BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Videos e Músicas dos Membros (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=41)
-   -   Ternário mania (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=23195)

LEONEL RODRIGUES Seg, 13 de Dezembro de 2010 16:13

Ternário mania
 
xxxxxxxxxxxxx

danielpereira Seg, 13 de Dezembro de 2010 18:33

Re: Ternário mania
 
Ehehehe, Boa mania!!:)

Amaro Machado Seg, 13 de Dezembro de 2010 18:45

Re: Ternário mania
 
grande groove! e se me permites, só tenho uma correcção a fazer Leonel. isto o 6/8 é um compasso binário, e o 12/8 um quaternário, pk subdividem-se em 2 e 4 tempos respectivamente, a métrica é que é diferente, e sente-se à tercina. se fosse um ternário teria de ser um 9/8, sentido tambem à tercina.

Grande abraço! e mais uma vez, bom groove! vou tentar roubar-to eheh

Amaro Machado

andreareias Seg, 13 de Dezembro de 2010 18:53

Re: Ternário mania
 
fixe fixe! boa malha!! ;)

o amaro tem razão.

binario, ternario : 2, 3 tempos...
simples, composto : sub divisao em 2(seminima), sub divisao em 3(seminima com ponto)

abraço

enes Seg, 13 de Dezembro de 2010 19:40

Re: Ternário mania
 
ATÉ QUE ENFIM QUE FALAMOS DE BATERIA E NAO DE GADGETS !

aleeeeluiiiiaaaaa !!!

vianRicardo Seg, 13 de Dezembro de 2010 21:29

Re: Ternário mania
 
Ainda não percebo nada de binário nem ternário...mas tenho a dizer que o groove está muito fixe :D

desculpa o off-topic mas és de onde???

andreareias Seg, 13 de Dezembro de 2010 23:46

Re: Ternário mania
 
Leonel, tou a perceber o q queres dizer e claro q nao tem mal nenhum pensar assim, mas temos q chamar as coisas pelos nomes certos ! ;)
-------
12/8
4 seminimas com ponto, 4 tempos, compasso quaternario, composto, porque a unidade de tempo nao é a seminima, mas sim a seminima com ponto.

4/4
4 seminimas, 4 tempos, compasso quaternario, simples, porque a unidade de tempo é a seminima.

3/4
3 seminimas, 3 tempos, compasso ternario, simples, unidade de tempo é a seminima.

9/8
3 seminimas com ponto, 3 tempos, compasso ternario, composto, unidade de tempo é a seminima com ponto.
------

Amaro Machado Ter, 14 de Dezembro de 2010 00:00

Re: Ternário mania
 
Citação:

Mensagem Original de LMR60 (Mensagem 195377)
Boas Amaro
Não vejo isso dessa maneira.
4 grupos de 3 tempos fazem um ternário.
É sempre ternário.
Estás sempre no 3.
Se reparares tocas um ternario simples (valsa), só com a pulsação.
Certo?
Ora revê lá a coisa!!

É disto que eu gosto!!
Abraço e obrigado

Boas Leonel, o André já disse tudo. um compasso é ternário se dividido em 3 tempos sejam eles sentidos à seminima pontuada (equivalente à tecina) ou à seminima, ou etc... e se reparares bem, se vires um ritmo em que tenhas seis (seistina) ou sete notas num só tempo seria um sextanário ou um septanário, pela tua lógica. certo? ora disso nunca ouvi falar :icon_confused:

mas percebi o que queres dizer com o "ternário", o termo é que não está bem aplicado.

Grande Abraço

Jorge Cardoso Ter, 14 de Dezembro de 2010 00:14

Re: Ternário mania
 
Grande Leonel! Grande groove! A nomenclatura do compasso pode não ser a correcta como os colegas aqui dizem, mas que a pulsação ternária, um, dois, três - um, dois, três... (tipo valsa e bem)... por aí fora, sente-se e bem! Grande abrAÇO e é um prazer rever-te tocar, ainda que seja só aqui.:icon_drummer:

andreareias Ter, 14 de Dezembro de 2010 14:29

Re: Ternário mania
 
os compositores sempre deram importância à percussao. mas claro que temos de ver que a funçao da percussao numa orquestra nao é a mesma q a de um violino ou outra coisa qqer.

os compositores sempre a usaram pra definir bem ambientes por ex, para solidificar a linha do contrabaixo e por aí fora...

hoje tem cada vez mais importancia!! os compositores adoram escrever pra percussao por causa da quantidade de sons e instrumentos que existem. e se antes, na altura do bach, apenas tinhas um percussionista na orquestra pra tocar timpanos, agora precisas no minimo de 7 percussionistas, em q as suas partes têm grande importancia e sao ate solistas as vezes.

ainda voltando atras à cena do ternario/binario; a musica é uma linguagem universal q nem todos conseguem compreender (já dizia o meu prof, Mario Azevedo).
as coisas têm de ter um nome, assim como as pessoas, para q possamos falar do mesmo e assim nos compreender uns aos outros!
cada um pensa nas coisas como quer,chama o q quiser, como lhe der jeito, mas as coisas têm nomes e sao esses os nomes correctos q todo o musico tem de chamar qd quer falar sobre isso.

(nao estou a dizer q alguem está errado ou nao, apenas estou a dar o meu ponto de vista. é pra isso q o forum server: discutir DE FORMA SAUDAVEL ;))

abraço

Bruno Aires Ter, 14 de Dezembro de 2010 15:35

Re: Ternário mania
 
Grande groove Leonel !

Eu ouço como 12/8 cuja unidade de tempo é a seminima pontuada.
Mas ele resolve em 4 ,como um blues do mississipi.Não tem complicação.
Podemos dizer que seu "felling" é ternário ,pois temos 3 colcheias por tempo mas na verdade o compasso resolve em 4 tempos.

Um abraço !

Mario Esteves Ter, 14 de Dezembro de 2010 16:11

Re: Ternário mania
 
Citação:

Mensagem Original de Bruno Aires (Mensagem 195530)
Grande groove Leonel !

Eu ouço como 12/8 cuja unidade de tempo é a seminima pontuada.
Mas ele resolve em 4 ,como um blues do mississipi.Não tem complicação.
Podemos dizer que seu "felling" é ternário ,pois temos 3 colcheias por tempo mas na verdade o compasso resolve em 4 tempos.

Um abraço !

Não quero ser indelicado, mas não consigo resistir :

Estamos aqui a falar dos Pressupostos Hermenêuticos Fundamentais, ou será que é do principio "Nemo plus iuris transfere potestas quam ipso habet"?

ME:icon_drummer:

Amaro Machado Ter, 14 de Dezembro de 2010 20:17

Re: Ternário mania
 
Citação:

Mensagem Original de Bruno Aires (Mensagem 195530)
Grande groove Leonel !

Eu ouço como 12/8 cuja unidade de tempo é a seminima pontuada.
Mas ele resolve em 4 ,como um blues do mississipi.Não tem complicação.
Podemos dizer que seu "felling" é ternário ,pois temos 3 colcheias por tempo mas na verdade o compasso resolve em 4 tempos.

Um abraço !

um 12/8 tem quatro tempos na mesma! mas a unidade de tempo é que muda, é isso que estamos a tentar explicar.

e Leonel, espero que não tenhas levado a mal, o meu ultimo comentário, só queria que percebesses o erro que estavas a dar em linguagem musical! como o André diz e muito bem é discussão saudável.

Abraços
Amaro Machado

Amaro Machado adicionou o seguinte texto, 12 minutos e 44 segundos depois:

Citação:

Mensagem Original de LMR60 (Mensagem 195482)
Se repararmos a bateria de uma banda que toque por pauta, insere-se na clave de Fá.
Certo?


Leonel, o que dizes é verdade, já vi algumas vezes. mas Nem sempre isto acontece. e na minha opinião, escrever pautas de bateria ou de qualquer instrumento apenas rítmico com clave no início da pauta é errado. isto porque a clave serve para definir onde se encontram as notas. a clave de fá começa na 4 linha da pauta, o que quer dizer que na quarta linha, será o fá, directamente a cima será o sol, e directamente a baixo será o mi. o mesmo para a clave de sol que se inicia na 2ª linha e directamente a baixo terá o fá e directamente a cima o lá. como a bateria é um instrumento rítmico e não melódico/rítmico, não tem qualquer cabimento usar claves nas pautas para bateria, e por isso nos livros de bateria, aparecem a chaves a dizer onde se encontra cada peça do nosso instrumento na pauta.

Abraço!

Bernardo Qua, 15 de Dezembro de 2010 17:08

Re: Ternário mania
 
Citação:

Mensagem Original de Amaro Machado (Mensagem 195573)
Leonel, o que dizes é verdade, já vi algumas vezes. mas Nem sempre isto acontece. e na minha opinião, escrever pautas de bateria ou de qualquer instrumento apenas rítmico com clave no início da pauta é errado. isto porque a clave serve para definir onde se encontram as notas. a clave de fá começa na 4 linha da pauta, o que quer dizer que na quarta linha, será o fá, directamente a cima será o sol, e directamente a baixo será o mi. o mesmo para a clave de sol que se inicia na 2ª linha e directamente a baixo terá o fá e directamente a cima o lá. como a bateria é um instrumento rítmico e não melódico/rítmico, não tem qualquer cabimento usar claves nas pautas para bateria, e por isso nos livros de bateria, aparecem a chaves a dizer onde se encontra cada peça do nosso instrumento na pauta.

Abraço!

Exacto. é mesmo esse o motivo.
Não sou sabedor algum de muita teoria (muito infelizmente e por culpa minha) ... Mas não podia de deixar de dar aqui o meu aval.
Não podemos é com isto desvalorizar as pautas da bateria .. è sempre importante a interpretação de um tema pela pauta. Em vez de investir 20 euros num acessório inutil para a bateria que depois acaba por o ser mais vale adquirir um Método (e cada vez há mais, é preciso saber seleccionar claro)!

Um abraço. E estou com o Enes, isto sim!!! ;)

Campos Qua, 15 de Dezembro de 2010 17:11

Re: Ternário mania
 
muito bom!


São agora 01:25. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.