Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas

Resposta

Opções Modos de Visualização
Antigo Sáb, 23 de Janeiro de 2010
LMR60 LMR60 não está cá agora...
Membro Bronze

Ultima Visita: Há 30 minutos atrás 13:13
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Gondomar - Porto/Barcelos
LMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixe
Debate: O som das baterias grandes e das pequenas. Os bombos pequenos serão versáteis?

Olá pessoal
Há aqui companheiros, que colocam questões sobre tamanhos de material. (salvo seja).

Quero lembrar que exixste uma medida padronizada, a qual "dá para tocar tudo". Não fui eu que inventei. Já tinha sido inventado. E há muitos anos.

Tarola 14x5.5
Bombo 22x16 ou 18
Timbaloes 12 - 13 - 16

Com este set, podemos "tocar tudo". Desde Jazz ao Clássico.
Com medidas mais pequenas, já não será assim. Pode-se tocar, mas nuns estilos a bateria vai soar mal. Vai mesmo destoar.

Em afinação, e falo de afinação de ouvido, as baterias devem ser afinadas do mais grave ao mais agudo, porque se for ao contrário, e começarmos por afinar o timbalão 8 muito grave, corremos o risco de não ter graves no timbalão 18.Estou a falar de um set com 8 timbalões só para demonstrar o exagero.
De acordo?

Se tivermos um set de:
Tarola 15x7.5
Bombo de 26x20
Timbalões - 14 - 15 - 16 - 18
è certo que são medidas enormes, mas se apertarmos a afinação, conseguimos agudos. Certo?

Mas com um set de:
Tarola 13x5.5
Timbaloes 8 - 10 - 14
Bombo - 18x 18
onde vamos buscar os graves?
À mesa de mistura?

As medidas grandes, isto para quem já tocou ou toca com elas, não querem dizer que soam a grande e que tocam mais alto do que as pequenas e curtas de profundeza, bem pelo contrário. Se forem de profundidade, ainda controlam melhor os harmónicos. Porém, não há bela sem senão. O espaço.

Aí, quem a transportar, tem de ser numa Tansit de 3 lugares. Hehehe.

Abraço
JohnyVJ JohnyVJ não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Qui, 15 de Julho de 2010 22:56
Membro desde: 11-Jan-2010
Local: Coimbra
JohnyVJ está no bom caminho
Re: Baterias grandes/pequenas

Ta fixe. Por acaso hoje tive a falar desses tamanhos!

JvJ
Citar esta Mensagem
JP_ JP_ não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 3 Dias atrás 13:16
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz

As medidas mais versáteis, na minha opinião são:

Bombo 20" x 18"
Tarola 14" x 5,5"
Tom 10" x 9"
Tom 12" x 10"
Tom 14" x 16"

As profundidas são discutiveis, mas quanto aos diametros, não creio que haja medidas mais versateis.

Citar esta Mensagem
Antigo Dom, 24 de Janeiro de 2010
HugoB HugoB não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 58 minutos atrás 12:44
Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
HugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à voltaHugoB tem uma aura espectacular à volta

Boas,

Na minha opnião, as medidas mais versateis, são as que eu possou, menos o tom de chão visto querer algo mais grave e profundidade:

BOMBO: 20"x18"
TOM: 10"x8"
TOM: 12"x9"
TOM: 14"x14" (o meu é 14"x11/12")
TAROLA: 14"x5"

Para mim cada vez mais, esta fora de questão, ter um Kit, onde, os Tom são de 12" - 13" - 16".

1 abraço
nunobaiao nunobaiao não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Dom, 20 de Junho de 2010 01:13
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sardoal / Abrantes
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe

Depende do som que cada um quer ter, seja em que estilo for.
Para mim 8" e 10" são imprescindiveis. Já 16" ou 18" eu dispenso na boa.

Nos dias de hoje, com a evolução das técnicas de construção e materiais, mesmo os elementos mais pequenos já conseguem produzir frequeências bem graves.
É uma questão de usar as peles adequadas e uma boa afinação.
Citar esta Mensagem
xines xines não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 3 Horas atrás 10:05
Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Évora
xines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixexines é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem

Nos dias de hoje, com a evolução das técnicas de construção e materiais, mesmo os elementos mais pequenos já conseguem produzir frequeências bem graves.
Assino por baixo
Citar esta Mensagem
Lu Batera Lu Batera não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 3 Horas atrás 10:08
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Lu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em bruto

Sou completamente avesso a regras absolutas e por isso discordo de tudo o que foi dito sobre "medidas universais" e a impossibilidade de ter graves numa bateria com bombo inferior a 20 polegadas. LMR60, por favor, essa visão das coisas é demasiado... limitada.

Tenho uma HipGig com bombo de 16" e andei a tocar rock; será que me vão prender?
Citar esta Mensagem
SilverDrummer SilverDrummer não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 13 Horas atrás 00:29
Membro desde: 8-Jan-2009
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto

Para mim as medidas mais versateis e mais do meu gosto sao:
bombo 20"
Timb 10" 12" 14"
tarola 14"

Timbaloes acima de 14" dispenso, porque já se conseguem graves que chegue com o de 14". o timbalão de 10" já nao dispensava.
Citar esta Mensagem
herba herba não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: 1 dia atrás 12:33
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Algarve
herba será famoso em breve

Boas,

eu tenho uma RF Drums micro series - medidas 8",10", 13" e 16" tarola 12", ou seja, mais pequeno só de brincar hehe

O pessoal baterista até goza cmg a dizer que eu ñ tenho timbalões e sim tarolas de varios tamanhos dado a pouca profundidade dos mesmos. Quanto a som o que mais peca ali é mesmo o bombo de 16" que, como podem imaginar, é fraquissimo... mas face ao tamanho e ligeireza basta um micro no bombo e aquilo KICKA à grande, por isso, fiquem lá com as medidas gigantes, que eu, com as peles certas e uma boa afinação aquilo caaga som

Abraço

Última edição de herba : Dom, 24 de Janeiro de 2010 às 14:22.
Citar esta Mensagem
Membro Bronze

LMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixeLMR60 é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem

Bombo 20" x 18"
Tarola 14" x 5,5"
Tom 10" x 9"
Tom 12" x 10"
Tom 14" x 16"

As profundidas são discutiveis, mas quanto aos diametros, não creio que haja medidas mais versateis.
Olá
Uma coisa são as nossas preferencias, outra coisa são as opiniôes avalizadas dos bateristas que admiramos, e estamos agora a questionar. hehehe.
Abraço JP

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Boas,

Na minha opnião, as medidas mais versateis, são as que eu possou, menos o tom de chão visto querer algo mais grave e profundidade:

BOMBO: 20"x18"
TOM: 10"x8"
TOM: 12"x9"
TOM: 14"x14" (o meu é 14"x11/12")
TAROLA: 14"x5"

Para mim cada vez mais, esta fora de questão, ter um Kit, onde, os Tom são de 12" - 13" - 16".

1 abraço
A mesma resposta que dei ao JP
Abraço

Citação:

Ola Nuno
No meu kit,( Signia ) tenho como deves de saber, timbaloes de 8 e 10. Já mudei de peles n vezes, nunca consegui por o 8 a soar como um 12, nem o 10 como um 13.
Se tu me puderes ensinar a ter uma boa afinação para ter um grave num 8 igual a um 12, ensina-me porque eu não conheço essa afinação, só sei afinar de 8 para 8.
A minha Signia é uma Maple Custom.
Abraço Nuno

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Sou completamente avesso a regras absolutas e por isso discordo de tudo o que foi dito sobre "medidas universais" e a impossibilidade de ter graves numa bateria com bombo inferior a 20 polegadas. LMR60, por favor, essa visão das coisas é demasiado... limitada.

Tenho uma HipGig com bombo de 16" e andei a tocar rock; será que me vão prender?
Olá LU
Se vais preso, tu lá sabes porquê!!!!!!!!
HEHEHE
A mesma resposta acima.
Se calhar sou limitado também. Eu e mais uns milhares.
Mas as marcas, têm modelos do tipo: Fusion, kit club, Jazz Club, Rock, etc etc e tal
e depois........................Standard Kit.
hehehehee
Abraço LU

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
Para mim as medidas mais versateis e mais do meu gosto sao:
bombo 20"
Timb 10" 12" 14"
tarola 14"

Timbaloes acima de 14" dispenso, porque já se conseguem graves que chegue com o de 14". o timbalão de 10" já nao dispensava.
Boas
Já disse tudo acima
Abraço Silver
Jorge Cardoso Jorge Cardoso não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 4 Dias atrás 21:46
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe

Citação:

Bombo 20" x 18"
Tarola 14" x 5,5"
Tom 10" x 9"
Tom 12" x 10"
Tom 14" x 16"

Subscrevo, com todo o respeito por outras opiniões. Eu próprio uso essas medidas e toco Rock/Metal e a bateria nunca perdeu "potência", sem que que para isso usasse medidas maiores.
Citar esta Mensagem
Membro Registado

nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
...na minha Signia...
A signia é uma bela bateria, mas há anos que não se fabrica. Já muita coisa evoluiu.
Como eu escrevi mais acima: " Nos dias de hoje..."

É óbvio que não se faz soar o 8" como um 12"... mas por exemplo um 10 parecer um 12, sim. Lá que consegues dar graves, lá isso dá.

Depois com um bom microfone, bem colocado e bem equalizado o som final resulta na perfeição.
Tenho gravações em que o 13" (que eu nunca usei sem ser pra substituir o floor) parece um 15 ou 16. E a minha Premier é bem velhinha...
Nada de abafadores e a pele de resposta afinada de forma a dar um bom grave e sustain. A pele de resposta é importantissima pra ter um bom som (seja em timbalão, bombo ou tarola).

Simplesmente, na minha opinião, não há um padrão ideal. Depende do som que cada um quer ter. Importante é o que se toca.

Já agora, só para terminar, essas medidas que referiste no inicio do tópico são tão versáteis e "ideais" que actualmente é a opção menos vendida em todo o mundo!!!

Última edição de nunobaiao : Dom, 24 de Janeiro de 2010 às 20:06.
Citar esta Mensagem
JohnyVJ JohnyVJ não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Qui, 15 de Julho de 2010 22:56
Membro desde: 11-Jan-2010
JohnyVJ está no bom caminho

Citação:

Bombo 20" x 18"
Tarola 14" x 5,5"
Tom 10" x 9"
Tom 12" x 10"
Tom 14" x 16"

Concordo! Acho que dá tanto para estilos mais soft como jazz mas também para algo mais "pesado"!

JvJ
Citar esta Mensagem
Membro Registado

Citação:

Bombo 20" x 18"
Tarola 14" x 5,5"
Tom 10" x 9"
Tom 12" x 10"
Tom 14" x 16"

Oi JP.
Olha, não terás feito alguma troca na ultima medida de timbalão??

Será que querias dizer 14x14 (floor tom) , 14x12 (suspenso) ??
ou
16x14 (inverso ao que escreveste) ??
uma vez que nas outras referiste Diametro X Profundidade
Citar esta Mensagem
Membro Bronze

Citação:
A signia é uma bela bateria, mas há anos que não se fabrica. Já muita coisa evoluiu.
Como eu escrevi mais acima: " Nos dias de hoje..."

É óbvio que não se faz soar o 8" como um 12"... mas por exemplo um 10 parecer um 12, sim. Lá que consegues dar graves, lá isso dá.

Depois com um bom microfone, bem colocado e bem equalizado o som final resulta na perfeição.
Tenho gravações em que o 13" (que eu nunca usei sem ser pra substituir o floor) parece um 15 ou 16. E a minha Premier é bem velhinha...
Nada de abafadores e a pele de resposta afinada de forma a dar um bom grave e sustain. A pele de resposta é importantissima pra ter um bom som (seja em timbalão, bombo ou tarola).

Simplesmente, na minha opinião, não há um padrão ideal. Depende do som que cada um quer ter. Importante é o que se toca.

Já agora, só para terminar, essas medidas que referiste no inicio do tópico são tão versáteis e "ideais" que actualmente é a opção menos vendida em todo o mundo!!!
Boas Nuno
Pode ser a menos vendida por uma questão de estilo musical. Mas sabes bem que é a standard. A variedade de estilos hoje é muito mais diversificada do que há 20 anos atrás.
No caso de microfone, e falo acusticamente, não é com amplificação que falo da questão dos graves. Quanto á Signia, o que mudou assim de tão substancial?
Palavra que não sei!! Juro que não.
Abraço Nuno
Tomcat Tomcat está por cá neste momento!
Membro Registado

Ultima Visita: Há 9 minutos atrás 13:34
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Tomcat é uma jóia em brutoTomcat é uma jóia em brutoTomcat é uma jóia em brutoTomcat é uma jóia em brutoTomcat é uma jóia em bruto

Vá pessoal, não se chateiem, é optimo quando as opiniões não convergem, porque é a discutir que se aprende mais....mas não partam da discussão "saudável" para a discussão "desnecessária", ok?

Quanto à minha opinião, mudei-me de um set de timbalões <10,12,13,16,18> para um set <10,12,14> e sinceramente, (na minha opinião!) não sinto que o set tenha perdido versatilidade, antes pelo contrário, sinto que tenho um set que adapta perfeitamente aos diferentes estilos que toco. Ou seja, percebo o teu ponto de vista, de certa forma tem alguma lógica, mas não concordo na totalidade com o que disseste.

Finalmente, e desculpem fugir ao assunto do tópico, julgo que não era necessário dar reputação negativa ao LMR60, vá lá pessoal, acho que as opiniões das pessoas ainda não são "castigáveis"!
.........Ele lá foi um pouco irónico, mas pode ser a maneira de ser dele, e lá porque a opinião dele não é igual às outras todas, bora dar-lhe reputação negativa! (tou a ser irónico tambem! ) - vá tenham calma não é assim.

Abraço!
Membro Registado

Citação:
Boas Nuno
Pode ser a menos vendida por uma questão de estilo musical. Mas sabes bem que é a standard. A variedade de estilos hoje é muito mais diversificada do que há 20 anos atrás.
No caso de microfone, e falo acusticamente, não é com amplificação que falo da questão dos graves. Quanto á Signia, o que mudou assim de tão substancial?
Palavra que não sei!! Juro que não.
Abraço Nuno
Não me leves a mal, mas não vou prolongar esta discussão de opiniões, pois é óbvio que cada um tem a sua. Ao criares estes tópicos já sabes que estarás sujeito às opiniões pessoais de cada membro.

Só é pena que tenhas acabado de te contradizer.
Criaste um tópico sobre medidas standart e que servem bem para todo o estilo musical (... Com este set, podemos "tocar tudo" ...), e acabaste de respoender à minha opinião escrevendo que é a opção menos vendida por uma questão de estilo musical.

Quanto à Signia (e não só), mudou mesmo muita coisa. A começar pelo Hardware, técnicas de construção, tipos de cascos, escolha e colocação das camadas de madeira, sistemas de suspenção, etc...
No caso da signia, tem cascos finos com reenforço. Logo, menos madeira. Caso não saibas, aumenta o sustain, mas reduz as frequencias graves. Sem reenforço a nota é mais grave.

Hoje em dia, colocando as camadas de madeira em determinadas posições com várias combinações, consegue-se baixar a nota reproduzida por um timbalão.
Logo, um timbalão de 8" pode dar a nota de um de 10" com construção "normal" de há uns anos atrás.
E até mesmo um casco de 14" pode reproduzir a nota habitual de um bombo...

" title="YouTube- NEIL PEART Talks DW Drum Wood Construction in HD Part 1 of 2" target="_blank">YouTube- NEIL PEART Talks DW Drum Wood Construction in HD Part 1 of 2

Ah, para que não hajam dúvidas, quanto a notas de reputação negativa, nunca dei nenhuma desde que estou registado no forum (há quase 11 anos), e não seria agora que ia dar, muito menos a alguém que cria um tópico.

Última edição de nunobaiao : Dom, 24 de Janeiro de 2010 às 21:49.
Citar esta Mensagem
Membro Bronze

Citação:
Não me leves a mal, mas não vou prolongar esta discussão de opiniões, pois é óbvio que cada um tem a sua. Ao criares estes tópicos já sabes que estarás sujeito às opiniões pessoais de cada membro.

Só é pena que tenhas acabado de te contradizer.
Criaste um tópico sobre medidas standart e que servem bem para todo o estilo musical (... Com este set, podemos "tocar tudo" ...), e acabaste de respoender à minha opinião escrevendo que é a opção menos vendida por uma questão de estilo musical.

Quanto à Signia (e não só), mudou mesmo muita coisa. A começar pelo Hardware, técnicas de construção, tipos de cascos, escolha e colocação das camadas de madeira, sistemas de suspenção, etc...
No caso da signia, tem cascos finos com reenforço. Logo, menos madeira. Caso não saibas, aumenta o sustain, mas reduz as frequencias graves. Sem reenforço a nota é mais grave.

Hoje em dia, colocando as camadas de madeira em determinadas posições com várias combinações, consegue-se baixar a nota reproduzida por um timbalão.
Logo, um timbalão de 8" pode dar a nota de um de 10" com construção "normal" de há uns anos atrás.
E até mesmo um casco de 14" pode reproduzir a nota habitual de um bombo...

YouTube- NEIL PEART Talks DW Drum Wood Construction in HD Part 1 of 2

Ah, para que não hajam dúvidas, quanto a notas de reputação negativa, nunca dei nenhuma desde que estou registado no forum (há quase 11 anos), e não seria agora que ia dar, muito menos a alguém que cria um tópico.
Olá pessoal e Nuno
Nunca entraria em discussão com o Nuno pela simples razão de que o admiro tanto pelos tòpicos, como pelas soluções que ele angaria para o Forum. Mais. Eu gosto do confronto de ideias, de opiniões, e por vezes até sinto que o meu tempo está a passar. Mas só os burros ( como eu ) é que não mudam. O Nuno sabe muito bem que at´r por vezes "discutimos" ideias por PM.
Verdade Nuno?
Por isso não há motivo para "alarme" hehehe.
E Nuno, sei muito bem que não foste tu que deu rep neg.
E quanto a ironias, vou repetir-me, não posso, nem quero dar-me a esse luxo, porque o meu estado de alma anda muito por baixo. Perdi bastante no incêndio. Mas antes isso que perder a saúde ou até outra coisa.
Já agora convenceste-me com o video, desconhecia completemente.

PS: Tocar tudo estava com aspas
Abraço e fiquem bem.

Última edição de LMR60 : Dom, 24 de Janeiro de 2010 às 22:49.
Citar esta Mensagem
Antigo Seg, 25 de Janeiro de 2010
alex10 alex10 não está cá agora...
Moderador

Ultima Visita: Qua, 19 de Maio de 2010 05:13
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
alex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luzalex10 é um glorioso foco de luz

É tudo uma questão de opinião/preferência pessoal e ponto final, não existe um padrão a seguir neste assunto...para mais a questão de "medidas standard" a meu ver nem são definidas por bateristas, mas sim pelas empresas de bateria e sempre com a componente financeira em mente e não procurar supostamente o melhor para os bateristas.
Actualmente o standard do mercado é:
22x18-20x20 (recentemente esta a ser implementado no mercado os 22x20)
10x8
12x9
16x14-16x16
Alem de eu ver este espaçamento dos toms de 12 para 16 como um objectivo comercial...nem sempre as medidas standard no mercado foram estas e certamente mudará no futuro...como é por exemplo o caso da DW (apoiada pela REMO ou vice versa) que aos poucos tem tentado implementar medidas ímpares no mercado como toms de 15 e bombos de 23..as marcas têm a mania de proclamar de forma brilhante esta supostas inovações quando de facto é apenas mais uma jogada de bastidores.
Eu por exemplo acho desnecessário medidas ímpares como 13 e 15 num kit de bateria e num kit com medidas pequenas apostava sempre num bombo de 20x14 em detrimento do standard actual (bombos de 16 ou 18)...isto não quer dizer que a minha ideia é que esta correcta mas que simplesmente é a minha opinião pessoal.
Citar esta Mensagem
Lu Batera Lu Batera não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 3 Horas atrás 10:08
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Lu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em brutoLu Batera é uma jóia em bruto

Continuo a afirmar: podem sacar-se graves dum bombo de 16".
E se há milhares de bateristas com uma visão limitada sobre isto das dimensões, problema deles. Mas duvido que sejam assim tantos a dizer isto que disseste:

Citação:
Mas com um set de:
Tarola 13x5.5
Timbaloes 8 - 10 - 14
Bombo - 18x 18
onde vamos buscar os graves?
À mesa de mistura?
Citar esta Mensagem
Miguel Martinho Miguel Martinho não está cá agora...
Administrador

Ultima Visita: Há 42 minutos atrás 13:00
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Eu sou daqueles que sou contra a opinião pré-formatada que cada peça tem um fim específico final.
No entanto, há limites.

Pegando aqui no exemplo do Lu (só para demonstrar o que quero dizer):
- Um bombo de 16" ou 18" tem graves. Claro que tem. Se um tom de 16" já o tem, obviamente que um bombo de 16" também tem. Agora, serão esses graves suficientes para tocar metal ou um género de rock com necessidades de graves no bombo?! A minha resposta é: Não!
Obviamente que não. É impossível colocar um bombo de 16" a soar a 22". É fisicamente impossível. Ou vocês conseguem imaginar o Dave Lombardo a tocar com bombos de 16" e eles soarem no peito de quem está a ver?!
Da mesma forma que é impossível ter um bombo de 22" e pô-lo a soar a um bombo seco e compacto de 16".

Tudo bem que cada peça dá mais que aquilo que diz no catálogo, mas há limites e não vale a pena dizerem que um bombo de 18" serve para tocar metal, porque não serve. O máximo desenrasca, mas não serve. Falta pujança.
Antigo Ter, 26 de Janeiro de 2010
Membro Registado

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu sou daqueles que sou contra a opinião pré-formatada que cada peça tem um fim específico final.
No entanto, há limites.

Pegando aqui no exemplo do Lu (só para demonstrar o que quero dizer):
- Um bombo de 16" ou 18" tem graves. Claro que tem. Se um tom de 16" já o tem, obviamente que um bombo de 16" também tem. Agora, serão esses graves suficientes para tocar metal ou um género de rock com necessidades de graves no bombo?! A minha resposta é: Não!
Obviamente que não. É impossível colocar um bombo de 16" a soar a 22". É fisicamente impossível. Ou vocês conseguem imaginar o Dave Lombardo a tocar com bombos de 16" e eles soarem no peito de quem está a ver?!
Da mesma forma que é impossível ter um bombo de 22" e pô-lo a soar a um bombo seco e compacto de 16".

Tudo bem que cada peça dá mais que aquilo que diz no catálogo, mas há limites e não vale a pena dizerem que um bombo de 18" serve para tocar metal, porque não serve. O máximo desenrasca, mas não serve. Falta pujança.

Boas Bateristas,

este forum é mesmo um espectaculo.... é giro ouvir tanta opinião!
Pra já Miguel, acho que a questão não é apenas de som, porque o meu Bombo de 16" com um micro dentro soa como tu quiseres, Praticamente! A diferença que o Dave Lombardo ia sentir de um 16" para um de 22" ou 24" é a resposta do bombo no kick, ou seja, no 16" ñ tens o ressalto que tens num de 22", pois fica mais seco e tens de te habituar para conseguir certos promenores a tempo certo e sem hesitações! Sem querer no 16" bates rapido demais e podes ter o erro de falhar as marcações do Baixo o que torna um bombo de 16" menos controlavel. Mas como disse atrás, é tudo uma questão de hábito!

Resumindo, hoje em dia temos acesso a micros e som especifico que ao vivo sacamos um som de luxo das nossas baterias acústicas.... até que ponto é que vale apenas andarmos com um bombo de 22" às costas?? Pois se eu tiver quem o carregue por mim tocava com bombos de 24" hahaha

Abraço a todos
Administrador

Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Epá, sinceramente, mesmo micando um bombo de 16" não soa a 22" (a nível de som acústico, obviamente que passando por processadores e afins, podem soar, mas aí até podes tocar num balde que é o mesmo).
Se assim fosse, porque é que há malta que tem diversas configurações? (e não estou a falar de bateristas das marcas que têm muitas que só servem para mostrar).

Não tem a ver com ressaltos, ou o que quiseres chamar. Tem a ver com as características acústicas que são muito diferentes entre um bombo de 16" e um bombo de 22".

Temos aqui no forum construtores de material de percussão. Eles melhor que ninguém conseguirão explicar as diferenças acústicas entre peças de diferentes tamanhos.

Edit:
Daqui a nada estão a dizer que uma tarola com 5" de profundidade pode soar ao mesmo que uma de 8".

Última edição de Miguel Martinho : Ter, 26 de Janeiro de 2010 às 14:36.
Citar esta Mensagem
enes enes não está cá agora...
Membro Bronze

Ultima Visita: Há 5 Dias atrás 17:44
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

o LMR experimentou o meu bombo de 16 "
ele que diga das minhas invençoes.
Membro Registado

Citação:
Epá, sinceramente, mesmo micando um bombo de 16" não soa a 22" (a nível de som acústico, obviamente que passando por processadores e afins, podem soar, mas aí até podes tocar num balde que é o mesmo).
Se assim fosse, porque é que há malta que tem diversas configurações? (e não estou a falar de bateristas das marcas que têm muitas que só servem para mostrar).

Não tem a ver com ressaltos, ou o que quiseres chamar. Tem a ver com as características acústicas que são muito diferentes entre um bombo de 16" e um bombo de 22".

Temos aqui no forum construtores de material de percussão. Eles melhor que ninguém conseguirão explicar as diferenças acústicas entre peças de diferentes tamanhos.

Edit:
Daqui a nada estão a dizer que uma tarola com 5" de profundidade pode soar ao mesmo que uma de 8".
Miguel ñ estou a falar apenas do som e sim do ressalto do pedal e da diferença que há em kickar num 16" e num 22" em termos de perfomance. O som como é óbvio é bem diferente e falta-lhe mto corpo... sem comparações! Mas devido ao tamanho da pele em si o kick do pedal de bombo seja duplo ou ñ tb é diferente e requer hábito para que saia perfeito!!
Administrador

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
o LMR experimentou o meu bombo de 16 "
ele que diga das minhas invençoes.
Atenção que não estou a dizer que um bombo de 16" não tem pujança! Uma coisa não implica a outra.
Estou a falar de características acústicas (pich, timbre, low-end, graves, etc.)

Agora, concordo perfeitamente com a ideia que para tocar em bares, um bombo pequeno faz o seu trabalho e serve para tocar tudo.

Herba:
Eu percebo essa questão do ressalto, mas não creio essa característica seja importante na escolha do tamanho de um bombo.
JP_ JP_ não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 3 Dias atrás 13:16
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz

Citação:
Oi JP.
Olha, não terás feito alguma troca na ultima medida de timbalão??

Será que querias dizer 14x14 (floor tom) , 14x12 (suspenso) ??
ou
16x14 (inverso ao que escreveste) ??
uma vez que nas outras referiste Diametro X Profundidade
Enganei-me foi em todas as profundidades dos toms. Queria dizer era:

10" x 8"
12" x 9"
14" x 14"

Nos dois primeiros meti uma polegada a mais no primeiro post, no outro secalhar pensei mal.

Citar esta Mensagem
Membro Registado

Citação:
.......

Herba:
Eu percebo essa questão do ressalto, mas não creio essa característica seja importante na escolha do tamanho de um bombo.

Muito pelo contrario... eu tenho um bombo de 16" e prefiro o ressalto de um e 22"

O bombo de 16" e todas as medidas pequenas de timbalos tipo tarolitas hehe dão é jeito pra transportar!
Administrador

Citação:
Mensagem Original de herba Ver Mensagem
Muito pelo contrario... eu tenho um bombo de 16" e prefiro o ressalto de um e 22"

O bombo de 16" e todas as medidas pequenas de timbalos tipo tarolitas hehe dão é jeito pra transportar!
Claro que dão mais jeito para transportar, mas acho que não é essa questão que está jogo nesta conversa.
SilverDrummer SilverDrummer não está cá agora...
Membro Registado

Ultima Visita: Há 13 Horas atrás 00:29
Membro desde: 8-Jan-2009
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto

eu partilho da opiniao do miguel, um bombo de 16" não tem os graves que um de 22".

16" nunca poderá atingir o som que um de 22" pode ter. é diferente.
Citar esta Mensagem
Membro Bronze

enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz

nesse caso concordo...
entao... se formos por aí ... preferia um d´aqueles dos escuteiros ! LOL
eu acho que tudo isto é uma questao pessoal.
tipo o meu de 20 tem mais graves que o teu de 22.
talvez...
Membro Bronze

Olá pessoal
Sem querer ser "marrão", continuo a achar o que postei, embora dê o braço atorcer ao video que o Baião postou. Mesmo no caso do timbalão 16" da DW no video tendo um gravão, acho que prefiro carregar com o meu 22"x18". No entanto reconheço que se evoluiu bastante. Mas ... só experimentando.
Abraço
Administrador

O meu de 22" não porque o meu também é de 20"

No entanto, no tempo que tinha um de 22", por acaso ele tinha bastantes graves e um low end bem interessante mesmo para um bombo em mogno filipino (o conjunto de peles Aquarian SK2 com a Regulator fazia milagres).
Membro Bronze

Citação:
O meu de 22" não porque o meu também é de 20"

No entanto, no tempo que tinha um de 22", por acaso ele tinha bastantes graves e um low end bem interessante mesmo para um bombo em mogno filipino (o conjunto de peles Aquarian SK2 com a Regulator fazia milagres).
Era Yamaha Power V?
Special?
Ou premier?
Membro Bronze

Citação:
Olá pessoal
Sem querer ser "marrão", continuo a achar o que postei, embora dê o braço atorcer ao video que o Baião postou. Mesmo no caso do timbalão 16" da DW no video tendo um gravão, acho que prefiro carregar com o meu 22"x18". No entanto reconheço que se evoluiu bastante. Mas ... só experimentando.
Abraço
ora aí tens !
toda a razao !
Resposta

Opções
Modos de Visualização

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 34 Há 3 semanas atrás 14:08
As madeiras utilizadas no fabrico das baterias de topo: Maple, Birch ou Mogno? jha Baterias Acústicas 34 Dom, 4 de Abril de 2010 01:59
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Workshop, Clínica e Masterclasse virtual 19 Sex, 2 de Abril de 2010 18:01
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 9 Ter, 19 de Janeiro de 2010 21:43
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Workshop, Clínica e Masterclasse virtual 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46

São agora 13:43. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2010, Fórum BateristasPT.com