BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   CDs, DVDs, Livros e Manuais (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=24)
-   -   [ANÁLISE] DVD André Silva "Somewhere" (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=18809)

Miguel Martinho Dom, 4 de Abril de 2010 23:34

[ANÁLISE] DVD André Silva "Somewhere"
 
Foi com curiosidade que recebi o DVD do André Silva, “Somewhere”, em casa. Já tinha visto alguns excertos do DVD aqui no BateristasPT que me tinham deixado com “água na boca”.
Fiquei satisfeito quando retirei a caixa do envelope e vi a capa. O trabalho gráfico está sóbrio, simples e cativante. Quando a capa é boa a fasquia sobe de nível para o seu conteúdo.
O conteúdo do DVD não desilude, muito pelo contrário, a começar pelo menu dinâmico está bem conseguido, e mais uma vez o trabalho gráfico está bastante profissional.
Apesar de não ser um DVD de instrução é possível aprender e tirar ideias com o seu visionamento.
A captação de imagem com recurso a multi-ângulo constante permite ver como é que o André toca as diversas partes, quer com as mãos quer com os pés.
O som, por seu lado, está muito bem misturado. A bateria está com muito boa captação e produção resultando num som geral muito equilibrado e com todas as peças perceptíveis. A DW usada neste DVD está muito bem afinada e com um excelente som acústico.
A junção da boa captação de som e de imagem permite constatar que realmente o André Silva toca bem, que domina bem a bateria e que sabe o que faz. Ao mesmo tempo é visível que o André também sente o que toca e que se deixa levar pelo que está a tocar transmitindo assim uma excelente musicalidade final.

O DVD é composto por alguns temas acompanhados pelo André Silva, alguns solos e duas músicas da sua banda de originais Dazkarieh.
Os solos são, quanto a mim, os pontos fortes deste DVD. É nos solos que o André Silva mostra realmente o que vale, e vale muito. São três solos bastante criativos, com musicalidades e com recursos a técnicas diferentes com muito reduzidas repetições de ideias entre os diferentes solos. Existe um quarto solo mas vem na sequência de uma música que o torna mais pensado de acordo com que ven de trás havendo assim menos espaço para a criatividade.
Os três solos livres rapidamente se transformam numa aula de ideias, de execução técnica e de musicalidade. O André Silva tem a capacidade de misturar diversos padrões ritmicos dentro da mesma secção, misturando bem padrões diferentes entre os pés e as mãos transformando os solos em algo muito mais evoluido do que simplesmente seguir uma linha condutora. Outro aspecto a reter é a excelente capacidade do André em controlar as dinâmicas e o andamento natural dos solos.

Nas duas músicas da sua banda de originais, o André Silva tira mais um coelho da cartola e inclui no seu kit e na sua musicalidade padrões ritmicos de Música Tradicional Portuguesa, recorrendo inclusive a instrumentos de percussão nacional. Mais uma vez mostra que possui uma maturidade musical e uma sensibilidade ritmica bem evoluída.

Fiquei bastante surpreendido com este DVD do André Silva. É um trabalho profissional que demonstra que em Portugal há excelentes bateristas além daqueles que todos conhecem e que são geralmente considerados os melhores. Para mim, o André Silva passou a figurar no topo da lista dos melhores que tocam em Portugal.

Recomendo este DVD a todos. Quem o puder comprar penso que não se irá arrepender, mais não seja por poder ficar a conhecer um baterista de enorme talento e que tem certamente um futuro gracioso como baterista pela frente. Recomendo quer a bateristas iniciantes quer a bateristas já com experiência porque neste DVD há um pouco de tudo para ver, para aprender e para servir de inspiração para o trabalho de cada um.

Nota alta para este trabalho! Além do bom desempenho do André Silva, o trabalho de realização e de produção do DVD está muito profissional.

Vale a pena... e pelo preço, vale mesmo a pena.

Mais informações acerca deste DVD aqui:
DVD André Silva - Somewhere

.

hlw Dom, 11 de Abril de 2010 13:10

Re: [ANÁLISE] DVD André Silva "Somewhere"
 
Citação:

Mensagem Original de Miguel Martinho (Mensagem 158788)
Para mim, o André Silva passou a figurar no topo da lista dos melhores que tocam em Portugal.


Nem mais, foi exactamente isso que pensei.



Citação:

Mensagem Original de Miguel Martinho (Mensagem 158788)

Vale a pena... e pelo preço, vale mesmo a pena.


Nem mais. Quantos dvds de instrução andam por aí e não se aprende metade do que neste...

Snooze Ter, 27 de Abril de 2010 23:06

Re: [ANÁLISE] DVD André Silva "Somewhere"
 
Vi no myspace dele que anda cá por Biseu. Tenho que ver se ele dá umas aulas!


São agora 06:50. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.