Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 22 de Junho de 2007   #1
Baronesa
 
Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Mensagens: 244
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Dennis Chambers - lições
Basta ouvir uma vez Dennis Chambers e é claramente evidente que ele tem controle absoluto e total sobre o seu instrumento. O seu feeling, a sensibilidade, a rapidez, poder e graça são lendárias não só para os bateristas mas para todos os intrumentistas. H. Dennis começou a sua carreira com seis anos de idade, tocando em clubes nocturnes na área de Baltimore!
Aos 18 anos, tocava com os “Parliament Funkadelic” e começou logo a ser procurado como baterista de sessão. Já nessa altura, Dennis tinha uma agenda bastante preenchida, gravando e fazendo tournées com músicos como "Santana," "CAB," “SteelyDan,” “The Brecker Brothers”, “Mike Stern”, “Bob Berg”, “George Duke”, “Stanley Clark”, “John McLaughlin”, “Bill Evans” e “Steve Kahn”, só para nomear alguns.
Como líder de banda, Dennis alcançou grande sucesso com os seus cds “Getting Even” e “Big City.” Além disso, os seus videos de instrução “Serious Moves” e “In The Pocket” estão entre os mais populares alguma vez produzidos.

Na sessão que se segue, Dennis vai partilhar exercícios e métodos para desenvolvimento de poder, rapidez e força que foram muito benéficos para ele nos seus anos de formação. Estou certo de que os vão achar também bastante úteis.


O conceito
Os exercícios seguintes utilizam os princípios do “treino de resistência”, que é basicamente um método especializado para condicionar os músculos, e para aumentar a força , endurance e poder. Isto é feito sobrecarregando gradualmente um grupo alvo de músculos, para os obrigar a chegar a um limite, para depois permitir que o mesmo grupo alvo de músculos descanse, se recupere, e se reconstrua. Uma das coisas maravilhosas do corpo humano é a sua capacidade natural para se adaptar às sobrecargas e recuperar depois de descansar, com músculos maiores e mais fortes, capazes de enfrentar esforços com uma resistência ainda maior.
Para compreender melhor a sensação que irão sentir ao usar o método de Dennis, pensem num atleta da maratona que treine com pesos nos tornozelos e que depois os tira. Sem os pesos sentirá suas pernas e pés super-leves e conseguirá mover-se mais depressa com bastante menos esforço do que anteriormente. Os exercícios descritos a seguir irão produzir o mesmo tipo de reacção nos vossos membros enquanto tocam bateria.
Agora o show vai continuar. Mas primeiro, é necessário reunir algumas coisa; por favor vejam a lista que se segue:



Materiais necessários
1) Uma almofada (ou alguma coisa suave que mantenha o seu formato).
2) Duas listas telefónicas com igual grossura e peso. Os bateristas de Nova Iorque têm uma vantagem. Mais tarde explicamos, não se preocupem.
3) Uma moeda de 5 cêntimos e fita cola.
4) Baquetas, tempo e muita vontade de trabalhar – aqui não há atalhos; obterão aquilo que investirem, por isso preparem-se para exigir o máximo para evoluír. Pratiquem com dedicação e mantenham os objectivos para depois colher os louros.





Os exercícios
• Toquem os rudimentos mostrados em baixo para os níveis Um, Dois e Três.
• Sigam para os níveis Dois e Três apenas depois de terem dedicado tempo suficiente no Nível Um, para melhor aproveitamento dos rudimentos e para permitirem aos músculos o desenvolvimento de uma maior força.
Aviso!!!, Façam exercícios de alongamento para aos braços e mãos ANTES de começarem a praticar ou tocar, para reduzir os riscos de esforços indevidos musculares ou ferimentos.



Os Rudimentos de Dennis
Estes são alguns dos rudimentos favoritos de Dennis. Ele recomenda começarem a treinar com estes, e depois irem aplicando outros rudimentos conforme forem progredindo.



Nível Um:
Praticar numa almofada
Para começar,coloquem a almofada à vossa frente, à mesma altura a que colocariam a vossa tarola. Agora usem a superfície da almofada como pad de treino.
Em seguida toquem os rudimentos mostrados acima, começando lentamente, aumentando gradualmente o tempo. Toquem as notas o uniformemente possível.
Quando alcançarem a vossa velocidade máxima, tentem aguentar o ritmo o maior tempo possível. Parem se sentirem DOR, e recomecem só depois de descansarem.
Como a almofada não faz quase nenhum ressalto, força os vossos músculos a levantar as baquetas nas batidas ascendentes, desenvolvendo assim força nos tendões, pulsos e antebraços.
Os benefícios: músculos mais fortes aumentam a vossa habilidade para controlar o ressalto em superfícies “normais” tais como tarolas com as peles muito esticadas, e também melhorando a resistência e poder para executar os rudimentos em timbalões com as peles mais soltas.

Nível Dois
Segurar listas telefónicas debaixo dos braços enquanto praticam na almofada.

O próximo passo será por uma lista telefónica debaixo de cada braço e segurá-las apertando os vossos cotovelos contra os lados do vosso corpo. Agora com a almofada à frente, e com as listas debaixo dos braços, estão prontos a começar a percorrer todos os rudimentos recomendados pelos Dennis. Este treino afecta o antebraço e os músculos dos pulsos, tal como no Nível Um, mas com maior intensidade. Os músculos utilizados para segurar as listas telefónicas são principalmente os das costas e da área do peito, por isso, fazer este exercício vai aumentar a força da parte superior do corpo.
Benefícios: A força nos pulsos e antebraços irá aumentar quanto mais força se ganhar na parte superior do corpo. A força ganha ajuda na capacidade de tocar em movimentos ascendentes, descendentes, e soltar os movimentos na bateria, tais como ir de um timbalão a outro, de um timbalão aos pratos, dos pratos aos timbalões, etc..

Irão notar que algum tempo depois de fazerem este exercício, quando tocarem sem as listas telefónicas, irão sentir o mesmo sentimento que descrevi na analogia do atleta de maratonas. Os vossos braços irão mover-se mais rapidamente e com muito menos esforço, e irão senti-los super leves. Notem que este exercício não é muito fácil, mas se querem tocar como o Dennis têm de praticar como o Dennis.

Nível Três
Segurar listas telefónicas debaixo dos braços e praticar numa moeda colada na almofada.
Em seguida colem uma moeda de 5 cêntimos no centro da almofada com fita cola. Com a almofada à vossa frente, e as listas telefónicas debaixo dos braços, o objectivo é tocar os rudimentos na moeda.Benefícios: Os mesmos benefícios musculares descritos no Nível Um e Dois com o acréscimo de melhor precisão a tocar. Irá a ajudar na concentração e aumentar a capacidade de controlar o poder e a força que desenvolveram, permitindo-lhes tocar de forma mais limpa e precisa por toda a bateria.

Sugestões para Crescimento e Inspiração - Dennis sobre técnicas de bombo
Para pedal duplo ou dois bombos: pratiquem rudimentos
(os descritos acima são um bom ponto de partida) com os calcanhares elevados e para baixo. Assim vão aumentar a coordenação e força. Para pedal simples e duplo, Dennis acha que a melhor forma de tocar será com o calcanhar para baixo, pois oferece maior controle.


Dennis sobre praticar com gravações
O Dennis recomenda que usem colunas e não phones, para se tornarem melhores ouvintes e para se adaptarem mais realisticamente à música. Ele sugere também que copiem mesmo a parte da bateria até que se ouça só o que vocês estão a tocar. Dennis praticou assim ao som dos discos do James Brown e outros músicos dos anos 60 e 70.

Dennis sobre escuta inspiracional
O Artista:
Billy Cobham nas suas gravações “Magic” e “Simplicity of Expression.”
O Artista: Gonzalo Rubalcaba no seu trabalho “Antigo” com o baterista Júlio Barreto.
Dennis sobre livros
Para o desenvolvimento da independância dos quarto membros
, Dennis recomenda o livro do Jim Chapin, “Advanced Techniques, Part Two.” Este livro é caro e não é fácil de encontrar, mas para um baterista a sério é provavelmente o melhor do género.


As performances gravadas favoritas do Dennis
O Artista:
Bill Evans (Sax): no disco “Petite Blonde.”
O Artista: Gary Willis: no trabalho “Bent.”
O Artista: John McLaughlin: “The Promise.”

Esperamos que tenham achado esta lição benéfica e inspiradora. Em nome da Pearl Corporation queremos agradecer-vos e agradecer ao Sr. Dennis Chambers pela sua generosidade em partilhar os seus conhecimentos connosco. Obrigado Dennis!

http://www.pearldrum.com/03_nuupdts/dcplayvoice.html
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2007   #2
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Acho mto importante estas dicas. Obrigado pela tradução Minizephyr!!
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2007   #3
Baronesa
 
Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Mensagens: 244
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Obrigada pelo artigo para traduzir!
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2007   #4
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
o exercicio das almofadas é velho como tudo mas o da lista das paginas amrelas desconhecia e de facto faz todo o sentido!
exelente tradução
__________________
Portfólio compl. de RVCC ( Novas Oportunidades) nível secundário, gratuito. https://sites.google.com/site/orientacoesrvcc/
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 22 de Junho de 2007   #5
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Grande contribuição!
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2007   #6
raging_metalhead
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Somewhere, but not here
Mensagens: 454
raging_metalhead será famoso em breve
Não custa nada agradecer e congratular o bom trabalho e além disso faz-nos sentir bem connosco proprios.
raging_metalhead não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Junho de 2007   #7
wizdrum
 
Membro desde: 1-Mai-2007
Local: Lx
Mensagens: 87
wizdrum está no bom caminho
És a maior! obrigado
__________________
This is where we hold them. This is where we fight. This is where they die.
wizdrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 24 de Junho de 2007   #8
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Excelente Minizephyr, grande contributo! Desconhecia o factor listas telefónicas... Obrigado
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Maio de 2008   #9
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.606
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Uma aula Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

(desenterrando...)

Gostaria de ver mais artigos/traduções excelentes como este! 5 estrelas!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Maio de 2008   #10
inDyAno
 
Membro desde: 29-Mai-2007
Local: Braga
Mensagens: 380
inDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em bruto
Re: Uma aula Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Podiam Botar mais cenas ai

Muito bom post ! ! ! !
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC] Doble Bass Equalizer !
http://www.myspace.com/mrsurajmaugi
inDyAno não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Maio de 2008   #11
TRex
 
Membro desde: 30-Dez-2007
Local: Portugal
Mensagens: 2.215
TRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixeTRex é mesmo fixe
Re: Uma aula Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

5 estrelas, é disto que o povo gosta!!!

Já agora aqui fica a questão, o pessoal toca com o calcanhares apoiados ou suspensos, qual a vossa preferência ou será conforme os diversos estilos musicais?

Eu toco com os calcanhares apoiados, sinto mais controlo de movimentos, além de não cansar tanto as pernas.
No inicío é que foi complicado nas dobradiças do calcanhar, ui ui...
Cumps
__________________


"Não acrescentes dias à tua vida, mas vida aos teus dias..."
TRex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Maio de 2008   #12
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.907
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Uma aula Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
5 estrelas, é disto que o povo gosta!!!

Já agora aqui fica a questão, o pessoal toca com o calcanhares apoiados ou suspensos, qual a vossa preferência ou será conforme os diversos estilos musicais?

Eu toco com os calcanhares apoiados, sinto mais controlo de movimentos, além de não cansar tanto as pernas.
No inicío é que foi complicado nas dobradiças do calcanhar, ui ui...
Cumps
se for rockalhada : calcanhar suspenso
se for mais jazz : calcanhar apoiado mas doi ai ai
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 12 de Maio de 2008   #13
Mr. Maker
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Abr-2008
Local: Guarda
Mensagens: 76
Mr. Maker será famoso em breve
Re: Uma aula Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Muito bom artigo! Dos melhores que tenho visto por aqui! Vai ser sem duvida exercícios que vou agora praticar, vindos do Deus Dennis so podem ser grandes obras!

Obrg e um Abraço

EDIT: Eu pessoalmente toco com os calcanhares levantados, a rapidez é maior e sinto até mais controlo, um pouco ao contrario do normal. Alem de que a dor tanto na "canela" como nos calcanhares praticamente nao existe, apenas um desgaste nas pernas que tenho vindo a treinar...
Mr. Maker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Junho de 2009   #14
Dm4n
 
Membro desde: 25-Fev-2009
Local: Évora
Mensagens: 185
Dm4n será famoso em breve
Re: Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Obrigado!
Vou começar a praticar assim para ver se desenvolvo mais os músculos e toco com mais fluidez
__________________
A minha "coisinha boa", "Beauty in Black"
Yamaha Drums/ Zildjian Cymbals
Dm4n não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 9 de Junho de 2009   #15
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Uma aula Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Citação:
Mensagem Original de TRex Ver Mensagem
5 estrelas, é disto que o povo gosta!!!

Já agora aqui fica a questão, o pessoal toca com o calcanhares apoiados ou suspensos, qual a vossa preferência ou será conforme os diversos estilos musicais?

Eu toco com os calcanhares apoiados, sinto mais controlo de movimentos, além de não cansar tanto as pernas.
No inicío é que foi complicado nas dobradiças do calcanhar, ui ui...
Cumps
Eu sempre adoptei a posição suspensa dos calcanhares. Acho que consigo melhores resultados, no que diz respeito ao controlo de força do kick, velocidade, dinâmicas.
Penso que para bossa nova, jazz, já se deve usar o calcanhar em baixo. Mas acho que não há nada estipulado.
Penso que neste assunto não há certo nem errado. Ha os resultados que achamos ser bons ou maus
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Junho de 2009   #16
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Uma aula Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Eu sempre adoptei a posição suspensa dos calcanhares. Acho que consigo melhores resultados, no que diz respeito ao controlo de força do kick, velocidade, dinâmicas.
Penso que para bossa nova, jazz, já se deve usar o calcanhar em baixo. Mas acho que não há nada estipulado.
Penso que neste assunto não há certo nem errado. Ha os resultados que achamos ser bons ou maus
Sou da mesma opiniao que o Kid, tenho melhores resultados com o calcalhar elevado.. mas pra bossas, sambas etc etc latinos .... desenvolvo melhor a tecnica com o calcanhar em baixo...

Este ensinamento do dennis, tambem ja conhecia certas coisas, e o mais engraçado, é que eu pratico sempre com Musica nas COLUNAs e nao nos PHONES, exactamente pra termos a ideia e ficarmos familarizados com um ambiente Banda. Torna-se muito mais interessante, e fica-se muito mais aberto do que toca ao respeito á musica.. Dinamicas etc... fica-se com melhor precepção do que fazemos...

Outra coisa que é excelente, é torcarmos por cima de muswicas que NAO CONHECEMOS, e isto porke? Porque vai obrigar-te a escutar a musica com mais atenção, para saber pra onde é que ela vai no compasso seguinte seguinte seguinte... Tal como se fosse uma JAM, ou seja ajuda-te a interpretar a musica... clarificar pra onde a musica está a ir, a ser tocada... é um EXCELENTE exercicio...

O nosso Amigo Pipó pode comprovar isso heheh, eu só treino assim .... COlunas viradas pra mim, mesmo com os tampoes nos ouvidos, só pra reduzir os decibeis... mas a sensação de star a tocar com uma banda é a MESMA!!! façam o memso se tiverem oportunidade pra tal... pois nem todos tem capacidade financeira pra ter um P.A. montado. eu sei... mas aqueles que puderem.. experimentem... vao ver que é excleente...

A Cena das paginas amarelas lolol, é do ***.. nunca tinha experimentado... e realmente faz todo o sentido
irei concerteza experimentar...

abraços
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 12 de Junho de 2009   #17
VitorLOpes
 
Membro desde: 9-Jun-2009
Local: Vizela (perto de Guimarães)
Mensagens: 49
VitorLOpes está no bom caminho
Re: Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Nao estou a conseguir aceder aos link's

Aguardo ajuda
VitorLOpes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Junho de 2009   #18
VitorLOpes
 
Membro desde: 9-Jun-2009
Local: Vizela (perto de Guimarães)
Mensagens: 49
VitorLOpes está no bom caminho
Re: Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Alguem me pode enviar os rudimentos do Dennis? Nao os consigo ver nos links do post
VitorLOpes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Abril de 2010   #19
jorgenunores
 
Membro desde: 7-Jul-2009
Local: Caldas da Rainha
Mensagens: 28
jorgenunores está no bom caminho
Re: Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Obrigado Minizephyr por este tópico

Para além de ser muito bom já aprendi muito com ele

Abraços
jorgenunores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Abril de 2010   #20
renato_m
 
Membro desde: 19-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

So uma pergunta...Onde estão os rudimentos??

Abraço
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Setembro de 2010   #21
rui andre
 
Membro desde: 17-Ago-2010
Local: Bajouca, Leiria
Mensagens: 262
rui andre será famoso em breve
Re: Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Citação:
Mensagem Original de renato_m Ver Mensagem
So uma pergunta...Onde estão os rudimentos??

Abraço
sim, dava jeito eles aparecerem
rui andre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 25 de Setembro de 2010   #22
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido)

Citação:
Mensagem Original de rui andre Ver Mensagem
sim, dava jeito eles aparecerem
Ha varios rudimentos que podes usar, usa tudo o que te vier a cabeça de single stroke a paradiddle, 5 stroke, o que quiseres, é um bom treino
__________________
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53



São agora 22:28. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2017, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2017, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it