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Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


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Não lido Ter, 16 de Janeiro de 2007   #1
0_axquerda
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: seixal ... margem sul
Mensagens: 104
0_axquerda será famoso em breve
Restauro de cascos: Usar verniz no interior do bombo ajuda no som? Peço opiniões.

boas.....venho aqui perguntar ao pessoal mais entendido em acustica....principalmente aqueles q já fizeram restauros de baterias.
estou a restaurar o bombo duma bateria antiga q tenho...
estou a aplicar tintas acrilicas devido á intenção de obter um acabamente resistente em termos de vernis...
daí ter escolhido o acrilico q é o mais resistente....mas a minh duvida não reside aí....reside no facto de ter ouvido falar q seria benéfica a aplicação de algum veniz tambem no interior do bombo pois irá favorecer a projecção e equilibrio acustico.....será isto verdade?
0_axquerda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Janeiro de 2007   #2
DWG
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 236
DWG será famoso em breveDWG será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de 0_axquerda
boas.....venho aqui perguntar ao pessoal mais entendido em acustica....principalmente aqueles q já fizeram restauros de baterias.
estou a restaurar o bombo duma bateria antiga q tenho...
estou a aplicar tintas acrilicas devido á intenção de obter um acabamente resistente em termos de vernis...
daí ter escolhido o acrilico q é o mais resistente....mas a minh duvida não reside aí....reside no facto de ter ouvido falar q seria benéfica a aplicação de algum veniz tambem no interior do bombo pois irá favorecer a projecção e equilibrio acustico.....será isto verdade?
Não te sei explicar bem porquê mas sim, é verdade. Quanto mais lisa for a superfície, melhor é a propagação das ondas sonoras.
P.S.-Se isto for daquelas bacoradas monumentais, que me perdoem os especialistas
__________________
Flirt
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Não lido Ter, 16 de Janeiro de 2007   #3
0_axquerda
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: seixal ... margem sul
Mensagens: 104
0_axquerda será famoso em breve
boas.....venho aqui perguntar ao pessoal mais entendido em acustica....principalmente aqueles q já fizeram restauros de baterias.
estou a restaurar o bombo duma bateria antiga q tenho...
estou a aplicar tintas acrilicas devido á intenção de obter um acabamente resistente em termos de vernis...
daí ter escolhido o acrilico q é o mais resistente....mas a minh duvida não reside aí....reside no facto de ter ouvido falar q seria benéfica a aplicação de algum veniz tambem no interior do bombo pois irá favorecer a projecção e equilibrio acustico.....será isto verdade?

obrigado dwG...
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Não lido Ter, 16 de Janeiro de 2007   #4
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
...

não faça isso !!!!!!!!!! a camada exterior se mal aplicada já influencia no som ,quanto mais dentro ...dessa forma a madeira não respira nem vibra adequadamente.

se favorecesse todas as topos vinham com verniz por dentro... e atenção :" não se usa verniz pra acabamento de baterias e sim laca...o unico verniz adequado a ser usado é o poliuretano.

o fator de que quanto mais liso melhor a propagação serve para difusão e distribuição do som e não sua emissão.

queres projeção ,então use a madeira certa pro quer ...

abraço
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Janeiro de 2007   #5
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Já agora, boa tarde a toda a malta deste recém membro. Pelos vistos não convém mesmo nada usar verniz no interior do bombo e quem diz do bombo, diz do restante kit... ou não? Eu já usei uma vez, óleo de cedro, para limpar todo o interior de uma bateria Sonor que eu tinha e não notei nenhuma alteração do som ou da acústica. Será que não faz mal aplicar o referido óleo para limpeza? Obrigado desde já e aguardo a resposta. Boas batucadas!
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Janeiro de 2007   #6
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
...

Bom,
Há já uns 4 anos que restaurei a minha Premier. Era daquelas com pelicula de vinil, e o meu objectivo principal era eliminar essa pelicula. Quanto mais "coisas" houver em contacto com a madeira, menor é o sustain do som, e menor a vibração das frequencias baixas (graves).

Quanto à pintura exterior, deve ser feita em várias camadas mt finas, com uma tinta fina e leve. quanto ao interior podes aplicar uma camada de verniz mt fina para proteger melhor a madeira. Ou podes aplicar uma camada mt fina de tinta (por ex. preto)

Não esquecer que a madeira incha com a humidade, logo a tinta deve ser minimamente elastica a ponto de não estalar.

No meu site tenho uma pág dedicada ao restauro, com imagens do meu restauro.
(por enquanto, ando a actualizar-lo e algumas partes estão temporariamente em construção)

vê o link na assinatura em baixo.

Última edição de nunobaiao : Ter, 16 de Janeiro de 2007 às 20:56.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Janeiro de 2007   #7
0_axquerda
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: seixal ... margem sul
Mensagens: 104
0_axquerda será famoso em breve
bem.....sim realmente o q estou a usar é poliuretano....q é compativel com tinta acrilica....eu nisso sei q aplicar....tenho umas boas noçoes nessa area
o q me intriga é isso do interior....o nuno diz q se pode fazer uma camada fina e o maneiro(proibe-m ) de o fazer.....mas de certa maneira o nuno referiu-se a esse facto como tratamente e não como melhoramente de som nao é verdade.?....ele está em optimo estado no interior....o q me interessa é a nivel acustico....portanto,
digam-m de vossa justiça,.... ao fim ao cabo não vou obter melhorias acusticas com verniz no interior pois não?

dados adicionais:
(o bombo é um remo encore q anterior mente tinha pelicula no exterior e agora tem só uma camada de tinta e posteriormente 3 camadas de veniz)

abrigado a todos pela ajuda e quem souber de mais q chute...
um abraço
0_axquerda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Janeiro de 2007   #8
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
...

Com o tal verniz no interior, até pode diminuir o atrito e projectar melhor o som (coisa minima), mas diminui certamente a ressonancia, a vibração da madeira. A madeira tem melhor comportamento acustico estando livre... som mais encorpado, maior sustain. Isso sim, é importante, e não projectar o som mais alem.
(principalmente se a bateria for micada, pois o mic é posto à boca da pele ou no interior, e não a metros de distancia)

Atenção, camadas de tinta mt finas, com várias demão.

Uma camada de verniz no exterior chegava...
Eu na minha não apliquei verniz no exterior, apenas a tinta, mas metalizada...
(1 camada de primário cinza em todos os elementos; 8 camadas de tinta nos bombos e 5 camadas nos timb)
No interior tem uma camada mt fina de preto fosco.

(ex. a yamaha 9000 recording tem uma fina camada preta no interior)

As guitarras chegam a ter mais de 20 camadas de pintura ou verniz (mt finas)

NB
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Janeiro de 2007   #9
0_axquerda
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: seixal ... margem sul
Mensagens: 104
0_axquerda será famoso em breve
fix....então sendo assim tiro da cabeça a ideia de envernizar no interior.
em relação a camadas de tinta..eu só apliquei um duas camadas de tinta medias no exterior antes de aplicar as 3 camadas de verniz grossas....porque foi realmente o q o cota das casa de tintas disse...
"estas tintas só te dão a cor.....ponhas duas ou 3 camadas a resistencia é a mesma....porque o q vais dara a resistencia é o verniz.....esse sim qt mais camadas deres mais resistencia obtens todas com 20 minutos de entrevalo entre elas....e para se obter uma camada media não muito grossa mas suficiente para proteger de pancadas o melhor é aplicar entre 3 a 4 camadas"

mas pronto....eu entretanto qd acabar o restauro aplico aqui umas fotos do resultado para o pessoal se rir um pouco

abraço e obrigado a todos pela grande ajuda
0_axquerda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Janeiro de 2007   #10
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
...

De nada...

Só refiro as camadas finas, para evitar escorridos, e mt material agarrado à madeira, para que esta vibre livremente...

Para uma pintura mesmo perfeita é aplicar 1º tapa poros... mas isso vai "abafar" mais a madeira.

Bom trabalho...

NB
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