Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Ter, 21 de Outubro de 2008   #1
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Abafadores... mas nem tanto...

Boas malta! Cá ando eu a experimentar coisas e loisas para melhorar sempre o som da minha bateria, mais propriamente o som dos timbalões, já que estou satisfeito com a tarola e o bombo. Os timbalões não me desagradam, mas falta ainda um toque mais subtil, para ficarem ainda melhor. Afinal de contas, penso que são as peças da bateria, mais difíceis de afinar, tendo em conta, o que na grande esmagadora maioria dos bateristas procura: um som definido, com pujança, ataque, projecção e brilho, mas sem harmónicos desagradáveis! E aqui é que reside o busílis da questão.
De momento afino os timbalões esticando mais as peles de ressonância, do que as de ataque. Mas se por um lado fico com mais poder e definição de som, por outro lado, aparecem sempre alguns harmónicos que se não são audíveis para a maioria das pessoas, mesmo para alguns músicos, que não bateristas, como já pude verificar, (eles dizem-me que sou eu que ouço coisas, ou então procuro a perfeição), pelo menos nos timbalões de maiores polegadas. O meu timbalão de 10" está quase perfeito. Só lá está um harmónicozinho vindo da pele de ressonância, mas se afrouxo um pouco mais já fica o som mais prolongado e com menos ataque, logo, com menos poder e projecção. O de chão também não está mau, mas afino-o com menos tensão na pele de ressonância para dar um timbre grave, seja no final de um break, seja noutro tipo de fill ou execução. O meu timbalão de 12" polegadas é que me dá cabo da cabeça. O som que lá está, é o que eu quero, mas não consigo eliminar o harmónico que produz.
Portanto agradeço desde já as vossas sugestões tendo em conta estas duas propostas que aqui deixo: rings (a aplicar na pele de ataque), ou moongel, (para a de ressonância)...?
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Outubro de 2008   #2
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Abafadores... mas nem tanto...

Boas, a minha opiniao ai é muito radical e apenas uma opiniao.

Deixa a bateria soar a bateria, todas as baterias tem que ter harmonicos, imagina um guitarrista de guitarra acustica estar a meter espumas ou outras coisas na caixa de madeira da guitarra!!! pelo menos para mim uma bateria so soa a bateria com todas as caracteristicas da pele, e ai entra a ressonancia. Para um som super seco nem vale a pena gastar dinheiro em baterias boas, uma qualquer Stagg ou Ranger com umas peles fracos e uma boa meia duzia de rolos de fita-cola fica a soar a seco

Isto é mesmo apenas a minha opiniao radical quanto ao som de bateria, dou de conselho veres os grandes bateristas mundiais a quem queremos roubar a qualidade sonora da bateria deles e veres quantos e que usam os Rings??? eu pessoalmente nunca vi nenhum, e mesmo moongell, apenas vemos em alguns em estilos musicais que querem as peças com um som mais curto porque usam muitas peças diferentes com uma riqueza timbrica grande e nao querem que os sons se misturem, exemplos sao varios no metal, mas mesmo assim existe muito bom baterista de metal que nao tem nada a abafar a bateria excepto no bombo, que ai sim ja e mais comum.


AGora tentando ajudar um pouco mais no que procuras, se nao gostas de harmonicos e quiseres mesmo faze-los desaparecer o maximo possivel optava pelo moongel ou entao por peles de camada dupla, ou peles tipo EC2 que tem aqueles abafadores ja incorporados no seu conceito de pele.


PS - Volto a relembrar o pessoal que qualquer harmonico de uma bateria a partir do momento que o baixista liga a sua fritadeira e da uma nota as frequencias deste abafam qualquer harmonico da nossa bateria, ou seja quando tocamos com outros musicos deixa de se ouvir o harmonico e apenas se passa a sentir a bateria com corpo e a respirar, isto para nem falar que se tocar-mos com um guitarrista com distorçao esqueçam la os harmonicos porque a distorçao dele abafanos completamente esses sons.
Outro aspecto, a nossa bateria soa de uma maneira conosco la sentados e soa completamente diferente a 5 metros de distancia, tentem afinar e pedir a alguem para dar umas porradas nas peças e afastem-se. Recordem-se que num concerto mais ninguem que esteja presente ouve a bateria da mesma maneira que voces, afinem-na de maneira a que soe bem para fora.


Volto a frisar, isto é apenas a minha visao e opiniao acerca do som de bateria, claro que existe outras opinioes validas e outros gostos.
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Outubro de 2008   #3
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Abafadores... mas nem tanto...

Concordo contigo, bada...

Durante anos abafei a bateria toda, era fita cola, radiografias, espuma etc...até q decidi deixar soar as peças e gosto de todo o som que consigo sacar da minha Forum (excepto do timbalao de 16'' mas esse é PowerBeat e tem uma pele RMV muita morta).

De momento afinei a menina e tá c um som mto bom, apesar das peles dos timbalos ainda serem as de origem (memo to self: comprar peles antes de pisar um palco).

Mas o bombo é que está um pouco frakito, vou ver se ainda melhoro a projecção...conselhos? (só tenho uma esponja que fica a tocar em ambas as peles)

Para ti amigo JC, se ainda tens harmonicos indesejáveis e queres MESMO! fazê-los desaparecer, um pouco de moongel na pele q "harmoniza" deve resolver o problema...ou gafa tape!
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Outubro de 2008   #4
Ângelo
 
Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
Mensagens: 1.192
Ângelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixe
Re: Abafadores... mas nem tanto...

ía tar a escrever tudo o que o bada disse, mas nao é preciso porque ele já o escreveu tá tudo bem explicadinho...o mal ás vezes est´em nóes e não na bateria, ás vezes os harmonicos irritam-nos mas temos de aprender a viver com eles, porque é assim que a bateria tem de soar.
o ano passado SBSR vi fazerem o checksound da bateria dos stone sour e na do lars nem imaginas os harmonicos que tinham os toms deles, mas isto ouvia-se bem com tda a gente calada(lol, sem excesso de barulho), agora durante a actuação, o som ficava fenomenal.

tenta afinar o melhor que podes a bateria ao teu gosto, e com o som que mais te agrada, aí vais notar que já nao tens tantos harmonicos como da ultima vez, mas tens um nadinha deles, se for só esse bocadinho, esquece a bateria está no ponto, é só malhares nela sem pensares nesses pequenos harmonicos que logo te esqueces que existem.
__________________
Cymbals: Meinl Byzance Medium Hats 14" | Sabian AAX Dark crash 18" | Anatolian Baris Crash 16"

Ângelo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 21 de Outubro de 2008   #5
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Abafadores... mas nem tanto...

O que o Bada disse é muito importante, e eu acrescento que lá porque tu ouves muitos harmónicos, estes vão-se dissipando até chegarem ao público, o que faz com que se abafares muito a bateria, para ti terás um bom som, mas o que chega ao público é um ****um.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 22 de Outubro de 2008   #6
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Abafadores... mas nem tanto...

Pois é malta. No final de contas eu concordo com tudo o que vocês dizem, porque afinal quando começo a jardar na bateria, os harmónicos não se ouvem não... E nem é preciso haver mais instrumentos ligados a tocar.
Acho que vou seguir mesmo o vosso conselho, até porque já não abafo a tarola, nem mesmo o bombo e curto muito o som que saco de lá. Quanto aos timbalões, tenho mesmo que deixar de pensar nos harmónicos e tocar até me esquecer que eles existem. Abraços baterísticos e obrigado pelas vossas sujestões. AÇO para todos!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Apreciações / Reportagens: Encontro de bateristas em Braga - 13 Mar 2010 renato_m Encontros e Eventos da comunidade 130 Dom, 4 de Abril de 2010 14:00
Derek Roddy ShallNotFall Bateristas e Percussionistas 63 Dom, 12 de Outubro de 2008 23:53
Yamaha DTX specs VS Roland V drums Selureva Baterias Electrónicas 17 Dom, 11 de Fevereiro de 2007 14:02
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira bada Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 26 de Julho de 2006 10:03



São agora 16:14. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it