Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 17 de Maio de 2010   #1
jayfox
 
Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
Mensagens: 409
jayfox será famoso em breve
Salitra num prato

Tenho aqui um prato, com muita salitra e eu já tentei de tudo para remover, desde duraglit a
coração e não consegui solução para este problema. Alguem me pode aconselhar algum produto ou alguma maneira de remover isto?

jayfox adicionou o seguinte texto, 166 minutos e 21 segundos depois:

Ninguem me pode ajudar???

Última edição de jayfox : Seg, 17 de Maio de 2010 às 22:38. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
jayfox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Maio de 2010   #2
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Salitra num prato

Salitre no metal? Quanto muito tens aquele verdete do cobre, ou manchas provocadas pela humidade, que não são de salitre. Só um à parte, o salitre aparece porque a areia que é usada nos betumes das paredes possui esse tipo de sal.

Tiras manchas com esses produtos que referiste ou apenas com sumo de limão. Tens que deixar actuar durante algum tempo e depois limpas com um pano de limpar o pó, que não risque os pratos. Se puderes coloca aí umas fotos para ver o estado dos pratos.

Abraço

Última edição de warlike : Ter, 18 de Maio de 2010 às 11:26.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Maio de 2010   #3
jayfox
 
Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
Mensagens: 409
jayfox será famoso em breve
Re: Salitra num prato

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Salitre no metal? Quanto muito tens aquele verdete do cobre, ou manchas provocadas pela humidade, que não são de salitre. Só um à parte, o salitre aparece porque a areia que é usada nos betumes das paredes possui esse tipo de sal.

Tiras manchas com esses produtos que referiste ou apenas com sumo de limão. Tens que deixar actuar durante algum tempo e depois limpas com um pano de limpar o pó, que não risque os pratos. Se puderes coloca aí umas fotos para ver o estado dos pratos.

Abraço
Como tu me pediste esta ai a foto...
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
jayfox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Maio de 2010   #4
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Salitra num prato

Obrigado pela foto, amigo!

Este prato, como se pode ver, parece ter ficado ali molhado ou humido durante bastante tempo, o que criou aquelas manchas que lembra o salitre das paredes, sim senhor.

Mas ao que parece será calcário envelhecido, como o que encontras quando abres uma máquina de lavar velha.

Se o coração tira o verdete do cobre, também deve remover este tipo de mancha, a não ser que tenha sido feita por um liquido abrasivo ou mesmo fogo, o que vai impossibilitar a sua limpeza. Tens que aplicar o produto e deixar actuar pelo tempo suficiente, senão não consegues resultados.

Ou então o prato perdeu mesmo o seu brilho, o que não impede de lhe fazeres umas experiências, tipo martelares umas partes específicas, ou fazeres uns furos, algo que possa modificar o seu som para tentares uns efeitos diferentes do som normal dos pratos.

Última edição de warlike : Ter, 18 de Maio de 2010 às 23:04.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Maio de 2010   #5
jayfox
 
Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
Mensagens: 409
jayfox será famoso em breve
Re: Salitra num prato

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Obrigado pela foto, amigo!

Este prato, como se pode ver, teve ali molhado ou humido durante bastante tempo, o que criou aquelas manchas que lembra o salitre das paredes, sim senhor.

Mas ao que parece será calcário envelhecido, como o que encontras quando abres uma máquina de lavar velha.

Se o coração tira o verdete do cobre, também deve remover este tipo de mancha, a não ser que tenha sido feita por um liquido abrasivo. Tens que aplicar o produto e deixar actuar pelo tempo suficiente, senão não consegues resultados.

Ou então o prato perdeu mesmo o seu brilho, o que não impede de lhe fazeres umas experiências, tipo martelares umas partes específicas, ou fazeres uns furos, algo que possa modificar o seu som para tentares uns efeitos diferentes do som normal dos pratos. Seria um crash grande talvez? Ou um ride?
Vou tentar por coração e deixar actuar para ver no que da entm
jayfox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Maio de 2010   #6
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Salitra num prato

nao sei a marca do prato e se calhar vou ser crucificado por dizer isto. o que fiz nos meus, que vinham muito velhos e sujos quando me deram a bateria, foi o seguinte. peguei num limpa metais qualquer e untei os pratos com ele, peguei numa lixa de agua n.1 ou n.2 e lixei, é obvio que alguma tinta da marca saiu, mas os pratos ficaram como novos.
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Maio de 2010   #7
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Salitra num prato

Nut, se calhar é mesmo essa a solução, lixa e produto para limpeza de cobres naquele prato. Aquilo parece que foi queimado e deixado a rescaldar em água há uma data de tempo.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Maio de 2010   #8
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Salitra num prato

eu fiz isso nos meus, pk apesar te ter um prato paiste e outro sabian, são muito velhos e estavam pretos com o lixo. comecei por utilizar um pano, mas depois de muito esfregar as diferenças eram minimas e tinha lá em casa uma lixa de água muito fininha e comecei a esfregar com aquilo. como é óbrio a tinta da marca dos pratos ficou gasta, mas os pratos ficaram limpos. depois de secar, foi só passar duralit, e ficaram novos.
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Maio de 2010   #9
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Salitra num prato

E ultimo caso usa o meu método mais agressivo, pegas numa bacia, metes vinagre la pra dentro (o suficiente para cobrir por completo o prato) e adicionas sal fino ao vinagre...mexes bem para dissolveres mais ou menos o sal e depois metes o prato lá dentro de molho...ao longo de uma semana vais verificando o estado do prato e quando achares que está bem (ou pelo menos melhor) sacas o prato de lá, limpas bem e aplicas lhe um limpa metais normal...

Não pensem que sou maluco ou que tenho "mesinhas da minha avó" para tudo
Experimentei isto uma vez num caso estremo e a verdade é que todo o verdete e ferrugem saiu da peça, e tem uma explicação bastante logica, o vinagre contem acido acético (que é um acido) e o sal, é o nosso conhecido cloreto de sódio (que é uma base)...quando juntos acontece uma reacção de oxidação-redução e o acido começa a "consumir" a sujidade do teu prato por muito entranhada que esteja tenta, abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Maio de 2010   #10
jayfox
 
Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
Mensagens: 409
jayfox será famoso em breve
Re: Salitra num prato

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
E ultimo caso usa o meu método mais agressivo, pegas numa bacia, metes vinagre la pra dentro (o suficiente para cobrir por completo o prato) e adicionas sal fino ao vinagre...mexes bem para dissolveres mais ou menos o sal e depois metes o prato lá dentro de molho...ao longo de uma semana vais verificando o estado do prato e quando achares que está bem (ou pelo menos melhor) sacas o prato de lá, limpas bem e aplicas lhe um limpa metais normal...

Não pensem que sou maluco ou que tenho "mesinhas da minha avó" para tudo
Experimentei isto uma vez num caso estremo e a verdade é que todo o verdete e ferrugem saiu da peça, e tem uma explicação bastante logica, o vinagre contem acido acético (que é um acido) e o sal, é o nosso conhecido cloreto de sódio (que é uma base)...quando juntos acontece uma reacção de oxidação-redução e o acido começa a "consumir" a sujidade do teu prato por muito entranhada que esteja tenta, abraço
Ya foi isso que fiz agora mas nao juntei sal, secalhar vou tentara juntar sal xd, abrigado a todos pelas dicas
jayfox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Maio de 2010   #11
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Salitra num prato

boas se esfregares o prato com uma esponja ao de leve tipo esfregao verde e puseres sal e o vinagre ou limao isso sai..
eu na pastelaria tenho que fazer isso porque fica assim mas depois passa limpa metais proprio porque vai voltar a aparecer..
isso chama-se zebre e se tiver em contacto com agua, humidade vai aparecer..
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Maio de 2010   #12
tareco
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Beja / Alentejo
Mensagens: 302
tareco está no bom caminho
Re: Salitra num prato

Vais ao lidl e compras w5 é um frasco azul a dizer w5 é utilizado nas casas de banho aplica e fica novo nao percisas de esfregar muito nem nada
__________________
Cumps,
Rui Tareco
tareco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Maio de 2010   #13
jayfox
 
Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
Mensagens: 409
jayfox será famoso em breve
Re: Salitra num prato

Obrigado a todos
__________________
"My drum is in love with me"

jayfox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Maio de 2010   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Salitra num prato

Usa esfregões Bravo para limpeza de tachos e panelas. Há uns esfregões para limpeza de panelas em inox. O inox normalmente fica bem brilhante. Como esse prato já não tem acabamento brilhante/polido, não corres o risco de ficar com o prato riscado.

Mas onde é que foste desnterrar esse prato?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 18 de Junho de 2010   #15
Rolando Barros
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Seixal
Mensagens: 136
Rolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em brutoRolando Barros é uma jóia em bruto
Re: Salitra num prato

Correndo o riso de me passarem a odiar, vou fazer a minha apreciação...
Primeiro de tudo e mais importante, esse prato vale mesmo a pena??? Parece ser feito de latão e não de bronze. Eu nunca perderia tempo a reparar um prato foleiro que não vale o trabalho.
2º- Esfregão bravo risca o bronze e o latão.
3º- Lixa de água risca o bronze e o latão
4º- Vinagre limpa mas "queima" o bronze e o latão.
5º- Duraglit, coração e afins limpam mal e dás cabo das mãozinhas se quiseres ver alguns resultados.

Resumindo, se achas que o prato vale a pena vais ao Continente, Izi ou outra loja de bricolage e compras o seguinte: "Pierre Vert". É um limpa metais à base de sabão e pó de pedra e é aplicado com uma esponja e água e não a seco. É 1000 vezes mais barato e 200 vezes mais eficaz que qualquer produto da paiste, sabian ou zildjian (falo por experiência), muitíssimo mais eficaz que Duraglit e fazes 1/4 do esforço.

P.S. Não trabalho para a Pierre Vert nem tenho qualquer tipo de endorsment. Apenas pretendo facilitar a vida a todos os colegas de baquetas.

Vejam os meus posts de limpeza e alteração de pratos.
Rolando Barros não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
transformar um ride num bell (com fotos) David Teixeira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 13 Seg, 1 de Fevereiro de 2010 22:39
Rachadelas - Como evitar o alastramento da racha? Furo as extremidades ou recorto o prato? Cutlas Pratos (Cymbals) 45 Sáb, 26 de Julho de 2008 13:23
Limpar prato c/acabamento Traditional drummer-maniac Pratos (Cymbals) 5 Seg, 5 de Março de 2007 21:42



São agora 02:54. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it