Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bateristas e Percussionistas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bateristas e Percussionistas Espaço para falarem sobre os vossos bateristas e percussionistas preferidos


Resposta
Opções
Não lido Sex, 4 de Novembro de 2011   #1
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

descubram as diferenças....




Abraços
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Novembro de 2011   #2
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

O Steve deu logo outro ar na musica, fez crescer e segurou , fez mesmo o que realmente a musica pede um acompanhamento suave , ligeiro...

A partes que um a tocar e o outro e parece quase musicas diferentes, o outro baterista tava com um estilo meio bossa nova, nao ouvi bem mas pareceu-me!

abraço
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Novembro de 2011   #3
Santana
 
Membro desde: 24-Out-2011
Local: Lagos
Mensagens: 35
Santana está no bom caminho
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Bom tópico!

Uma coisa é fazer o q eu faço que é bater... outra coisa é fazer o instrumento cantar..
Quiçá aos 70 anos de idade chegue lá!
__________________
ROCK N ROLL IS NEVER TOO LOUD
Santana não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Novembro de 2011   #4
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Exctamente!! a dinâmica, o balanço, o brilho, o bom gosto, a boa gestão da técnica, a boa gestão dos silêncios, o dar à música o que ela pede, o feeling, tanta coisa, que ás vezes por palavras é difícil explicar! e também não se aprende! nasce com a pessoa.

Abraços
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Novembro de 2011   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Citação:
Mensagem Original de João Cabrita Ver Mensagem
Exctamente!! a dinâmica, o balanço, o brilho, o bom gosto, a boa gestão da técnica, a boa gestão dos silêncios, o dar à música o que ela pede, o feeling, tanta coisa, que ás vezes por palavras é difícil explicar! e também não se aprende! nasce com a pessoa.

Abraços
desculpa discordar... mas tudo isso aprende-se, agora o sentimento é que nao !
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Novembro de 2011   #6
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Realmente a nota-se uma grande diferença!

... "ás vezes menos é mais".

A sensibilidade, a forma como se exprime é única.
__________________
Premier / Zildjian
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Novembro de 2011   #7
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
desculpa discordar... mas tudo isso aprende-se, agora o sentimento é que nao !
Enes, tudo o que sejam conceitos subjectivos são difíceis de ensinar.
Quantos aqui estudam dinâmica? eu vejo o pessoal a dar muito ênfase a rudimentos que são claro importantes, mas existem outros conceitos que são simplesmente ignorados. O diálogo com outros músicos (musical entenda-se), o próprio balanço, é difícil de expicar e ensinar. O Leo já fez uma belíssima dissertação sobre o que é Groove, mas a verdade é que se não o sentires, aquelas palavras todas não têm significado.

Abraço
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Novembro de 2011   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

a dinamica é uma coisa que mesmo que nao estudes, porque lamentavelmente nem todos temos dinheiro para pagar profs... com o passar do tempo, sem pensar, irás aplicar a bateria... mas só aplicarás se tiveres sentimento naquilo que tocas.

eu acho que muita tecnica envolvida na bateria, sem ser os tais rudimentos, porque esses temos mesmo que estudar e aí nada feito, provem muito de sentimentos adquiridos numa musica tal e noutra qualquer que gostamos particularmente de tocar e até fica bem.

mas isso é a minha opiniao.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Novembro de 2011   #9
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Existe aqui no forum um tópico que acabou por levantar essa "discussão".

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11511

Tal como referi nesse mesmo tópico:

Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
Eu nao estou a entender uma coisa!!!

Quando dizem "VS" é do tipo preferir ser mais evoluido musicalmente do que tecnicamente?

Na minha opiniao nao entendo como "tecnica" esta aberto a discussão.
Tecnica é a base de qualquer baterista, e qualquer baterista que tenha grandes objectivos para a sua carreira nao poderá menosprezar este factor.

Quantas vezes sentiram dificuldades a sacar uma cover de uma musica, "imaginaram um groove na sua cabeça" e ao tentar passar para a bateria sentiram dificuldades, tentaram passar uma musica "do papel para a bateria" e nao conseguiram, etc...estas e muitas outras situaçoes sao problemas a niveis da capacidade tecnica.
Nao será o sonho de todos nós chegar a um nivel tecnico em que tudo é possivel bateristicamente falando? chegar a um nivel em que independente da situação que nos encontramos as nossas capacidades tecnicas como bateristas nao nos prendam de alcançar os nossos objectivos?
Quanto maior for a nossa capacidade tecnica, maior será o nosso "arsenal de armas", não é á toa que os grandes professores de bateria recomendam os iniciantes no instrumento a ter alulas de Jazz, isto devido a ser um um estilo musical que necessita de uma grande capacidade tecnica por parte do baterista e consequente nos proporciona excelentes bases para no futuro diversificar as nossas opções.

No entanto...qualquer baterista com uma capacidade tecnica acima da media consegue passar musica do "papel para a bateria" sem grandes dificuldades mas nem todos o conseguem fazer e dar aquele toque musical...por exemplo um baterista tecnicamente evoluido consegue tocar um samba ou bossa nova na bateria (ou qualquer outro estilo "world Music") conforme dita "as regras", mas poucos o conseguem fazer com o feelling de por exemplo Airto Moreira entre outros...Existe bateristas em que a musicalidade é expressada de forma natural...mas pessoalmente penso que enquanto tecnica é possivel de aprender desde que haja dedicaçao para isso, por outro lado aprender musicalidade é uma questão mais controversa, é possivel aprender grooves etc atravez de livro e outros materiais didaticos mas ter aquele "feeling" penso ser impossivel de aprender.
Mas no fim de contas um baterista pode ter uma capacidade musical inata, mas se nao tiver capacidades tecnicas para a expressar de pouco lhe serve.

Em jeito de conclusão...Técnica sem duvida, mas como ferramenta para criar musica.

Peço desculpa pelo testamento.

Cumprimentos
Considero que a musicalidade é algo inato, que nasce com a pessoa... e é isso que separa os grandes dos bateristas geniais, como por exemplo Steve Gadd que é um predestinado no instrumento, nasceu com ele...
Nós podemos estudar uma vida inteira com os melhores professores do mundo, ser um portento a nível de técnica e independência e ser capaz de fazer as coisas mais "maradas" na bateria e mesmo assim nunca chegar perto dum Steve Gadd por não ter "aquilo" que nos torna especial..
Eu quando comecei a tocar bateria, rapidamente me apercebi que nunca passaria de "medíocre" por essa mesma razão... mas foi algo que aceitei sem problemas e continuo a tocar e a estudar pelo gosto que tenho pelo instrumento. Nem todos podemos ser especiais...
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Novembro de 2011   #10
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
Existe aqui no forum um tópico que acabou por levantar essa "discussão".

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=11511

Tal como referi nesse mesmo tópico:



Considero que a musicalidade é algo inato, que nasce com a pessoa... e é isso que separa os grandes dos bateristas geniais, como por exemplo Steve Gadd que é um predestinado no instrumento, nasceu com ele...
Nós podemos estudar uma vida inteira com os melhores professores do mundo, ser um portento a nível de técnica e independência e ser capaz de fazer as coisas mais "maradas" na bateria e mesmo assim nunca chegar perto dum Steve Gadd por não ter "aquilo" que nos torna especial..
Eu quando comecei a tocar bateria, rapidamente me apercebi que nunca passaria de "medíocre" por essa mesma razão... mas foi algo que aceitei sem problemas e continuo a tocar e a estudar pelo gosto que tenho pelo instrumento. Nem todos podemos ser especiais...
Não podia estar mais de acordo!

Abraço
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Novembro de 2011   #11
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Tive quase para dizer que era samba o Leonel! Mas como toco mal samba e achei meio parecido com o bossa nova preferi dizer bossa! Mas disse que nao tinha certeza!!

ATE QUE ENFIM QUE COMENTAS ALGUMA COISA!!!

Leonel qual dos temas de bateria achas que encaixa melhor??

Ou que o pessoal prefere de ouvir?

Gostei mais do steve gadd por fazer soar melhor o piano.

abraços
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Novembro de 2011   #12
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Gosto Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Em relação aos vídeos, são diferentes, alturas diferentes, músicos e estados de espíritos diferentes.
Ia comentar exactamente isto, embora prefira (de longe) a segunda interpretação, não acho que se possa comparar as 2 interpretações objectivamente.

Entre as duas interpretações há um espaço de, no mínimo, 15-20anos, correntes diferentes, o sangue na guelra era outro.

Se o tempo andasse ao contrário, provavelmente estaríamos a criticar a falta de "qualquer coisa" na segunda versão.

A música não é uma tela que fica estática no tempo, evolui, reinventa-se, daí que seja tão empolgante para os apreciadores.

Quem já teve bandas durante algum tempo apercebe-se bem isso, como as coisas crescem e mudam, ou se destilam e se sublimam.

Mesmo para quem segue e ouve bandas há muito tempos, estou a pensar no Jorge Palma e no Sérgio Godinho que acho que são 2 exemplos dessa evolução ou dessa reinvenção (talvez mais flagrante no caso do Godinho), aqueles temas velhinhos com 20 e 30 anos reaparecem nos concertos, de ano para ano, sempre frescos, sempre actuais, com abordagens e roupagens novas.

Melhores ou piores?
Não me atrevo a julgar - DIFERENTES!
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Novembro de 2011   #13
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
Já tinha saudades de mandar bocas!
Ora bem! O que temos aqui João?
My belover short snakes enchanteur!
Temos aqui o saudoso Petrucianni com duas formações dispares.
Tem uma formação jovem como ele, uma formação velha como ele.
Ambas de grande valor. Um user fala aí de Bossa Nova no 1º vídeo.
Não é bossa-nova.
É Samba.
Samba jazz.

Na 2ª formação, são músicos que conheço bem.
Além do Gadd e do petrucianni, temos o senhor Anthony Jackson!
( Esse pôs uma banda-gástrica e não lhe correu mal como a mim!)
Há DVD do Simon Phillips (tenho em VHS) em que ele faz parelha com o Frank Gambale a fazerem acompanhamento ao Phillips.

Ora bem, este trio de cotas, já tem muita musicalidade e acima de tudo cumplicidade acumulada, além de vivências e grandes emoções. Qualquer deles já esteve e está ainda no topo do conhecimento musical.

Pessoalmente acho que o Gadd é um simplista. Veja-se a maneira como toca/tocou os temas do Clapton.
Completamente simplificados.
EX: Vê ou ouve o "Cocaíne" tocado por ele e depois pelo Ginger Baker.

Em relação aos vídeos, são diferentes, alturas diferentes, músicos e estados de espíritos diferentes.

Abraço Ó SNAKE DOMINATOR!
HAHAHAHAHA
Um comment do meu caro amigo Cirurgião do bombo!!!!
Como vai a vida?
Bem... é verdade que existe um desfazamento temporal nas duas gravações.
Mas: a interpretação do Petrucciani não alterou se reparares.
além disso, caso o Steve Gadd tivesse participado na primeira, a sua abordagem não iria alterar muito da que ele teve na segunda.

Quanto a ser um simplista... sim é capaz de têr uma postura de descomplicar. Por outro lado ele tem uma faceta: o que faz parece simples, mas na verdade, se tentares fazer chegas à conclusão que não é simples.

Isto é: o Weckl por exepmplo parece complicado e de facto é complicado.
O Gadd parece simples, mas é complicado. principalmente aquelas pequenas pancadinhas fantasma que ele dá e se calhar nós nunca nos lembraríamos de dar.
As acentuações dos hi-hat nos tempos que não esperavas,
O bombo a bater um pintelhésimo antes do tempo quase que imperceptível, mas que dá mais balanço e vida ao tema.

Portanto acho que te referes a um simplista complicado.
Tipo o tablier de um BMW... parece que não tem nada mas tem tudo!


Abraço Sr. Doutor do Ride & Cia...
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Novembro de 2011   #14
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Steve Gadd simplista? eu acho que ele toca para as musicas e o que estas pedem, dando sempre o seu toque pessoal (de génio). Mas a maioria dos trabalhos de Steve Gadd apesar de parecer simplistas apresentam sempre nuances que os tornam complicados de compreender. É aquele tipo de baterista em que os seus trabalhos são "impossíveis" de serem transcritos para "papel", pois mesmo que nós tenhamos uma partitura com um trabalho dele ao nosso lado, quando vamos passar para a bateria falta lá sempre o Steve Gadd e o seu "toque mágico" hehe. É por isso (e não só) que ele ficará para a história como um dos melhores que passou por este instrumento...

Leiam este texto: http://www.pas.org/experience/halloffame/GaddSteve.aspx




__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Novembro de 2011   #15
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Exacto, sente-se. Isso não se explica, vem de dentro. Este senhor preza muito a simplicidade, o balanço e o bom feeling que imprime na música que toca. Pessoalmente, aprecio bastante estas qualidades. Não interessa debitarmos técnica/conteúdo para dentro de um tema (atenção, não estou a dizer que tem de obrigatoriamente soar mal) e mostrar que se sabe muito... Quando não vem de dentro e não trespassa para o espectador o tal sentimento, isso não muda.
Acho que interpretações deste estilo, que não são fáceis (muito pelo contrário!), dão logo outro brilho diferente. O mantermos a descrição e a seriedade, a consciência do valor 'musicalidade' e presença dentro de nós, é algo que não está ao alcance de todos.
__________________
[ex-Punksongsdrummer]

Última edição de Bernardo : Seg, 7 de Novembro de 2011 às 19:30.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Novembro de 2011   #16
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas Alex!
Atenção que eu sou um Gaddista!!
Sou/fui um fã do Steve.
Modéstia áparte, fui um dos que aprendeu o "seu" MOZAMBIQUE, e aprendi também tos os "superparadidles e ghost-notes", do tema "fifty ways to be your lover" do Simon & Garfunkel.
O tema valia pelo pré-making e ending do Gadd.
Não é uma melodia por aí fora!

Agora que é simplista...é!
Ouve bem o Clapton.
Compara com Ginger aker, Ferrone, Phill Collins, Porcaro, etc..
Falo destes, que colaboraram em albúns e digresso~es bem como dos que integraram bandas, como o Baker.

PS: Falo últimamente claro, porque quando tinha o "*****" da juventude, "complicava" e de que maneira!
Abraço
Leo... lá tás tu a dar na Coca!!!!
tens que perceber que esse tema é básico!! e deve ser tocado como tal.

João Cabrita adicionou o seguinte texto, 6 minutos e 19 segundos depois:

Leo.. se isto é simples para ti...


és o meu heroi!


Abraço
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.

Última edição de João Cabrita : Seg, 7 de Novembro de 2011 às 20:06. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Novembro de 2011   #17
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: O que faz do Steve Gadd um baterista Genial

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas Alex!
Atenção que eu sou um Gaddista!!
Sou/fui um fã do Steve.
Modéstia áparte, fui um dos que aprendeu o "seu" MOZAMBIQUE, e aprendi também tos os "superparadidles e ghost-notes", do tema "fifty ways to be your lover" do Simon & Garfunkel.
O tema valia pelo pré-making e ending do Gadd.
Não é uma melodia por aí fora!

Agora que é simplista...é!
Ouve bem o Clapton.
Compara com Ginger aker, Ferrone, Phill Collins, Porcaro, etc..
Falo destes, que colaboraram em albúns e digresso~es bem como dos que integraram bandas, como o Baker.

PS: Falo últimamente claro, porque quando tinha o "*****" da juventude, "complicava" e de que maneira!
Abraço

No fim de contas, ambos concordamos que o Gadd é um baterista genial...
O facto de ser simplista ou não, já são opiniões pessoais e também uma diferente percepção que temos da palavra...

Poderá ser simples tendo em conta o que a musica pede, mas se focarmos apenas na bateria, existe sempre no Steve Gadd algo de intuitivo e de feeling na forma como ele aborda o instrumento. Não são apenas "padrões de rudimentos ou pancadas" no tempo certo, é musica...por isso mesmo não o considero simplista, porque ele procura sempre dar "algo mais" ou o seu "carimbo pessoal" mesmo quando a musica é simples, mas tem a particularidade de nunca parecer que está a tocar demais ou "overplay" (como dizem os camones).

O facto de muito no Steve Gadd ser intuitivo é a razão porque ele sempre se considerou um mau professor de bateria e raramente dá aulas ou worshops a solo apesar da grande procura, porque (segundo ele) pretendem sempre que ele explique um certo groove, fills, etc... quando nem ele próprio consegue explicar de forma exacta aquilo que faz, simplesmente toca para a musica.

Um excerto do texto que deixei no link acima:

"...Vic Firth told me of his first meeting with Gadd at a concert for which an “all star” percussion section had been assembled. “We were all going to play together on a piece in 3/4,” Firth recalled. “We had a rehearsal on a Friday night, and Gadd just played a basic ‘boom chick chick’ through the whole thing. I thought to myself, ‘This is the famous Steve Gadd everyone is so excited about?’ The next morning we had another rehearsal, and Steve did the exact same thing. I thought, ‘All those people coming to hear this guy are going to be disappointed.’ “That night at the concert, Steve played brilliantly,” Firth said. “Every note he played fit the music perfectly. I then realized what he had been doing at those rehearsals. Instead of coming in and trying to impress everybody with his chops, he was listening to the music and finding out where there was space for him to play and where there wasn’t. By the time we got to the concert, he knew exactly what that music needed...”


Abraço
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Um bom baterista DiogoDrum Videos e Músicas dos Membros 11 Seg, 31 de Outubro de 2011 01:37
Necessito de um baterista TheAnagram Apresentação de Novos Membros 3 Seg, 3 de Outubro de 2011 20:47
[Biografia] Steve Gadd Janado Bateristas e Percussionistas 3 Ter, 8 de Fevereiro de 2011 02:12
Divulgação: Clinic Steve Gadd em Sevilla - sexta, 30 Abril 2010 Tam Tam Percusion Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 28 de Abril de 2010 21:09



São agora 09:48. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it