Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Videos e Músicas dos Membros
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Videos e Músicas dos Membros Espaço para apresentação do trabalho individual dos membros. Aqui podem colocar os vossos vídeos/gravações a solo, bem como das vossas bandas.


Resposta
Opções
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #1
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Mini video (teaser) para um dos temas do próximo disco de Old Jerusalem, o quinto, e desta vez com o nome «Old Jerusalem».

CD à venda dentro de dias.

Bateria Pearl gravada com 2 microfones.

__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Setembro de 2011   #2
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Gosto Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Paulo Miranda,

tenho acompanhado o que tem saído dos estúdios AMP, em particular o Legendary Tiger Man, Old Jerusalem e Glockenwise e tenho apreciado bastante.

Em relação aos Glockenwise, acho que o álbum tem dos melhores sons que ouvi fazer no nosso burgo... O som e a dinâmica aparenta (não se se é verdade) ter sido gravado tudo junto numa sala, com uns overdubs aqui e ali, à boa maneira dos álbuns de rock de há uns anos .

Estou expectante para o novo album de Old Jerusalem, que aliás já ouvi qualquer coisa a rodar pela Radar. Será que podes descrever mais alguma coisa sobre a captação desse disco.

A informação: bateria Pearl gravada com dois microfones, é um bocado vaga aqui para o pessoal mais tecnicista. Foram só dois overheads ?; foi um método tipo Glyn Johns reduzido; os overheads foram ribbon ?.
Fica bem e continua o bom trabalho.
Abraço
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Setembro de 2011   #3
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Olá!

Obrigado pelo interesse e pela apreciação do som que tenho feito a partir do meu estúdio.

Quanto aos Glockenwise, gravaram todos juntos, todos os instrumentos em simultâneo e as vozes foram gravadas posteriormente.
Foi tudo gravado em fita magnética, através de mesa analógica e as pistas foram transcritas para digital a 88.2KHz/32bit.

A Bateria nos Glockenwise teve só microfones dinâmicos e de fita. Os overheads eram de fita e não estavam exactamente "over" mas sim à frente da Bateria, à altura dos pratos.

Toda a produção do album dos Glockenwise, incluindo misturas, durou 36 horas.


Quanto ao novo do Old Jerusalem (esse do video aí em cima) a gravação foi também por mesa analógica e também foi tudo gravado para fita magnética (16 pistas, 1 polegada, sem redução de ruído).

A questão dos dois microfones significa que todos os sons captados por microfone (guitarras acústicas e eléctricas, voz, amplificadores, sintetizadores via amplificadores, etc.) foram captados pelos mesmos dois microfones, sempre colocados em MS (Mid Side).
Utilizei um Neumann M149 em bidireccional para "Side" e um Audio Technica AT4033, cardióide, para "Mid".
Foram os dois microfones com a resposta mais semelhante que encontrei. Aliás, em cardióide soam exactamente iguais, exceptuando um menor ruído de fundo (hiss) no Audio Technica e uma maior sensibilidade a sons distantes no Neumann.

O processamento posterior dos sons gravados foi totalmente feito por fita magnética ou por equipamentos de rack e não por plugins.

Espero que isto tenha ajudado a esclarecer as questões. Se houver mais, pergunta!



Ah!... o Legendary Tiger Man também gravou o "**** Christmas I Gote The Blues" em fita e com uma mesa analógica. Neste caso, do trabalho do Tiger Man, a mesa tem uma curiosidade adicional:
era uma Studiomaster de 16 canais, completamente ferrugenta e em que os potenciómetros de equalização e auxiliares só funcionavam rodando com um alicate.
Portanto, passei os 6 dias da gravação do Tiger Man com um alicate ao lado da mesa, e sempre que tinha de rodar um botão... lá vai disto.

Não foi uma opção mas sim um imprevisto.
Na altura usava uma mesa digital que tinha avariado poucos dias antes da gravação e a única mesa que consegui arranjar assim, num instante, foi aquela Studiomaster.
O Paulo Furtado até ficou bastante satisfeito com o som (e eu também) pois o aspecto da mesa combinava completamente com o Vox AC30, que ligava com um murro no painel superior, do lado direito.

Mais ou menos assim:
__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Setembro de 2011   #4
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Obrigado pelas respostas... foram de extrema utilidade.

A história do Tiger Man: fabulosa... em álbum a coisa soa muito bem, sujo que baste e com grão. A harmónica então está de outro mundo .

Já agora, aproveito para colocar uma questão que talvez me possas responder.

Tenho estado a gravar umas coisas em casa, fazendo a captação da bateria com os dois micros que tenho disponíveis: 1 t.bone rb100 de fita e um condensador Studio Projects B1. A colocação dos microfones tem sido mais ou menos overhead, tendo experimentado as seguintes combinações:
1 - os dois microfones do lado do baterista, aproximadamente à altura dos ouvidos, um do lado da tarola e outro do lado do tambor de chão;
2 - um microfone do lado do baterista e outro em frente à bateria, à mesma altura;
3 - os dois microfones à frente da bateria.

Em qualquer das combinações tenho notado que o bombo (18 ") tem pouco corpo e o volume é muito mais baixo que as restantes peças. Na situação dos dois microfones do lado do bateristas, o bombo fica captado como se estivesse a bater numa folha de papel, de tão fino que fica.

O que estarei a fazer de errado ?. Que dicas me darias para gravar só com estes dois microfones ?

Abraço

Última edição de Moe Tucker : Seg, 12 de Setembro de 2011 às 12:43.
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Setembro de 2011   #5
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Pessoalmente optava pela colocação #3, com os microfones à frente da Bateria. Prefiro gravar a perspectiva do ouvinte e não a do baterista pois entendo que faço gravações para ouvintes comuns e não para bateristas.

Portanto, com esses dois microfones, colocava-os à frente da Bateria, virados para o baterista, na perspectiva do "espectador".
Não me ia preocupar muito com "abertura stereo" uma vez que são dois microfones diferentes. Qualquer que seja a panorâmica estereofónica que faças com eles, vai haver um desequilíbrio pois são muito diferentes.

Em primeiro lugar, parabéns pela escolha do RB100. É bom.
Procura na net a empresa sueca Lundhal, encomenda-lhes um transformador de impedância para esse microfone e substitui o original. Vai ficar excelente!

Experimenta com um microfone acima do outro, em que um deles fica mesmo à frente do Bombo mas a cerca de um metro. O outro não coloques muito acima dos pratos. Esquece o conceito "over head" e trabalha com o segundo microfone à frente dos pratos, ligeiramente acima ou abaixo, ou mesmo à altura média dos pratos. A distância também deve ser a mesma que usares para o primeiro microfone.

Qual deles deves colocar à frente do Bombo? Não sei. Não conheço o C1, nunca usei.
Mas faças o que fizeres não coloques o RB100 muito perto do Bombo pois o som é capaz de rebentar a fita do microfone.

E podes gravar a Bateria com um excelente som só com um microfone Omnidireccional. Claro que fica mono mas, no geral, resulta em som muito equilibrado. Basta colocar o Omni por cima do Bombo, mais ou menos entre as pernas do baterista. O ponto mais central possível.

No album do Tiger Man, o primeiro tema foi um improviso. Ele e o harmonicista tinham-se conhecido há uns 20 minutos, estavam a conversar e às tantas começaram uma "jam" só para aquecer. Eu nem estava com eles na cabine e de repente notei que aquilo se começava a parecer com música... fita a rodar... REC!
Foi um acaso!
O micro da harmónica deve ter sido um M88 da Beyer, não me recordo bem.
__________________
Paulo Miranda

Última edição de Paulo Miranda : Qua, 14 de Setembro de 2011 às 13:20.
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Setembro de 2011   #6
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Obrigado pelas dicas . Vou experimentar daqui a uns dias, logo que tiver oportunidade, e depois digo como correu.

Obrigado também pela dica no RB100. Não sabia que podia comprar um novo transformador para isto. Assumi à partida, como era um microfone chinoca, que não haveria grandes upgrades a fazer, para além de re-tensionar a fita que vinha de origem com uma grande flecha na zona central.

Vai aparecendo por aí com mais dicas preciosas. É sempre bom aprender com quem sabe.

Abraço
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Setembro de 2011   #7
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Citação:
Mensagem Original de Moe Tucker Ver Mensagem
...para além de re-tensionar a fita que vinha de origem com uma grande flecha na zona central.
...
Que é que se passa com a fita do teu RB100?
Não percebi.

Deve ter uma fita normal, marcada em "zigue-zagues" horizontais.
E cuidado ao desmontar o microfone para chegares à fita pois os últimos 4 parafusos são magnetizáveis e saltam lá para dentro, literalmente. E como é óbvio, caem contra a fita destruindo-a por completo.
Por tanto, se retensionares a fita cuidado na parte final de desmontagem e na primeira parte de montagem.

Com menos risco podes também desmontar o microfone (sem chegar até à fita) e retirar-lhe as ferragens e sacos de nylon que ele tem enfiados lá dentro para proteger a fita dos sopros.
Fica mais frágil mas soa melhor.

Re-tensionar, isso sim, é perigoso. Mas também é conveniente se a fita estiver arqueada.
__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Setembro de 2011   #8
Moe Tucker
 
Membro desde: 11-Abr-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 107
Moe Tucker tem uma aura espectacular à voltaMoe Tucker tem uma aura espectacular à volta
Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

Que é que se passa com a fita do teu RB100?
Não percebi.


Nada de especial, apenas estava muito arqueada e o microfone não tinha a resposta que estava à espera, além do mais fazia um clang metálico meio esquisito.

Entretanto já re-tensionei a fita... com dificuldade, mas lá consegui. Também já tirei a cangalhada que protege a fita, e o resultado é bem melhor: mais definição e melhor resposta.

Vi o tópico no forumúsica em que alertavas para esse problema dos parafusos e por isso fui extremamente cuidadoso na desmontagem e montagem. Os sacanas querem mesmo mergulhar lá para dentro; tirei os parafusos sempre apertando os mesmos com uma pinça em simultâneo e correu bem.

Abraço
Moe Tucker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Setembro de 2011   #9
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Old Jerusalem - The Go Between - Teaser

__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Teaser Superdgs Videos e Músicas dos Membros 4 Dom, 7 de Novembro de 2010 13:21
O teaser do novo vídeo da minha banda! Marsh As nossas Bandas 2 Dom, 29 de Agosto de 2010 22:59



São agora 22:46. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it