BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   Traditional Grip - Onde assentar correctamente a baqueta no dedo? Qual a forma correcta? (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=17552)

Snooze Qua, 27 de Janeiro de 2010 17:45

Traditional Grip - Onde assentar correctamente a baqueta no dedo? Qual a forma correcta?

Olá rapaziada,

Ando a aprender traditional grip sozinho, até agora guiei-me pelo video do derrick pope, e mais um gajo do youtube. Este ultimo é que me confundiu, porque ele diz para unir o polegar á primeira "dobra" do indicador. A mim parece-me errado, porque vai criar uma abertura muito grande e a baqueta vai começar a cair. Perde-se o fulcrum point. (pelo menos eu perco). O derrick pope por sua vez diz que é indiferente, interessa é manter os dois dedos unidos.

hoje peguei no dvd do jojo mayer e ele diz que o polegar assenta na 2ª dobra do indicador, o que faz muito mais sentido para mim, e é assim que tenho praticado.

Para o pessoal que toca, importam-se de partilhar comigo este pequeno pormenor?

:)

tareco Qua, 27 de Janeiro de 2010 19:34

Re: dúvida em traditional grip

Eu, pelo menos, utilizo na segunda dobra do indicador

Ticó Qua, 27 de Janeiro de 2010 19:41

Boas pá eu aprendi exactamente como aqui o Dave Weckl explica. Espero que te ajude.

LEONEL RODRIGUES Qua, 27 de Janeiro de 2010 19:49

Citação:

Mensagem Original de tareco (Mensagem 147047)
Eu, pelo menos, utilizo na segunda dobra do indicador

Boas
Sem querer ser dono da verdade parece que a posição é no 1º nó!! Pelo menos a baqueta terá maior mobilidade. Mais soltura. Eu uso como aprendi. Mas se houver outras posições....óptimo.
Abraço

Snooze Qua, 27 de Janeiro de 2010 19:52

Agora o dave diz que é entre as duas junções. :D

Já vi que não há uma regra universal.

Pergunto também se vocês deixam algum espaço para a baqueta "navegar" ou se a trilham com o polegar e o indicador. Pelo que percebo, tem que se trilhar, mas ali o Dave fala em semi circulo, não percebo ao que ele se refere.

thanks

LEONEL RODRIGUES Qua, 27 de Janeiro de 2010 19:56

Citação:

Mensagem Original de Snooze (Mensagem 147053)

Pergunto também se vocês deixam algum espaço para a baqueta "navegar" ou se a trilham com o polegar e o indicador. Pelo que percebo, tem que se trilhar, mas ali o Dave fala em semi circulo, não percebo ao que ele se refere.

thanks

É a tal soltura de que falei
Aproveitar o ressalto do stroke ao máximo, e com o polegar atirar novamente o stroke e trabalho de antebraço e braço. mas há bateristas que criticam muito este método. E até fisioterapeutas. Vejam lá. O matched grip move 14 musculos e o traditonal 4 ou 5. Assim qualquer coisa no género. Há para tudo...
Abraço

HugoB Qua, 27 de Janeiro de 2010 19:58

Acho que deves usar o grip que ficas mais confortavel com a baqueta.

Pessoalmente nunca andei a ver como os outros fazer, e de grip nem as sei diferenciar. Pego na baqueta como mais me satisfaz, e durante a solo/musica mudo algumas vez de tipo de grip.

Pelo que tibe a ver agora, o meu traditional grip meto a baqueta entre o segundo e terceiro dedo, e pouso ligeiramente o dedo pulgar +/- a meio do indicador.

Não sei se é a maneira mais correcta, mas é a que neste momento mais me satifaz.

Não tinha reparado na nova pergunta:

Pessoalmente eu deixo um pouco, a baqueta solta. Para aproveitar o ressalto.

Por vezes gosto, de prender a baqueta entre o pulgar e o indicador, porque acho que é um bom exercicio para o pulso.

1 abraço

Ticó Qua, 27 de Janeiro de 2010 20:00

Citação:

Mensagem Original de Snooze (Mensagem 147053)

thanks

Eu regra geral trilho a baquete com o indicador e polegar, mas é obvio que em alguns caso vais ter de dar alguma folga (pelo menos eu faço isso), pk depende muito da força com que queres bater no set, ou o tipo de ressalto que queres fazer, mas de uma maneira geral quando a baquete está a atingir o set tem de estar trilhada, é claro que não precisas trilhar com muita força, porque o objectivo é utilizar o polegar e o indicador como uma alavanca.
Pá básicamente precisas fazer suficiente pressão para que a baquete não te escorregue da mão, mas o suficiente para ressaltar livremente.

Snooze Qua, 27 de Janeiro de 2010 20:14

Ya, neste momento ando a ter alguns problemas em manter a baqueta no "fulcrum point", onde convém estar sempre, mas penso que é uma questão de treino.

Obrigado pessoal pelas dicas.

serrinha Qua, 27 de Janeiro de 2010 20:37

Não sei se te ajuda, mas vê isto: http://www.freedrumlessons.com/drum-...drumsticks.php

Abraços

warlike Sex, 29 de Janeiro de 2010 11:47

Falta-te prática e saberes se deves dar mais peso à baqueta ou não de forma a achares o balanço que te dá mais jeito. Tanto faz na primeira dobra do indicador ou do dedo do meio, porque afinal o polegar é que vai trabalhar mais.

Não vais lá sem experimentares as vezes que forem precisas. Olha, agarra-te ao pau. :)

JP_ Sex, 29 de Janeiro de 2010 15:10

Epá não aconselho nada que aprendas a traditional sozinho. Esta grip é muito mais propicia a problemas musculares e assim. Ainda assim, se quiseres aprender sozinho acho que te devias basear no Jojo Mayer.

Agora só uma curiosidade. Queres aprender a tocar de traditional para ficar com umas bases por curiosadade, ou queres mesmo começar a tocar assim?

andreareias Sáb, 30 de Janeiro de 2010 14:55

Citação:

Mensagem Original de JP_ (Mensagem 147354)
Epá não aconselho nada que aprendas a traditional sozinho. Esta grip é muito mais propicia a problemas musculares e assim. Ainda assim, se quiseres aprender sozinho acho que te devias basear no Jojo Mayer.

Agora só uma curiosidade. Queres aprender a tocar de traditional para ficar com umas bases por curiosadade, ou queres mesmo começar a tocar assim?

concordo com o JP, a traditional é uma tecninca bastante perigosa.

aconselho-te a aprender com alguem que saiba e nao apenas com os videos, que sao bastante bons obviamente, mas que podem nao te explicar tudo ou suscitar duvidas, que é o caso
. estuda tambem com calma, faz movimentos pouco bruscos pra ja porque é facil ficares com tendinite ou algo do genero.

São agora 22:58. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com