Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 8 de Fevereiro de 2008   #1
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Afinação e problema de resonancia! (Tom 10'' influencia a tarola)

hoje afinei a minha bateria novamente, finalmente obtive o som que sempre procurei! apenas um problema, o timbalão de dez faz com que a rede da tarola vibre. ja tentei alterar ligeiramente a presão das peles tanto da tarola como do proprio timbalão, não quero alterar de mais senão não fico com o som que procuro!

Sugestões?????
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Fevereiro de 2008   #2
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
Re: problema de resonancia!

pa, esticas mais a rede da tarola, ou poes fita na rede...
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Fevereiro de 2008   #3
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: problema de resonancia!

Hey

exactamente o que me acontece a mim...
sugiro-te rings, contudo não ficará totalmente resolvido...
mas sabes que mais, esse é um ruído que faz parte, eu actulmente gosto desse ligeiro ruido que faz e aproveito para tirar partido dele nos breaks.

um abrç
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Fevereiro de 2008   #4
xano
 
Membro desde: 22-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 859
xano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em brutoxano é uma jóia em bruto
Re: problema de resonancia!

Apertar a esteira é sempre a pior das soluções... pode ser a solução mais fácil, mas é a pior certamente...

se ela vibra é por causa de afinações identicas entre a tarola e o timbalão, logo há que mudar uma delas.

mas concordo com o hlw, esse ruido faz parte, não há que dramatizar mto.
__________________
myspace.com/alexandre.fonseca

think triplet!
xano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Fevereiro de 2008   #5
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Exclamação Re: problema de resonancia!

Boas, Caros companheiros eu tanbém tenho este problema de ressonancia na tarola sempre que toco nos tinbalões e no bombo. Gostava de saber como é que voçês afinam a vossa bateria, que tipo de apertos e em que pele dão mais afinação, se na de baixo ou na de cima!? Ou será que se resolve com um bom tapete de borracha isolante!!!
Saudações bateristicas.
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Fevereiro de 2008   #6
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: problema de resonancia!

fiz como o xano disse e mudei a afinação da tarola ja nao ha tanta resonancia, obrigado.
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Fevereiro de 2008   #7
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: problema de resonancia!

epa eu nem sei se o meu faz ,quer dizer faz uma beca, vais te habituar, as baterias sao sempre assim acho eu, eu habituei me q nem dou conta e gosto do som!
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 9 de Fevereiro de 2008   #8
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: problema de resonancia!

podes reduzir essa vibraçao.. mas vai continuar smpre la amigo
nao da pra tirares...quer dizer..dar da..mas depois nao há rede pra ninguem :P ehehe

tenta contrabalançar ... tipo estica pouco a rede.. e estica mt a pele d baixo... ou entao mete pressao nas duas..tu é k tens k ver isso

puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Fevereiro de 2008   #9
gOnçalOmaRtiNs
 
Membro desde: 21-Jan-2008
Local: Alverca
Mensagens: 170
gOnçalOmaRtiNs está no bom caminho
Re: problema de resonancia!

meu n sei s t interessa mas aqi vai . . ha' a' venda umas embalagens peqeninas com uns rectangulos de gel . . aplicas isso na pele e deixas d ter ressonancia . .

aplica-se tmb p'ra tirar alguns harmonicos excessivos a' tarola . .
gOnçalOmaRtiNs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 10 de Fevereiro de 2008   #10
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: problema de resonancia!

Porreiro pessoal, afinei as peles e está bem melhor. Gracias
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Fevereiro de 2008   #11
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: problema de resonancia!

Boas pessoal.

A pele de ressonância da tarola deve estar sempre muito esticada para evitar esse tipo de efeitos. Ajuda também a reduzir a influência de outros instrumentos (como certas nots do baixo) que provocam também alguma vibração dos snares.

Fiquei também recentemente a saber que a sonor tem uns snares que reduzem esse tipo de efeito. Tem oito snares em cada extremidade e um espaço vazio entre eles, que minimiza a ressonância.

Ainda não tive oportunidade de experimentar, até porque não sei se vale a pena o investimento de 50€ nesses snares. Se houver alguém que já tenha experimentado, que partilhe a experiência com os restntes!

Abraços
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Março de 2008   #12
DÉDÃO
 
Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Escariz
Mensagens: 17
DÉDÃO está no bom caminho
Afinaçao de bombo

Boa noite pessoal.
Sou novo por aqui, vim cá pra tentar saber qual a melhor maneira de afinar um bombo para tirar um som "seco", menos prolongado, sem perder a potencia que um bombo tem de ter.

Cumprimentos
DÉDÃO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Março de 2008   #13
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Re: Afinaçao de bombo

Citação:
Mensagem Original de DÉDÃO
Boa noite pessoal.
Sou novo por aqui, vim cá pra tentar saber qual a melhor maneira de afinar um bombo para tirar um som "seco", menos prolongado, sem perder a potencia que um bombo tem de ter.

Cumprimentos

Devias fazer um novo tópico sobre isso, em vez de fazer as perguntas nos tópicos dos outros...

Já agora, bem vindo
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Março de 2008   #14
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Afinaçao de bombo

Citação:
Mensagem Original de DÉDÃO
Boa noite pessoal.
Sou novo por aqui, vim cá pra tentar saber qual a melhor maneira de afinar um bombo para tirar um som "seco", menos prolongado, sem perder a potencia que um bombo tem de ter.

Cumprimentos
a pele de resposta apertas nada de desapertada, e a de abtante n apertes muito!
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Março de 2008   #15
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: problema de resonancia!

Isso é o problema de teres as peles afinadas na mesma frequência, não te limites a afinar as peles de ressonância, se afinares a pele de ataque da tarola também vais notar que esse ruído se altera. Talvez até o consigas eliminar apertando um pouco a pele de ataque, se não conseguires joga também com o snare aperta-o ligeiramente, não recorras a fitas por cima do snare nem a rings antes de procurares o som limpo através da afinação das peças. Dá trabalho mas vais lá e de tempos a tempos vais notar que isso vai voltar a aparecer, fruto das desafinações das peças. Boa sorte.
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Dezembro de 2008   #16
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: Afinação e problema de resonancia! (Tom 10'' influencia a tarola)

Citação:
Mensagem Original de Danny170 Ver Mensagem
hoje afinei a minha bateria novamente, finalmente obtive o som que sempre procurei! apenas um problema, o timbalão de dez faz com que a rede da tarola vibre. ja tentei alterar ligeiramente a presão das peles tanto da tarola como do proprio timbalão, não quero alterar de mais senão não fico com o som que procuro!

Sugestões?????

Tocar sem a snare esticada, é como toco e gosto muito do som !
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Dezembro de 2008   #17
lotusomn
 
Membro desde: 2-Dez-2008
Local: Castelo Branco
Mensagens: 8
lotusomn está no bom caminho
Re: Afinação e problema de resonancia! (Tom 10'' influencia a tarola)

Tenta reduzir a ressonancia do tom, penso que o problema seja esse. Estica mais na tarola que tambem reduz. Os cordoes da tarola tem que se ouvir mas so com a ressonancia do bombo.

Abraço!!
lotusomn não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40



São agora 23:52. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it