BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Pratos (Cymbals) (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=3)
-   -   O que têm os pratos Zildjian? Quem tem desta marca: porque a escolheram? (eu não gostei!) (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=8303)

Nevermore Seg, 30 de Junho de 2008 18:14

Re: O que têm os pratos Zildjian? Quem tem desta marca: porque a escolheram? (eu não goste

Citação:

Mensagem Original de Grolubao (Mensagem 69085)
Por amor de Deus, n tem nada a ver... sim o conhecimento passou, mas ambas as empresas adoptaram modelos de negócio totalmente diferentes. A sabian investiu em inovação, e em trazer sons recentes, ao passo que a zildjian deixou-se ficar pelo q sabia, o belo som dos K's.

Suponho que sejas fã da Sabian... :)

Artur Jorge Seg, 30 de Junho de 2008 18:18

Re: O que têm os pratos Zildjian? Quem tem desta marca: porque a escolheram? (eu não goste

Citação:

Por amor de Deus, n tem nada a ver... sim o conhecimento passou, mas ambas as empresas adoptaram modelos de negócio totalmente diferentes. A sabian investiu em inovação, e em trazer sons recentes, ao passo que a zildjian deixou-se ficar pelo q sabia, o belo som dos K's.

Ai é?
... e a linha "Oriental" é o quê?... ;) Um retrocesso da Zildjian?

David Calhau Seg, 30 de Junho de 2008 18:20

Va la! Nao discutam!xD

Eu nao quis dizer que por eles se terem separado que fazem pratos iguais, porque para mim Sabian é superior a Zildjian, tem outro som! Se fossem iguais era me indiferente! Mas o que ouco aqui dizer é que sao equivalentes tipo Avedis e Sabian HH! Mas prefiro Sabian!:icon_razz:

andrep Seg, 30 de Junho de 2008 18:22

Ó Enes...o que foste fazer...que grande confusão...xD:icon_cry:

Madeira Seg, 30 de Junho de 2008 18:35

Citação:

Por amor de Deus, n tem nada a ver...

desculpa discordar, mas nos casos dessas duas séries de base em cada marca, tem MUITO A VER!!!

Citação:

sim o conhecimento passou, mas ambas as empresas adoptaram modelos de negócio totalmente diferentes.

A Sabian adoptou modelos de negócios inovadores que a Zildjian levou depois algum tempo a adoptar também, mas hoje em dia, são muito idênticos! (fala-se de modelos de negócios, não de modelos de produção/fabrico!)

Citação:

A sabian investiu em inovação, e em trazer sons recentes, ao passo que a zildjian deixou-se ficar pelo q sabia, o belo som dos K's.

Sim, apenas muito recentemente é que a Zildjian tem vindo a colocar inovações realmente 'novas' no mercado...

Mas Grolubao, os pratos com nomes iguais nas séries Zildjian A e Sabian AA, bem como nas séries Zildjian K e Sabian HH são iguais! (processos iguais, fabrico igual, matéria igual, grossuras iguais, sons iguais, etc...!) São os MESMOS pratos!

(e falo apenas dessas DUAS séries de BASE! - não falo dos pratos A Custom e AAX nem dos pratos K Custom e HHX e/ou outras séries!)

Citação:

Mensagem Original de David Calhau (Mensagem 69089)
Va la! Nao discutam!xD

Exacto! É melhor largar a discussão e continuar o debate! ;)

Citação:

Mas o que ouco aqui dizer é que sao equivalentes tipo Avedis e Sabian HH!

Tchiii... Que grande confusão...!!! Quem é que disse que a série 'A' (Avedis) da Zildjian era equivalente à série HH da Sabian...?!? Ai rapaz, o que foste escrever... Toma cuidado, pois é por causa destas 'pequenas' gralhas que começam as grandes discussões!!!

Citação:

Mas prefiro Sabian!:icon_razz:

Ok, mas aqui neste assunto não se debatem preferências...!

Artur Jorge Seg, 30 de Junho de 2008 18:43

Vamos lá ver isto do lado da lógica e do bom senso, sem estórias da carochinha... ok?... hehehe;)

Desde 1981 que a linha única da Zildjian se dividiu em duas.
Porquê?

Porque segundo as regras de hereditariedade ancestral da família Zildjian, o único herdeiro da "fórmula metalúrgica alquimista" da Zildjian deverá ser sempre o filho primogénito. Avedis Zildjian III não era filho único, logo os irmãos que ele tinha no século XIX e respectiva descendecia foram liminarmente excluidos da ligação com a fábrica Zildjian.

Armand e Robert foram ambos educados nos Estados Unidos quando Avedis Zildjian III para lá emigrou e misturaram a tradição artesanal otomana com o conceito empresarial do mundo ocidental, em particular o aspecto capitalista norte-americano do mesmo.

Perante o cenário de Armand Zildjian ser o único herdeiro de uma empresa cotada em bolsa e com conselho de accionistas activo, deixando Robert e os seus três filhos na mesma situação vivida pelos tios-avós, Robert Zildjian tentou mudar as "regras da tradição de família", solicitação negada por Armand e pela sua filha... $$$$

Depois de uma batalha jurídica, Armand e a filha levaram vantagem e a tradição de transferência de "ownership", no que à empresa Zildjian diz respeito, perpectuou-se. Perante isto, tendo o "know-how" de décadas ao lado do irmão mais velho e conheçendo todos os detalhes da linha Zildjian, Robert emigrou para o Canadá (país onde o regime jurídico o abriga de processos judiciais originados na Zildjian) e fundou lá a Sabian, com base na contracção do nome dos seus 3 filhos, como foi já dito, e bem, atrás.

Desde a fundação da Sabian que estas duas marcas/empresas/companhias (Zildjian e Sabian) foram deixando de traçar linhas paralelas para irem gradualmente começando a traçar linhas divergentes, chegando aos nossos dias como duas marcas estabelecidas independentemente!

Tudo à volta disto não interessa de muito, cada prato é muito individual (dado o princípio 99,99% humano da manufactura) e deve sempre ser experimentado à priori, como também já foi dito, e bem, atrás, independentemente de referencia ou série.

A história diz-nos que existem coincidências de facto entre Sabian e Zildjian e que, por vezes, o acaso traz-nos um Sabian "xpto" mais parecido com um Zildjian "xpto" do que um Zildjian "xpto" aparentemente igual e vice-versa! Manjam?:icon_cool:

David Calhau Seg, 30 de Junho de 2008 18:45

Citação:

Mensagem Original de andrep (Mensagem 69090)
Ó Enes...o que foste fazer...que grande confusão...xD:icon_cry:

Desculpa mas o Enes nao tem culpa! xD;)

Citação:

Mensagem Original de Madeira (Mensagem 69094)

Tchiii... Que grande confusão...!!! Quem é que disse que a série 'A' (Avedis) da Zildjian era equivalente à série HH da Sabian...?!? Ai rapaz, o que foste escrever... Toma cuidado, pois é por causa destas 'pequenas' gralhas que começam as grandes discussões!!!

Uiii! Realmente! Troquei me todo...xD....Desculpa madeira e Obrigado pela correcçao!

Citação:

Mensagem Original de Madeira (Mensagem 69094)
Ok, mas aqui neste assunto não se debatem preferências...!

Sim clarO! Estava so a sonhar alto! (SOLAR nao conta como sabian:))!

Madeira Seg, 30 de Junho de 2008 20:33

Artur Jorge, até aos últimos quatro parágrafos, concordo contigo, só discordo a partir do ponto em que dizes que o Robert emigrou para ficar ao abrigo desse regíme jurídico:
Citação:

Mensagem Original de Artur Jorge (Mensagem 69097)
Depois de uma batalha jurídica, Armand e a filha levaram vantagem e a tradição de transferência de "ownership", no que à empresa Zildjian diz respeito, perpectuou-se. Perante isto, tendo o "know-how" de décadas ao lado do irmão mais velho e conheçendo todos os detalhes da linha Zildjian, Robert emigrou para o Canadá (país onde o regime jurídico o abriga de processos judiciais originados na Zildjian)

Não...! O que se passou foi que ele ficou com a fábrica da Zildjian montada em Meductic (Canadá) em 1968 que era precisamente onde se fabricavam os célebres K na altura! Ele ficou com essa fábrica no seguimento do acordo assinado com o seu irmão Armand para a separação das duas partes.

Citação:

Desde a fundação da Sabian que estas duas marcas/empresas/companhias (Zildjian e Sabian) foram deixando de traçar linhas paralelas para irem gradualmente começando a traçar linhas divergentes, chegando aos nossos dias como duas marcas estabelecidas independentemente!

Ok, concordo com isto, mas as séries-base (Zildjian A e Zildjian K) foram mantidas com as designações AA (Avedis Armand) e HH (Hand Hammered) para que se soubesse precisamente que pratos eram aqueles...!

Citação:

Tudo à volta disto não interessa de muito, cada prato é muito individual (dado o princípio 99,99% humano da manufactura) e deve sempre ser experimentado à priori, como também já foi dito, e bem, atrás, independentemente de referencia ou série.

Apenas as séries K na Zildjian e HHX na Sabian (estou a falar dos anos 80) eram marteladas à mão! As séries A (Zildjian) e AA (Sabian) eram (e ainda são) completamente produzidas por processos mecanizados.

Citação:

A história diz-nos que existem coincidências de facto entre Sabian e Zildjian e que, por vezes, o acaso traz-nos um Sabian "xpto" mais parecido com um Zildjian "xpto" do que um Zildjian "xpto" aparentemente igual e vice-versa! Manjam?:icon_cool:

Não, não é o acaso! Os pratos AA e HH da Sabian são respectivamente os A e os K da Zildjian! ;)

Ynex Seg, 14 de Julho de 2008 19:00

Bem, o meu set é composto unicamente com Zildjian, mas já tive outras marcas anteriormente.

Cada pessoa terá um gosto especifico no que toca ao som dos pratos, à parte das marcas, pelo menos eu penso assim, nao uso Zildjian so porque alguem que admiro usa, ou pk é o endorsement que tenho (muitos pensam isso), o que não é verdade.

Tive a sorte deste endorsement "português" da marca que realmente gosto, o que nao seria igual para mim se fosse Sabian ou Istambul ou outra, e por isso aceitei este "convite".

O que gosto na Zildjian (uso k Custom Dark maioritariamente) é o som quente, brilhante, com sustain e cheio. Isto porque para mim são estas as caracteristicas ideais que um prato deve ter no meu set.

Acho inconfundivel o timbre dos pratos zildjian sobretudo nas gamas K e sempre apreciei estes pratos.

É verdade que nao conheço tudo das outras marcas, mas dentro dos meus conhecimentos, estes pratos sempre me satisfizeram plenamente e são exactamente aquilo que procuro num prato :)

Cada um terá o seu gosto , e o mais importante nao é a marca , mas sim o som que procuramos ter.

João Almeida Seg, 14 de Julho de 2008 20:22

Citação:

Mensagem Original de Ynex (Mensagem 71394)
Bem, o meu set é composto unicamente com Zildjian, mas já tive outras marcas anteriormente.

Cada pessoa terá um gosto especifico no que toca ao som dos pratos, à parte das marcas, pelo menos eu penso assim, nao uso Zildjian so porque alguem que admiro usa, ou pk é o endorsement que tenho (muitos pensam isso), o que não é verdade.

Tive a sorte deste endorsement "português" da marca que realmente gosto, o que nao seria igual para mim se fosse Sabian ou Istambul ou outra, e por isso aceitei este "convite".

O que gosto na Zildjian (uso k Custom Dark maioritariamente) é o som quente, brilhante, com sustain e cheio. Isto porque para mim são estas as caracteristicas ideais que um prato deve ter no meu set.

Acho inconfundivel o timbre dos pratos zildjian sobretudo nas gamas K e sempre apreciei estes pratos.

É verdade que nao conheço tudo das outras marcas, mas dentro dos meus conhecimentos, estes pratos sempre me satisfizeram plenamente e são exactamente aquilo que procuro num prato :)

Cada um terá o seu gosto , e o mais importante nao é a marca , mas sim o som que procuramos ter.

Falou e disse...

Só posso concordar...já toquei em vários K, e neste momento tenho um china HHX...há realmente parecenças...

Pearl_addicted Ter, 15 de Julho de 2008 13:26

Eu comprei Zildjian porque estava dentro do "budget". Mas em breve espero trocar por pAiSTe.

Grolubao Ter, 15 de Julho de 2008 17:06

Citação:

Mensagem Original de Nevermore (Mensagem 69086)
Suponho que sejas fã da Sabian... :)

Só tenho Zildjian:

14" New Beat
8" K splash
10" K splash
16" K Dark Thin
18" K Custom Dark Crash
20" K Custom Dark Ride

Lá porque acho que a Zildjian não inova, não quer dizer que não goste do som deles, para mim é claramente superior, mas isso é para mim...

O que disse foi exactamente isso, a Sabian tentou separar-se da Zildjian apostando em sons mais arrojados, e a Zildjian deixou-se ficar pelo que sabia fazer, e que sabia fazer mto bem.

Pearl_addicted Ter, 15 de Julho de 2008 17:43

Agree.

MontiDrums Ter, 15 de Julho de 2008 17:45

Citação:

Mensagem Original de enes (Mensagem 68878)
ja tive uns zildjan dos anos 60 que era de uma banda qualquer e dei-o a un aluno que nao tinha pratos ( estava a começar, tinha acabado de comprar bateria )...
para responder ao madeira, o ambiente era bom , silencioso até demais para uma loja de musica como a music factory, as baquetas eram umas zildjan 7A em oak ( gostei imenso das baquetas mas nao troco pelas missom made in portugal ) e toquei nos pratos todos que estavam em exposiçao mas nao os misturei em nenhum kit de bombos ect...
o facto é ... experimentei todos os pratos mas sem bateria.
o que eu acho mal , é que nas lojas é mais ...
NAO TOCAR POR FAVOR
so falta realmente pôr o cartaz.:icon_cry:

AI ESTA O PORQUE DE EU TER DECIDIDO ABRIR A LOJA MONTIDRUMS
E JA HA VARIAS PESSOAS DO FORUM QUE SABEM QUE É ASSIM!!!:cheer2:

Artur Jorge Ter, 15 de Julho de 2008 22:30

Bem...

Não se trata de uma inovação propriamente dita, ou será que é?!;)

Cada um que interprete à sua maneira. :icon_smile:

Mas passem pelo site da Zildjian e verifiquem a NOVA linha de pratos Zildjian:

Os Zildjian Pitch Black.

São pensados para bateristas de rock e metal.
;)

http://www.zildjian.com/en-US/produc...eID=0&typeID=0

Ângelo Qua, 16 de Julho de 2008 00:07

Citação:

Mensagem Original de Artur Jorge (Mensagem 71594)
Bem...

Não se trata de uma inovação propriamente dita, ou será que é?!;)

Cada um que interprete à sua maneira. :icon_smile:

Mas passem pelo site da Zildjian e verifiquem a NOVA linha de pratos Zildjian:

Os Zildjian Pitch Black.

São pensados para bateristas de rock e metal.
;)

http://www.zildjian.com/en-US/produc...eID=0&typeID=0

isoo parece concorrencia aos APX da sabian nao?;)

São agora 05:30. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com