior de uma das faces mais estreita para que funciona como contra-porca. Por isso só se consegue "enroscar" por um dos lados, o que impede o uso de contra-porcas em baixo. O que interessa apertar até fazer alguma pressão entre a rosca e a porca de baixo para que não desenrosque.

canas

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Tem.
Devias ter também 2 porcas em baixo (porca e contra-porca).

NB
--
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 1 de Junho de 2009   #17
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Peça no hi hat

Citação:
Mensagem Original de canas Ver Mensagem
Geralmente a rosca de baixo tem o interior de uma das faces mais estreita para que funciona como contra-porca. Por isso só se consegue "enroscar" por um dos lados, o que impede o uso de contra-porcas em baixo. O que interessa apertar até fazer alguma pressão entre a rosca e a porca de baixo para que não desenrosque.

canas
Depende das marcas e modelos.
Eu tenho 2 (um yamaha outo Premier) e tenho porca e contra-porca. Essa a que te referes eu uso como contraporca de uma mais pequena que entra primeiro.

NB
--

Última edição de nunobaiao : Seg, 1 de Junho de 2009 às 20:36.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Junho de 2009   #18
Mephisto
 
Membro desde: 12-Nov-2008
Local: Santo Tirso
Mensagens: 154
Mephisto está no bom caminho
Re: Peça no hi hat

No prato top, só tenho uma porca por baixo e essas tais duas por cima.
Mephisto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Junho de 2009   #19
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: Peça no hi hat

Ainda existe nessa peça ( a yamaha tem ) um parafuso aquando o prato está como a pessoa quer, que se aperta assim não há hipótese de se soltarem... tanto na peça de cima como na de baixo! Não sei se me expliquei bem!
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 01:00. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it