Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #1
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Consultório da Tarola! Todas as dicas e sugestões para conseguir um melhor som da tarola.

Boas, o motivo pelo qual estou a abrir este tópico é que, sempre que me encntro a minha tarola nunca consigo fazer nda de jeito dela, mesmo vendo videos de afinação! Secalhar nao tenho QI suficiente para perceber as afinações..bem não interessa!
Vinha aqui pedir para os mais experientes e os menos experientes, pq aqui não existe discriminação, que pusessem aqui as suas aventuras com as tarolas e que deixassem as suas dicas de como se obter um som adequado na tarola.
Por exemplo, quando temos aqueles bordões a fazerem um barulho do caraças, principalmente nas tarolas de metal, qual a solução para os calar ao máximo (este é o meu problema..lool), as diferenças das tarolas de metal e as de madeira. Que tipo de tarola se adequa a um ou mais estilo musical e porquê. O que pode influenciar no som da tarola. As melhores peles para cada tipo de tarola!
Enfim, passar umas receitas médicas para algumas "doenças" das nossas tarolas (espero não ser o único às aranhas com as tarolas).

Espero que este tópico passe das 5 respostas...fico a aguardar testemunhos!

Abraço!
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #2
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Consultório da Tarola!

Gostava de te responder, mas muitas das tuas duvidas sao minhas
Quanto à diferença entre tarolas, acho que o que procuras está aqui: http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=8225

Quanto à experiência para afinação e peles, fico à espera também de algumas respostas/opiniões, porque ja consegui feed-backs (aqueles que aterrorizam qualquer tecnico de som) ao afinar uma tarola de metal (se é normal ou não, não sei, mas achei muito estranho).

Agora tenho mais 2 tarolas de madeira e o som é muito melhor e são consideravelmente mais facil de afinar
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #3
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Consultório da Tarola!

Respondendo às tuas questões:

quando temos aqueles bordões a fazerem um barulho do caraças, principalmente nas tarolas de metal, qual a solução para os calar ao máximo
R: Por forma a teres menos actividade do bordão, terás de fazer o seguinte: apertar mais a pele de resonância (mais esticada irá vibrar menos e consequentemente irá excitar menos o bordão), ou apertar mais o bordão pois quanto mais tensão houver entre o bordão e a pele de resonância menos vibração irá existir.
Agora a grande questão é porque é q queres ficar sem este som, pois no fim ninguém ouve a vibração do bordão, mas enche muito mais o som.

as diferenças das tarolas de metal e as de madeira
R: As tarolas de metal tipicamente têm mais sensibilidade, mais harmonicos, mas menos corpo que as de madeira. De qq forma isto depende mto de tarola pa tarola.

Que tipo de tarola se adequa a um ou mais estilo musical e porquê
R: Não há resposta certa para isto porque depende mesmo do gosto de cada um.

As melhores peles para cada tipo de tarola
R: Mesma resposta que a de cima, se bem que tipicamente não se usa peles dry ou com mto muffling em tarolas de madeira, pois estas já não têm mtos harmonicos, e se os matas demasiado ficas com uma tarola sem vida nenhuma.

O que pode influenciar no som da tarola
Peles, afinação, tipo de madeira, bordões, muffling, profundidade da tarola, forma de construção (ply's, block, stave ou solid shell) e forma de tocar na mesma.



Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Boas, o motivo pelo qual estou a abrir este tópico é que, sempre que me encntro a minha tarola nunca consigo fazer nda de jeito dela, mesmo vendo videos de afinação! Secalhar nao tenho QI suficiente para perceber as afinações..bem não interessa!
Vinha aqui pedir para os mais experientes e os menos experientes, pq aqui não existe discriminação, que pusessem aqui as suas aventuras com as tarolas e que deixassem as suas dicas de como se obter um som adequado na tarola.
Por exemplo, quando temos aqueles bordões a fazerem um barulho do caraças, principalmente nas tarolas de metal, qual a solução para os calar ao máximo (este é o meu problema..lool), as diferenças das tarolas de metal e as de madeira. Que tipo de tarola se adequa a um ou mais estilo musical e porquê. O que pode influenciar no som da tarola. As melhores peles para cada tipo de tarola!
Enfim, passar umas receitas médicas para algumas "doenças" das nossas tarolas (espero não ser o único às aranhas com as tarolas).

Espero que este tópico passe das 5 respostas...fico a aguardar testemunhos!

Abraço!
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #4
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Consultório da Tarola!

Sim senhor, excelente assunto!

Eis a minha (breve) ajuda, que se limita a indicar alguns assuntos onde por cá já se falou um pouco sobre estas dúvidas:


Tarolas em Aço (inglês: "steel") - Para que tipo de música se adequam?
Comando (Há 4 semanas atrás)

Qual a influência do número de 'snare wires' (bordões) no som da tarola?
Cozy_Powell (Seg, 17 de Março de 2008)

Para as tarolas: Que tipos de bordões existem? Quais as diferenças?
leonel-mendrix (Qui, 6 de Março de 2008)

Problemas na tarola. Ouço ruidos muito agudos e os timbalões excitam os bordões. Que faço?
JP_ (Sáb, 20 de Outubro de 2007)

Se eu mudar os bordões da minha tarola de 16 para 20 estrias, o que irá mudar no som?
cybersurfer (Qua, 6 de Junho de 2007)

Como eliminar o som indesejável da pele de resposta na tarola? (o ruído dos bordões)
#ExTYLeER#%BaT. (Dom, 12 de Novembro de 2006)
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #5
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Consultório da Tarola! Todas as dicas e sugestões para conseguir um melhor som da taro

Já agora... Normalmente só vejo peles de 1 camada (desculpem se digo alguma parvoice, mas acho que percebem) como peles de resposta nas tarolas. Pergunto: qual a diferença de uma pele de resposta simples ou de camada dupla? E de ataque?
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #6
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Consultório da Tarola! Todas as dicas e sugestões para conseguir um melhor som da taro

Citação:
Mensagem Original de João Gil Ver Mensagem
Já agora... Normalmente só vejo peles de 1 camada (desculpem se digo alguma parvoice, mas acho que percebem) como peles de resposta nas tarolas. Pergunto: qual a diferença de uma pele de resposta simples ou de camada dupla? E de ataque?
Eu acho q de resposta em duplo film nem se usa digo eu...

Normalmente as peles de um so film têm um som mais aberto, com mais harmonicos, e são mais complicadas de afinar a meu ver

com duplo film os harmonicos da pele são reduzidos e obtens um som mais grave e seco...

abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #7
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Re: Consultório da Tarola! Todas as dicas e sugestões para conseguir um melhor som da taro

Isto das peles da tarola tambem é um assunto lixado.
Vou contar a minha experiencia pessoal:
Eu tive uma Evans Power Center Reverse Dot Coated, que toda a gente diz que é uma maravilha, e não conseguia ter o som que queria. Não sei dizer o que era! Era uma falta de power, harmónicos descontrolados e dificilima de afinar. Apesar do tecnico de som adorar o som dela no PA.
Pus uma Evans Genera G2 Coated (normalissima) e maravilha!! Som controlado, com power, com harmonicos q.b. e facilima de afinar.
Vá-se lá explicar isto.

P.s: A minha tarola é uma Tama artwood maple 13"x6,5" comprada ao grande Tiagop!!!
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #8
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Consultório da Tarola! Todas as dicas e sugestões para conseguir um melhor som da taro

Citação:
Mensagem Original de Hugo Correia Ver Mensagem
Isto das peles da tarola tambem é um assunto lixado.
Vou contar a minha experiencia pessoal:
Eu tive uma Evans Power Center Reverse Dot Coated, que toda a gente diz que é uma maravilha, e não conseguia ter o som que queria. Não sei dizer o que era! Era uma falta de power, harmónicos descontrolados e dificilima de afinar. Apesar do tecnico de som adorar o som dela no PA.
Pus uma Evans Genera G2 Coated (normalissima) e maravilha!! Som controlado, com power, com harmonicos q.b. e facilima de afinar.
Vá-se lá explicar isto.

P.s: A minha tarola é uma Tama artwood maple 13"x6,5" comprada ao grande Tiagop!!!
É pah, eu tenho uma Evans Power center reverse dot coaetd, e realmente tambem bastantes harmonicos! Mas como um boa pele de ressonancia (evans hazy 300) e uns aros die cast, é bastante mais facil de afinar! Tambem te digo que a proxima nao vou comprar esta!
E provavelmente vou apostar numa G2 Coater tambem, porque tem um som mais seco e com mais ataque!

Pelo menos penso eu! Se estiver enganado digam!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #9
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Consultório da Tarola! Todas as dicas e sugestões para conseguir um melhor som da taro

As peles duplas como "matam" alguns dos harmónicos, atomaticamente facilitam a afinação, seja em timbalões ou em tarolas!

Na minha opinião, não uso peles duplas na tarola pois acho que apaga um pouco o "caracter" da tarola, prefiro controlar os harmónicos pela afinação ou com um pedacinho de fita se necessário.

Cumps
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow

Última edição de DrumPhilosopher : Sex, 4 de Julho de 2008 às 16:27.
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12
Novidade da DW: Tarola com Equalizador Acústico para mudar o tom. Captain Baterias Acústicas 7 Qui, 27 de Julho de 2006 01:03
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira bada Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 26 de Julho de 2006 10:03



São agora 20:29. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it