Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 2 de Abril de 2008   #1
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Como posso aprender estes ritmos latinos? Que livro devo usar para praticar?

pessoal..eu já ha mt tempo que observo este video.. e treinei e consigo tocar a maior parte dos ritmos q ele toca...
mas.. eu queria aprender mesmo estes ritmos Latinos e assim.. xD

alguem sabe de algum site? ou livro q ensine?

é que uma coisa q eu noto.. e q me mete nervos..é eu saber tocar mta coisa na bateria.. e principalmente a nivel de Metal.. mas se me pedirem pra fazer um drum solo.. eu nao faço nada comparado a este gajo..
claro que ele tem mt mais anos de experiencia tudo bem..eu só toco bateria a 3 anos e tal.. mas sinto que já tenho um certo groove em mim.. mas faltam me secalhar bases para poder "aplicalo"

se alguem souber de um site onde eu possa aprender ritmos destes..e principalmente estas tecnicas e fills e estes breaks assim cm double strokes cm o bombo pelo meio!

HELP ME! XD




ouçam akelas partes com ghost notes e double strokes com o bombo! jasuu! maro completamente cm essa *****! XD

Última edição de Madeira : Qui, 17 de Abril de 2008 às 14:55. Razão: VIDEO: Integrando video na mensagem.
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Abril de 2008   #2
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Ajuda Groove!

Boas!

Experimenta este site.

www.freedrumlessons.com

tem vários géneros de música...também latino, vê se serve

Ptt
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Abril de 2008   #3
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de David Calhau Ver Mensagem
Boas!

Experimenta este site.

www.freedrumlessons.com

tem vários géneros de música...também latino, vê se serve

Ptt
yah eu já vi esse
obrigado na mesma
mas nao é bem isso que eu quero.. queria uma cena mais avançada.. pq o que eles ensinam ai é um bocado o basico dos básicos.. eu queria uma cena mais expessifica.. por exemplo nunca vi um nada a explicar como é k eles fazem akeles breaks e rudimentos todos na tarola e ao mesmo tempo dao 2 strokes no bombo....gostava de saber isso..

mas obrigado na mesma
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #4
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Re: Ajuda Groove!

Acho que por detras daquilo a muita coisa pra alem de ritmos..
O melhor deve ser 1 professor a darte essas bases.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #5
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Ajuda Groove!

O Groove não se aprende...ou se tem, ou não se tem...lol

Ninguem te vai pedir um solo, descansa...mas se kiseres fazer um, dá asas à imaginação e "casca" na batera!!!
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #6
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
O Groove não se aprende...ou se tem, ou não se tem...lol
Em Sevilha, o Omar Hakim disse que para se conseguir um bom groove, é preciso chegarmos ao ponto de não termos que pensar quando estamos a tocar...

Para tal, é ensaiar muito... treinar ainda mais, muitos rudimentos, muita 'seca' mas também muito gozo, muito trabalho, muito aperfeiçoamento da técnica e da musicalidade...! Tentar fazer com que a bateria seja quase parte integrante de nós próprios (como se fosse uma extensão do nosso corpo)...

Aí, quando estivermos quer em solo, quer com os nossos compinchas da banda, virá o groove...!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #7
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Ajuda Groove!

Logo, ao não pensar estará a "sair" aquilo que sentes mesmo, por isso digo q n se constrói o "Groove" mas sim ou se tem ou n se tem...conheço n bateristas q tocam como o "cagaças" mas n tem groove nenhum...

Isso de pensar no q se está a tocar apercebi-me há uns 2/3 anos p cá...pq na altura qd estava a tocar, mais qd era ao vivo, pensava: "Agora vem aquela parte q é assim e tal, depois tenho q fazer isto, depois desta volta pausae e arranca com a cena de pedal duplo..." por ex.

Agora nem sequer penso no q estou a fazer, a musica sai fluida, sem pensar no q vem a seguir...claro q isto se deve a milhoes (que exagero!) de horas de ensaio, mas tb a uma certa "maturidade" musical, que penso eu, só se atinge c a prática.

Mas desejo na mesma, boa sorte a encontrares o teu "Groove"!!!
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #8
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Ajuda Groove!

Boas!

Já agora, este Alex Gomes, definitivamente que tem o groove, ele tá ali em determinado momentos a fatiar as colcheias aos pedaços

Aproveitando a boleia, concordo que nao encontrarás em aulas " A SOLUÇÃO" para tocares com groove ou nao, o que poderás é através de aulas ir buscar a tecnica necessária, mas concordo com o Madeira e por consequencia com o Omar.
Só mais uma coisa, acho que o groove não é uma coisa linear em que se possa dizer: " aquilo é groove e aquilo não", acho que parte do que o baterista sente e consege transmitir, no momento em que consegue transmitir, existe ali um groove.

abrç
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #9
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
Isso de pensar no q se está a tocar apercebi-me há uns 2/3 anos p cá...pq na altura qd estava a tocar, mais qd era ao vivo, pensava: "Agora vem aquela parte q é assim e tal, depois tenho q fazer isto, depois desta volta pausae e arranca com a cena de pedal duplo..." por ex.

Agora nem sequer penso no q estou a fazer, a musica sai fluida, sem pensar no q vem a seguir...claro q isto se deve a milhoes (que exagero!) de horas de ensaio, mas tb a uma certa "maturidade" musical, que penso eu, só se atinge c a prática.
Exacto! É isso mesmo! Excelente descrição!!!

Citação:
Mensagem Original de hlw Ver Mensagem
Só mais uma coisa, acho que o groove não é uma coisa linear em que se possa dizer: " aquilo é groove e aquilo não", acho que parte do que o baterista sente e consege transmitir, no momento em que consegue transmitir, existe ali um groove.
Claro! Um baterista todo pro e que muitos digam que transmite 'groove' ao tocar, pode muito bem, nos dias menos bons, passar despercebido...!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <

Última edição de Madeira : Qui, 3 de Abril de 2008 às 14:04. Razão: Colocando resposta também ao hlw
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #10
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Exacto! É isso mesmo! Excelente descrição!!!
Obrigado, obrigado...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #11
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
O Groove não se aprende...ou se tem, ou não se tem...lol

Ninguem te vai pedir um solo, descansa...mas se kiseres fazer um, dá asas à imaginação e "casca" na batera!!!

Error! ^^
o groove sim! aprende se com o tempo e experiencia que se ganha ao tocar bateria!

pah por acaso já nao é a primeira vez que me pedem pra fazer um solo..e eu fico tipo " yah.." e começo a tocar uma serie de ritmos q sei e mesmo alguns cm groove.. e isso.. mas nao é nada comparado ao video desse gajo!

mas tas errado meu desculpa lá..o groove também nasce com a pessoa..mas tambem se ganha com o tempo
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #12
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
Logo, ao não pensar estará a "sair" aquilo que sentes mesmo, por isso digo q n se constrói o "Groove" mas sim ou se tem ou n se tem...conheço n bateristas q tocam como o "cagaças" mas n tem groove nenhum...

Isso de pensar no q se está a tocar apercebi-me há uns 2/3 anos p cá...pq na altura qd estava a tocar, mais qd era ao vivo, pensava: "Agora vem aquela parte q é assim e tal, depois tenho q fazer isto, depois desta volta pausae e arranca com a cena de pedal duplo..." por ex.

Agora nem sequer penso no q estou a fazer, a musica sai fluida, sem pensar no q vem a seguir...claro q isto se deve a milhoes (que exagero!) de horas de ensaio, mas tb a uma certa "maturidade" musical, que penso eu, só se atinge c a prática.

Mas desejo na mesma, boa sorte a encontrares o teu "Groove"!!!

ah! assim tá melhor ;D
ahaha

desculpa respondi primeiro ao teu primeiro comment! LOOL

claro q também ha gente k nao tem groove nenhum .. mas o mais certo é porque se calhar nunca treinaram pra isso..nem praticaram ..

abraço! e obrigado pelos coments!
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #13
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Ajuda Groove!

pessoal obrigado pelos coments
mas..

podiam me dizer entao algum site ou livro onde ensine TECNICAS!
( ja nao estou a falar do groove agora!! XD )

e isso de aulas está fora de questao pra já..pois nao há € nem tempo..
mas adorava entrar pro concervatorio de jazz aki no porto.. como tenho o 5º grau de piano violino e formaçao musical, penso q sao os requesitos minimos pra entrar.. mas tambem nao tenho tempo nenhum fds!...

abraço!
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #14
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Ajuda Groove!

Continuo a dizer, q se nasceres um cepo, nunca vais ter groove...

Groove é inato, pelo menos p mim...n digas q é um "error"...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #15
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Ajuda Groove!

o groove aprende-se. a questao é. ha pessoas que tem mais facilidade numas coisas do que noutras. mas tudo se aprende, mesmo esse tal individuo cepo que falas. ha pessoas que tem sentido ritmico melhor umas que outras, outras conseguem fisicamente chegar a um ponto masi rapido que outras... mas como disseste e bem, com trabalho qualquer pessoa pode lá chegar.

Quanto ao video so tenho um conselho a dar. double strokes, paradidles, double paradidles e paradidledidle.

quando executares isso tudo a 250 bpm, tas a tocar como o gaijo (nao e bem assim mas 80% é isso).

Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #16
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
o groove aprende-se. a questao é. ha pessoas que tem mais facilidade numas coisas do que noutras. mas tudo se aprende, mesmo esse tal individuo cepo que falas. ha pessoas que tem sentido ritmico melhor umas que outras, outras conseguem fisicamente chegar a um ponto masi rapido que outras... mas como disseste e bem, com trabalho qualquer pessoa pode lá chegar.

Quanto ao video so tenho um conselho a dar. double strokes, paradidles, double paradidles e paradidledidle.

quando executares isso tudo a 250 bpm, tas a tocar como o gaijo (nao e bem assim mas 80% é isso).

Abraço


thanks!
é isso! eu por acaso treino isso.. mas nao a 250bmps! XD
mas pronto! já vou treinar!
abraço! e obrigado!
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #17
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda Groove!

Ouve muita música, muitos géneros, muitos bateristas.
Aplica rudimentos em ritmos de HH, Snare and Bass. Faz um ritmo tumpatumpa simples e vais pondo algumas ghost notes.

Ritmos Latinos e Groove? Ouve Rodney Holmes.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Abril de 2008   #18
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Re: Ajuda Groove!

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem

Tentar fazer com que a bateria seja quase parte integrante de nós próprios (como se fosse uma extensão do nosso corpo)...
Exelente concelho.

Muito importante a meu ver.

shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Abril de 2008   #19
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Ajuda Groove!

Eu acho que o problema do Groove tem muito a haver com o tipo de música que se houve e gosta!

O pessoal que só houve Metal e Rock e só toca esse estilo, certamente não pode esperar ter o mesmo feeling que tem o pessoal que toca soul e funk!

Por isso é que eu aconselho ao pessoal, ouçam todo o tipo de música, desde Death Metal a Jazz, passando pelo country, latina, etc.

Alguns dizem que o Groove, ou se tem ou não se tem... talvez, mas pelo menos acho que se pode desenvolver, melhorar ou aprimorar, mas para isso é preciso tb muito trabalho, tocar muito e tocar muito com outros musicos!


Abraços
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow

Última edição de DrumPhilosopher : Qui, 17 de Abril de 2008 às 12:37.
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 17 de Abril de 2008   #20
rui monteiro
 
Membro desde: 1-Ago-2006
Local: SEIXAL / Quinta do Conde
Mensagens: 32
rui monteiro será famoso em breve
Seta Re: Ajuda Groove!

Boas pupet...

penso poder-te ajudar, pois ja passei pelo mesmo ou melhor penso que toda agente passa por varis fases desse genero ao longo da sua vida na musica.


ja disseram mt coisa acerca do groove....
para mim o groove assim como tantas outras coisas na vida, há quem nasça logo com uma tendencia inata e percebe isso para a desenvolver mas também há quem tenha que se esforçar um pouco mais para encontrar o que procura, entendes?

nem todos podemos ser o C. Ronaldo, mas podemos trabalhar para isso, pois o que ele faz n nasceu com ele, ele trabalha muito. mas é obvio que ele tem um talento desde pequeno.


quanto ás tecnicas para fazer coisas como aquele menino no video faz....
podes sempre tentar sozinho mas eu creio que se arranjares um bom prof atingens os teus objectivos mais rapidamente.

como ja disseram, se so ouves metal o teu groove vai ter sempre essa tendencia, por isso se queres tocar coisas deste genero, começa por ouvir latin/funk/soul e mt jazz. digo mt jazz pois com uns meses de jazz bem ensinado pode equivaler-te a 1 ou 2 anos de tecnicas de outros ritmos. É do jazz que adveem os outros estilos. pois vive de improvisação/rudimentos/groove/beat/ cenas sempre fora, sincopadas...etc entendes-te?

é claro que precisas sempre de mt estudo de rudimentos, paterns, etc....

eu proprio comecei por ouvir mt rock e algum metal e depois percebi o que se tinha passado com esses craques do metal. acredita que a maior parte deles nao toca so metal. até pelo contrario


esta é a minha visão, espero que te ajude.

Última edição de rui monteiro : Qui, 17 de Abril de 2008 às 14:44.
rui monteiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 21:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it