Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Qua, 14 de Março de 2012   #1
Zeus
 
Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Barcelos
Mensagens: 251
Zeus tem uma aura espectacular à voltaZeus tem uma aura espectacular à volta
Gosto Restauro de tarola TAMA artwood series

Viva pessoal,


Aqui há uns anos atrás comecei a ter um problema numa das minhas tarolas que alguns user's recentemente apresentaram, o partir das roscas interiores dos lugs, o uso de tensões altas nas peles o desgaste das peças tudo contribuiu para que cada vez que colocava uma dessas roscas nova, uma outra se quebrava, perante isto decidi comprar uma nova tarola, bom... não foi apenas por isso mas como tinha algumas datas a fazer brevemente tinha de resolver o problema rapidamente.

Comprei então uma tarola Tama artwood 14”x 5,5” e fiquei muito satisfeito com a tarola, passou a ser a minha tarola de eleição para toda a obra, com o passar dos anos começou a ganhar ferrugem nos aros, o cromado a “descascar” os anilhos e parafusos interiores da tarola também com ferrugem, bem já estava feia e com ar desleixado mesmo. Encostei-a e comecei a usar outras tarolas que entretanto adquiri. Recentemente veio aquele sentimento saudusista de querer voltar a usar esta tarola, mas... no estado em que estava... Decidi por mãos ao trabalho e fazer um restauro!


Compreendi rapidamente que havia certos aspectos que eu não dominava para executar da melhor forma este trabalho, aí contactei o nosso bem conhecido Leonel Rodrigues, que com amável gentileza se prontificou a tratar-me na totalidade deste assunto.


As fotos que estão abaixo mostram apenas a tarola depois de acabada, os parafusos interiores fui eu que comprei numa loja de parafusos, embora como o Leonel me explicou, não são os mais adequados embora sejam parafusos INOX, não são de cabeça frenada como habitualmente vêm nos lugs, colocou anilhos de pressão em todos eles e anilhos nos parafusos de afinação, mas o que mais me surpreendeu foi a qualidade da cromagem do aros, uma cromagem impecável, muito superior á cromagem original. Inicialmente já me tinha ocorrido comprar aros novos, embora agora me apercebo que se tivesse enveredado por esse caminho daqui a algum tempo teria os aros no mesmo estado que os anteriores... Pelo que esta opção foi de facto melhor.


As madeiras a nível interior levaram uma pequena camada de cêra apenas para tratamento, exteriormente as madeiras não apresentavam razões para intervenção.


Resumindo, fiquei a saber que no nosso fórum dispomos pelo menos de um “luthier” com o “know-how” necessário para aconselhar e executar trabalhos de restauro como devem ser feitos. Os anos de “estrada” do Leonel são da melhor escola que se pode ter para conhecimentos de madeiras e hardware, já lidou com tudo e conhece praticamente tudo, é uma verdadeira enciclopédia ambulante de baterias e acessórios este homem.


Para o trabalho ficar realmente acabado deveria ter colocado umas peles novas na tarola mas isso vai ter de ficar para um outro dia, o que mais me preocupava ficou resolvido, na minha opinião o Leonel fez aqui um excelente trabalho que recomendo vivamente.
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
__________________
"thou shall know nothing, if you have not known everything."
Zeus não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2012   #2
DanyDrummer
 
Membro desde: 25-Nov-2009
Local: Areosa
Mensagens: 249
DanyDrummer está no bom caminho
Re: Restauro de tarola TAMA artwood series

Viva,

Eu cheguei, aqui à bem pouco tempo a ir a casa do Leonel para falar com ele pessoalmente (nunca o tinha feito),para conversarmos um pouco e para ele me afinar uma tarola da Pearl ELX,que dias antes tinha rasgado a pele de batter.
Escusado será dizer que fui muito bem recebido,e fazendo minhas as palavras do Zeus,de fato este homem é mesmo uma enciclopédia bateristica..!Pegou na minha tarola,e gentilmente,com uma pele dele usada imagine-se...afinou aquela tarola,que muito sinceramente não dava nada por ela....FICOU BRUTAL....SÓ AFINOU DE OUVIDO...BEMMMM...DEMAIS...passei-me mesmo...que qualidade tem este Homem...
Agora pegando um pouco na conversa do Zeus...eu vi a tua tarola completamente desmontada,sem ferragens....agora tá um autêntico espetáculo...linda mesmo...
Acho que tives-te uma ideia genial em falar com o Leonel...valeu muito a pena...
Aproveito para dar os Parabéns ao Leonel...mais uma amostra de grande sabedoria.
Venham mais dessas.....

Abraço e desculpem o testamento..e um pouco o off-topic..
__________________
" A melhor maneira de prever o futuro,é cria-lo"
DanyDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2012   #3
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: Restauro de tarola TAMA artwood series

Realmente ficou como nova

É bom saber que temos malta da "casa" com essas qualidades.

Parabéns pelo trabalho executado Leonel.

Abraço
__________________
Premier / Zildjian
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2012   #4
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Restauro de tarola TAMA artwood series

A tarola parece que saiu directamente de uma loja...
Os meus parabéns ao Leonel pelo excelente trabalho e ao Zeus pelo feedback...

Já agora Leonel, para restaurar ferragens em black niquel... qual seria a na tua opinião a melhor abordagem ou aquela que aconselharias a um provável cliente?


Cumprimentos
__________________
[ex-Alex10]

Última edição de enes : Qua, 14 de Março de 2012 às 22:47.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Março de 2012   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Restauro de tarola TAMA artwood series

o Leonel nao engana ninguem, pode dizer que nao sabe nada, até pode dizer que nao percebe nada de baterias, mas se ele escrevesse um livro sobre a sua vida artistica, para mim seria como uma biblia....ja que nao leio a de cristo, pelo menos na do leonel, aprenderia alguma coisa.. lol

quando ele fala , eu devoro as suas palavras, quando ele toca, apetece-me desistir...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Março de 2012   #6
Stupify
 
Membro desde: 14-Out-2006
Local: Costa de Caparica
Mensagens: 442
Stupify será famoso em breve
Re: Restauro de tarola TAMA artwood series

ficou espetacular! realmente o cromado ficou excelente, parabéns pela "nova" tarola, parabéns ao Leonel
Stupify não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Março de 2012   #7
Guilherme Nobre
 
Membro desde: 7-Mar-2012
Local: Covilhã
Mensagens: 37
Guilherme Nobre é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Restauro de tarola TAMA artwood series

Parabens !! A tarola ficou como nova
Guilherme Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Março de 2012   #8
Arised
 
Membro desde: 6-Out-2011
Local: Seixal
Mensagens: 67
Arised está no bom caminho
Re: Restauro de tarola TAMA artwood series

Grande trabalho senhor Leonel!
Ficou impecável!
Arised não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
como tirar um som mais seco de uma tarola yamaha DP Series rocky Hardware, Acessórios e Equipamentos 3 Sáb, 18 de Setembro de 2010 18:43
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 06:22. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it