BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Percussão (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=6)
-   -   Tenho problemas ao usar peles orgânicas em intrumentos de percussão. O que posso fazer? (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=17)

palhota Seg, 3 de Abril de 2006 13:31

Tenho problemas ao usar peles orgânicas em intrumentos de percussão. O que posso fazer?
 
Antes de mais os meus parabéns pela rapidez na resolução dos problemas que afectaram o "site".
Preciso da v/ ajuda p/ o seguinte: toco num grupo de musica tradicional e os tambores que utilizamos não têm peles sintéticas (porco? carneiro? não sei...) pelo que quando está calor ficam muito duras e com tempo húmido ficam praticamente sem som. Como poderei ultrapassar ou atenuar este problema? Obrigado.

João Timbalão Seg, 3 de Abril de 2006 15:51

Viva
Compreendo bem o teu dilema que foi o meu durante muitos anos a tocar com os Romanças, Navegante, Janita Salomé, Amélia Muge, etc.
Usei várias soluções como no verão ter os tambores com as peles (que são de vitelo, vaca ou cabra) mais laças e no inverno com as peles mais apertadas. O problema é que ao ar livre, as noites de verão podem ser muito húmidas e no inverno as luzes numa sala podem fazer as peles esticar demais. Também experimentei montar, nuns uma resistência, noutros uma lâmpada, para aquecer as peles mas estas ficam muito secas e podem rasgar mais fácilmente. Um aquecedor tipo ventilador foi outra experiência que resultava mais em me fazer suar que outra coisa qualquer. A maneira como resolvi o problema foi apenas usar peles naturais em estúdio ou em salas acondicionadas ou ao ar livre apenas se a temperatura e humidade o permitissem. Depois arranjei caixas, bombos e timbalões tradicionais com peles de bateria, bem como bendires e darbukas com peles de plástico. Os adufes, pelo formato quadrado, é que eram mais problemáticos.
Ter amplitude na afinação das cordas é essencial para se poder ter possibilidades de apertar ou desapertar conforme o necessário mas é um problema que dificilmente se controla por completo.

palhota Ter, 4 de Abril de 2006 08:54

Obrigado João pelas tuas sábias palavras. Mas já agora mais um pedido: onde é que eu me posso dirigir para substituir as peles? (devo confessar a minha falta de habilidade para esse tipo de coisas) e quanto é que me poderá custar essa operação?

João Timbalão Ter, 4 de Abril de 2006 11:32

Diz-me de onde és, dir-te-ei aonde podes ir :)

palhota Ter, 4 de Abril de 2006 12:33

Viva João. Sou do Pinhal Novo (Palmela) mas estou disposto aonde for necessário. Obrigado.

João Timbalão Ter, 4 de Abril de 2006 13:51

No Pinhal Novo tens o grupo Bardoada que em princípio te poderá ajudar. Senão, vais à fonte, a quem formou os Bardoada, o Tocá Rufar no Casal do Marco, Seixal. Pede para falar com o Manuel Tardão que é o técnico de tambores, percebe da coisa e é um bacano.

Brasas Ter, 8 de Agosto de 2006 16:12

Onde é que anda esse homem? Joao Timbalão?

rui monteiro Ter, 8 de Agosto de 2006 16:26

um senhor!!!
 
sim senhor.....isto é um verdadeiro senhor da musica, lol.....
42 aninhos e da-se ao trabalho de nos ensinar umas coisas....

obrigado:cheer3:


ainda por cima sabe onde fica o seixal....





mas olha q ai em oslo deve tar um bocadinho de frio, Nao?

miguel ralha Sex, 21 de Agosto de 2009 17:02

Re: Tenho problemas ao usar peles orgânicas em intrumentos de percussão. O que posso fazer
 
O Manel Tardão já não está nos tocárufar praí há 4 anos, e não sei por onde andará agora. Poderás falar com a Sandra Guerreiro que te encaminha, se bem que ela não seja a técnica, está lá o Sérgio que talvez te faça isso.
Se quiseres vir até ao Porto, afinal não é assim tão longe!!, aqui na MISSOM podemos ajudar-te. Dispõe para o que fôr preciso.


São agora 10:50. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2025, Jelsoft Enterprises Ltd.