Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Qui, 15 de Outubro de 2009   #1
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Tamanho E Grossura Das Baquetas

Boas Pessoal.
Sabem Como Achar As Medidas Indicadas Para Cada Um De Nós Independentemente De Marcas E Agora De Baquetas Assinadas?
Opinem.
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Outubro de 2009   #2
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Citação:
Mensagem Original de Tito Ver Mensagem
Boas Pessoal.
Sabem Como Achar As Medidas Indicadas Para Cada Um De Nós Independentemente De Marcas E Agora De Baquetas Assinadas?
Opinem.
boas

so indo a uma loja e experimentar...ha varios tamanhos indicados pelos numeros que vêm incritos na ordem inversa de tamanho (7A é mais pequeno que 5A) e as grossuras por vezes dependem da marca da baqueta ou mesmo do tipo (assinatura, anti-vibe, ...)

para encontrares a medida que seja indicada para ti tens de experimentar varias e depois escolheres a que preferes, porque também, para além da grossura e tamanho, ha a questao do peso das baquetas (eu ainda ando à procura das medidas ideais para mim)

espero ter ajudado

cumps
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Outubro de 2009   #3
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Sinceramente não...

Baquetas indicadas para estilos de musica na minha opinião não existe, as marcas referem que sim mas para mim isso é apenas marketing...por experiencia propria vejo que as baquetas mais usadas por bateristas, são as antigas ahead signature joey jordison, as pro-mark signature Mike Portnoy e zildjian signature Travis barker...mas nunca me sabem dar uma resposta concreta sobre o porquê de usar essas baquetas e muitas das vezes nunca exprimentaram outra opção para ver se sentiam mais confortavel a tocar...
Eu infelizmente são raras as ocasiões que tenho para exprimentar baquetas, mas felizmente nunca parto baquetas e como tal ao contrario de muita malta que compra aos 10pares de cada vez, eu mando vir 1 e como 2ª opção compro sempre um par que nunca exprimentei e se gostar fico com elas senão ofereco a amigos bateristas, e basicamente é assim que faço as minhas escolhas, vou dando tiros no escuro.
Actualmente as minhas escolhas são:
-vic Firth american classic 7A com pontas de nylon... esta opção foi porque simplesmente pretendia exprimentar exactamente este tipo de baquetas e acabei por gostar delas...um ponto negativo a nivel pessoal é que preferia que fossem um pouco mais longas e como tal no futuro penso comprar a opção 8DN. Esta baquetas têm 1 ano e estão impecaveis.
-Vic Firth Signature jojo Mayer... na altura adquiri estas baquetas porque segundo os detalhes referidos no site da vic firth eram mais curtas que as normais 5A mas que permitiam ter o mesmo ataque que a 5A normal...como eu procurava umas baquetas que me permitissem "agarrar" no fim sem que essa perde-se o seu balanço natural decidi apostar nelas. Verdade seja dita encontrei tudo o que procurava na altura com estas baquetas, mas a vic firth nunca foi consistente na sua construção e tanto recebia baquetas perfeitas como baquetas muito mal construidas, o acabamento dado a esta baqueta tambem nunca foi da minha preferencia visto gostar de baquetas sem acabamentos...Ainda tenho um par mas á muito que as deixei de usar ou comprar.
-Vic Firth signature Dave Weckl Evolution Model...Procurava umas baquetas pesadas para estudo e estava indeciso entre estas e as signature Thomas Lang, acabei por adquiri estas...com o tempo adaptei-me as baquetas e actualmente são as que uso como primeira opção, ponto negativo mais uma vez o acabamento...ainda só comprei um par que ja tem um ano, vamos ver se a vic Firth não me desilude outra vez...

Cumprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Basicamente, e no que toca a mim, sei encontrar as baquetas com quais me sinto bem a tocar.
Actualmente estou a tocar com Missom Classic 7A Hickory porque são umas baquetas bem balanceadas, muito bem construídas e com um bom toque.

Antes usava Pro-Orca Profil Xtra 7a pelas mesmas razões. Apesar de gostar um pouco mais das Pro-Orca porque são ligeiramente mais leves que as Missom, resolvi apostar e ficar-me pela Missom porque é uma marca nacional e oferece-me igualmente muito boa qualidade.

Não uso baquetas específicas para cada género diferente de música que toco.
O máximo que faço é usar a baqueta da tarola ao contrário quando quero mais volume de impacto da tarola (uso esta técnica principalmente em metal).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #5
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Eu, ao pôr este assunto no Forum, estou e referir-me á escolha de baquetas atendendo á morfologia de cada um, tamanho dos braços, mãos, dedos, antebraços.etc
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Para mim o principal é o balanço e o peso da baqueta.
Não tenho em conta a medida dos meus braços ou mãos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #7
arruda
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 468
arruda será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Boas,
Eu utilizo baquetas 5B para treinar em casa porque são mais pesadas.
Nos concertos eu utilizo 7A,5A ou 5B além de rods...
Utilizo as Vic Firth American Classic por gosto pessoal, gosto do acabamento, são confortáveis e resistentes, o unico ponto negativo é o preço

Agora tou a utilizar Vater 5B e tambem gosto muito.
As Vater 5B são mais pesadas do que as Vic Firth 5B.

Abraço,
__________________
Zé Arruda
arruda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #8
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Não levem a mal. Mas há uma maneira de de nós sabermos quase que imediatamente quais são as baquetas indicadas para nós.Eu lancei o tópico para ver se haveria alguém que soubesse. Já sei que vou levar na tola, de dizerem que me estou a armar etc. mas não. O meu intuito é de partilha e não de vaidade porque até já nem tenho idade para tal. Ora aqui vai:
Se medirem o antebraço por dentro desde o cotovelo á ponta do vosso dedo mais comprido......esse....o das coisas feias, ficam a saber o comprimento das vossas baquetas. A grossura medeia entre a desse dedo e a do polegar. Estamos a falar de pessoas com morfologia normal. No caso de deficiência (infelizmente) isso já muda o caso de figura.

Experimentem

PS: No caso do peso das baquetas; Mais leves, para uns tipos de música. Mais pesadas, outros tipos de música

Abraço
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Então, mas depois como se acha a medida da baqueta?
OU seja, p.ex., a medida do antebraço é cerca de 45/50 cms. As baquetas são todas mais curtas que esta medida.

Qual o cálculo que temos de fazer?!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #10
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Há situações que a malta desconhece e tabém por incúria dos vendedores de material. O caso das vic F 5a. Existem umas 5a Extreme. conforme já foi abordado as diversas marcas com identicas referencias são diferentes os seus tamanhos. Certo? Agora nós temos de encontra-las em lojas que tenham vasto sortido e proceder a esse método. vais ver que não falha. È certo que 90 por cento das referncias e caracteristas de muitas marcas nem sequer aparecem em portuga. Há um ano estive na la Baguetterie no Pigalle em Paris e até fiquei envergonhado da quantidade de coisas que as lojas portuguesas não conhecem.
Abração
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Mas em termos de espessura eu sou incapaz de tocar com medidas superiores a 5.
Eu já usei em tempos 5a e hoje em dia acho-as muito grossas para mim.
As baquetas que uso actualmente são 7a da Missom. Têm pouco mais de 40 cms de comprimento.
O que é certo é que me sinto muito bem com elas.
O comprimento não ligo muito, é uma verdade, mas a espessura sim, ligo e se vou por esse cálculo teria de usar uma medida com a qual não me sinto confortável.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #12
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Sabes porquê?
São muitos anos de Vícios.
Só há poucos anos (vinte e cinco), é que aprendi a ter postura, tocava abaixado, muito mau para a coluna vertebral, a respirar comforme os ritmos, etc... tocava com as baquetas mais baratas fossem elas quais fossem, olha...... são coisas. Mas experimenta isso com vários tipos de baquetas e depois diz se não tenho razão...
abraço Miguel
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Mas eu já experimentei e aos poucos fui-me ficando por estas.
Já experimentei diversas marcas e modelos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #14
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Acho que a regra empírica que referes faz algum sentido do ponto de vista fisiológico, mas não me parece algo muito determinístico. Não me parece que as baquetas mais adequadas para um baterista de soft Jazz com 1.90m sejam uma 5A extreme, só porque o tipo é grande... Será sem dúvida preferível usar umas baquetas mais curtas, que permitam um maior controlo e menos ataque.

Tal como a maioria dos bateristas, fui seleccionando baquetas um pouco por tentativa e erro, e acabo por usar em cada momento o tipo de baqueta que me faz sentir mais confortável em cada situação. Por exemplo, se estiver a tocar num gig num bar relativamente pequeno, em que tenha que ser contido do ponto de vista sonoro, uso normalmente umas 7A, ou um outro qualquer modelo com um comprimento reduzido. Este tipo de baquetas permite-me um bom controlo de dinâmicas mesmo a baixos volumes. Se estiver a tocar num grande palco, aí já prefiro usar ums 5A, com um pouco mais de alcançe, e que me permite um ataque mais forte.

Já experimentei largas dezenas de modelos de baquetas, e nunca me decidi por nenhuma em particular. Há modelos que simplesmente percebi que não são para mim, por este ou aquele motivo, e há outros que gostei e continuo a usar para algumas aplicações. Gosto de ter opções com diferentes pontas, diferentes pesos, diferentes comprimentos e diferentes grossuras, para poder escolher a melhor baqueta para cada situação.

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #15
drummerCM8
 
Membro desde: 3-Set-2009
Local: barcelos
Mensagens: 38
drummerCM8 está no bom caminho
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

eu utilizo um par de baquetas para cada estilo de música que tocar! Utilizo umas baquetas finas (não me surge o número agora) para um estilo mais pesado! utlizo baquetas suaves para o estilo jazz!...
Mas se realmente um baterista tocar muito bem eu acho que o tipo de baquetas não é grande problema!

Abraço
drummerCM8 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Outubro de 2009   #16
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Algures numa loja europeia ou num fabricante qualquer existe um par de baquetas adquadas a cada um.
É o país que temos e mai-nada.
As baquetas devem ser uma extensão dos nossos braços e mãos, para não falar do cerebro.
Acho que devemos de tocar sempre com as mesmas, salvo seja, as mesmas referências, porque se para tocar outro estilo mudamos de baquetas, então deveriamos mudar de peles, de pratos, já agora de set também.
Porque ao tocar sempre com as "nossas" baquetas sempre, já sabemos tocar pianíssimo, piano, forte e fortissimo.
Claro está que não aplico a mesma teoria a rutes, vassouras,
Já viram porque é que os grandes bateristas assinam baquetas? São as "deles". Depois assinam outras referêscias mas isso já é o markting da marca a funcionar.

Abrações
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 17 de Outubro de 2009   #17
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

O país que temos? Pois eu a viver em Barcelona ainda compro algum material em Portugal, vê tu bem.

Quanto a isso de existir uma loja ou fabricante com medidas para mim, existem e muitos, porque sou um tipo flexível que pode tocar com várias medidas sem alterar muito a sonoridade na minha bateria. Mas neste momento tenho umas baquetas custom e não existe nenhum modelo com estas características. Nem mesmo nas "lojas europeias", para utilizar a tua expressão.
Ah, e não correspondem à "medida standard" que dizes, do antebraço + mão + dedo médio. Mas pensando que essa seria a medida "certa", estava a pensar que o Buddy Rich devia ser gigante –*se bem me lembro as baquetas dele eram bastante compridas.

Noutro tópico falarei mais sobre as minhas baquetas custom, estou pendente de escrever um texto sobre elas.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 17 de Outubro de 2009   #18
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

E era.
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 17 de Outubro de 2009   #19
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

1,79 m e 72 kg? Nem por isso. Mas as baquetas dele têm 16 5/16" de comprimento, já é mais do que a minha (eu só meço 1,74).
De qualquer modo, com as possibilidades variações entre o peso da madeira no pescoço e na base da baqueta, bem como o facto de tocarmos em baterias com medidas diferentes, é para mim mais do que evidente de que essa medida "standard" é irrelevante.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Outubro de 2009   #20
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Eu acho isso do antebraço inútil...não é descabido porque contudo tem a sua lógica, mas baquetas, sejam o seu peso, grossura e tamanho, são sempre escolhidas conforme o gosto do pessoal...

Se fores ao youtube ver montes de putos prodígios a tocar, é raro veres algum a tocar com baquetas de 20 cm mesmo que tenham 10 anos...

Já passei por muitas medidas durante a minha vida e descobri que as fic firth american classic 8D são as MINHAS baquetas, aquelas que não troco por mais nenhumas...
e se querem saber, nunca na vida reparei se são do tamanha do meu antebraço ou não...mas são beeem com pridonas. Mas se tocar coisas soft's por xemplo, ja uso misson em pau santo, bem mais curtas e fininhas (no entanto bem mais pesadas).
É muito relativa esta materia...

abraços
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Outubro de 2009   #21
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Claro. Também frizei atrás, que no mesmo tamanho e na mesma referencia encontras material mais leve e/ou mais pesado. ( madeiras). Sigo este método há 25 anos e não me tenho dado mal. No entanto admito que haja outros....

Um Abraço.
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Outubro de 2009   #22
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Segundo a experiência que tenho e a que absorvo dos bateristas com que trabalho, essa ideia da relação da baqueta com o comprimento do nosso antebraço, e outras, não têm absolutamente nenhuma razão de ser, antes pelo contrário: Supostamente um tipo com um braço curto precisará de umas baquetas mais compridas, e vice versa.
Numa baqueta há vários aspectos a ter em conta:
-A forma da cabeça:determinante para o timbre que procuramos, e para a intensidade da produção do som
-Pescoço: determinante do ressalto, que nos permite colocar mais atrás ou mais à frente o centro de equilíbrio
-Comprimento:relacionado com o pescoço, vai influir no balanço. Determinante na relação do músico com o instrumento.
-Diâmetro: trata-se mais de uma questão pessoal de conforto, pois influi pouco, comparado com o resto. É possível fazer uma baqueta grossa com a sensação de ligeireza e vice versa.
-Tipo da madeira: influi no timbre, mas tem também as exi`gências de resistência que alguns instrumentos pedem, como o caso da bateria.
Se bem que não se possa dizer absolutamente que para tipo de música há uma baqueta, é verdade que os géneros musicais condicionam essa escolha. Por exemplo, o que um baterista de jazz procura obter da sua bateria não tem nada a ver com o que procura um baterista de metal. Enquanto que o primeiro necessita de uma ponta que lhe permita explorar vários sons, o segundo precisa de um som poderoso; enquanto o primeiro precisa de uma baqueta versátil, o segubdo precisa de uma baqueta resistente. Claro que estas escolhas que são comuns a cada tipo de música vão criando standarts, se bem que não absolutos.
Agora a ideia da grossura do dedo, desculpa mas não faz qualquer sentido.
Muito mais haveria a dizer sobre baquetas e a razão de ser das suas diferenças em vários aspectos, mas seria passar aqui ima noite a escrever.
Há ainda um outro aspecto que acho que vale a pena pensar: é que diferentes baterias "exigem" diferentes baquetas para um mesmo resultado. Depende das peles, dos pratos, enfim, de tudo. O som produzido é um somatório.
Espero de alguma forma ter sido útil, e se houver alguma coisa em que possa ajudar, contactem.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Outubro de 2009   #23
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Segundo a experiência que tenho e a que absorvo dos bateristas com que trabalho, essa ideia da relação da baqueta com o comprimento do nosso antebraço, e outras, não têm absolutamente nenhuma razão de ser, antes pelo contrário: Supostamente um tipo com um braço curto precisará de umas baquetas mais compridas, e vice versa.
Numa baqueta há vários aspectos a ter em conta:
-A forma da cabeça:determinante para o timbre que procuramos, e para a intensidade da produção do som
-Pescoço: determinante do ressalto, que nos permite colocar mais atrás ou mais à frente o centro de equilíbrio
-Comprimento:relacionado com o pescoço, vai influir no balanço. Determinante na relação do músico com o instrumento.
-Diâmetro: trata-se mais de uma questão pessoal de conforto, pois influi pouco, comparado com o resto. É possível fazer uma baqueta grossa com a sensação de ligeireza e vice versa.
-Tipo da madeira: influi no timbre, mas tem também as exi`gências de resistência que alguns instrumentos pedem, como o caso da bateria.
Se bem que não se possa dizer absolutamente que para tipo de música há uma baqueta, é verdade que os géneros musicais condicionam essa escolha. Por exemplo, o que um baterista de jazz procura obter da sua bateria não tem nada a ver com o que procura um baterista de metal. Enquanto que o primeiro necessita de uma ponta que lhe permita explorar vários sons, o segundo precisa de um som poderoso; enquanto o primeiro precisa de uma baqueta versátil, o segubdo precisa de uma baqueta resistente. Claro que estas escolhas que são comuns a cada tipo de música vão criando standarts, se bem que não absolutos.
Agora a ideia da grossura do dedo, desculpa mas não faz qualquer sentido.
Muito mais haveria a dizer sobre baquetas e a razão de ser das suas diferenças em vários aspectos, mas seria passar aqui ima noite a escrever.
Há ainda um outro aspecto que acho que vale a pena pensar: é que diferentes baterias "exigem" diferentes baquetas para um mesmo resultado. Depende das peles, dos pratos, enfim, de tudo. O som produzido é um somatório.
Espero de alguma forma ter sido útil, e se houver alguma coisa em que possa ajudar, contactem.
not more and not less

cumps po ppl
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 18 de Outubro de 2009   #24
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Olà Miguel
Leste o post desde o Início?
Todos os mas que mencionaste, e muito bem, antebraço curto etc. diferentes tipos de madeira..... claro que tudo isso influi na jogada.... eu já tinha antecipado essas cenas.....

Mas claro que tudo isso é subjectivo... olha conheces aquele baterista, acho que indiano, ou para esses lados, que toca ajoelhado?
Tocou numa das formações dos Weather Report. Isso é um exemplo até de que a minha teoria cai por terra....

Um abraço
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Outubro de 2009   #25
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Será que te referes ao Trilok Gurtu? Acho que ele não tocou com os Weather Report. Ou estarei enganado?

Última edição de Lu Batera : Seg, 19 de Outubro de 2009 às 01:20.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Outubro de 2009   #26
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Vi-o no canal mezzo á tempos com o Joe Zawinul

Tito adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 28 segundos depois:

Por falar nisso já morreu

Tito adicionou o seguinte texto, 8 minutos e 37 segundos depois:

Pardon
Tito adicionou o seguinte texto, 10 minutos e 56 segundos depois:

Adicionado à Lista rápida





video lang: en
Traduzir
Visualizar original
(tradução desativada)


Última edição de Tito : Sex, 13 de Novembro de 2009 às 02:38. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Parti uma das minhas baquetas Vic Firth 5B... Superdgs Aconselhamento para a compra de material 38 Sáb, 29 de Outubro de 2011 22:03
Por detrás das baquetas... Jorge Cardoso Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 18 Sáb, 22 de Outubro de 2011 13:03
Bateria - Noções básicas parte III Jorge Cardoso Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Ter, 2 de Fevereiro de 2010 06:44
Aconselhamento geral sobre o Tamanho das Peles. Pedido de ajuda. guilhas Baterias Acústicas 22 Ter, 19 de Fevereiro de 2008 19:40
Tenho bateria com medidas de timbalões invulgares. Como posso reduzir o tamanho das peles? Aly Hardware, Acessórios e Equipamentos 55 Seg, 4 de Fevereiro de 2008 20:29



São agora 18:37. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it