Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Ter, 16 de Março de 2010   #1
Wakai
 
Membro desde: 15-Jan-2009
Local: Brasil
Mensagens: 107
Wakai tem uma aura espectacular à voltaWakai tem uma aura espectacular à volta
Qual a espessura indicada para construir uma tarola 10" x 4" no método 'Stave Shell'?

Estou a fazer uma tarola 10"x4" stave, e como não tenho muita experiência com tarolas desse porte gostaria de saber qual a melhor espessura para um tambor como este. A princípio vou usar pinus selecionado e se o som não agradar muito usarei outra madeira(não tenho muita certeza de qual), o problema é que não stou muito certo a respeito de como a tarola deve soar, agradeço qualquer e toda ajuda!!

Abraços!!
Wakai não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Março de 2010   #2
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Dúvidas???? Stave Snare 10"X4"

Se queres fazer uma stave convém ires para uma madeira dura como a Bubinga ou Jarrah.

A minha Jarrah Block 13x7 tem espessure 12.7mm por isso acho que devias de ir por aí.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Março de 2010   #3
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Dúvidas???? Stave Snare 10"X4"

Eis um assunto interessante!



Mas surge aqui uma série de dúvidas:


a) Existe um tipo de madeira na Austrália chamada de Stave Wood (Faia Vermelha ou Red Beech);


b) O termo stave (em inglês) significa "aduela", ou seja, a tábua estreita e encurvada utilizada no fabrico de pipas e toneis. Assim, presumo que aqui se esteja a falar de uma tarola com várias dessas tábuas (ou pedaços de madeira) colocados na vertical, tal como algumas tarolas da Tamburo, não é isso?


c) Grolubao, no caso da tua tarola, trata-se de uma tarola com um casco construído com esta técnica, ou efecticamente com um bloco (Block) de madeira tornedado, como é hábito ver nas tarolas da Brady?


Obrigado!


P.S. - As imagens seguintes são do john semen aqui do fórum sobre stave shell:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9342



__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Março de 2010   #4
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Dúvidas???? Stave Snare 10"X4"

Alguma clarificação:

- Segmented (blocos na horizontal)
- Stave (blocos na vertical)

Segmented custa mais a fazer (custo é maior), e Stave é mais fácil. Estructuralmente, a segmented é mais resistente que a Stave, mas em teoria a Stave faz com que o som se prolongue pela tarola de uma forma uniforme, o que alguns dizem que preferem. Eu gosto das duas, mas só uso Stave pq a Brady só faz Stave snares.

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Eis um assunto interessante!

a) Existe um tipo de madeira na Austrália chamada de Stave Wood (Faia Vermelha ou Red Beech);

b) O termo stave (em inglês) significa "aduela", ou seja, a tábua estreita e encurvada utilizada no fabrico de pipas e toneis. Assim, presumo que aqui se esteja a falar de uma tarola com várias dessas tábuas (ou pedaços de madeira) colocados na vertical, tal como algumas tarolas da Tamburo, não é isso?

c) Grolubao, no caso da tua tarola, trata-se de uma tarola com um casco construído com esta técnica, ou efecticamente com um bloco (Block) de madeira tornedado, como é hábito ver nas tarolas da Brady?


Obrigado!


P.S. - As imagens seguintes são do john semen aqui do fórum sobre stave shell:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9342



Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Março de 2010   #5
Wakai
 
Membro desde: 15-Jan-2009
Local: Brasil
Mensagens: 107
Wakai tem uma aura espectacular à voltaWakai tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a espessura indicada para construir uma tarola 10" x 4" no método 'Stave Shell'?

Agradeço a todos pela ajuda, mas o que realmente preciso saber no momento é:

Qual a espessura mais adequada para um tambor(tarola) 10"X4". Não tenho experiencia com tambores desse tipo por iso não tenho certeza de qual é a espessura mais adequada.

Mesmo assim agradeço pela ajuda de todos!
Wakai não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Março de 2010   #6
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Qual a espessura indicada para construir uma tarola 10" x 4" no método 'Stave Shell'?

Não existe espessura mais adequada. A espessura do casco vai influenciar directamente a sonoridade da caixa.

Quanto mais fino o casco, mais facilmente a energia cinética da pele vai colocar o casco a vibrar, o que resulta num casco mais vibrante que vai definir uma nota um pouco mais grave. Ficará com um som mais quente, e com menos projecção.

Um casco mais grosso vai ter mais dificuldade em vibrar, pelo que a nota fundamental será mais influenciada pela pele, e menos pelo casco. Como resultado, a sonoridade fica tendencialmente mais aguda, com mais projecção e volume.

Deves assim definir a espessura do casco com base na sonoridade que pretendes obter. Tem apenas em consideração que numa tarola stave, todos os veios da madeira ficam na vertical, o que faz com que o casco possa rachar. Isso limita a espessura mínima.

No teu caso, optaria por um casco na casa dos 10/12 mm de espessura, o que garante versatilidade e alguma robustez ao casco.

Espero ter ajudado...

Abs
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Março de 2010   #7
Wakai
 
Membro desde: 15-Jan-2009
Local: Brasil
Mensagens: 107
Wakai tem uma aura espectacular à voltaWakai tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a espessura indicada para construir uma tarola 10" x 4" no método 'Stave Shell'?

Agradeço muito Nelson! A princípio o casco ia ficar com a espessura em torno dos 20 e tantos mm. O meu parceiro na construção achou muito grossa e me disse para diminuir masnão tinha muita certeza (por ser stave) que espessura deveria ter. Mais uma vez agradeço muitisímo!!!
Wakai não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Março de 2010   #8
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Dúvidas???? Stave Snare 10"X4"

Já te tinha respondido à questão da espessura...


Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
Se queres fazer uma stave convém ires para uma madeira dura como a Bubinga ou Jarrah.

A minha Jarrah Block 13x7 tem espessure 12.7mm por isso acho que devias de ir por aí.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Março de 2010   #9
Wakai
 
Membro desde: 15-Jan-2009
Local: Brasil
Mensagens: 107
Wakai tem uma aura espectacular à voltaWakai tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a espessura indicada para construir uma tarola 10" x 4" no método 'Stave Shell'?

Peço desculpas, pensei que estava se referindo a uma tarola de 13/14 e não a de 10. Agradeço e peço desculpas novamente!!! (eu sou o que levou a paulada:P lol)
Wakai não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Lars Ulrich - Baterista de Metallica (Set 1999) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 32 Ter, 18 de Maio de 2010 00:32
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 21:35. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it